Your SlideShare is downloading. ×
Textos Jornalisticos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Textos Jornalisticos

65,688
views

Published on

Apresentação dos textos jornalísticos (8ºAno).

Apresentação dos textos jornalísticos (8ºAno).

Published in: Education

3 Comments
7 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
65,688
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
689
Comments
3
Likes
7
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Textos Jornalísticos •B R E V E SÍNTESE DO ESTUDO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS RSN 2008/09
  • 2. “ O FAC T O AI N D A N Ã O AC A B O U D E AC O N T E C E R E JÁ A MÃO NERVOSA DO REPÓRTER O TRANSFORM A.” CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
  • 3. Definição de notícia  NOTÍCIA – Relato objectivo de um acontecimento real. Trata-se, pois de um texto jornalístico cujo objectivo é informar.
  • 4. Características da notícia  A notícia deve ser:  Objectiva – Sendo um facto, o jornalista não deve emitir a sua opinião, quando redige/dá uma notícia. O texto deve por isso ser escrito/pensado sempre na 3º pessoa;
  • 5. Breve – A notícia deve limitar-se aos factos, devendo ser  clara. A linguagem usada deve ser simples e acessível com a predominância de substantivos e verbos;
  • 6. o Actual – A informação constante de uma notícia deve referir sempre um facto recente e de interesse geral.
  • 7. Estrutura da notícia  A notícia deve ter a seguinte constituição:  Título – deve sintetizar a informação e ser apelativo, de forma a chamar a atenção do leitor. Relaciona-se com o lead e pode ser acompanhado por um antetítulo ou por um subtítulo;
  • 8. Lead, cabeça ou parágrafo-guia – constitui o primeiro  parágrafo que resume o acontecimento, dando informações fundamentais ao leitor. Responde às perguntas: Quem? O quê? Quando? e Onde?
  • 9. o Corpo – É composto pelo restante texto, a partir do segundo parágrafo, e constitui o desenvolvimento da notícia com os pormenores da informação. Deve responder às perguntas: Como? e Porquê? NOTA: A notícia nem sempre respeita esta estrutura.
  • 10. Técnica da pirâmide invertida  Trata-se da técnica mais usada na construção de uma notícia. O jornalista começa por apresentar os factos mais  importantes, isto é, as informações são dadas seguindo a ordem decrescente de importância. O que é mais importante está no topo, precisamente o contrário do que acontece em romances, novelas e contos.
  • 11. Notícia – O primeiro Os outros géneros jornalísticos género  Além da notícia que é sempre o primeiro texto Reportagem  jornalístico a ser feito, há Entrevista  outros textos. Texto de opinião   Assim, quando o Crónica  interesse pelos factos Editorial ocorridos mantém as  pessoas interessadas, surgem outros géneros jornalísticos.
  • 12. Reportagem Texto de imprensa muito frequente que tem por base uma notícia. Pelo facto do jornalista se deslocar ao local do acontecimento, a reportagem pode conter imagens, entrevistas e uma apreciação do próprio jornalista.
  • 13. Entrevista •Texto que reúne informação com base em perguntas para captar a vida ou experiências de pessoas com interesse para os leitores.
  • 14.  O 4º Poder… Textos de opinião Na notícia, reportagem O quarto poder é uma expressão criada  e entrevista é para designar o poder dos meios de preponderante a comunicação social ou do vertente informativa, pelo que existe sempre jornalismo, em relação aos outros três um determinado grau poderes típicos do Estado democrático de objectividade. (Legislativo, Executivo e Judiciário). No entanto, em alguns Expressão usada para identificar o poder  textos de imprensa, a que os meios de comunicação social subjectividade marca a possuem, hoje em dia, para manipular a presença. É o caso dos textos de opinião. opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influir nas escolhas dos indivíduos e por fim da própria sociedade.