Your SlideShare is downloading. ×
0
Jundiaí

Millena C. Rodrigues – nº 27
Conheça o
Revelando
 Com a proposta de difundir a diversidade da

cultura tradicional do Estado, o Revelando São
Paulo, há 16 anos, estimula ...
 Nesta grande festa popular, a pluralidade da mesa
paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e
as danças tr...
Jundiaí
 Jundiaí é um município do interior do estado de São

Paulo.
 Dista 57,7 quilômetros da capital do estado. Com 370

126 ...
História
 A região de Jundiaí, até início do século XVII, era habitada

exclusivamente por povos indígenas; alguns grupos...
 Sua economia passou por uma fase de estagnação após 1695,

durante o apogeu do ciclo da mineração, reativando-se
contudo...
Subdivisões
 A prefeitura elaborou uma divisão administrativa

oficial para o município, dividindo-a em sete regiões:
cen...
Geografia
 Jundiaí situa-se a uma altitude média de 762 metros.
 O clima do município é o tropical de altitude,

apresen...
Economia
 Considerada uma região próspera no estado de São

Paulo, Jundiaí ocupa o oitavo lugar no ranking do
PIB do esta...
Religião
 De maioria cristã, a cidade é sede da Diocese de

Jundiaí, com maioria da população católica. Há
também express...
Entrevista
 Millena: A senhora esta gostando do Revelando?
 Sra.: Estou gostando sim!
 Millena: Qual é a comida típica ...
Fotos do Revelando
Jundiaí
Jundiaí
Jundiaí
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Jundiaí

70

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
70
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Jundiaí"

  1. 1. Jundiaí Millena C. Rodrigues – nº 27
  2. 2. Conheça o Revelando
  3. 3.  Com a proposta de difundir a diversidade da cultura tradicional do Estado, o Revelando São Paulo, há 16 anos, estimula paulistas do interior e da capital a conhecer sua própria história.  Neste evento, participam 200 municípios.  Nesta grande festa, a pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço
  4. 4.  Nesta grande festa popular, a pluralidade da mesa paulista, assim como o artesanato, a música, o folclore e as danças tradicionais de várias regiões reúnem-se no mesmo espaço  Durante todos os dias, milhares de pessoas conferiram o artesanato de 130 cidades do Estado de São Paulo com uma rica mostra dos trançados de palha, timbopé, taboa e cipó, a cerâmica com as panelas de barro do Vale do Ribeira, bordados, crochês, bonecas de pano, entalhamento e imagens confeccionados por santeiros populares.  Os cerca de 120 espaços de culinária produziram pratos característicos dos caipiras, caiçaras, tropeiros e piracuara revelando os sabores da “Mesa Paulista”.
  5. 5. Jundiaí
  6. 6.  Jundiaí é um município do interior do estado de São Paulo.  Dista 57,7 quilômetros da capital do estado. Com 370 126 habitantes é, no estado, o 15° município mais populoso e o sétimo maior fora da Grande São Paulo.  Seu nome é uma referência ao Rio Jundiaí.
  7. 7. História  A região de Jundiaí, até início do século XVII, era habitada exclusivamente por povos indígenas; alguns grupos viviam em clãs familiares, caracterizando-se pelo nomadismo e outros eram sedentários.  Em 1655, Jundiaí marcava o limite norte do povoamento da Capitania de São Vicente. Esse povoamento acusava dois rumos principais: um de Jundiaí para leste, atingindo a zona montanhosa banhada pelo Rio Atibaia e outro de Jundiaí para o norte, alcançando o vale do Rio Mojiguaçu.
  8. 8.  Sua economia passou por uma fase de estagnação após 1695, durante o apogeu do ciclo da mineração, reativando-se contudo depois de 1785, quando a agricultura se fortaleceu com a cana de açúcar, feijão, cereais, algodão e café.  No dia 28 de março de 1865, Jundiaí foi elevada à condição de município.  O aniversário do município é comemorado em 14 de dezembro, data em que foi elevada à categoria de vila.  Em 2005, foi aprovada uma emenda que decretou feriado municipal na data, comemorado a partir de 2006.
  9. 9. Subdivisões  A prefeitura elaborou uma divisão administrativa oficial para o município, dividindo-a em sete regiões: central, leste, oeste, norte, sul, vetor noroeste e vetor oeste. Cada região é dividida em bairros.  O ponto mais setentrional de Jundiaí, é o bairro Champirra. O bairro Campo Verde é o mais oriental, a Serra do Japi é a localização mais meridional do município e, por fim, o local mais ocidental da cidade é o bairro Rio das Pedras.
  10. 10. Geografia  Jundiaí situa-se a uma altitude média de 762 metros.  O clima do município é o tropical de altitude, apresentando verões quentes e chuvosos e invernos amenos e subsecos. A temperatura média anual é de 20,9 graus centígrados.  O índice pluviométrico anual fica em torno de 1 350 mm.
  11. 11. Economia  Considerada uma região próspera no estado de São Paulo, Jundiaí ocupa o oitavo lugar no ranking do PIB do estado.  Jundiaí sempre foi conhecida como a terra da uva e do morango, tendo um grande destaque no cenário nacional.  Mas, além de ter uma grande produção agrícola, o município tornou-se um polo para empresas de logística.
  12. 12. Religião  De maioria cristã, a cidade é sede da Diocese de Jundiaí, com maioria da população católica. Há também expressiva parcela de protestantes, que frequentam diversas igrejas evangélicas.
  13. 13. Entrevista  Millena: A senhora esta gostando do Revelando?  Sra.: Estou gostando sim!  Millena: Qual é a comida típica da sua cidade?  Sra.: Predomina lá é o milho, uva, mas de coida mesmo     é a polenta, e comidas típicas da Italia e de Portugual porque tem bastante italiano e portugues! Millena: Qual é o artesanato da sua cidade? Sra.: São mais as bonecas! Millena: Qual é o lugar mais visitados na sua cidade? Sra.: Tem uma praça que os artesões expõe as bonecas... Eu acho que é lá!
  14. 14. Fotos do Revelando
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×