Aula 6 cuidados_internet
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
199
On Slideshare
182
From Embeds
17
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
0
Likes
0

Embeds 17

http://webezinha.blogspot.com.br 17

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. segurança na InternetConjunto de recomendações
  • 2. Usar “sair” dos sitesPode parecer óbvio, mas muita gente simplesmente sai dosite fechando a janela da Internet ou entra direto em outroendereço. Isso é arriscado, pois o site não recebeu ainstrução para encerrar a tua ligação naquele momento ealguém mal-intencionado pode abrir o navegador deinternet e ter acesso as informações da conta, caso estarealmente não tenha sido fechada devidamente.Ao utilizar o e-mail, em uma conta emum site de vendas on-line, homebanking ou qualquer outro que exige umnome de usuário e uma senha, apósutilizar clica sempre em sair.
  • 3. Crie senhas difíceis de serem descobertasNão utilize senhas fáceis de serem descobertas, como nomes defamiliares, data de nascimento, matricula do carro, etc., depreferência, utilize sequências que misturam letras e números. Alémdisso, não use como senha uma combinação que tenha menos que 6caracteres.E o mais importante: não guarde assuas senhas em arquivos do Word oude qualquer outro programa, celular,etc. Se precisar guardar uma senha empapel (em casos extremos), jogue foralogo que decorar a senha. Além disso,evite usar a mesma senha para váriosserviços.
  • 4. Tenha cuidado com os downloadsSe utilizar programas de compartilhando de arquivos, como eMule,ou obter arquivos de sites especializados em downloads, fique atentoao que baixar para o seu PC. Ao terminar o download, verifique se oarquivo não possui alguma coisa estranha, por exemplo, mais deuma extensão (como musicafixe.mp3.exe), tamanho muito pequenoou informações de descrição suspeitas. Muitos vírus tentam passar-se por arquivos de áudio, vídeo e outros para enganar o usuário.Além disso, verifique sempre o arquivo com um antivírus.Tenha cuidado com sites quepedem para instalar programaspara continuar a navegar ou parausufruir de algum serviço.Desconfia de ofertas de programasmilagrosos, capazes de dobrar avelocidade de teu computador ouoferecer algum tipo de prémio.
  • 5. Cuidado com e-mails falsosReceber um e-mail que oferece prémios? Ou a intimar para umaaudiência judicial? Ou outros estranhos? É provável que se trate despam, ou seja, um e-mail falso. Se a mensagem tiver textos comerros ortográficos e gramaticais, fizer ofertas tentadoras ou tem umlink diferente do indicado (para verificar o link verdadeiro, bastapassar o mouse por cima dele, mas sem clicar), desconfieimediatamente. Na dúvida, entre em contato com a empresa cujonome foi envolvido no e-mail.
  • 6. Cuidado com os anexos dos e-mailsEsta é uma das instruções maisantigas, mesmo assim, o e-mailainda é uma das principais formasde disseminação de vírus. Tomecuidado ao receber mensagens quepedem para abrir o arquivo anexo,principalmente se o e-mail veio dealguém que não conhece. Paraaumentar a sua segurança, vocêpoderá verificar o arquivo anexocom um antivírus.
  • 7. Atualizar o antivírusMuita gente pensa que basta instalar um antivírus para ocomputador estar protegido, mas não é bem assim. Énecessário atualizá-lo regularmente, caso contrário, oantivírus não saberá da existência de novos vírus.Praticamente todos os antivírus disponíveis permitemconfigurar uma atualização automática.Se tiver duvidas, verifica no manual dosoftware ou no site do desenvolvedor, comorealizar as atualizações.
  • 8. Cuidado ao fazer compras na Internetou ao usar sites de bancosFazer compras pela Internet é muito fácil, mas só o façaem sites de venda reconhecidos. Caso esteja interessadoem um produto vendido em um site desconhecido, façauma pesquisa na Internet para descobrir se existemreclamações contra a empresa. Tenha também cuidado aoacessar a sua conta bancária através da Internet.Evite fazer isso em computadorespúblicos, verifique sempre se o endereçodo link é mesmo o do serviço bancário esiga todas as normas de segurançarecomendadas pelo banco.
  • 9. Atualizar o teu sistemaoperacionalSe utilizar outro sistema operacional, como o Mac ouLinux, também deve efetuar atualizações. Falhas desegurança existem em qualquer sistema operacional, porisso, é importante aplicar as atualizações disponibilizadaspelo desenvolvedor.O Windows é o sistema operacional maisusado no mundo e quando uma falha desegurança é descoberta nele, uma série deameaças digitais são desenvolvidas paraexplorá-la. Para isso, va em Iniciar /Windows Update e siga as orientações dosite. No mínimo fazer isso uma vez pormês.
  • 10. Atualizar os programasTambém é importante manter os programasatualizados, principalmente os que acessam aInternet (navegadores de Internet, clientes de e-mail, etc.).Muita gente pensa que as versões novas apenasadicionam recursos, mas a verdade é que elascontam também com correções para falhas desegurança.
  • 11. Nunca revele informações importantesEm serviços de chat, em grupos ou emqualquer serviço onde um desconhecido podeacessar as suas informações, evite dardetalhes da escola ou local em que estuda, olugar onde trabalha e principalmente ondemora. Nunca divulgue o teu número detelefone por esses meios. Caso esses dadossejam direcionados aos teus amigos, avisa-osde maneira particular, pois toda e qualquerinformação relevante sobre você pode serusada indevidamente por pessoas mal-intencionadas, inclusive para te localizar.
  • 12. Cuidado ao fazer registro em sitesMuitos sites exigem que faça o registo para usufruir dos seus serviços,mas isso pode ser uma armadilha. Por exemplo, se um site pede onúmero do teu cartão de crédito sem ao menos ser uma página devendas, é muito provável que seja uma “armadilha”.Além disso, as tuas informações podem serentregues a empresas que vendem assinaturas derevistas ou produtos por telefone, e o teu e-mailpode ser inserido em listas de SPAM. Por isso, antesde você se registrar em sites, faça uma pesquisa naInternet para verificar se aquele endereço temregisto de alguma atividade ilegal. Avalie também sevocê tem necessidade mesmo de usar os serviçosoferecidos pelo site.
  • 13. Proteja as crianças e jovensAlgumas dicas para impedir que ascrianças e jovens tenhamcomportamentos de risco na internet:• Procure estar bem informado, ou seja procure saber omínimo sobre as TIC em geral, computadores e Internetem particular;• Converse com as crianças, identifique os sites que gostariaque eles visitassem, fale das coisas boas da Internet ealerte para os perigos;• Coloque o Computador em lugar Comum da Casa, coloquerestrições na utilização da Internet, não deixe que ascrianças tenham acesso a ela a qualquer hora ou parte dodia. O computador deve estar á vista de todos da casa.
  • 14. ConclusãoProteger no "mundo virtual" pode ser um poucotrabalhoso, mas é importante para evitartranstornos maiores. Com estas recomendaçõesvocê poderá ter um melhor controle tanto doslocais que visita, bem como a utilização daInternet pelas crianças. Siga estas instruções epoderá ficar mais descansado, pois está prevenidopara os males do “mundo virtual”.