• Like
Origami
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
Uploaded on

 

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
939
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5

Actions

Shares
Downloads
8
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  
  • 2. Começamos a aula de uma forma diferente... A nossa professora começou por nos ler uma história, como sendo uma aula de Língua Portuguesa E eis que em minhas andanças pelo mundo, encontrei certa vez, sentado num banco da praça de uma cidade cujo nome não me lembro, um velho sábio. Logo que o reconheci sentei-me ao seu lado para pedir alguns conselhos que só os sábios podem transmitir. - Velho sábio, eu queria saber qual é o sentido da vida. Perguntei ansioso. - Fazes-me uma pergunta que só tu podes responder. Disse. - Como assim? O sábio não me respondeu, em vez disso retirou de seu alforje duas folhas em branco, depois deu-me uma folha e começou a dobrar a outra.
  • 3. - Conheces o origami? - Sim, é uma técnica oriental que consiste em dobrar uma folha até que esta se torne uma figura. - Exactamente. É uma técnica milenar. Depois de um momento de pausa disse: - Sabes, o sentido da tua vida é como esta folha em branco. - O quê? Realmente não entendi aquela parábola. - Cabe-te a ti escolher que figura fazer. Cada dobra é uma decisão que tomas e tu escolhes se no final esta folha virará um pássaro, um barco ou um coelho. “ A vida é como uma folha em branco, e és tu quem escolhe que sentido dar à mesma.”
  • 4. Naquele momento comecei a entender as suas sábias palavras. - Cada dobra deve ser feita com cuidado pois se dobras errado a folha ficará marcada. Continuou. “ E somente aqueles que ousam fazer as mais arriscadas dobras conseguem os mais interessantes resultados.” Naquele instante o sábio mostrou-me um coelho feito com a folha em branco. Então naquela manhã sentado ao lado de um velho sábio, fiquei dobrando uma folha em branco até que um pássaro surgiu das dobras que fiz. E eram sábias as palavras daquele velho homem. Autor desconhecido
  • 5. Após a leitura desta breve história, a professora distribuiu por cada um de nós uma folha de forma quadrangular cor de rosa/amarela para podermos fazer uma moldura para o dia da Mãe.
  • 6. Empenhamo-nos e a nossa professora ajudou nos passos mais difíceis. O resultado final foi fantástico e serviu para descontrair um pouco…
  • 7.  
  • 8. Quando as crian ç as brincam Eu as oi ç o brincar, Qualquer coisa em minha alma Come ç a a se alegrar E toda aquela infância Que não tive me vem, Numa onda de alegria Que não foi de ningu é m. [...] ( Pessoa, 1965, p.169)