Your SlideShare is downloading. ×
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
02. introdução à microscopia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

02. introdução à microscopia

1,139

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,139
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
41
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Corrida Espacial Introdução à Microscopia Ano letivo de 2013-2014 Ciências Naturais – 3ºCiclo
  • 2. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  • 3. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  • 4. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  • 5. Uso do Microscópio – Regras de utilização
  • 6. 1º- Abre a caixa e retira, cuidadosamente, o microscópio agarrando com uma mão na coluna e com a outra na base. 2º- Coloca-o na tua mesa afastando-o do bordo. Se necessário, impa as lentes e o espelho com um pano macio e não molhado. 3º- Verifica se a objetiva de menor ampliação está na direção do orifício da platina e abre o diafragma. 4º- Olhando pela ocular movimenta o espelho na direção da luz e verifica se o campo do microscópio fica uniformemente iluminado. Se o microscópio tiver luz incorporada acende-a. 5º- Coloca a preparação na platina fixando-a com as pinças, tendo o cuidado de deixar o objeto sobre o orifício. 6º- Observando lateralmente, roda o parafuso macrométrico de modo que a platina se aproxime, o mais possível da objetiva. Uso do Microscópio – Regras de utilização 7º- Foca a preparação, observando através da ocular e rodando o parafuso macrométrico até obteres uma imagem nítida. Ajusta a imagem com o parafuso micrométrico. 8º- Terminada a observação, retira a preparação e limpa novamente as lentes e o espelho. Roda o revólver de modo que a objetiva de menor ampliação fique na direção do orifício da platina (estará encaixada quando ouvires um clique). Em seguida guarda o microscópio na caixa.
  • 7. 1- Com o conta-gotas, coloca no centro da lâmina uma gota de água. Técnica de montagem de uma preparação temporária 2- Coloca o objeto a observar sobre a gota de água. Podes usar a agulha ou a pinça para o estender. 3- Coloca a lamela obliquamente contra a gota de água. O bordo da lamela deve ficar totalmente percorrido pela água. 4- Baixa a lamela lentamente, com ou sem ajuda da agulha. Retira o excesso de água com papel de filtro.
  • 8. 1º Procedimento: Recortar de uma folha de jornal um fragmento que continha a letra P. Usar esse fragmento para elaborar uma preparação temporária. Colocar a lâmina na platina com a letra na sua posição natural, de modo a que se proceda à sua observação microscópica. Observar e registar. Que podes concluir sobre as propriedades da imagem observada? 2º Procedimento: Montar duas preparações temporárias usando como material biológico: - Epiderme de cebola; - Células da mucosa bucal. Observar as duas preparações. Corar as duas preparações, por irrigação, usando Azul-de-metileno. Observar de novo e registar. Que podes concluir sobre o uso do corante? Quais as estruturas observadas? Qual a diferença entre células animais e vegetais?
  • 9. 1º Procedimento: 2º Procedimento: Introdução à microscopia – Exercício prático Epiderme de cebola Mucosa bucal Letra P na posição “natural” Letra P ao microscópio

×