• Like

[White Paper] Como usar os videos online para alavancar o meu ecommerce

  • 187 views
Uploaded on

White Paper da Samba Tech com dicas essenciais para …

White Paper da Samba Tech com dicas essenciais para
quem já utiliza ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
187
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
6
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. COMO USAR OS VÍDEOS ONLINE PARA ALAVANCAR O MEU E-COMMERCE White Paper com dicas essenciais para quem já trabalha ou pretende trabalhar com vídeos em lojas virtuais.
  • 2. VÍDEOS ONLINE... 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE? www.sambatech.com comunicacao@sambatech.com.br 2 Apesar dos diversos benefícios que o e-commerce oferece aos consumidores, como preços mais baixos e facilidade de compra - muitos deles ainda não valorizam esses benefícios a ponto de superar o valor da compra presencial. O principal ponto negativo das vendas pela internet continua sendo a ausência da experiência de estar em contato com o produto físico. Por isso, algumas empresas de e-commerce têm buscado aplicar alguns recursos, como a utilização de vídeos online, para aproximar a experiência de compra pela internet à experiência real. Além disso, as empresas de e-commerce começaram a entender que a inserção de vídeos em páginas de produtos é uma das maneiras mais eficientes de atrair mais clientes e fechar vendas em uma loja virtual. - Minimizam a taxa de desistência de compras, reduzem a taxa de devolução de produtos e aumentam o volume de compras. - Promovem a fidelização de clientes ao oferecer uma relação mais interativa com os produtos comercializados. - Desenvolvem um reconhecimento da marca pela customização e qualidade do conteúdo. - Aumentam o alcance da promoção de produtos com a utilização de controles de distribuição e sindicalização. - Abrem novas oportunidades de receita ao transformar os seus ativos em uma ferramenta para aquisição de novos clientes. MERCADO DE E-COMMERCE NO BRASIL O mercado de e-commerce no Brasil apresentou uma média de crescimento de 34% nos últimos 5 anos e o seu faturamento chegou a R$ 18.7 bilhões em 2011. Atualmente o Brasil é o 7º país com o maior potencial de vendas pela internet e a previsão é que o país alcance a 4ª colocação em 2015, ficando atrás apenas de China, EUA e Japão. #FICAADICA No Brasil o recurso de vídeos online ainda é pouco explorado pelas empresas de e-commerce e o desenvolvimento de uma boa estratégia pode se tornar um diferencial competitivo muito grande para as empresas que adotarem essa prática.
  • 3. 1 PORQUE USAR VÍDEOS ONLINE NO E-COMMERCE? www.sambatech.com comunicacao@sambatech.com.br 3 3 EM CADA 5 CONSUMIDORES SE MOSTRAM DISPOSTOS A GASTAR AO MENOS 2 MINUTOS VISUALIZANDO VÍDEOS COM INFORMAÇÕES SOBRE OS PRODUTOS DE SEU INTERESSE CONSUMIDORES QUE ASSISTEM À VÍDEOS TÊM TAXAS DE CONVERSÃO 43% MAIORES DOS DEMAIS 32% DOS CONSUMIDORES ONLINE TÊM O COSTUME DE VISUALIZAR PELO MENOS DOIS VÍDEOS SOBRE OS PRODUTOS DE SEU INTERESSE 40% DAS 50 MAIORES EMPRESAS DE E-COMMERCE DO MUNDO UTILIZAM SIGNIFICATIVAMENTE VÍDEOS ONLINE EM SEUS SITES PÁGINAS COM VÍDEOS SÃO 50 VEZES MAIS PROPENSAS A APARECEREM NOS RESULTADOS DE BUSCAS DO GOOGLE 52% DOS COMPRADORES SE SENTEM MAIS SEGUROS APÓS ASSISTIR VÍDEOS SOBRE O PRODUTO ANTES DA AQUISIÇÃO 1/3 DOS CONSUMIDORES ONLINE AFIRMAM JÁ TER VISUALIZADO VÍDEOS SOBRE PRODUTOS APÓS TEREM RECEBIDO O CONTEÚDO POR EMAIL 66% DOS USUÁRIOS DO YOUTUBE E 57% DO FACEBOOK VISUALIZARAM AO MENOS UM VÍDEO NO ÚLTIMO ANO SOBRE BENS DE CONSUMO NAS REDES SOCIAIS 49% DOS USUÁRIOS DE SMARTPHONES E 61% DOS USUÁRIOS DE TABLETS TÊM O COSTUME DE ASSISTIR VÍDEOS SOBRE PRODUTOS EM SEUS DISPOSITIVOS MÓVEIS
  • 4. 2 COMO UTILIZAR VÍDEOS ONLINE NO MEU E-COMMERCE? www.sambatech.com comunicacao@sambatech.com.br 4 Os vídeos online de uma maneira geral são utilizados principalmente como uma estratégia de construção de marca - branding. Porém, para o mercado de e-commerce ele pode ser utilizado para duas finalidades bem específicas: 1. Retenção do usuário no site e concretização de vendas 2. Demonstração de produtos No primeiro caso, o vídeo deve ser utilizado para despertar a intenção de compra do consumidor e fazer com que eles gastem mais tempo navegando em seu site. Com isso, o usuário passará mais tempo em páginas de produto e maior será a oportunidade de concretizar uma venda. Já no segundo caso, o vídeo deve ser utilizado de forma educativa. Informações detalhadas e close-ups do produto não podem ficar de fora, pois o objetivo neste caso é diminuir a dissonância cognitiva gerada na compra de determinado produto. Ao visualizar este tipo de vídeo os consumidores devem se sentir mais confiantes na hora da compra.
  • 5. 3 #FICAADICA www.sambatech.com comunicacao@sambatech.com.br 5 Usar um vídeo em um site de e-commerce pode aumentar a conversão em até 30%, mas isso não irá acontecer sem um planejamento e alguns cuidados básicos. Abaixo selecionamos algumas dicas que certamente vão te ajudar a elevar o potencial dos seus vídeos e, por consequência, no aumento das suas vendas online. 1. Defina o seu público-alvo: Produza vídeos que se identifiquem com o público de um produto específico. Entenda o perfil destas pessoas e use a linguagem adequada para cada tipo de consumidor. 2. Tenha um foco no argumento do vídeo: Não use o vídeo tentando explicar vários conceitos e chamadas ao mesmo tempo. Crie uma linha principal de atenção para o usuário e aprofunde nela. 3. Crie vídeos curtos: Tente produzir vídeos com menos de 2 minutos de duração e ganhe o seu consumidor nos primeiros 15 segundos de vídeo. 4. Produza vídeos de qualidade: Assim como as fotos de produtos em uma loja virtual devem ser da melhor qualidade possível, os vídeos também. Um vídeo mal produzido ou com baixa qualidade de imagem pode gerar desconfiança no consumidor. 5. Não coloque o preço no vídeo: O vídeo não é o lugar ideal para informar o preço em uma loja virtual. Deixe essa parte da informação para o texto. Além do mais, no caso de você ter que alterar o preço, não precisará editar o vídeo ou regravá-lo. 6. Compartilhe nas Redes Sociais: Use o poder das redes sociais como Facebook, Twitter e Youtube a seu favor. E contar com uma plataforma de vídeos online profissional vai facilitar bastante no compartilhamento e na mensuração do sucesso dos seus vídeos na web.
  • 6. 3 #FICAADICA www.sambatech.com comunicacao@sambatech.com.br 6 7. Trabalhe com Sites de Busca: Hoje em dia os buscadores já aceitam e interpretam a presença de vídeos nas páginas de e-commerce. Isto ajudará a aumentar sua popularidade e retornará resultados mais relevantes para os usuários. Use também técnicas de Video SEO que ajudarão a otimizar o posicionamento do seu conteúdo. 8. Mensure resultados: Seja fanático por relatórios de desempenho de vendas antes e depois dos vídeos. Afinal, eles estão ali para ajudar nas vendas também. O número de visualizações dos vídeos e de qual região geográfica seus vídeos foram assistidos podem ser informações valiosas para sua equipe comercial. Fonte: T-Index The e-tailing group www.reelseo.com www.sambatech.com www.video-commerce.org