Case Senac São Paulo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Case Senac São Paulo

on

  • 824 views

Case apresentado no 3º SADEBR - Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira. - Outubro de 2011 - São Paulo

Case apresentado no 3º SADEBR - Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira. - Outubro de 2011 - São Paulo

Statistics

Views

Total Views
824
Views on SlideShare
823
Embed Views
1

Actions

Likes
0
Downloads
13
Comments
0

1 Embed 1

http://www.linkedin.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

CC Attribution-NonCommercial LicenseCC Attribution-NonCommercial License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Case Senac São Paulo Case Senac São Paulo Presentation Transcript

  • Esta apresentação foi criada para o SADEBR – 3º Seminário de Ações Digitais na Educação Brasileira. Para tornar possível o entendimento, ela foi modificada excluindo as animações e adicionando caixinhas azuis (como esta) com uma breve explicação sobre cada slide. (alguns dados foram atualizados em 2013)
  • Infraestrutura 54 unidades 3 campi 2 hotéis- escola 1 editora Produtos e serviços Cursos Livres Cursos Técnicos Graduação Pós-graduação Extensão EAD Atendimento Corporativo Livros Hospedagem Eventos O desafio da equipe de Redes Sociais do Senac São Paulo é conseguir se posicionar nas redes sociais tendo uma extensa gama de produtos e serviços e ao mesmo tempo que trabalha com uma infraestrutura igualmente extensa.
  • Todo mundo quer ser referência naquilo que faz: quando sua instituição tem muitos artigos, comentários, vídeos , apresentações, citações, links, trabalhos de alunos, você acaba se tornando referência naquele tema na web. O Google mostra isso na suas sugestões. Este é um dos objetivos que sempre almejamos: ser referência nas áreas em que atuamos.
  • Vídeos Fotos Apresentações e pdfs Podcasts Rede Social Referência Tráfego Indexação rápida SEO SMO Situação atual: um milhão de páginas indexadas no Google - 3 milhões de visitas/mês - 21 milhões de page views Iniciamos nossa primeira ação em fevereiro de 2008 criando um canal no Youtube: com isso os vídeos publicados no portal foram migrados para o canal e assim se seguiram os outros materiais. O objetivo era utilizar a indexação rápida destes canais, gerar tráfego e referências com técnicas de SEO e SMO. Quando o uso de rede social começou a crescer estes materiais começaram a se tornar fonte para as redes.
  • Redes que o Senac São Paulo atua no momento Linkedin, Linkedin Empresa e Linkedin Grupo Facebook Senac Editora, Grande Hotel Grupo Vestibular Youtube, blip.tv, Dailymotion, Metacafe, Videolog, Viddler, Vimeo e Vodpod Twitter Senac, Editora, e Portal Setor3 SlideShare, Issuu, Authorstream e Scribd Foursquare Picasa Senac , Editora e Grande Hotel Google Buzz Myspace Sonico Formspring Orkut Alguns canais foram fechados por falta de interação ou audiência. Quando não há reação mesmo com ações feitas no canal, o ideal é excluir a conta. Blog do Senac São Paulo Pinterest e Instagram
  • Proporcionar compartilhamento 160 mil compartilhamentos com Addthis + 100 mil “envie para um amigo” (2012-2013) É prática desde o início de 2010 a produção de material digital com compartilhamento: todos os cursos, noticias e eventos, sites, vagas de emprego podem ser compartilhados.
  • @gilgiardelli (...) A ciência comprovou que colaborar e empreender, seja em espaços físicos ou virtuais, libera o hormônio ocitocina, que provoca a felicidade e a sensação de bem- estar. “As pessoas gostam de se sentir úteis e compartilhar conhecimento, por isso elas continuam se relacionando nas redes sociais” Fonte: http://www.al.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=648&cod=12481006&indice=0 Proporcione compartilhamento em todos os seus materiais digitais: as pessoas gostam de compartilhar, permita isso a elas.
  • Se o seu canal não agradar, os seus fãs vão te abandonar, eles participam de muitos outros canais e só vão interagir com o que eles acharem relevantes e interessantes para eles.
  • O Senac nas Redes Sociais Criação de Equipe Fluxos Processos Comunicação interna Relatório mensal Para iniciar um trabalhos estruturado nas redes sociais é preciso definir uma equipe, os fluxos de trabalho e os processos de atendimento. É importante que a equipe preste contas a toda a instituição com relatórios periódicos sobre as ativações feitas e resultados do monitoramento. Também periodicamente deve monitorar a concorrência para perceber as boas práticas .
  • O Senac nas Redes Sociais Ativação diária Comunicação interna Informe de cada ação Toda ativação feita diariamente deve ser comunicada a unidade através de seus representantes de comunicação e atendimento*. É importante que o setor de atendimento de sua instituição saiba exatamente quais ações de divulgação nas redes sociais estão sendo feitas. Quem cuida da comunicação precisa saber para verificar se há efetividade ou necessita de reforços. * Em todas as unidades do Senac há um supervisor de atendimento e um representante da comunicação que é o contato para a equipe de comunicação digital e redes sociais.
  • O Senac nas Redes Sociais Democratize as métricas Comunicação interna O que você não pode medir.. ...você não pode gerenciar. Toda a organização precisa participar das métricas do seu portal, afinal a internet tem papel essencial no sucesso das ações de venda e relacionamento. Conceda acesso ao analytics a todos envolvidos, mostre como funciona, para que serve, incentive o uso para tomada de decisões. As ações precisam ser medidas e monitoradas constantemente, para proporcionar melhorias durante o processo.
  • E-mail marketing Peças publicitárias Assessoria de imprensa Assinatura corporativa Portais e hotsites Informe seus endereços de redes sociais em todos os lugares que puder.
  • As pessoas consomem conteúdos diariamente nas redes sociais, ofereça conteúdo de qualidade!
  • Comunicação interna Incentive a publicação de conteúdo. Uso de matérias/artigos A equipe de redes sociais tem a função de triar este material e ativar a divulgação nos canais, as unidades sabem que para ter oportunidade de divulgação nas redes, precisam divulgar notícias e eventos no portal.
  • Uso de vídeos Somente 26% dos vídeos mais compartilhados na Web estão no Youtube, a maioria (52%) está hospedada em sites de pequeno e médio porte. (Pesquisa Conscore Video Matrix via @pabloaugusto) 800 vídeos no canal do Youtube 4,5 milhões de visualizações O Senac publica seus vídeos no Youtube e em mais 7 canais de vídeo. São 7 oportunidade a mais de aparecer.
  • Uso de apresentações Cerca de 260 apresentações em 4 canais de conteúdo: Slideshare – Scribd – Issuu – authorSTREAM Mais de 10 milhões de acessos Peça autorização aos palestrantes, publique suas palestras no canal institucional, divulgue e incentive a publicação de apresentações sobre curso e eventos.
  • Uso de galeria de fotos Picasa No portal Senac você pode ler a ficha de um curso e no final ver uma coleção de fotos relativas a ele: exemplo um curso sobre vinhos, produção de chocolates, pães , etc. Uma imagem vale mais que mil palavras.
  • Garanta a presença em todos os canais de geolocalização, verifique se o seu site é compatível com dispositivos móveis. Acesso nos últimos 6 meses no Portal Senac Iphone 105,23% Ipad 238,93% Android 318,93%
  • Integre seus portais com ferramentas de geolocalização.
  • O Senac São Paulo criou o 1º Canal do Foursquare na área educacional do Brasil
  • Se aproprie de todos os seus endereços, no Google Maps você pode publicar fotos e vídeos de qualidade e deixar dicas. Revise periodicamente seus dados.
  • Você não convida amigos para uma festa para vender produtos a eles, ofereça meios indiretos para atrair seus clientes: promova eventos gratuitos, bolsas, dê apoio educacional, participe e fomente campanhas benéficas a sociedade.
  • 2010-2011 Inscrições em eventos gratuitos 130 mil Inscrições em triagem de Bolsas 260 mil A cereja do bolo Dê apoio educacional a eventos importantes e participe de campanhas que promovam uma sociedade melhor.
  • Ações em Mídias Sociais • Ações específica em tempos* de campanha Para produzir engajamento e lembrança de marca é importante ativar as redes com atividades que gerem participação do público.
  • Em uma festa, os alimentos e bebidas vão sendo servidos no tempo adequado, assim deve ser a alimentação dos canais . Distribua conteúdo para ser consumido ao longo do dia, assim você evita que os seus canais se tornem cansativos.
  • Não deixe canais com informações velhas ou publicações muito espaçadas , é preferível fechar o canal do que mantê-lo sem alimentação.
  • Não tente alimentar um porquinho-da-índia com a mesma frequência que alimenta um peixe ou vice versa: os dois morrerão. Cada canal tem a sua dinâmica de alimentação, descubra o ponto de equilíbrio para cada um de seus canais.
  • Monitoramento sem ação Fazendo uma analogia com um hospital: não adianta comprar um monitor cardíaco e não ter um carrinho de parada e uma equipe preparada para o procedimento. O monitoramento nas redes sociais é a mesma coisa, se ele não servir para identificar e promover melhorias em sua instituição e consequentemente a satisfação dos seus clientes, não gaste dinheiro com monitoramento.
  • Monitoramento eficaz Um monitoramento eficaz precisa ter protocolos de atendimento para cada situação e uma resposta interna rápida. Informar oportunidades, Informar diálogos que estão ocorrendo para prevenir possíveis crises. Agir em casos específicos. Comunicar-se com o cliente e sempre tentar resolver o problema dele.