Edição de Áudio com o Audacity

990 views
835 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
990
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Edição de Áudio com o Audacity

  1. 1. Unidade de trabalho - Edição de áudio com o AudacityIntroduçãoNo âmbito da formação contínua de professores em Tecnologias de Informação e Comunicação, éfrequente a solicitação de actividades orientadas para o domínio de competências específicascomo, por exemplo, edição de imagem, vídeo ou áudio.Neste documento[1] apresenta-se a planificação de uma unidade de trabalho, a desenvolverinteiramente online, onde a actividade proposta é a construção de clip de áudio, com recurso àaplicação Audacity.Esta unidade de trabalho, no entanto, pode ser desenvolvida autonomamente ou em grupo,independentemente da faixa etária, por quem quer que se sinta interessado ou motivado emexplorar algumas das características do Audacity.Todos os recursos apresentados são de livre acesso e licenciados de forma a que seja possível acópia, distribuição e adaptação, de acordo com as condições específicas de cada recurso.Disponibiliza-se ainda um Guia rápido para instalação do Audacity construído especificamentepara esta unidade.O documento nasce duma actividade proposta na unidade curricular Materiais e Recursos ParaElearning, do 5º Mestrado em Pedagogia do Elearning, Universidade Aberta, que a seguir sedescreve.Pesquisar, seleccionar e utilizar 2 recursos educacionais abertos, indicando: • os endereços onde podem ser consultados • um conjunto de 5/6 critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram à sua escolha. • que adaptações faria (caso se aplique) • o modo como seriam usados (articuladamente ou cada um por si) num cenário específico. Deverá, neste passo, proceder à planificação de uma actividade de aprendizagem
  2. 2. Recursos principaisAudacity (aplicação) • http://audacity.sourceforge.netGuião para construção de spots publicitários para rádio • http://www.ensinolivre.pt/files/Introducao%20ao%20Audacity_Criacao%20de%20spots%2 0publicit%C2%A0rios%20para%20radio_0.pdfRecursos complementaresGuia rápido para instalação do audacity • http://mrel05rp.wikispaces.com/Guia+r%C3%A1pido+para+instala%C3%A7%C3%A3o+do+ AudacityGuia de referência do Audacity • http://audacity.sourceforge.net/onlinehelp-1.2/reference.htmlManual audacity • http://audacity.sourceforge.net/help/audacity-manual-1.2.pdfColecção de sons • http://www.freesound.orgBiblioteca de músicas • http://www.ccmixter.orgVozes gravadas pelos autores do spot e outras bibliotecas de sons e músicas.Critérios de escolhaPartindo de duas perspectivas em confronto: a) o software é educativo por ter sido concebidopara esse efeito; b) o software é educativo pelo uso que lhe é dado[2] , podemos enquadrar oAudacity no tipo de software que é educativo pelo uso que lhe é dado, considerando o guião queescolhemos para esta unidade de trabalho como um recurso que é educativo por ter sidoconcebido para esse efeito.Tratando-se então de recursos de natureza diferente, a sua escolha também obedeceu a critériosdiferentes. Em relação ao Audacity, prevaleceu uma análise mais focada nas característicastécnicas e na documentação enquanto que os critérios para adopção do guião tiveram como focoa sua estrutura e qualidade, enquanto recurso educativo.Prevaleceu ainda, na escolha quer dum quer doutro recurso, a condição fundamental de seremconsiderados como Recursos Educativos Abertos, com possibilidade de cópia, distribuição eadaptação, como já foi referido na introdução deste documento.Foi também critério comum a escolha de recursos em língua portuguesa (o Audacity permite aopção de instalação dos menus em Português).
  3. 3. Audacity- Disponibilidade para download- Multiplataforma (Windows, Mac OX, Linux)- Documentação bastante completa- Menus simples e bem organizados- Suporte para edição, conversão e exportação de vários formatos de áudio (wav, ogg e mp3, etc.)- Possibilidade de captura de sons directamente do microfone acoplado ao computador- Possibilidade de mistura de várias pista de somGuião para construção de spots publicitários para rádio- Actividade simultaneamente lúdica e educativa- Boa organização e estrutura- Linguagem clara e de fácil compreensão, com instruções concisas- Cada instrução acompanhada por uma ilustração, o que, de acordo com um dos princípios daTeoria da Aprendizagem Multimédia, permite uma aprendizagem mais significativa[3]Cabe ainda uma nota para referir que este guião permite não só a construção dum soptpublicitário como ainda descreve pormenorizadamente algumas das funcionalidades e opções doAudacity. Mais do que um guião passo a passo, este documento acaba por ser um verdadeiromanual de introdução ao Audacity, permitindo a qualquer pessoa iniciar-se na descoberta destesoftware de edição de áudio.AdaptaçõesPoderá ser necessário adaptar o guião à versão do Audacity utilizada na unidade de trabalho e aosistema operativo Windows, já que as imagens do documento foram capturadas num ambienteoperativo diferente.
  4. 4. Desenho da actividadeDescriçãoEsta actividade será realizada durante uma oficina de formação de professores em Tecnologias deInformação e Comunicação.A oficina, integralmente online, terá a duração de 50 horas, distribuídas por 17 semanas.Para efeito de cálculo da duração da oficina, estima-se que cada formando desenvolveráactividades que não ocupem mais de três horas de trabalho por semana.Nesta unidade de trabalho pretende-se construir um clip de áudio que combine várias fontes desom.Será necessário construir um guião em texto, gravar vozes no computador e misturá-las com sonse música(s) já existentes.O resultado final da actividade será um spot publicitário para difusão via rádio escolar.O spot terá a duração mínima de 50 segundos e máxima de 1 minuto.Cada spot será construído por um grupo de 3 formandos e a unidade desenvolve-se ao longo de 4semanas.As dúvidas e questões relacionadas com esta actividade deverão ser colocadas no fórum de apoioà oficina de formação, no tópico especialmente criado para o efeito.O guião, que dará origem ao clip de áudio, deverá ser original e conter uma mensagem de carizpedagógico para a comunidade educativa a que se dirige.Não serão considerados spots iguais ao exemplo apresentado no Guião para construção de spotspublicitários para rádio.Objectivos- Conhecer a aplicação Audacity- Desenvolver espírito crítico e criativo- Desenvolver competências na edição de áudio- Desenvolver capacidades de pesquisa- Desenvolver capacidades de trabalho cooperativo e colaborativo
  5. 5. Tarefas1ª semana - Instalação do programa Audacity e consulta da documentação. A instalação doprograma pode ser apoiada no Guia rápido para instalação do Audacity2ª semana - Construção do Guião (em texto) para o spot publicitário.3º semana - Gravação das falas e pesquisa de sons e música(s)4ª semana - Criação do clip seguindo as instruções do Guião para construção de spots publicitáriospara rádioAvaliaçãoA actividade terá um peso de 25% do total da oficina (5 valores).Será considerada a criatividade e originalidade do texto assim como o seu valor educativo epedagógico para a comunidade, a proveniências dos sons e música(s) utilizados (exclusivamenterecursos cuja licença permita a cópia, adaptação e mistura), a duração do spot e o cumprimentodos prazos estabelecidos. Rui Páscoa Junho de 2011 Este documento foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos termos da mesma licença 2.5 Portugal Informação completa em http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/pt/1. Documento original em http://mrel05rp.wikispaces.com2. RAMOS, J.L. et.al.(2004) Sistema de Avaliação, Certificação, e Apoio à Utilização de Software para a Educação e Formação. Cadernos SACAUSEF nº1, Junho. Lisboa: Ministério da Educação. [Online], disponível em http://www.crie.min-edu.pt/files/@crie/1186584566_Cadernos_SACAUSEF_22_45.pdf, acedido em 12 de Junho de 2011.3. Mayer, R., Fennell S., Farmer, L., Campbell J. (2004). A Personalization Effect in Multimedia Learning: Students Learn Better When Words Are in Conversational Style Rather Than Formal Style. Journal of Educational Psychology, 96(2), 389-395. [Online], disponível em http://tecfa.unige.ch/tecfa/teaching/methodo/Mayer2004.pdf, acedido em 12 de Junho de 2011.

×