T-LINE SGT

312 views
173 views

Published on

Modelo de gestão T-LINE

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
312
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • {}
  • T-LINE SGT

    1. 1. Gerenciamento pela Qualidade Total Conhecido pelas Siglas: TQM - TQC - CWQC
    2. 2. SISTEMAS DE GESTÃO EXISTENTES NO MUNDO: ISO - 9000 - (EUROPA); TQM - TOTAL QUALITY MANAGEMENT (E.U.A.); TQC/CWQC - TOTAL QUALITY CONTROL ; COMPANY WIDE QUALITY CONTROL ou mesmo TOTAL QUALITY MANAGEMENT -
    3. 3. Uma pessoa educada é aquela que age de acordo com os conceitos que acredita. Necessitamos da educação para a Qualidade - novos conceitos - novas atitudes.
    4. 4. Peter Drucker “O papa da administração” • “Administrar é fazer acontecer. Sem a definição de onde se deseja chegar com a organização, não se pode utilizar o termo administração ou administrador”.
    5. 5. o que é GERENCIAMENTO PELA QUALIDADE TOTAL ? É o gerenciamento envolvendo do Diretor ao Porteiro - todos os departamentos visando atender as necessidades dos 4 consumidores da empresa: CLIENTE, ACIONISTA, FUNCIONÁRIO E SOCIEDADE.
    6. 6. O que é OBJETIVO ? Objetivo é uma direção a seguir, ou seja, a definição dos poucos itens vitais a serem trabalhados no período. Exemplos: Aumentar as Vendas, Reduzir Custos, Melhorar a Qualidade, Melhorar direção a seguir
    7. 7. o que é META ? META é um objetivo traduzido em números e datas para cumprimento. Exemplo: Objetivo: aumentar vendas, META: 4% de crescimento até 30 de junho. 30/6 30/06
    8. 8. o que é MÉTODO ? METODO é o caminho para se atingir um objetivo ou meta. O método é montado a partir de ações muito claras e bem definidas, passíveis de serem monitoradas.
    9. 9. RESUMO: DETALHES DO CICLO PDCA: •P - PLAN - Planejamento Dividido em : Objetivo - Meta - Método D- DO - Desenvolver - Dividido em: Treinar e executar; •C - CHECK - Checagem; •A- ACTION - Ação Corretiva.
    10. 10. os 4 consumidores da empresa são:
    11. 11. Detalhes do ciclo PDCA A)-
    12. 12. Detalhes do ciclo PDCA B)-
    13. 13. Detalhes do ciclo PDCA C)-
    14. 14. Detalhes do ciclo PDCA D-
    15. 15. o que significa GERENCIAR ? Gerenciar ou Controlar é girar o PDCA.
    16. 16. Ele está liderando ? Não basta ter poder; é necessário que o superior se preocupe em envolver seus subordinados com as metas, caso contrário não terá sentido a sua função.
    17. 17. o que significa LIDERANÇA ? LIDERANÇA significa capacidade do chefe, gerente ou diretor de envolver seus subordinados em direção às METAS.
    18. 18. Nível de exigência em habilidade humana: Habilidade 70% Diretor humana Gerente 50% Chefe 30% Funcionário 0% Habilidade técnica
    19. 19. o que é: GERENCIAMENTO DA ROTINA Éo gerenciamento do dia a dia, realizado pelos próprios funcionários, utilizando o ciclo PDCA. A P C D
    20. 20. o que é o GERENCIAMENTO DA MELHORIA ? É o gerenciamento de responsabilidade dos diretores e gerentes, que visa tornar a empresa mais produtiva, rompendo com a rotina existente, e utilizando o PDCA.
    21. 21. o que é responsabilidade ? Na administração, responsabilidade significa responder pelas METAS. Sem metas claras não se pode falar em responsabilidade. A partir das metas fixadas se define a autonomia.
    22. 22. o que é AUTONOMIA ? Autonomia é a liberdade para utilização dos fatores de produção (material, método, máquina e mão de obra.
    23. 23. caminho “X” Neste caminho, o chefe, não acredita no potencial da equipe. Consequência: Planeja sòzinho, e é gasto pouco tempo no planejamento. Veja A o desfecho... Temos aqui o perfil do gerente estrela, centralizador, autoritário.
    24. 24. caminho “X” O chefe, estrela fica o tempo todo apagando incêndios (é o que ele sabe fazer - e gosta disto). A culpa da falta de planejamento é jogada em cima dos B funcionários.
    25. 25. caminho “Y” O chefe acredita no potencial de sua equipe LOGO: O planejamento é feito em conjunto com aqueles que irão implementar o plano. A O chefe gasta mais tempo no plano.
    26. 26. caminho “Y” O resultado é que se gasta menos tempo checando e atuando corretivamente (menos tempo de bombeiro),e com economia. No final, acaba se gastando menos tempo no ciclo B completo.
    27. 27. TEORIA X - TEORIA Y Douglas McGregor
    28. 28. o que é um chefe estrela ?
    29. 29. o que é problema ? É tudo aquilo que impede ou dificulta atingir uma situação ideal, ou seja, um objetivo ou meta. Na fase de checagem do PDCA, os problemas aparecem como diferença entre o planejado e o real.
    30. 30. o que motiva no futebol ? O objetivo e meta são claros; as regras (métodos são claros), todos sabem do placar,(medição), o reconhecimento é imediato, o tempo de jogo é definido criando tensão positiva ,há competição e é permitido liberar todo o potencial do jogador, o treinamento é feito antes da partida.
    31. 31. o que é DATA FATAL ? DATA FATAL significa data fixada para o atingimento de uma meta e a chefia não irá abrir mão desta data.. Este é o caminho para gerar energia A nas pessoas.
    32. 32. DATA FATAL Quando não há data fatal, fica difícil conseguir energia para as metas. B
    33. 33. como podemos medir a LIDERANÇA ? Pelo envolvimento dos funcionários no CCQ. O CCQ auxilia o gerenciamento da rotina, atacando os problemas do setor de trabalho. CCQ
    34. 34. Técnicas de Trabalho

    ×