Your SlideShare is downloading. ×
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Verdades biblicas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Verdades biblicas

1,207

Published on

Questionario para os alunos de seus estudos biblico, muito bom

Questionario para os alunos de seus estudos biblico, muito bom

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,207
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Lição 01 A Bíblia Sagrada Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - O que significa a palavra Bíblia? ( )Livro antigo. ( )Coleção de documentos antigos. ( )Biblioteca ou coleção de livros. ( )Nenhuma das anteriores. 02 - Em quantas partes a Bíblia é dividida? ( )Em três partes: Antigo Testamento, Apócrifos e Novo Testamento. ( )Em duas partes: Antigo Testamento, contendo 39 livros e Novo Testamento contendo 27 livros. ( )Apenas uma, pois somente o Novo Testamento deve ser utilizado pelos cristãos. ( )Nenhuma das anteriores. 03 - Quanto tempo levou para a Bíblia ser escrita e quantos autores a escreveram? ( )Aproximadamente 1500 anos. Cerca de 40 autores provenientes dos mais variados ambientes a escreveram (Lucas – Médico, Paulo – Filósofo, Daniel – Estadista, Isaías e Amós - homens simples do campo, Davi e Salomão – Reis). ( )Em torno de 950 anos. Foi escrita por uns 25 autores como: Abraão, Jacó, Elias e Paulo. ( )Cerca de 1220 anos. Todo o Antigo Testamento foi escrito por Moisés e o Novo Testamento pelos discípulos de Jesus, totalizando uns 9 autores. ( )Nenhuma das anteriores. 04 - Para que Deus nos concedeu a Bíblia? ( )Para nos guiar no caminho da salvação. ( )Para nos orientar a fim de obtermos sucesso na educação dos filhos. ( )Para que sejamos felizes no casamento. A Bíblia nos orienta em todas as áreas da vida. ( )Todas as alternativas estão corretas. 05 - De acordo com Jesus, por que erramos muitas vezes? Por que ficamos desorientados e desanimados? Mateus 22:29 ( )Por não conhecermos a Bíblia nem o poder de Deus. ( )Porque o processo natural de aprendizagem é errar quantas vezes for necessário até aprender. ( )Erramos e nos desanimamos porque Deus nos desaponta e não responde às nossas expectativas. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 2. Lição 02 A Beleza da Criação Divina Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Como foi formado o universo? Hebreus 11:3; Salmo 33:6, 9 Por fenômenos acidentais. A terra e a vida foram criadas em seis dias consecutivos de 24 horas, por um Deus pessoal. Ele falou e tudo se fez, ordenou e tudo passou a existir. Por meio de longos processos de explosões cósmicas casuais. O universo sempre existiu sem uma causa primeira. 02 - Quem esteve presente e participou ativamente no ato da Criação? Gênesis 1:1-2; João 1:1-3 Deus, o Pai apenas. Deus Pai e Deus Espírito Santo. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo – ou seja, toda a trindade. Apenas Jesus. 03 - O que podemos aprender através do santo livro de Deus? Descobrimos de onde vimos, o que estamos fazendo aqui, o verdadeiro propósito da vida e para onde vamos. Aprendemos histórias antigas, mitologia, arqueologia e um pouco de filosofia. Nós nos tornamos teólogos e, às vezes, filósofos. Nenhuma das anteriores. 04 - Como se deu a criação do homem e da mulher? Gênesis 1:26, 27; 2:7, 18-25 O homem e a mulher foram criados através da evolução biológica. Deus ordenou e o homem e a mulher passaram a existir. O homem foi criado do pó da terra e a mulher, criada da costela de Adão, ambos à imagem e semelhança de Deus. Nenhuma das anteriores. 05 - O que Deus fez após a criação do homem? Deus descansou no sétimo dia, estabelecendo o sábado como memorial da criação. Foi embora para o lugar de Sua habitação. Contemplou toda a beleza de Sua Criação e estabeleceu o domingo como memorial da criação. Nenhuma das anteriores.
  • 3. Lição 03 Interferência na Criação Divina Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quantos anjos compõe o exército de Deus? Apocalipse 5:11 ( )Dezenas ( )Milhares e milhares de anjos. ( )Não existem anjos. ( )Centenas de anjos. 02 - Onde e com quem surgiu o mal? Ezequiel 28:14-17; Apocalipse 12:7-9 ( )O mal surgiu na Terra, quando Adão desobedeceu a Deus. ( )O surgimento do mal ocorreu no coração de Caim. Ele teve inveja de seu irmão Abel e o matou. ( )O mal surgiu no Céu com um anjo criado por Deus, chamado Lúcifer, chefe dos anjos, que se rebelou contra Deus. ( )Nenhuma das anteriores. 03 - Qual foi o pecado de Lúcifer e o que aconteceu com ele e seus anjos? Isaías 14:12-14; Apocalipse 12:7-9 ( )Lúcifer cometeu iniquidade e a Bíblia diz que iniquidade é a transgressão da Lei de Deus – 1 João 3:4. Lúcifer foi expulso do Céu, tornou-se inimigo de Deus e daqueles que lutam para fazerem a vontade de Deus. ( )Lúcifer cobiçou ocupar o lugar do Criador. Ele queria sentar-se no trono de Deus, ser semelhante ao Altíssimo, e ser adorado como Deus. Consequentemente ele foi banido do Céu. ( )Este anjo usou a mentira e a sedução para enganar a terça parte dos anjos. Devido à rebelião contra Deus, Lúcifer e os anjos que se alistaram ao seu lado foram expulsos do Céu. ( )Todas as alternativas estão corretas. 04 - Como foi que o pecado surgiu na Terra? Gênesis 2:15-17; 3:1-6 ( )Adão e Eva escolheram duvidar de Deus e isto resultou em morte. ( )Satanás usou uma serpente como disfarce, para que Eva desobedecesse a Deus. ( )Adão e Eva eram perfeitos e tinham plena capacidade de raciocinarem e decidirem livremente, mas infelizmente exerceram mal seu poder de escolha. ( )Todas as alternativas estão corretas. 05 - Contra quem o inimigo está especialmente irado e qual a estratégia que ele usa para enganar nos dias de hoje? Apocalipse 12:12, 17; 2 Coríntios 11:14, 15; Mateus 24:24 ( )Ele está irado especialmente contra aqueles que seguem os Dez Mandamentos da Lei de Deus. Sua maneira de enganar são sinais, curas, prodígios. Ele se mostra de maneira diferente e apresenta a verdade de forma distorcida. ( )O inimigo se volta especialmente contra aqueles que estão decididamente no pecado. Ele não engana ninguém. ( )Ele está irado contra os bandidos e criminosos que violam as leis de Deus. Ele tenta nos enganar insinuando que matar, roubar e destruir é melhor do que viver em paz de espírito. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 4. Lição 04 O Plano da Salvação Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Qual foi a reação Deus quando o homem caiu em pecado? Gênesis 3:8-10 ( )Virou as costas para o homem. ( )Teve uma reação de ódio e rancor. ( )Continuou amando o ser humano e foi em busca dele para ajudá-lo. ( )Sentiu o desejo de vingar-se. 02 - Quando foi estabelecido o plano da salvação? Apocalipse 13:8 ( )Depois que Adão e Eva pecaram contra Deus. ( )No dilúvio, através da pregação de Noé. ( )Quando Deus chamou Abraão e lhe prometeu a vinda do messias através de sua descendência. ( )Desde a fundação do mundo, antes mesmo de Deus criar o homem. 03 - Qual o resultado mais trágico do pecado? Isaías 59:2; Romanos 6:23 ( )Separação de Deus e, consequentemente, a morte. ( )Não existe pecado, mas para quem acredita nisso pode sofrer à toa. ( )Perda do dinheiro, emprego e dos bens materiais. ( )Nenhuma das anteriores. 04 - Qual a condição da natureza humana após o pecado? Gênesis 6:5; Salmo 51:5; Jeremias 13:23; Jeremias 17:9; Mateus 15:19 ( )Ficou mais santa. ( )Tornou-se corrompida e depravada. O homem se tornou impuro e imoral. ( )Permaneceu como era - perfeita. ( )Nenhuma das anteriores. 05 - O que Jesus fez para nos salvar? 1 Coríntios 15:3 C( )risto morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras. ( )Mostrou que existe um caminho de peregrinação, penitência e boas obras para ser aceito e perdoado por Deus. ( )Ensinou que a salvação é somente para aqueles que não cometeram adultério, assassinato, e roubo. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 5. Lição 05 Fé, Arrependimento e Confissão Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Qual é a virtude mais mencionada no Novo Testamento? ( )Bondade ( )Mansidão ( )Fé ( )Capacidade de perdoar 02 - Pode o homem desenvolver por si mesmo a fé? Como ela pode ser desenvolvida? Romanos 12:3 ( )O Espírito Santo, que opera na mente humana e a ilumina, produz fé em Deus. A fé é um dom de Deus que Ele dá a todos. Mediante o estudo da Bíblia passamos a desenvolver confiança em Deus, ou seja, fé. ( )Sim, o homem pode desenvolver fé em Deus por si mesmo. É só uma questão de condicionamento mental e dedicação. ( )Não. A fé só pode ser desenvolvida mediante treinamento dos pensamentos positivos com a ajuda de um mentor espiritual. ( )Nenhuma das anteriores. 03 - O que Jesus veio fazer? ( )Chamar os pecadores ao arrependimento. ( )Chamar os que não têm nenhum pecado para receber a recompensa. ( )Condenar o mundo. ( )Nenhuma das anteriores. 04 - O arrependimento verdadeiro... ( )Envolve tristeza pelo pecado e afastamento dele. Implica uma mudança da mente, da compreensão e da atitude para com Deus. ( )Não implica em mudança de atitudes e comportamento. ( )Envolve um forte sentimento de remorso ou medo da consequência do pecado, mas não necessariamente o desejo de abandonar o pecado. ( )Nenhuma das anteriores. 05 - O que acontece quando reconhecemos nossos pecados e os confessamos a Deus? João 1:19; Miquéias 7:18, 19; Isaías 43:25 ( )Ele nos perdoa e purifica de toda impureza. ( )Lança nossos pecados nas profundezas do mar. ( )Ele apaga nossas transgressões e não se recorda de nossos pecados. ( )Todas as alternativas estão corretas.
  • 6. Lição 06 Sinais da Vinda de Cristo Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - O que Jesus profetizou que ocorreria no mundo social antes de Sua Vinda? Mateus 24:6, 7, 10 ( )Que o mundo estaria envolvido em guerras, nações contra nações, ocorreriam muitas traições, ódio e fome. ( )Que o homem progrediria em todos os aspectos e a sociedade se tornaria cada vez mais pacífica. ( )Que o progresso acabaria com a fome e diferenças sociais. ( )Nenhuma das anteriores. 02 - Como a profecia bíblica descreve os tempos difíceis dos últimos dias que antecederiam a vinda de Jesus? 2 Timóteo 3:15 ( )Tempos de progresso e prosperidade em todos os cantos da Terra. ( )Desenvolvimento humanitário e igualdade social no mundo. ( )Desemprego, fome, pessoas egoístas, avarentas, pessoas blasfemando de Deus, filhos desobedientes aos pais, homens sem domínio de si, etc. ( )Estabelecimento da paz mundial. 03 - Que sinais preditos por Jesus ocorreriam na natureza? Mateus 24:7, 9 ( )O escurecimento do sol e da lua e uma deslumbrante queda de estrelas. ( )Eclipses e alinhamento de planetas. ( )Águas oceânicas invadiriam os continentes e o topo de várias montanhas. ( )Nenhuma das anteriores. 04 - O que Jesus predisse acerca do mundo religioso? Mateus 24:4, 5, 11 ( )Haveria enganos religiosos no tempo do fim, como o aumento das religiões, por exemplo. No mundo são mais de 35 mil religiões cristãs. Falsos cristos e falsos profetas operando sinais e grandes prodígios com o objetivo de enganar. ( )Surgimento de muitos líderes religiosos movidos pela ambição que usariam a religião, a bíblia, milagres e o nome de Deus para explorar as pessoas que os procuram em busca de curas, sinais e prodígios – 2 Pedro 2:1-3. ( )Que a pregação do evangelho a todo o mundo é o sinal de Deus que indica que o fim realmente chegou – Mateus 24:14. ( )Todas as alternativas estão corretas. 05 - O que devemos fazer para não sermos enganados diante de tantas religiões? ( )É preciso fazer teologia para não ser enganado. ( )Não é preciso comparar nada que ensinam com o que a Bíblia ensina, pois o engano é fácil de ser detectado. ( )É preciso provar se os espíritos provêm de Deus ou não. Ou seja, comparar. Aquele que deseja fazer a vontade de Deus deve comparar a doutrina da Bíblia com aquilo que outros ensinam. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 7. Lição 07 A Volta de Cristo Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quando ocorreu a primeira vinda de Jesus e quando ocorrerá a Sua segunda e terceira vinda? ( ) A primeira vinda ocorreu há 2000 anos aproximadamente, em Belém da Judéia. Hoje aguardamos a bendita esperança, a segunda vinda de Cristo. Ninguém sabe o dia em que Ele irá voltar pela segunda vez. Por isso é preciso vigiar e estar preparado. A terceira vinda ocorrerá após o período de mil anos. ( ) A primeira vinda ocorreu há 2000 anos, em Belém da Judéia. A segunda vinda ocorrerá em 2027 e a terceira, somente depois do milênio. ( ) Jesus veio pela primeira vez no início do primeiro século. Sua segunda vida está marcada para o final desta década ou da próxima e a terceira vinda sucederá depois dos mil anos. ( ) Nenhuma das anteriores. 02 - Como a Bíblia descreve a Segunda Vinda de Jesus? 2 Pedro 3:10; Mateus 24:30 ( ) Jesus voltará em silêncio e de maneira secreta. ( ) A vinda de Jesus será imperceptível para aqueles que não estiverem preparados. ( )Cristo virá como ladrão e muitos serão tomados de surpresa – 2 Pedro 3:10. Sua vinda será visível e gloriosa. Todos os povos da terra se lamentarão e contemplarão o Filho de Deus. ( ) Nenhuma das anteriores. 03 - Quando ocorre a primeira ressurreição e quem fará parte dela? João 5:28, 29, 1 Tessalonicenses 4:16, 17 ( ) A ressurreição dos justos ocorrerá somente na terceira vinda de Jesus. ( ) A ressurreição dos justos ocorrerá depois do milênio. ( ) A ressurreição dos justos ocorrerá na mesma ocasião da ressurreição dos ímpios para o juízo de Deus, e isto acontecerá depois da vinda secreta de Jesus. ( ) A primeira ressurreição, a ressurreição da vida, ocorre no momento exato da segunda vinda e está reservada somente aos fiéis. 04 - Onde estarão os justos após a segunda volta de Cristo? 1 Tessalonicenses 4:16, 17 ( )Imediatamente após a segunda vinda, Jesus estabelecerá seu reino de paz aqui na Terra. Nesta ocasião os justos reinarão com Cristo aqui na Terra. ( )Após a volta de Cristo os vivos fiéis serão arrebatados juntamente com os mortos fiéis ressuscitados e estarão com o Senhor no Céu, durante mil anos – Apocalipse 20:6. ( )Após a segunda vinda de Cristo os justos vivos serão arrebatados para o céu e o justos mortos continuarão mortos até que Jesus volte pela terceira vez. ( )Nenhuma das anteriores. 05 - Quando Jesus voltar o que acontecerá com aqueles que não se prepararam? Apocalipse 6:15-17; 9:6; 2 Tessalonicenses 2:8. ( )Tentarão fugir da glória de Cristo e procurarão se esconder nas cavernas e nos penhascos. Desejarão a morte, mas não a acharão. Serão então destruídos com a manifestação da glória de Cristo. ( )Será dada uma nova oportunidade. ( )Serão finalmente libertos de suas aflições e receberão a vida eterna.
  • 8. Lição 08 O milênio Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quando ocorrerá o milênio? ( ) O milênio já começou. ( ) Quando se manifestar o anticristo. ( ) Antes da volta de Jesus. ( ) Após a Segunda Vinda de Jesus, entre a primeira e a segunda ressurreição. 02 - O que os salvos farão durante o milênio? Apocalipse 20:4; 1 Coríntios 6:2, 3 ( ) A Bíblia não fala nada a esse respeito. ( ) Participarão do juízo de comprovação a fim de compreenderem a razão pela qual os ímpios se perderam. Assim, eles confirmarão o veredicto de Deus. ( ) Eles intercederão pelos que não se salvaram, para que tenham uma segunda chance. ( )Nenhuma das anteriores. 03 - Como ficarão os ímpios durante o milênio? Apocalipse 20:5 ( ) Permanecerão mortos na sepultura. ( ) Os ímpios continuarão a viver o transcurso natural da vida. ( ) Estarão vivos para poderem se arrepender por terem rejeitado a graça salvadora de Jesus. ( ) Nenhuma das anteriores. 04 - Como ficará a Terra durante os mil anos? Jeremias 4:23-26; 25:33 ( ) As cidades ficarão intactas, cheias de vida e de habitantes. ( ) As catástrofes naturais continuarão a ocorrer como ocorrem nos dias de hoje, mas a vida transcorrerá o seu curso normal. ( ) Em completo estado de caos. As cidades serão destruídas diante do Senhor e do furor de Sua ira. Não haverá pessoas vivas, mesmo a paisagem natural não será poupada. ( ) Nenhuma das anteriores. 05 - Passados os mil anos, o que acontecerá com Satanás e os ímpios? (Apocalipse 20:1-3, 5-7) ( ) Os ímpios ressuscitarão. Satanás será solto de sua prisão, pois terá novamente a quem tentar. Então Satanás e seus anjos, juntamente com todos os ímpios serão finalmente destruídos. ( ) Conquistarão a Cidade Santa. ( ) Deus concederá uma nova chance para o anjo rebelde. ( ) A Bíblia não fala nada a respeito do que acontecerá depois dos mil anos.
  • 9. Lição 09 A verdade sobre a morte Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Do que é formado o homem? Gênesis 2:7 ( )O homem é formado de corpo, mente, espírito e alma. ( )O homem é formado de corpo e alma. Na morte, o corpo perece, mas a alma é imortal e independente do corpo. ( )O homem é formado de pó da terra + fôlego de vida, resultando em um ser ou alma vivente. ( )Nenhuma das anteriores. 02 - O que significa que o homem não recebeu uma alma ao ser criado, mas se tornou uma alma vivente? Gênesis 2:7; Ezequiel 18:4 ( )Que alma não é uma entidade separada do corpo, mas sim o resultado dos elementos “barro + fôlego de vida”. Se faltar um desses elementos a alma morre. ( )Significa que o ser humano vivo é uma alma vivente. ( )Significa que o ser humano não tem uma alma dentro dele, mas que ele é uma alma vivente. ( )Todas as alternativas estão corretas. 03 - Por que o ensino da imortalidade da alma não tem fundamento bíblico? ( )Somente Deus possui imortalidade – 1 Timóteo 6:16. ( )A imortalidade da alma não possui fundamento bíblico, pois a “alma que pecar, essa morrerá”. Após a morte o homem volta ao pó da terra e o espírito, ou fôlego de vida, volta para Deus que o deu – Eclesiastes 12:7. ( )Na Bíblia a palavra “espírito” nunca se refere à uma entidade consciente desencarnada. Davi afirma: “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio” – Salmo 115:17. ( )Todas as alternativas estão corretas. 04 - O que a Bíblia ensina sobre o estado do homem na morte? Eclesiastes 9:5, 6 ( )Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa alguma, ou seja, estão totalmente inconscientes. ( )Os mortos não têm consciência alguma, pois sua memória jaz no esquecimento. Eles estão sepultados e não sabem de coisa alguma. ( )Os mortos não podem se comunicar com os seres vivos e nem os seres vivos com eles. Os mortos estão na sepultura em completo estado de inconsciência. ( )Todas as alternativas estão corretas. 05 - O resultado do pecado é a morte – Romanos 6:23. Qual é a solução de Deus para a morte? João 5:28, 29; 1 Tessalonicenses 4:14? ( )A reencarnação. ( )Não existe solução para a morte. Lamentavelmente a morte é o fim! ( )Jesus é a solução para a morte e para o pecado. Ele morreu pelos pecadores e ressuscitou. Todos os que morreram crendo em Jesus e aceitaram a Sua graça, serão ressuscitados para a vida eterna. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 10. Lição 10 A Nova Terra Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quem são as pessoas que entrarão nesta linda e santa cidade? Apocalipse 21:27 ( )Pessoas que praticam abominação. ( )Os que praticam a mentira. ( )Coisas e pessoas contaminadas. ( )Somente os que tiveram seus pecados perdoados e o nome inscrito no livro da vida do Cordeiro. 02 - O que nunca mais teremos na Nova Terra? Apocalipse 21:4; Isaías 35:5, 6; Isaías 65:19. ( )Não haverá morte, luto, pranto e dor. ( )Não haverá cegos, nem aleijados, não haverá mais tristeza e a alegria será eterna. ( )Nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem de clamor. ( )Todas as alternativas estão corretas. 03 - O que os salvos farão na Nova Terra? Isaías 65:21-24 ( )Edificarão casas e nelas habitarão. Plantarão vinhas e comerão o seu fruto. Não edificarão para que outros habitem. Não plantarão para que outros comam. Os salvos desfrutarão de todas as obras das próprias mãos. ( )Não haverá atividades de lazer e trabalho. ( )A Bíblia não fala nada a respeito disso. ( )Não haverá muitas pessoas com quem conversar. 04 - Para quem Deus preparou essa cidade? 1 Coríntios 2:9 ( )Para cristãos professos que não vivem conforme a vontade de Deus. ( )Para aqueles que amam a Deus e procuram fazer a Sua vontade. ( )Para aqueles que rejeitam conhecer a Deus. ( )Para aqueles que não se arrependeram dos seus pecados. 05 - O que é preciso para que eu esteja na Nova Terra? Mateus 7:21; João 14:15 ( )Amar a Jesus e fazer a Sua vontade. A marca daqueles que amam a Jesus é a obediência aos Seus mandamentos. ( )Apenas frequentar os cultos da igreja. ( )Apenas não fazer mal a ninguém. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 11. Lição 11 Salvação pela Graça Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Como uma pessoa podia ser salva nos tempos do Antigo Testamento? Gênesis 6:8; 15:6; Salmo 6:4; 13:5; 86:15 ( ) Pelas obras de bondade para com o próximo. ( ) Através dos animais que eram sacrificados, independentemente da fé. ( ) Pela graça mediante a fé no Messias vindouro, tipificado nos sacrifícios de animais. ( ) Nenhuma das anteriores. 02 - De acordo com o Novo Testamento, como podemos ser salvos? Atos 15:11; Efésios 2:8 ( ) Unicamente pela graça, mediante a fé em Jesus. ( ) Mediante a observância da Lei. ( ) Através de boas obras. ( ) Por meio de penitências. 03 - Qual é o primeiro passo no caminho da salvação? (Atos 16:31; 4:12; João 14:6) ( ) Crer em Jesus como único Salvador. Não existe salvação sem crença no Senhor Jesus como o Cordeiro de Deus que tira os nossos pecados. ( ) Crer que Jesus era um sábio mestre. ( ) Crer que Jesus é um dos caminhos para a vida eterna. ( ) Nenhuma das anteriores. 04 - Qual é o segundo passo para no caminho da salvação? Atos 3:19 ( ) Continuar com o mesmo estilo de vida e hábitos contrários à vontade de Deus. ( ) Fazer boas obras para compensar as coisas erradas que fez no passado. ( ) Arrependimento e conversão. Toda pessoa que aceita a Cristo passa por esse processo de arrependimento e conversão, ou seja, o abandono das coisas erradas. ( ) Nenhuma das anteriores. 05 - Qual é o terceiro, quarto e quinto passos no caminho da salvação? 1 João 1:9; Marcos 16:16; 1 João 2:28; Filipenses 4:9 ( ) 3º passo: Confissão do pecado; 4º: passo: o batismo; 5º passo: permanecer em Cristo praticando os ensinamentos bíblicos. ( ) 3º passo: devolver o dízimo; 4º passo: participar da Ceia; 5º passo: frequentar a igreja. ( ) 3º passo: frequentar a igreja; 4º passo: participar da Ceia; 5º passo: devolver o dízimo. ( ) Nenhuma das anteriores.
  • 12. Lição 12 A verdade sobre o juízo Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quem comparecerá perante o tribunal de Cristo? 2 Coríntios 5:10; Eclesiastes 12:14 ( ) Todas as pessoas. ( ) Apenas os seres humanos mais cruéis que já existiram em toda a história. ( ) Apenas aqueles que cometeram pecados que não se tornaram públicos. ( ) Nenhuma das anteriores. 02 - Qual o critério que Deus utilizará para realizar este juízo? Tiago 2:12 ( ) Pelo padrão moral de cada um, ou seja, conforme o que cada um julga ser certo ou errado. ( ) Pelo padrão cultural dominante. ( ) Sua própria Lei – Os Dez Mandamentos. ( ) Nenhuma das anteriores. 03 - Qual é a primeira fase do juízo e quando ela ocorre? ( ) A primeira fase do juízo é a de investigação. Ele deve ocorrer antes da volta de Jesus, pois de acordo com apocalipse 22:12, quando Ele vier, trará a recompensa a cada um. ( ) Juízo executivo ou juízo final. ( ) Juízo de comprovação. ( ) Nenhuma das anteriores. 04 - Qual é a segunda e a terceira fase do juízo divino e quando elas ocorrem? ( ) A segunda fase do juízo é de comprovação e ocorre depois da segunda vinda de Jesus. Após os mil anos ocorre a terceira fase, o juízo executivo ou juízo final no qual Deus destruirá o mal de uma vez por todas. ( ) A segunda fase é chamada juízo de investigação e ocorre depois dos mil anos. A terceira fase é chamada juízo final, quando Deus dará uma nova chance para os ímpios. ( ) A segunda fase é chamada de juízo de execussão, e ocorre antes da Segunda Vinda de Jesus. A terceira fase é o juízo investigativo e ocorre depois dos mil anos. ( ) Nenhuma das anteriores. 05 - De que modo ocorrerá esse julgamento? Apocalipse 20:12; Romanos 2:2 ( ) O juízo de Deus é segundo a verdade. Será de acordo com nossas obras registradas nos livros celestiais. ( ) Os anjos são as testemunhas nesse juízo. Eles registram nossas obras, boas e más. No dia do juízo seremos julgados conforme as obras que praticamos registradas nesses livros. ( ) Os anjos são as testemunhas, Satanás é o acusador e Jesus é nosso advogado e juiz. ( ) Todas as alternativas estão corretas.
  • 13. Lição 13 As Leis na Bíblia Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Para que serviam as leis cerimoniais? Levítico 1-4 ( ) Regiam o serviço diário e anual do santuário e serviam de ensino e de ilustração do plano de salvação no Antigo Testamento. ( ) Serviam para a realização da cerimônia da Santa Ceia. ( ) As leis cerimoniais foram criadas pelos judeus para a formação da cultura judaica e o estabelecimento dos judeus como nação. ( ) Nenhuma das anteriores. 02 - Até quando as leis cerimoniais vigoraram? Efésios 2:15 ( ) A lei cerimonial foi dada temporariamente até a vinda de Cristo para ensinar a salvação. A Bíblia nos ensina claramente que a lei cerimonial foi abolida na cruz. ( ) Até a destruição do templo de Jerusalém no ano 70 d.C. ( ) Até o quarto século da era cristã, quando o cristianismo se tornou a religião oficial do império romano. ( ) As leis cerimoniais não foram abolidas. 03 - O que Jesus disse sobre a lei dos Dez mandamentos, aquela que foi escrita pelo dedo de Deus em duas tábuas de pedra? Mateus 5:17, 18 ( ) Jesus disse que a Lei dos Dez Mandamentos foi abolida. ( ) Cristo suspendeu a Lei dos Dez Mandamentos. ( ) Jesus disse que veio cumprir a Lei e não abolir. ( ) Nenhuma das anteriores. 04 - É necessário seguir os Dez Mandamentos após aceitar a Jesus como Salvador pessoal? Romanos 3:31 ( ) Sim, pois a fé e a graça não anulam a Lei, mas a confirmam. ( ) Não, pois vivemos agora debaixo da graça de Deus. ( ) Sim, é preciso seguir os Dez Mandamentos, com exceção do quarto que requer a observância do sábado, pois o domingo cristão tomou o lugar do sábado judeu. ( ) Nenhuma das anteriores. 05 - Como podemos obedecer a lei de Deus? João 14:15; 1 João 5:3 ( ) Através do esforço próprio. ( ) Por meio de muito treino, esforço, dedicação que pode ser motivado pelo medo ou pelo amor. ( ) Embora o homem não tenha condições de obedecer a Deus por si mesmo, ao se unir a Cristo ele recebe a graça divina e desenvolve amor por Deus e o expressa através da obediência. ( ) Nenhuma das anteriores.
  • 14. Lição 14 A Mudança dos Dez Mandamentos Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Qual é a função dos Dez Mandamentos? Gálatas 3:24; Romanos 3:20 ( ) Controlar o ser humano e cercear sua liberdade. ( ) Revelar o nosso pecado e nos conduzir a Cristo, o único que pode nos salvar. ( ) Desenvolver nossa capacidade de obediência e de nos salvar do pecado. ( ) Nenhuma das anteriores. 02 - O que a Bíblia profetizou que aconteceria com a lei de Deus? (Daniel 8:12; 7:25; Apocalipse 14:12) ( ) A verdade de Deus seria jogada por terra. ( ) Os Dez Mandamentos seriam alterados (mudariam os tempos e a lei). ( ) Satanás criaria um sistema religioso que proferiria palavras contra o Altíssimo. ( ) Todas as alternativas estão corretas. 03 - O que os homens fizeram com a verdade de Deus? (Romanos 1:25) ( ) Seguiram a verdade. ( ) Exaltaram a verdade. ( ) Mudaram a verdade em mentira. ( ) Nenhuma das anteriores. 04 - O que Jesus advertiu acerca daqueles que obedeciam as tradições em lugar dos mandamentos de Deus? (Marcos 7:6- 9, 13) ( ) Negligenciam o mandamento de Deus e invalidam Sua Palavra pela tradição dos homens. ( ) Que as tradições da igreja são mais importantes que a Palavra de Deus. ( ) Que os ensinamentos bíblicos são tão normativos quanto a tradição. ( ) Nenhuma das anteriores. 05 - Para quem foi dado o sábado e qual o seu prazo de validade? Marcos 2:27; Isaías 56:6, 7; Isaías 66:23 ( ) O sábado foi dado para todo ser humano e continuará sendo observado na Nova Terra. ( ) O sábado foi concedido apenas para os judeus e sua validade terminou na cruz. ( ) O sábado foi concedido para toda humanidade, mas perdeu a validade quando Jesus morreu. ( ) Nenhuma das anteriores.
  • 15. Lição 15 A origem da guarda do domingo Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quem instituiu a observância do sábado e quando isso ocorreu? (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11) ( ) Os judeus, no Monte Sinai. ( ) Os gregos, no segundo século a.C., na Macedônia. ( ) Deus, na criação. ( ) Os adventistas, nos EUA em meados do século 19. 02 - Quantas vezes aparece a palavra domingo na Bíblia? ( ) Nenhuma ( ) 7 vezes ( ) 9 vezes ( ) 11 vezes 03 - Quais são as características distintivas do povo de Deus no tempo do fim? Apocalipse 12:17 ( ) Observam o domingo como o verdadeiro dia de guarda estabelecido por Deus na Criação. ( ) Observam o domingo da mesma maneira que Jesus e os apóstolos faziam e mantêm o testemunho de Jesus. ( ) Guardam os mandamentos de Deus, o que inclui a observância do sábado, exatamente como Cristo e os apóstolos faziam, e mantêm o testemunho de Jesus. ( ) Nenhuma das anteriores. 04 - Quem institucionalizou a guarda do domingo no cristianismo? ( ) O imperador Constantino promulgou o primeiro decreto estabelecendo a observância do domingo, o venerável dia do sol como dia de repouso. Esse decreto foi confirmado, sem nenhuma base bíblica, pela igreja romana no concílio de Laodiceia no ano 364 d.C. ( ) Jesus modificou o dia de guarda conforme registrado no Novo Testamento. ( ) Os apóstolos de Jesus instituíram o domingo como dia de guarda conforme o mandato de Cristo. ( ) Nenhuma das anteriores. 05 - A quem devemos prestar obediência? Atos 5:29 ( ) Devemos obedecer aos homens mesmo em questões contrárias à vontade de Deus. ( ) Devemos obedecer as tradições familiares, mesmo que sejam contrárias à Palavra de Deus. ( ) Devemos obedecer doutrinas que sejam contrárias aos ensinos da Bíblia. ( ) Devemos obedecer a Deus acima de qualquer coisa.
  • 16. Lição 16 O mandamento esquecido Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quem estabeleceu o sábado, quando e por quê? (Gênesis 2:1-3; Marcos 2:27, 28) ( )Deus estabeleceu o sábado, na criação, para o benefício do homem. ( )Deus estabeleceu o sábado no Sinai, apenas para o povo judeu. ( )Moisés estabeleceu o sábado no Sinai para distinguir os israelitas dos outros povos. ( )Abraão estabeleceu o sábado para que sua descendência fosse distinguida entre outras nações. 02 - O que Deus fez para distinguir o sábado dos demais dias? Gênesis 2:1-3 ( )Deus abençoou o primeiro dia e o santificou e por isso devemos guardar o domingo. ( )Deus terminou a obra da criação e abençoou a sexta-feira e a designou como dia santo. ( )No sétimo dia da criação Deus descansou de toda obra que tinha feito como Criador, abençoou e santificou este dia. ( )Nenhuma das anteriores. 03 - Que dia foi observado por Jesus? Lucas 4:16, 31 ( )Sábado ( )Domingo ( )Sexta- feira ( )Não observava nenhum dia. 04 - Que dia guardavam os seguidores de Jesus? Lucas 23:53-56; Atos 13:14, 27,42, 44;17:2; 18:4 ( )Sábado ( )Domingo ( )Sexta- feira ( )Nenhum dia. 05 - Que exemplo do apóstolo Paulo pode ser observado? Atos 18:1, 4, 11 ( )Mesmo tendo guardado o sábado Paulo ensinou que não devemos mais observar este dia. ( )Paulo observava o domingo como o dia do Senhor. ( )A Bíblia registra que Paulo esteve na cidade de Corinto por um ano e meio e que todos os sábados ele foi à igreja para adorar o Criador. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 17. Lição 17 A verdade sobre a saúde Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Que cuidado Deus teve para com o homem recém-criado? Gênesis 1:29, 30 ( )Proveu carne de carneiro. ( )Proveu carne de bezerro. ( )Proveu carne branca. ( )Proveu uma dieta adequada, vegetariana. 02 - Mesmo permitindo o uso da carne, que orientações deu o Senhor quanto ao seu consumo? Gênesis 9:24; Levítico 11:47 ( )Não comer carne com sangue (mal passada) e fazer diferença entre animais imundos e limpos. ( )Não fazer nenhuma distinção entre animais imundos e limpos. ( )Permitiu consumir carne de qualquer espécie, tanto do mar quanto da terra. ( )Proibiu o consumo da carne de cordeiro. 03 - Marque a alternativa falsa. Quais são as características dos animais limpos? (Levítico 11:2-19, 29) ( )Os quadrúpedes devem ter unhas fendidas, casco dividido e devem ruminar (versos 2, 3). Os peixes devem ter barbatanas e escamas (versos 9, 10). ( )Aves de rapina são consideradas animais imundos (versos 13-19). ( )Os répteis são animais imundos (verso 29). ( )A carne de porco e seus derivados são puros e permitidos por Deus para o consumo (versos 7, 8). 04 - O que a Bíblia fala sobre o uso de bebidas alcoólicas? Provérbios 20:1; 23:29-35 ( )Permite moderadamente. ( )Não permite. ( )Deixa a nosso critério. ( )Permite bebidas com baixo teor de álcool. 05 - Porque Deus se preocupa com a nossa alimentação? 1 Coríntios 6:19, 20 ( )Porque o nosso corpo é santuário do Espírito Santo. Deus deseja que tenhamos saúde física, mental e espiritual. ( )Porque o Espírito Santo transmite as verdades de Deus através da nossa mente e o nosso hábito alimentar pode prejudicar a apreensão e compreensão destas verdades. ( )Porque Deus deseja a nossa felicidade e bem-estar. ( )Todas as alternativas estão corretas.
  • 18. Lição 18 O dom de profecia Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Jesus afirmou que nos últimos dias surgiriam muitos falsos cristos e falsos profetas, ou seja, um falso dom de profecia. Como podemos saber se um profeta é falso ou verdadeiro? 1 João 4:1 ( )Quando ele apresenta uma mensagem agradável. ( )Devemos provar seus ensinos através da Bíblia. ( )Pela conveniência da mensagem. ( )Por sua erudição ou eloquência. 02 - Quais são as marcas de um profeta verdadeiro? ( )1 João 4:2 – Aceita a encarnação de Cristo e Sua divindade. ( )Isaías 8:20; Mateus 7:15, 16 – Seus ensinos estão em harmonia com a Bíblia e produz frutos. ( )Deuteronômio 18:21, 22 – Suas predições devem se cumprir e quando o profeta recebe visões ele perde sua força física, permanece em estado de inconsciência, deixa de respirar, os olhos permanecem abertos e recebe uma força sobrenatural. ( )O profeta verdadeiro deve apresentar todas as marcas acima citadas, pois Satanás também opera sinais. Portanto, a presença de apenas um desses sinais não é prova suficiente de um verdadeiro dom de profecia. 03 - Que evidência existe de que o dom profético foi mantido no período da era cristã? Lucas 2:36; Atos 21:8, 9; Efésios 4:11, 12 ( )Ana e as quatro filhas de Filipe eram profetizas. Paulo ensina que um dos dons concedidos pelo Espírito é o dom de profecia. ( )Não existe nenhuma evidência. ( )Manifestações de êxtase e línguas estranhas são evidências do dom profético. ( )Nenhuma das anteriores. 04 - Entre quem a Bíblia afirma que nos últimos dias o dom de profecia estaria presente? Apocalipse 12:17; 19:10 ( )Entre aqueles que seguem os mandamentos de Deus e mantêm o testemunho de Jesus. ( )Entre aqueles que não acreditam na encarnação de Jesus. ( )Entre aqueles que não creem na divindade de Cristo. ( )Entre aqueles que usam a Bíblia para pregar a mentira. 05 - Quem os adventistas do sétimo dia reconhecem ter recebido o dom profético? ( )Guilherme Miller ( )José Bates ( )Ellen Gould White ( )Pastor Frederico Wheeler
  • 19. Lição 19 Dízimos e ofertas Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - A quem pertence a Terra e o Universo? Salmo 24:1 ( )Diabo ( )Anjo Gabriel ( )Deus ( )Homem 02 - O que Deus faz por Seus filhos? Deuteronômio 8:17, 18 ( )Sustenta e dá forças para o homem adquirir riquezas. ( )Mantém-se distante. ( )Faz passar por dificuldades. ( )Faz o homem se tornar autossuficiente. 03 - Por que razão possui Deus direito sobre nós e nossos bens? Gênesis 1:1; Salmos 24:1; 50:10, 11 ( )Porque Ele é um ditador autoritário. ( )Porque é o Criador. ( )Porque Ele deseja nos controlar. ( )Nenhuma das anteriores. 04 - O que significa a palavra dízimo e que percentual de nossas rendas Deus reservou para que Lhe devolvêssemos como ato de adoração? (Levíticos 27:30) ( )quinta parte ou 5% ( )vigésima parte ou 20% ( )décima parte ou 10% ( )décima quinta parte ou 15% 05 - Em relação às ofertas, quem determina a quantia? Por quê? Deuteronômio 16:17 ( )A quantia da oferta é determinada pelo adorador, pois ele deve ofertar na proporção que possa dar, conforme as bênçãos recebidas. ( )O homem determina a quantia da oferta, pois a oferta tem menos valor no ato de adoração a Deus do que o dízimo. ( )O adorador determina a quantia da oferta, pois o importante é doar, mesmo com tristeza no coração ou por obrigação. ( )Nenhuma das anteriores.
  • 20. Lição 20 Identificando a igreja verdadeira Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Em que estão edificadas as crenças da igreja do Deus vivo? Efésios 2:19, 20 ( )Em toda a Bíblia. ( )Na Bíblia e na tradição. ( )No ensino de profetas modernos. ( )Nenhuma das anteriores. 02 - O que a igreja verdadeira ensina a respeito da salvação? Atos 16:30, 31; 4:12 ( )A salvação é obtida pelos méritos dos santos que intercedem pelo pecador. ( )A salvação é alcançada pela graça de Cristo mais as obras meritórias. ( )Ensina que Jesus é o único e absoluto salvador e intercessor. ( )Todos os caminhos levam a Deus e à salvação. 03 - O que a igreja do Deus vivo ensina sobre a segunda vinda de Jesus? João 14:1-3; Apocalipse 1:7; 1 Tessalonicenses 4:16; Apocalipse 20:6 ( )Vinda de Jesus nas nuvens, com milhares de anjos e todo o olho O verá. Nesse dia os mortos em Cristo ressuscitarão incorruptíveis e os vivos serão transformados e reinarão com Cristo no Céu por mil anos. ( )Jesus voltará de maneira secreta para arrebatar secretamente a Sua igreja. ( )Jesus já voltou. ( )Jesus voltará e passará os mil anos aqui na Terra. 04 - O que a igreja do Deus vivo deve ensinar sobre a Lei de Deus? Apocalipse 12:17; 14:12; João 14:15; Tiago 2:10 ( )Que os Dez mandamentos foram abolidos. ( )Que o quarto mandamento da Lei de Deus foi abolido e trocado pela observância do domingo. ( )Que qualquer dia da semana serve como o dia separado e abençoado por Deus para adorá-Lo. ( )Que os Dez Mandamentos continuam valendo, inclusive o quarto mandamento que requer a observância do sábado. 05 - Qual é o campo missionário da igreja verdadeira? (Mateus 24:14; Apocalipse 14:6) ( )A igreja de Deus é um movimento mundial de pregação do evangelho. ( )A igreja de Deus está restrita a um bairro ou cidade. ( )A igreja de Deus está restrita a um estado ou país. ( )A igreja de Deus está restrita apenas a poucos países.
  • 21. Lição 21 Batismo Avaliação: Responda as perguntas abaixo: 01 - Quantas espécies de batismo são reconhecidas na Bíblia? Efésios 4:5 ( )Duas espécies: imersão e aspersão. ( )Três espécies: imersão, aspersão e infusão. ( )Apenas uma espécie: imersão. ( )Nenhuma das anteriores. 02 - Com o que Paulo identifica a experiência do batismo? Romanos 6:3-4 ( )Morte, sepultamento, e ressurreição de Cristo. ( )Sepultamento da velha natureza. ( )Ressurgimento para uma nova vida. ( )Todas as alternativas estão corretas. 03 - De que forma Cristo foi batizado por João? Marcos 1:9-10 ( )Aspersão ( )Imersão ( )Infusão ( )Não foi batizado 04 - De acordo com Pedro, no dia de Pentecostes, de que maneira o povo deveria mostrar seu arrependimento? Atos 2:38 ( )Através do batismo (arrependimento e confissão dos pecados). ( )Através de penitências. ( )Através de autopunição. ( )Nenhuma das anteriores. 05 - Quem é que pode ser batizado? Atos 16:30, 31; Atos 2:38 ( )Crianças e recém-nascidos que ainda não desenvolveram a razão, ou seja, a consciência do pecado e a capacidade para compreender que Jesus morreu por eles. ( )Aquele que não peca mais. ( )Aquele que conhece a Jesus, arrepende-se dos pecados e decide viver conforme Seus santos ensinamentos. ( )Todas as alternativas estão corretas.

×