Bolsa de Valores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Bolsa de Valores

on

  • 2,643 views

Principio e conceitos da Bolsa de Valores.

Principio e conceitos da Bolsa de Valores.

Statistics

Views

Total Views
2,643
Views on SlideShare
2,635
Embed Views
8

Actions

Likes
1
Downloads
32
Comments
2

1 Embed 8

http://www.slideshare.net 8

Accessibility

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • muy buenos conceptos sobre que es la bolsa de balores y buenos ejemplos, comparto con ustedes la noticia sobre Emilio Botín, el ejecutivo más admirado de España http://www.expansion.com/2010/08/24/empresas/banca/1282662274.html?a=b8ba0230becdb5224c289ea609fc4bf4&t=1299837923
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • http://twitter.com/team_trader
    http://www.team-trader.com.br
    Seja um investidos da bolsa de valores
    Curso on- line!!
    Analise GRáfica,Técnica
    Também temos DVDs, a partir de 79,90!!
    Info sobre o curso: http://teamtrader.wordpress.com/curso-online-analise-tecnica/

    A Team Trader tem uma parceria com uma escola de Trader

    Analise grafica diariamente...
    http://teamtrader.wordpress.com/


    mais info, msn = matheus@team-trader.com.br
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Bolsa de Valores Presentation Transcript

  • 1. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? O mercado de valores aparece diariamente nas notícias. Você toda hora ouve falar nas altas e baixas da bolsas, e você também ouve falar diariamente na mídia: O índice Dow Jones cresceu em média 2% hoje, com avanços e declínios com uma margem de... Obviamente as ações e o mercado de valores são importantes, mas você talvez você saiba muito pouco sobre eles. O que é uma ação? O que é um mercado de valores? Por que precisamos de um mercado de valores? De onde as ações vêm, e por que as pessoas querem comprar e vender ações? Digamos que você decide começar um negócio, e então você decide abrir um restaurante. Você sai e compra um edifício, compra todo o equipamento de cozinha, mesas e cadeiras, materiais e contrata cozinheiros, garçonetes, etc. Você anuncia e abre suas portas. Digamos que você gasta $500.000 no edifício e no equipamento, e que todos os anos você gasta $250.000 em materiais, comida e na folha de pagamento dos seus empregados. Ao término do seu primeiro ano você, soma todo o dinheiro recebido dos clientes e você acha que sua renda total é $300.000. Considerando que sua despesa foi de $250.000, seu lucro líquido é $300.000 (renda) - $250.000 (despesa) = $50.000 (lucro).
  • 2. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Ao término do segundo ano ganha $325,000 e suas despesas permanecem as mesmas, logo tem um lucro líquido de $75,000. Neste momento você decide vender o negócio. Qual é o preço? Um modo é dizer que o negócio: Vale $500.000. Se você fecha o restaurante você pode vender o edifício, o equipamento, etc. e adquire $500.000. Esta é uma simplificação, claro que - o edifício provavelmente foi super valorizado, e o equipamento desvalorizou-se, pois já foi largamente usado. Digamos que as coisas contrabalançam-se e valem $500.000. Este é o ativo ou valor contábil do negócio - o valor de todos os ativos do negócio se você o vendesse hoje. Se você mantivesse o passo teríamos provavelmente pelo menos mais $75.000 de lucro este ano - você sabe pela história do comportamento do negócio. Então você pode pensar no restaurante como um investimento que pagará algo como $75.000 de retorno todos os anos. Vendo isto deste modo, alguém poderia estar disposto pagar $750.000 pelo restaurante. Um retorno de $75.000 ao ano sob um investimento de $750.000 representa uma taxa de retorno de 10%. Alguém poderia estar até mesmo disposto a pagar $1, 500, 000, que representa uma taxa de retorno de 5% ou até mesmo mais, se pensasse que a renda do restaurante cresceria e aumentaria com o passar do tempo a uma taxa maior do que a taxa inflacionaria.
  • 3. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Então, o dono do restaurante estabeleceria o preço correto. Você poderia estimar o restaurante em $1, 500,000. Se 10 pessoas vêm a você e dizem: Amigo, eu gostaria de comprar seu restaurante, mas eu não tenho $1.500.000. Se esse fosse o caso, você poderia dividir seu restaurante em 10 fatias e vender cada pedaço por $150.000. Em outras palavras, você poderia vender partes do restaurante. Então cada pessoa que comprou uma parte receberia um décimo dos lucros ao término do ano, e cada pessoa teria direito a um voto em qualquer decisão empresarial. Ou você poderia dividir propriedade em 1.500 partes e poderia vender cada parte para $1.000 e fazer permitir que pessoas de menor poder aquisitivo participassem da compra. Ou você poderia dividir propriedade em 3,000 partes, poderia manter 1,500 sob seu controle, e poderia vender as partes restantes à $500 cada. À medida que você retém uma maioria das fatias (e então os votos) e você retém o controle do restaurante, enquanto compartilha o lucro com outras pessoas. Enquanto isso, você consegue depositar os mesmos $750.000 no banco ao vender as 1.500 partes a outras pessoas. Ações, elas representam a propriedade dos recursos de uma companhia e seus lucros. Os dividendos das ações representam uma porção dos lucros anuais da companhia. Se o restaurante tem 10 donos e cada um possue uma parte das ações, e o restaurante gera $75.000 de lucro durante o ano, então cada dono arrecada $7.500.
  • 4. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Uma grande companhia como a IBM tem milhões de acionistas (ao redor 1.1 bilhões em outubro de 99). O total dos lucros da companhia são divididos por 1.1 bilhões e são enviados aos acionistas como dividendos. Uma medida do valor de uma companhia, pelo menos para os investidores, é o produto do número de acionistas multiplicado pelo preço das ações. Este valor é chamado de capitalizações da companhia. A idéia básica atrás de um mercado de valores é algo simples Se eu sou uma pessoa física e possuo um restaurante e eu estou vendendo-o a outros cidadãos da comunidade, eu poderia fazer a venda por vias verbais ou por anúncio no jornal. Vender ações fica mais fácil Porém, cria um problema para qualquer um que queira vender suas ações. O vendedor tem que sair e achar um comprador, e às vezes isso nem sempre é fácil. O “Mercado de Valores” resolve este problema. As ações são publicamente comercializadas e são vendidas no Mercado de Valores (também conhecido como Bolsa de Valores). A bolsa de valores de Nova Iorque (NYSE) é um exemplo deste mercado. Em seu bairro você tem um “supermercado” que vende comida.
  • 5. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? A razão pela qual você vai ao supermercado é porque você pode ir a um lugar e pode comprar de uma vez, todos os tipos de comidas que você precisa - é muito mais conveniente do que se dirigir ao açougueiro, ao leiteiro, etc. O NYSE é um supermercado de ações. A NYSE pode ser imaginada como uma grande arena onde todo o mundo que quer comprar e/ou vender ações podem fazê-lo. As trocas facilitam a compra e venda. Você não tem que ir à NY para participar da bolsa de valores - você pode chamar um corretor de ações que negocia com a NYSE e ele com sua autorização, comprará ou venderá suas ações. Se a troca não existisse, comprar ou vender ações seria algo muito difícil. Você teria que colocar um anúncio classificado no jornal, esperar por uma chamada, pechinchar um preço, etc. sempre que você quisesse vender ações. A bolsa de valores tem um efeito colateral interessante. Porque todas as compras e vendas são centralizadas, permite-se conhecer o preço das ações a toda hora ou minuto. Então, o preço das ações flutuam baseado em notícias da companhia, relatórios da mídia, notícias econômicas nacionais, etc. os compradores e vendedores levam em conta todos destes fatores. Por exemplo, assim quando o FAA fechou a companhia Valujet em junho de 1996, o valor das ações mergulhou. Os investidores não se sentiam seguros com o que a linha aérea poderia representar em termos de negócios, começaram a vender suas ações, provocando a queda nos preços.
  • 6. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? O valor da empresa caiu em função do preço de suas ações. O preço das ações também reflete o dividendo que as ações pagam, os salários projetados da companhia no futuro, o preço do chá na China (especialmente o Lipton), e assim por diante. Corporações Qualquer negócio que deseje vender ações a várias pessoas diferentes, assim o fazem, transformando-se em uma corporação. O processo de tornar um negócio em uma corporação é chamado de incorporações. Se você começa um restaurante com seu próprio dinheiro na compra do edifício e do equipamento, então o que você fez é um proprietário privado ou exclusivo. Se você possui é o dono do restaurante inteiro - você consegue tomar todas as decisões e você é dono de todo o lucro. Se três pessoas juntam seu dinheiro e começam um restaurante como um time, então o que eles formam é uma sociedade. As três pessoas possuem o restaurante e compartilham do seu lucro e decisões. Uma corporação é diferente, e representa um conceito bem interessante. Uma corporação é uma “pessoa virtual". Quer dizer, uma corporação é registrada no governo, tem um número de CPJ (Cadastro de Pessoa Jurídica), pode possuir propriedades, pode ir à corte e processar pessoas e pode ser processada, pode fazer contratos, e assim por diante. Por definição uma corporação tem ações que podem ser compradas e podem ser vendidas, e todos os donos da corporação mantém ações da corporação.
  • 7. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Um efeito colateral inacreditavelmente interessante desta “pessoa virtual" é que tem um prazo de vida indefinido e potencialmente infinito. Há um conjunto inteiro de leis que controlam as corporações - estas leis existem para proteger os acionistas e o público. Estas leis controlam vários aspectos organizacionais e operacionais das corporações. Por exemplo, toda corporação tem um conselho de diretores (se todas as ações de uma corporação fosse possuída por uma única pessoa, então esta pessoa poderia decidir que só haverá uma pessoa no conselho, mas mesmo assim o conselho ainda permanece). Os acionistas da companhia se encontram todos os anos para eleger um novo conselho. Então, o conselho toma as decisões para a companhia. O conselho contrata os administradores (o presidente da companhia e/ou vice-presidente são todos escolhidos pelo conselho), define as políticas da companhia, etc. O grupo de administradores, juntos, poderia ser definido como “o cérebro pessoa virtual". A partir desta descrição pode-se ver que uma corporações tem um grupo de donos, os acionistas. Os donos elegem uma conselho/ grupo de diretores para tomar as decisões principais da companhia. O conselho, por exemplo, selecionam os administradores principais da companhia e lhe dizem o que fazer. Os administradores contratam outras pessoa e administram os empregados na companhia.
  • 8. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Os donos da corporações se tornam os donos comprando suas ações. O conselho decide quantas ações haverá. Por exemplo, uma companhia poderia ter um milhão de ações. A companhia ou pode ser privada ou pública. Em uma companhia privada as ações pertencem a um número pequeno de pessoas que provavelmente se conhecem. Eles compram e vendem as ações entre si. Uma companhia pública pertence a milhares de pessoas que comercializam suas ações em uma bolsa de valores pública. Um das grandes razões para que as corporações existam é criar uma estrutura de captação de dinheiro para investimento junto ao negócio. Digamos que você gostaria de começar sua própria linha aérea. A maioria das pessoas não pode fazer isto, porque um avião vale milhões de dólares. Uma linha aérea precisa de uma frota inteira de aviões e outros equipamentos, além disso, terá que contratar muitos empregados. Uma pessoa que quer começar uma linha aérea formará uma corporações então e venderá ações para captar o dinheiro necessário para iniciar o negócio. Criar corporações é uma maneira fácil de captar grandes quantidades de “capital de investimento", o dinheiro dos investidores. Quando uma corporações pela primeira vez vende suas ações ao público, faz via um IPO (Initial Public Offering - Oferecimento Inicial ao de Público). A companhia poderia vender um milhão de ações à $20 cada para captar $20 milhões rapidamente (isso é uma simplificações - a corretora cobrará a comissão de corretagem de $20 milhões sobre o valor do IPO).
  • 9. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? A companhia investe seus primeiros $20 milhões em equipamento e empregados. Os investidores (os acionistas que compraram os $20 milhões em ações) espera que o equipamento e empregados gerem lucros e pagarão os dividendos. Outra razão para que as corporações existam é limitar as obrigações dos donos até certo ponto. Se a corporação é processada, a corporação responde judicialmente. A corporação pode sair de negócio, mas isso é o pior que pode acontecer. Se você é um proprietário exclusivo que possui um restaurante e o restaurante é processado, você é que está sendo processado. Você e o restaurante “são as mesmas coisas". Se você for condenado, então você pessoalmente pode perder tudo o que você possuía durante o processo. Preços das ações Digamos que uma nova corporação é criada e em seu IPO capta $20 milhões vendendo um milhão de ações a $20 cada. A corporação compra seu equipamento e contrata seus empregados, e no primeiro ano quando são apuradas as receitas e despesas a companhia tem um lucro de $1 milhão. O conselho de diretores da companhia pode decidir fazer vários coisas com esse milhão:    
  • 10. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Poderia pôr no banco ou poupá-lo para uma emergência. Poderia decidir repartir todo o lucro com seus acionistas, assim sendo, distribuiria dividendos de $1 por ação. ·   Poderia usar o dinheiro para comprar mais equipamento e contratar mais empregados para fazer a companhia crescer. Ou poderia escolher uma das três alternativas. Se uma companhia tradicionalmente repassa seus lucros para seus acionistas, geralmente é chamado de renda de ações (income stock). Os acionistas obtêm renda dos lucros da companhia. Se a companhia aplica a maioria do dinheiro no negócio, é chamado uma ações de crescimento (growth stock). A companhia está tentando crescer aumentando a quantidade de equipamento e o número das pessoas. O preço das ações de renda tenderá a ficar igual. Quer dizer, de ano para ano o preço das ações tenderá a permanecer aproximadamente o mesmo a menos que os lucros (e então dividendos) subam. Pessoas estão recebendo seu dinheiro de volta a cada ano, mas o negócio não está crescendo. Este seria o caso para ações de um restaurante onde todo o lucro é distribuído anualmente aos acionistas. Digamos que o restaurante decide, durante vários anos, economizar seus lucros e então no segundo ano abre uma filial. Este é o comportamento de uma companhia de crescimento. O valor das ações sobem porque, quando o segundo restaurante abre, há duas vezes mais equipamentos e duas vezes mais lucros a serem ganhos pela companhia.
  • 11. Bolsa de Valores O que é Bolsa de Valores? Nas ações de crescimento os acionistas não recebem dividendos anuais, mas eles possuem uma companhia cujo valor está aumentando. Então os acionistas podem receber mais quando vendem suas ações a outra pessoa. Alguém comprando a ações veria o valor contábil crescente da companhia (o valor dos edifícios, equipamento, etc.) e o lucro crescente que a companhia está ganhando e paga um preço mais alto pelas ações. Em uma companhia publicamente comerciada, todos as informações financeiras sobre a companhia são públicas. As Comissão de Troca e Segurança (The Securities and Exchange Commission - SEC) tem a responsabilidade da coleta destas informações e as disponibiliza para os investidores. Os acionistas também usam vários outros indicadores para determinar qual é preço das ações. Um indicador simples é o índice de Preço/Lucro. Este é o preço da ações dividido lucro por ação. Há todos os tipos de indicadores como estes como também muitas outras informações financeiras disponíveis sobre as ações.
  • 12. Bolsa de Valores Médias de ações Diariamente no noticiário você ouve falar do Média Dow Jones e outras médias como o S&P 500 ou Russel 2000. Estas são médias de mercado projetadas para dizer como as companhias em geral atuaram no mercado de valores. Por exemplo, a Média Dow Jones simplesmente é o valor comum das 30 maiores ações de grandes industriais. As grandes companhias como GM, Goodyear, IBM e Exxon são as companhias que compõem este índice. Veja nesta esta página como a média é calculada. O S&P 500 é o valor comum de 500 grandes companhias. O que estas médias indicam é a saúde geral de preços acionários. Se a economia está indo bem, então os preços das ações de um grupo tendem a subir. Se está indo mal, os preços tendem a cair. As médias mostram como estas tendências se refletem no mercado. O Papel das Bolsas de Valores e Corretoras de Ações Há três grandes Bolsas de Valores no E.U.A. ·        NYSE - The New York Stock Exchange - A bolsa de valores de NY ·        AMEX - The American Stock exchange - A bolsa de valores americana ·        NASDAQ - National Association of Securities Dealers - Associação Nacional de
  • 13. Bolsa de Valores Corretoras de Seguros A NYSE tem aproximadamente 3,000 companhias cadastradas ao pregão. De acordo com o NYSE, ao término de novembro de 98, 3,104 companhias estava cadastradas na NYSE. Estas companhias tiveram mais de 236 bilhões de ações, $10.1 trilhões disponíveis para comercialização no pregão, dando a NYSE a maior das capitalizações de mercado do mundo (em condições de valor de mercado globais o valor global total das companhias NYSE excedeu $12.8 trilhões). Qualquer uma destas 3.000 empresas que queira comprar ou vender ações vão à bolsa de valores de Nova Iorque para fazê-lo. Claro que, ninguém precisa voar à Nova Iorque, para comprar ou vender suas ações. Uma pessoa chama uma corretora de ações ou então em uma firma autorizada a operar no pregão. Há dúzias de corretoras de valores como Merrill Lynch, Charles Schwab, Decano Witter e assim por diante. Quando você chama um corretor de uma destas companhias, ele ou ela revezam-se no pregão e um representante da companhia (ou, mais comumente, um computador que representa a companhia) faz o comércio das ações. Você paga ao corretor uma comissão, geralmente $10 a $100 por comercialização, dependendo da corretora. Ações que não listadas no pregão são vendidas Over The Counter - OTC. Ações OTC geralmente estão de companhias menores, mais arriscadas. Geralmente uma ações OTC é acionária de uma companhia que não satisfaz as exigências do pregão.