Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
  • Save
Mashup's Inteligentes
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Mashup's Inteligentes

  • 1,302 views
Published

Mashup não é o que fazemos hoje em dia, em qualquer sistema de informação e em qualquer sistema de informação geográfica? Porque não fazermos mashups verdadeiramente inteligentes? …

Mashup não é o que fazemos hoje em dia, em qualquer sistema de informação e em qualquer sistema de informação geográfica? Porque não fazermos mashups verdadeiramente inteligentes?

Published in Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
1,302
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide
  • Bom dia!

    Obrigado a todos por terem vindo e desejo a todos um óptimo encontro!

    O meu nome é Sandro Batista, sou Director de Estratégia de Desenvolvimento Tecnológico da Esri Portugal e é com enorme prazer que estou aqui hoje para vos falar um pouco da relação entre software proprietário e software livre.

    O título da minha apresentação é Mashup’s Inteligentes e espero que no final este título façam tanto sentido para vocês como faz para mim.

    Visto a apresentação ser apenas de 15 minutos estarei no stand da Esri Portugal após a mesma para clarificar qualquer questão que possa ter e também para ouvir todos os comentários que queiram fazer!
  • Começo a minha apresentação com uma breve animação que tem uma forte mensagem…. O Mundo não é a Preto e Branco! Há uma variedade de tons entre estas duas cores e só com todos estes tons o Mundo fica verdadeiramente Real!
  • Mashup definição….
  • Julgo que todos conhecem o termo mashup! Mashup foi um termo que foi introduzido há não muitos anos atrás e que faz as maravilhas dos dias de hoje… É através dos mashups que conseguimos acrescentar valor e produzir melhores resultados tendo por base dados ou informação proveniente de vários locais!
  • Porquê um esforço colaborativo entre software propritário e software livre? Através de uma correcta colaboração e partilha poderemos atingir resultados que sozinhos nunca conseguiremos. Através da engenharia e arquitectura de software, recorrendo a Standards e APIs e fazendo uso de uma efectiva partilha de dados consguimos alcançar estes resultados!

    Para quê reinventar a roda? Não será bem melhor acrescentar valor ao que já existe?

  • De acorod com um artigo que foi lanaçdo na revista Economist, é hoje em dia reconhecido que o Futuro envolve uma conjugação de software proprietário e software livre. As indústrias de software proprietário começam a abrir parte do código das suas soluções por um lado e, por outro, diversas empresas de open-source adoptam um modelo de negócio híbrido onde oferecem uma versão básica dos seus produtos como open-source e ganham dinheiro a venderem pequenos add-nos proprietários!
  • Todos conhecem a Harvard Business School e reconhecem o valor dos seus artigos, certo?

    Num artigo recente sobre Modelos de Negócio, surgem 3 modelos distintos!

    O Modelo Proprietário;
    O Modelo Open-Source;
    E o denominado Mixed-Source.

    Podem aceder ao artigo no link disponibilizado para verem em mais detalhe o que está por detrás deste estudo.
  • Tentanto sistematizar os diferentes modelos e fazendo referência a uma tabela presente no artigo, podemos então segmentar o software em código base e extensões. Depois, para cada um dos segmentos, segmentar em Aberto e Fechado.

    Alguns exemplos encontram-se nesta tabela. Reconhecem-nos?

    Sabem onde se situa a Esri?
  • A Esri fornece, para além do seu software, uma panóplia de soluções que criam um verdadeiro Sistema Vivo.

    A começar pelos Resource Center, a Esri oferece um portal de Conhecimento onde é possível aceder a Ajuda Online, Aplicações..

  • Comunidades focadas em determinada tecnologia, negócio ou mercado,..
  • E muito código fonte… Uma das novidades destes portais é a disponibilização gratuita de código de aplicaçãoes que pode ser descarregado, configurado ou mesmo alterado e usado para qualquer fim!
  • Para além destes portais, a Esri disponibiliza também aplicações e código-fonte em portais Open-Source como é o caso do CodePlex…
  • Ou até mesmo no SourceForge…
  • Como a comunidade não é só aplicações mas cada vez mais o termo OpenData é lei, a Esri, para além dos dados que disponibiliza de forma gratuita para serem usados em aplicações Desktop e Web, oferece também um editor para dados OpenStreetMap. Este editor é uma extensão gratuita para ArcGIS Desktop e que poderá ser usado para enriquecer os conteúdos, de uma forma correcta e precisa, que poderão ser usados por todos, em todo o mundo.
  • Estes dados do OpenStreeMap poderão também ser usados em qualquer aplicação Esri, Desktop ou Web. Alternando assim entre os dados disponibilizados gratuitamente pela Esri de Estradas, Imagem e Topográficos.
  • O Sistema que vos falava há pouco trata-se do Sistema ArcGIS. E, para espanto de alguns, este Sistema é Aberto!

    Porquê?

    Partilha Online com todos! No ArcGIS.com podem encontrar: Recursos, Mapas, Dados, Serviços, Aplicações, etc.
    Suporte para Formatos Abertos: W3C, OGC, ISO, etc..
    Especificações Abertas: Shapefile, Geoservices, etc.
    Suporte para Plataformas Abertas: Linux, Apache, GDAL, Python, etc.
    Programas específicos para Parceiros: ONG’s, Programadores, etc.

  • Como vejo aqui alguns programadores e empresas starups, vou detalhar um pouco mais este programa!

    Este programa, o EDN – Esri Developer Network, é um programa que oferece Software a preço reduzido para desenvolvimento;
    De modo a experimentarem este programa a Esri Portugal oferece 3 licenças aos presentes neste evento. Cada uma destas licenças possui todo o software ArcGIS Server, ArcGIS Engine e Runtime, ArcGIS Mobile e ArcGIS Desktop entre outros..
    Para se habilitarem a este sorteio basta irem hoje, assim que possível, ao nosso stand e deixarem o vosso contacto.

    Para além deste licenciamento a Esri Portugal possui um programa especial para Parceiros e especificamente para empresas de Desenvolvimento / Integração. Oferecemos:

    - Apoio na Concepção e Desenvolvimento de Soluções;
    - Efectuamos acções de Marketing cojuntasM
    - e ainda a oportunidade de trabalhar em projectos conjuntos.

    Para mais informações falem comigo ou com alguém que esteja no stand.
  • Voltando à contribuição que a Esri tem para com toda a comunidade FOSS, foi lançada há pouco tempo a Especificação REST para Geoservices. Esta especificação é onde assentam todas as API de ArcGIS Server e como tal está testada e implementada em diversos servidores em produção em todo o Mundo. Esta especificação serve não só para trabalhar com serviços Esri mas também com qualquer serviço de outro qualquer servidor Geográfico Web. Podem encontrar mais informações online sobre esta especificação e podem começar a usar desde já!
  • Há bem pouco tempo, no mês passado, foi também disponilizado a toda a comunidade a extensão Geoportal como Opensource. Esta extensão permite a criação de Geoportais potenciando assim a criação de verdadeiras IDE’s. Para acederem a todo o código deste software basta irem ao portal do sourceforge e fazerem download! Experimentem, dêem o vosso feedback e contribuam!

    De notar que esta extensão Geoportal encontra-se 100% alinhada com a directiva INSPIRE o que podetenciará sem dúvida os vossos projectos a nível local e a nível Europeu!
  • Por fim, gostava de acabar a minha apresentação com uma pequena grande mensagem!

    Um dos objectivos da Esri é potenciar o software Aberto! A Esri fornece aos seus clientes e aos seus utilizadores uma, ou, digamos, a melhor plataforma, que poderá servir por base para todas as vossas implementações.

    Se adoptarem por ter uma plataforma de base que sustenta todas as vossas aplicações a vossa vida vai ficar muito mais simplificada e poderão criar muito mais valor em todas as soluções a que se propõem a fazer.

    Deste modo será melhor para cada um em particular e obviamente para todos!

  • Muito obrigado e espero por vocês no stand, no mail e nas restantes redes que nos permitem estar em comunidade!

Transcript

  • 1. III JORNADAS DE SOFTWARE ABERTO PARA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA 3 DE NOVEMBRO DE 2010
  • 2. MASHUP’S INTELIGENTES SANDRO BATISTA Director Estratégia de Desenvolvimento Tecnológico sandro.batista@esri-portugal.pt Esri Portugal
  • 3. mashup: uses and combines data, presentation or functionality from two or more sources to produce enriched results.
  • 4. …e mashup não é o que fazemos hoje em dia, em qualquer sistema de informação e em qualquer sistema de informação geográfica?
  • 5. Esforço Colectivo • Como é que podemos tirar partido de um esforço colectivo entre software proprietário e FOSS? - Engenharia e Arquitectura de Software - Standards e API’s - Partilha de Dados - Não reinventar a roda! - Acrescentar valor ao que já existe
  • 6. Esforço Colectivo • 28 de Maio de 2009 – Versão impressa • “It is now generally accepted that the future will involve a blend of both proprietary and open-source software. Traditional software companies have opened up some of their products, and many open-source companies have adopted a hybrid model in which they give away a basic version of their product and make money by selling proprietary add-ons.”
  • 7. Modelos de Negócio • 3 Modelos de Negócio distintos • Proprietário - where all software modules offered by the firm are proprietary • Open-Source - where all modules are open source • Mixed-Source - where a few modules are open • Artigo: http://hbswk.hbs.edu/item/6292.html
  • 8. Modelos de Negócio ABERTO Open Source Red Hat Linux MySQL OpenSolaris Eclipse Open Core Jasper Soft Sugar CRM Zimbra Mac OS X Open Extensions MSFT.Net Stata Mathematica Facebook Proprietary MS Windows MS Office Oracle 11g SAP FECHADO ABERTOFECAHDO BASE EXTENSIONS
  • 9. Centros de Partilha de Conhecimento • resources.arcgis.com • Aplicações
  • 10. Centros de Partilha de Conhecimento • resources.arcgis.com • Comunidades
  • 11. Centros de Partilha de Conhecimento • resources.arcgis.com • Código
  • 12. Comunidades Opensource • CodePlex - codeplex.com
  • 13. Comunidades Opensource • sourgeforge - sourceforge.net
  • 14. Aplicações • Editor para dados OpenStreetMap
  • 15. Dados • Integração Plena com OpenStreetMap
  • 16. O Sistema ArcGIS é Aberto Partilha Online – ArcGIS.com: Recursos, mapas, dados, serviços, aplicações, etc. Suporte para Plataformas Abertas: Linux, Apache, GDAL, python Programas para Parceiros: Progamadores (EDN), ONG Formatos Abertos: W3C, OGC, ISO,… ArcGIS Especificações Abertas: Shapefile, GeoServices, Especificação REST
  • 17. EDN – Esri Developer Network • Software ArcGIS a preço reduzido para Desenvolvimento • Programa especial para presentes no SASIG - Sorteio de 3 Licenças EDN grátis por um ano - Inclui: ArcGIS Server, Engine, Engine runtime, Mobile, Desktop, … • Programa de parceiros Esri Portugal especial para empresas de desenvolvimento / integradoras - Apoio na concepção e desenvolvimento de soluções - Acções de Marketing conjuntas - Oportunidade de trabalhar em projectos conjuntos
  • 18. Especificação REST Geoservices • Aberta a todos os Programadores • Expõe um API robusta e muito bem documentada - Pode ser usada com servidores e serviços ArcGIS Server mas também com outros servidores não-Esri; - Expõe os recursos do Servidor para um alargado número de clientes e aplicações; - Os utilizadores de aplicação web ArcGIS Server podem consumir estes serviçoes directamente • Especificação com provas de implementação dadas (milhares de servidores/serviços ArcGIs Server) http://www.esri.com/industries/landing-pages/geoservices/geoservices.html
  • 19. Extensão Geoportal • Anteriormente denominado GIS Portal Toolkit • Desde 2003 que o código é fornecido aos utilizadores • Este ano é lançado como OpenSource no sourceforge • Não necessita de um ArcGIS Server Local (poderá ligar-se aos serviços do ArcGIS Online) • Interligado com o Portal de Conhecimento do Geoportal (Geoportal Resource Center) • 100% alinhado com directiva Europeia INSPIRE
  • 20. Potenciando software Aberto Entregando a Plataforma e Comunidade Esri… de modo a Promover e Partilhar os vossos Esforços! ArcGIS A vossa Aplicação Servidor A vossa Aplicação Desktop A vossa Aplicação Online A vossa Aplicação Móvel
  • 21. OBRIGADO! @sandrobatista