• Save

Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this presentation? Why not share!

Like this? Share it with your network

Share

Mashup's Inteligentes

on

  • 1,629 views

Mashup não é o que fazemos hoje em dia, em qualquer sistema de informação e em qualquer sistema de informação geográfica? Porque não fazermos mashups verdadeiramente inteligentes?

Mashup não é o que fazemos hoje em dia, em qualquer sistema de informação e em qualquer sistema de informação geográfica? Porque não fazermos mashups verdadeiramente inteligentes?

Statistics

Views

Total Views
1,629
Views on SlideShare
1,202
Embed Views
427

Actions

Likes
1
Downloads
0
Comments
0

7 Embeds 427

http://blog.sandrobatista.com 391
http://www.esriportugal.pt 21
http://allaboutlocation.net 7
http://www.linkedin.com 4
http://67.212.225.113 2
http://www.visualcv.com 1
url_unknown 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment
  • Bomdia!Obrigado a todosporterem vindo e desejo a todos um óptimoencontro!O meunome é Sandro Batista, sou Director de Estratégia de DesenvolvimentoTecnológico da Esri Portugal e é com enormeprazerqueestouaquihojeparavosfalar um pouco da relação entre software proprietário e software livre.O título da minhaapresentação é Mashup’sInteligentes e esperoque no final estetítulofaçamtantosentidoparavocêscomofazparamim.Visto a apresentaçãoserapenas de 15 minutosestarei no stand da Esri Portugal após a mesmaparaclarificarqualquerquestãoquepossater e tambémparaouvirtodososcomentáriosquequeiramfazer!
  • Começo a minhaapresentação com umabreveanimaçãoque tem uma forte mensagem…. O Mundonão é a Preto e Branco! Háumavariedade de tons entre estasduas cores e só com todosestes tons o Mundoficaverdadeiramente Real!
  • Mashupdefinição….
  • Julgoquetodosconhecem o termomashup! Mashupfoi um termoquefoiintroduzidohánãomuitosanosatrás e quefaz as maravilhas dos dias de hoje… É através dos mashupsqueconseguimosacrescentar valor e produzirmelhoresresultadostendopor base dados ouinformaçãoproveniente de várioslocais!
  • Porquê um esforçocolaborativo entre software propritário e software livre? Através de umacorrectacolaboração e partilhapoderemosatingirresultadosquesozinhosnuncaconseguiremos. Através da engenharia e arquitectura de software, recorrendo a Standards e APIs e fazendouso de umaefectivapartilha de dados consguimosalcançarestesresultados!Para quêreinventar a roda? Nãoserábemmelhoracrescentar valor aoquejáexiste?
  • De acorod com um artigoquefoilanaçdonarevista Economist, é hoje em diareconhecidoque o Futuroenvolveumaconjugação de software proprietário e software livre. As indústrias de software proprietáriocomeçam a abrir parte do código das suassoluçõespor um lado e, por outro, diversasempresas de open-source adoptam um modelo de negóciohíbridoondeoferecemumaversãobásica dos seusprodutoscomo open-source e ganhamdinheiro a venderempequenos add-nosproprietários!
  • Todosconhecem a Harvard Business School e reconhecem o valor dos seusartigos, certo?NumartigorecentesobreModelos de Negócio, surgem 3 modelosdistintos!O ModeloProprietário;O Modelo Open-Source;E o denominado Mixed-Source.Podemacederaoartigo no link disponibilizadoparaverem em maisdetalhe o queestápordetrásdesteestudo.
  • Tentantosistematizarosdiferentesmodelos e fazendoreferência a umatabelapresente no artigo, podemosentãosegmentar o software em código base e extensões. Depois, paracada um dos segmentos, segmentar em Aberto e Fechado.Algunsexemplosencontram-se nestatabela. Reconhecem-nos?Sabemonde se situa a Esri?
  • A Esri fornece, paraalém do seu software, umapanóplia de soluçõesquecriam um verdadeiroSistema Vivo.A começarpelos Resource Center, a Esri oferece um portal de Conhecimentoonde é possívelaceder a Ajuda Online, Aplicações..
  • Comunidadesfocadas em determinadatecnologia, negóciooumercado,..
  • E muitocódigofonte… Uma das novidadesdestesportais é a disponibilizaçãogratuita de código de aplicaçãoesquepodeserdescarregado, configuradooumesmoalterado e usadoparaqualquerfim!
  • Para alémdestesportais, a Esri disponibilizatambémaplicações e código-fonte em portais Open-Source como é o caso do CodePlex…
  • Ouatémesmo no SourceForge…
  • Como acomunidadenão é sóaplicações mas cadavezmais o termoOpenData é lei, a Esri, paraalém dos dados quedisponibiliza de forma gratuitaparaseremusados em aplicações Desktop e Web, oferecetambém um editor para dados OpenStreetMap. Este editor é umaextensãogratuitapara ArcGIS Desktop e quepoderáserusadoparaenriquecerosconteúdos, de uma forma correcta e precisa, quepoderãoserusadosportodos, em todo o mundo.
  • Estes dados do OpenStreeMappoderãotambémserusados em qualqueraplicação Esri, Desktopou Web. Alternandoassim entre os dados disponibilizadosgratuitamentepela Esri de Estradas, Imagem e Topográficos.
  • O Sistemaquevosfalavahápoucotrata-se do Sistema ArcGIS. E, paraespanto de alguns,esteSistema é Aberto!Porquê?Partilha Online com todos! No ArcGIS.com podemencontrar: Recursos, Mapas, Dados, Serviços, Aplicações, etc.SuporteparaFormatosAbertos: W3C, OGC, ISO, etc..EspecificaçõesAbertas: Shapefile, Geoservices, etc.SuporteparaPlataformasAbertas: Linux, Apache, GDAL, Python, etc.ProgramasespecíficosparaParceiros: ONG’s, Programadores, etc.
  • Como vejoaquialgunsprogramadores e empresasstarups, voudetalhar um poucomaisesteprograma!Este programa, o EDN – Esri Developer Network, é um programaqueoferece Software a preçoreduzidoparadesenvolvimento;De modo a experimentaremesteprograma a Esri Portugal oferece 3 licençasaospresentesnesteevento. Cadaumadestaslicençaspossuitodo o software ArcGIS Server, ArcGIS Engine e Runtime, ArcGIS Mobile e ArcGIS Desktop entre outros..Para se habilitarem a estesorteiobastairemhoje, assimquepossível, aonosso stand e deixarem o vossocontacto.Para alémdestelicenciamento a Esri Portugal possui um programa especial paraParceiros e especificamenteparaempresas de Desenvolvimento / Integração. Oferecemos: - ApoionaConcepção e Desenvolvimento de Soluções; - Efectuamosacções de Marketing cojuntasM - e ainda a oportunidade de trabalhar em projectosconjuntos.Para maisinformaçõesfalemcomigoou com alguémqueesteja no stand.
  • Voltando àcontribuiçãoque a Esri tem para com toda a comunidade FOSS, foilançadahápouco tempo a Especificação REST paraGeoservices. Estaespecificação é ondeassentamtodas as API de ArcGIS Server e comotalestátestada e implementada em diversosservidores em produção em todo o Mundo. Estaespecificação serve nãosóparatrabalhar com serviços Esri mas também com qualquerserviço de outro qualquerservidorGeográfico Web. Podemencontrarmaisinformações online sobreestaespecificação e podemcomeçar a usardesdejá!
  • Hábempouco tempo, no mêspassado, foitambémdisponilizado atoda a comunidade a extensãoGeoportalcomoOpensource. Estaextensãopermite a criação de Geoportaispotenciandoassim a criação de verdadeiras IDE’s. Para acederem a todo o códigodeste software bastairemao portal do sourceforge e fazerem download! Experimentem, dêem o vosso feedback e contribuam!De notarqueestaextensãoGeoportalencontra-se 100% alinhada com a directiva INSPIRE o quepodetenciarásemdúvidaosvossosprojectos a nível local e a nívelEuropeu!
  • Porfim, gostava de acabar a minhaapresentação com umapequenagrandemensagem!Um dos objectivos da Esri é potenciar o software Aberto! A Esri forneceaosseusclientes e aosseusutilizadoresuma, ou, digamos, a melhorplataforma, quepoderáservirpor base paratodas as vossasimplementações.Se adoptaremporterumaplataforma de base quesustentatodas as vossasaplicações a vossavidavaificarmuitomaissimplificada e poderãocriarmuitomais valor em todas as soluções a que se propõem a fazer.Destemodoserámelhorparacada um em particular e obviamenteparatodos!
  • Muito obrigado e esperoporvocês no stand, no mail e nasrestantesredesquenospermitemestar em comunidade!

Mashup's Inteligentes Presentation Transcript

  • 1. III Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica3 de Novembro de 2010
  • 2. Mashup’s inteligentesSandro BatistaDirectorEstratégia de Desenvolvimento Tecnológicosandro.batista@esri-portugal.ptEsri Portugal
  • 3.
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10. mashup: uses and combines data, presentation or functionality from two or more sources to produce enriched results.
  • 11. …e mashupnão é o quefazemoshoje em dia, em qualquersistema de informação e em qualquersistema de informaçãogeográfica?
  • 12. EsforçoColectivo
    Como é quepodemostirarpartido de um esforçocolectivo entre software proprietário e FOSS?
    Engenharia e Arquitectura de Software
    Standards e API’s
    Partilha de Dados
    Nãoreinventar a roda!
    Acrescentar valor aoquejáexiste
  • 13. EsforçoColectivo
    28 de Maio de 2009 – Versãoimpressa
    “It is now generally accepted that the future will involve a blend of both proprietary and open-source software. Traditional software companies have opened up some of their products, and many open-source companies have adopted a hybrid model in which they give away a basic version of their product and make money by selling proprietary add-ons.”
  • 14. Modelos de Negócio
    3 Modelos de Negóciodistintos
    Proprietário - where all software modules offered by the firm are proprietary
    Open-Source - where all modules are open source
    Mixed-Source - where a few modules are open
    Artigo: http://hbswk.hbs.edu/item/6292.html
  • 15. Modelos de Negócio
    EXTENSIONS
    ABERTO
    FECHADO
    Open Core
    JasperSoft
    Sugar CRM
    Zimbra
    Mac OS X
    Open Source
    RedHat Linux
    MySQL
    OpenSolaris
    Eclipse
    ABERTO
    BASE
    Open Extensions
    MSFT.Net
    Stata
    Mathematica
    Facebook
    Proprietary
    MS Windows
    MS Office
    Oracle 11g
    SAP
    FECAHDO
  • 16. Centros de Partilha de Conhecimento
    resources.arcgis.com
    Aplicações
  • 17. Centros de Partilha de Conhecimento
    resources.arcgis.com
    Comunidades
  • 18. Centros de Partilha de Conhecimento
    resources.arcgis.com
    Código
  • 19. ComunidadesOpensource
    CodePlex - codeplex.com
  • 20. ComunidadesOpensource
    sourgeforge- sourceforge.net
  • 21. Aplicações
    Editor para dados OpenStreetMap
  • 22. Dados
    Integração Plena com OpenStreetMap
  • 23. O Sistema ArcGIS é Aberto
    Partilha Online – ArcGIS.com:
    Recursos, mapas, dados, serviços, aplicações, etc.
    SuporteparaPlataformasAbertas:
    Linux, Apache, GDAL, python
    ArcGIS
    FormatosAbertos:
    W3C, OGC, ISO,…
    ProgramasparaParceiros:
    Progamadores (EDN), ONG
    EspecificaçõesAbertas:
    Shapefile, GeoServices, Especificação REST
  • 24. EDN – Esri Developer Network
    Software ArcGIS a preçoreduzidoparaDesenvolvimento
    Programa especial parapresentes no SASIG
    Sorteio de 3 Licenças EDN grátispor um ano
    Inclui: ArcGIS Server, Engine, Engine runtime, Mobile, Desktop, …
    Programa de parceiros Esri Portugal especial paraempresas de desenvolvimento / integradoras
    Apoio na concepção e desenvolvimento de soluções
    Acções de Marketing conjuntas
    Oportunidade de trabalhar em projectosconjuntos
  • 25. Especificação REST Geoservices
    Aberta a todososProgramadores
    Expõe um API robusta e muitobemdocumentada
    Podeserusada com servidores e serviços ArcGIS Server mas também com outros servidoresnão-Esri;
    Expõeosrecursos do Servidorpara um alargadonúmero de clientes e aplicações;
    Osutilizadores de aplicação web ArcGIS Server podemconsumirestesserviçoesdirectamente
    Especificação com provas de implementaçãodadas (milhares de servidores/serviçosArcGIs Server)
    http://www.esri.com/industries/landing-pages/geoservices/geoservices.html
  • 26. ExtensãoGeoportal
    Anteriormentedenominado GIS Portal Toolkit
    Desde 2003 que o código é fornecidoaosutilizadores
    Este ano é lançadocomoOpenSource no sourceforge
    Nãonecessita de um ArcGIS Server Local (poderáligar-se aosserviços do ArcGIS Online)
    Interligado com o Portal de Conhecimento do Geoportal (Geoportal Resource Center)
    100% alinhado com directivaEuropeia INSPIRE
  • 27. Potenciando software Aberto
    Entregando a Plataforma e Comunidade Esri…
    de modo a Promover e PartilharosvossosEsforços!
    A vossaAplicaçãoServidor
    A vossaAplicaçãoDesktop
    A vossaAplicaçãoOnline
    A vossaAplicaçãoMóvel
    ArcGIS
  • 28. Obrigado!@sandrobatista