Your SlideShare is downloading. ×
Módulo 16 Instalação do DSpace 3.x Windows Linux
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Módulo 16 Instalação do DSpace 3.x Windows Linux

942
views

Published on

Instruções de instalação do DSpace para sistemas operacionais Windows e Linux. …

Instruções de instalação do DSpace para sistemas operacionais Windows e Linux.
Treinamento realizado pela Quatro Elementos, conforme site abaixo:
http://quatroelementos.com.br/dspace

Published in: Technology

4 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • @paulohard10 Boa noite Paulo, bom saber que gostou do material!
    Para se alterar o logo da instituição, você deve começar a customizar o DSpace através do tema que você está utilizando.
    Na página abaixo tem uma explicação básica de como fazer isso:
    https://wiki.duraspace.org/pages/viewpage.action?pageId=19006135
    Antes de criar seu próprio tema sozinho, sugiro que você faça algumas alterações no tema que você já tem funcionando> Na página abaixo tem mais informações de como os temas DSpace XMLUI funcionam.
    https://wiki.duraspace.org/pages/viewpage.action?pageId=25470781
    Abraço
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Boa noite Rodrigo, muito bom o seu material. Instalei o Dspace pela 1ª vez no Windows Server 2003, como faço para alterar o logotipo Dspace para trocar por um da Instituição que trabalho? Agradeço retorno. Paulo Hard.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • @EdsonAvelino1 Obrigado Edson, a intenção é disponibilizar conteúdo para o máximo de pessoas possível. Entendo que assim todos seremos beneficiados, com melhores profissionais e informações de fácil acesso. Abraço!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Caro Rodrigo,
    Obrigado por disponibilizar este ótimo tutorial.
    Segui o passo a passo e instalei.
    att
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
942
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
59
Comments
4
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide
  • 4 Elementos Gestão da Informação
  • 4 Elementos Gestão da Informação
  • Transcript

    • 1. Av. Paulista, n. 726 – 17 andar http://www.quatroelementos.com.br Fone: + 55 11 2613-6744 - 4506- 3226 cursos@quatroelementos.com.br Curso DSpaceDesenvolvimento e Administração de Repositórios Digitais Vania Santos e Rodrigo Prado de Jesus São Paulo, 2013 Módulo Instalação do Dspace
    • 2. Objetivos do Módulo Ao final deste módulo, você será capaz de:  Instalar a infra-estrutura de software necessária para o DSpace  Fazer as configurações básicas para instalação do DSpace  Instalar o DSpace em ambiente Microsoft Windows  Instalar o DSpace em sistemas operacionais baseados em Linux
    • 3. Pré-requisitos para instalação do DSpace Antes de iniciar a instalação do DSpace é necessário preparar a infraestrutura de software para o pleno funcionamento do sistema. Os aplicativos que devem ser instalados são os seguintes:  JDK - Java Development Kit  Apache Maven  Apache Ant  Servidor de banco de dados - PostgreSQL ou Oracle  Servidor de aplicação – Tomcat, Jetty, Glassfish, etc.
    • 4. JDK - Java Development Kit O DSpace é um aplicativo desenvolvido com a utilização da linguagem de programação Java. Assim, será necessária a instalação de uma maquina virtual Java. O DSpace precisa da versão do JDK 6 ou mais recente para rodar. A última versão disponível (Versão 7) pode ser obtida no endereço:http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
    • 5. Apache Maven Apache Maven é uma ferramenta para gerenciamento e automação de projetos em Java. O Apache Maven é necessário na primeira fase do processo de compilação do DSpace para montar o pacote de instalação do sistema. A última versão do Apache Maven (Versão 3.0.4) pode ser obtida no endereço: http://maven.apache.org/download.html
    • 6. Apache Ant Apache Ant é uma ferramenta de linha de comando para construir aplicações em Java. Ele fornece diversas tarefas para compilar, montar, testar e executar programas em Java. A última versão do Apache Ant (Versão 1.8.4) pode ser obtida no endereço: http://ant.apache.org/bindownload.cgi
    • 7. PostgreSQL O PostgreSQL é um servidor de banco de dados de código aberto que roda em diversos sistemas operacionais. Possui suporte completo para chaves estrangeiras, joins, views, triggers e procedures. A última versão do PostgreSQL (Versão 9.2.2) pode ser obtida no endereço: http://www.postgresql.org/download/
    • 8. Apache Tomcat Apache Tomcat é um servidor de aplicação Java que implementa as tecnologias Java Servlet e Java Server Pages. É necessário para hospedar a aplicação Dspace. A última versão do Apache Tomcat pode ser obtida no endereço: http://tomcat.apache.org/
    • 9. DSpace A última versão do Dspace (Versão 3.0) pode ser obtida pelo endereço: http://www.dspace.org/latest-release/
    • 10. Instalação DSpace
    • 11. Instalação DSpace - Windows Antes de iniciar a instalação certifique-se que você baixou e salvou todos os pré-requisitos mencionados em uma pasta, como mostrado abaixo:
    • 12. Passo 1 Para instalar o JDK, dê um clique duplo no arquivo “jdk-7u11-windows-i586.exe”, siga as instruções na tela e aceite o acordo de licença:
    • 13. Passo 2 Para instalar o Apache Ant, crie uma pasta chamada ant, por exemplo, no drive “C:” e extraia o conteúdo do arquivo “apache-ant-1.8.4-bin.zip” nessa pasta.
    • 14. Passo 3 Para instalar o Apache Maven, crie uma pasta chamada maven, por exemplo, no drive “C:” e extraia o conteúdo do arquivo “apache-maven-3.0.4-bin.zip” na pasta C:maven.
    • 15. Passo 4 Agora é necessário definir algumas variáveis de ambiente para que o sistema “encontre” os programas instalados Adicionar à variável PATH:; C:Program FilesJavajdk1.7.0_11bin;C:antbin;C:mavenbin Setar na variável JAVA_HOME o valor: C:Program FilesJavajdk1.7.0_11 Setar na variável ANT_HOME o valor: C:ant
    • 16. Passo 5 Para testar se tudo está funcionando, execute os comandos abaixo no prompt de comando: > java –version > ant –version > mvn –version
    • 17. Passo 6 Para instalar o PostgreSQL, dê um clique duplo no arquivo “postgresql-9.2.2-1-windows.exe” e siga as instruções do instalador.
    • 18. Passo 7 Crie uma base de dados para o Dspace. Para fazer isso, execute o seguinte programa: Iniciar->Todos os programas->PostgreSQL 9.2->pgAdmin III Nessa janela, clique com o botão direito no seu servidor e clique em conectar, como mostrado abaixo:
    • 19. Passo 7 - continuação Primeiro é necessário criar um usuário chamado “dspace”. Depois de expandir a conexão com o servidor, clicando em “+”, clique com o botão direito do mouse em “Login Roles” e em “New Login Role” conforme figura abaixo:
    • 20. Passo 7 - continuação Agora crie um usuário chamado “dspace” com a senha desejada (neste caso, a senha é “dspace”), como mostrado na tela seguinte e clique em OK.
    • 21. Passo 7 - continuação Crie uma database chamada “dspace” colocando como owner o usuário “dspace” criado na etapa anterior, conforme mostra a figura abaixo e clique em OK.
    • 22. Passo 8 Para instalar o Apache Tomcat, dê um clique duplo no arquivo “apache-tomcat-7.0.35.exe” e siga as instruções na tela.
    • 23. Passo 8 - continuação Será solicitada a inclusão do usuário e senha para acesso à administração do Tomcat, entre com esses dados conforme tela abaixo:
    • 24. Passo 8 - continuação Será solicitada a definição da pasta onde o Tomcat será instalado. Para essa instalação nós usamos a pasta “C:Tomcat”, conforme figura abaixo: Siga as instruções padrão até que a instalação seja concluída
    • 25. Passo 9 Antes de iniciar a instalação do DSpace, crie um diretório para armazenar os arquivos do DSpace. Nesse caso, nós usaremos “C:dspace”
    • 26. Passo 9 - continuação Extraia todo o conteúdo do arquivo “dspace-3.0-src- release.zip” numa pasta no drive “C:”. Nesse caso, nós usaremos a pasta “C:dspace-3.0-src-release”, conforme figura abaixo:
    • 27. Passo 9 – build.properties O arquivo “build.properties” contém as configurações básicas para instalação do DSpace pela primeira vez localizado na pasta [dspace-source]. Faça as configurações iniciais do DSpace , editando o arquivo “build.properties”.
    • 28. Passo 9 – build.properties - continuação dspace.install.dir - deve ser definido o diretório de instalação do DSpace. dspace.hostname - nome completo do domínio do servidor web. dspace.baseUrl - URL completa da página inicial do DSpace dspace.name - Nome próprio do seu servidor, ex. “Biblioteca Digital da Faculdade”. default.language - linguagem padrão da aplicação, ex. “pt_BR”.
    • 29. Passo 9 – build.properties - continuação db.name - banco de dados usado na aplicação DSpace (postgres or oracle). db.driver - Driver do banco de dados. db.url – URL para conexão ao banco de dados. db.username - O usuário do banco de dados. db.password - A senha do banco de dados. mail.server - Nome completo do domínio do servidor de e- mail que será usado pelo DSpace. mail.from.address - Endereço de e-mail a ser colocado como remetente nos e-mails enviados pelo DSpace.
    • 30. Passo 9 – build.properties - continuação mail.feedback.recipient - E-mail para receber feedbacks. mail.admin - E-mail do administrador do DSpace. mail.alert.recipient - E-mail para receber alertas/erros do servidor DSpace (não é essencial, mas é bem útil). mail.registration.notify – E-mail quando novos usuários se registram (opcional). Após a edição do arquivo “build.properties” basta fechar e salvar o aquivo.
    • 31. Construir o pacote de instalação DSpace Depois de ter editado o arquivo de configuração, abra o prompt de comando e vá para a pasta ” C:dspace-3.0-src- releasedspace” Agora digite o comando mvn package e tecle enter A conexão com à Internet é necessária para executar essa operação, pois o Maven irá fazer o download de todas as dependências necessárias para o DSpace.
    • 32. Construir o pacote de instalação DSpace Ao final da operação, você receberá a seguinte mensagem:
    • 33. Instalar o DSpace e inicializar base de dados Agora no prompt de comando vá para a pasta ”C:dspace- 3.0-src-releasedspacetargetdspace-3.0-build” Execute o comando “ant fresh_install”.
    • 34. Instalar o DSpace e inicializar base de dados Ao final da operação, você receberá a seguinte mensagem:
    • 35. Criar usuário para administração do DSpace Para criar uma conta para o administrador do sistema execute o seguinte comando e siga os passos solicitados: C:dspacebindspace create-administrator
    • 36. Fazer deploy da aplicação Usando o Explorer vá até a pasta “C:dspacewebapps”
    • 37. Fazer deploy da aplicação Copie as pastas “jspui” e “xmlui” para a pasta webapps do Tomcat
    • 38. Fazer deploy da aplicação Inicie o serviço do Tomcat caso ele não esteja rodando. Abra as páginas http://localhost:8080/xmlui e http://localhost:8080/jspui no navegador.
    • 39. Instalação DSpace - Linux Para instalação o DSpace no Linux, é necessário estar conectado à internet. Comece instalando os pré-requisitos necessários para rodar o DSpace. Primeiro, rode o comando sudo apt-get update para atualizar a lista de pacotes dos repositórios do Linux Ubuntu.
    • 40. Instalar JDK Instale o JDK com o comando abaixo:  sudo apt-get install openjdk-7-jdk
    • 41. Servidor Tomcat e PostgreSQL Instale o servidor web Tomcat e o banco de dados PostgreSQL com os comandos abaixo:  sudo apt-get install tasksel  sudo tasksel
    • 42. Servidor Tomcat e PostgreSQL Selecione as opções PostgreSQL database e Tomcat Java Server e tecle enter. O sistema irá instalar o banco de dados e o servidor web automaticamente.
    • 43. Apache Ant e Apace Maven Instale o Apache Ant e o Maven com o comando abaixo:  sudo apt-get install ant maven2
    • 44. Criar o usuário DSpace no PostgreSQL Crie o usuário da base de dados com os comandos abaixo:  sudo su postgres  createuser -U postgres -d -A -P dspace  exit
    • 45. Criar o usuário DSpace no PostgreSQL Habilite o usuário criado no passo anterior a se conectar no banco de dados:  sudo gedit /etc/postgresql/9.1/main/pg_hba.conf Adicione a linha “local all dspace md5” ao arquivo de configuração e clique em salvar:
    • 46. Criar o usuário DSpace no PostgreSQL Reinicie o servidor de banco de dados com o comando abaixo:  sudo service postgresql restart Crie a base de dados DSpace com o comando abaixo  sudo su postgres  createdb –U dspace –E UNICODE dspace
    • 47. Configurar o Apache Tomcat Configure o Apache Tomcat para reconhecer a aplicação DSpace:  sudo gedit /etc/tomcat6/server.xml Insira as linhas abaixo no antes do fechamento da tag </Host> e salve o arquivo. <Context path="/xmlui" docBase="/dspace/webapps/xmlui" allowLinking="true"/> <Context path="/jspui" docBase="/dspace/webapps/jspui" allowLinking="true"/>
    • 48. Download e instalação do DSpace Crie o diretório do DSpace com o comando abaixo  sudo mkdir /dspace Baixe a última versão do DSpace com o comando abaixo:  wget http://downloads.sourceforge.net/project/dspace/DSpace %20Stable/3.0/dspace-3.0-src-release.tar.bz2 Extraia o arquivo baixado com o comando abaixo:  tar -xvjf dspace-3.0-src-release.tar.bz2
    • 49. Configuração DSpace – build.properties O arquivo “build.properties” contém as configurações básicas para instalação do DSpace pela primeira vez localizado na pasta [dspace-source]. Faça as configurações iniciais do DSpace , editando o arquivo “build.properties”.  cd dspace-3.0-src-release.tar.bz2  sudo gedit build.properties
    • 50. Configuração DSpace – build.properties dspace.install.dir - deve ser definido o diretório de instalação do DSpace. dspace.hostname - nome completo do domínio do servidor web. dspace.baseUrl - URL completa da página inicial do DSpace dspace.name - Nome próprio do seu servidor, ex. “Biblioteca Digital da Faculdade”. solr.server - URL completa do servidor Solr. O DSpace utiliza o Solr http://lucene.apache.org/solr/ para indexação. default.language - linguagem padrão da aplicação, ex. “pt_BR”.
    • 51. Configuração DSpace – build.properties db.name - banco de dados usado na aplicação DSpace (postgres or oracle). db.driver - Driver do banco de dados. db.url – URL para conexão ao banco de dados. db.username - O usuário do banco de dados. db.password - A senha do banco de dados. mail.server - Nome completo do domínio do servidor de e- mail que será usado pelo DSpace. mail.from.address - Endereço de e-mail a ser colocado como remetente nos e-mails enviados pelo DSpace.
    • 52. Configuração DSpace – build.properties mail.feedback.recipient - E-mail para receber feedbacks. mail.admin - E-mail do administrador do DSpace. mail.alert.recipient - E-mail para receber alertas/erros do servidor DSpace (não é essencial, mas é bem útil). mail.registration.notify – E-mail quando novos usuários se registram (opcional). Após a edição do arquivo “build.properties” basta fechar e salvar o aquivo.
    • 53. Compilar e construir o DSpace O código fonte baixado deve ser compilado para que o servidor consiga executá-lo. O Apache Maven compila o código fonte e o Apache Ant vai iniciar o banco de dados e copiar o código compilado para um local onde o servidor de aplicação possa utilizar.
    • 54. Construir o pacote de instalação DSpace Depois de ter editado o arquivo de configuração, abra o prompt de comando e vá para a pasta ” [dspace- source]/dspace-3.0-src-release.tar.bz2” cd dspace-3.0-src-release.tar.bz2 Agora digite o comando “mvn package” e tecle enter mvn package A conexão com à Internet é necessária para executar essa operação, pois o Maven irá fazer o download de todas as dependências necessárias para o DSpace.
    • 55. Construir o pacote de instalação DSpace Ao final da operação, você receberá a seguinte mensagem:
    • 56. Instalar o DSpace e inicializar base de dados Agora vá para a pasta [dspace- source]/dspace/target/dspace-3.0-build”  cd dspace/target/dspace-3.0-build Excute o comando “ant fresh_install”.  sudo ant fresh_install
    • 57. Instalar o DSpace e inicializar base de dados Ao final da operação, você receberá a seguinte mensagem:
    • 58. Criar usuário para administração do DSpace Para criar uma conta para o administrador do sistema execute o seguinte comando e siga os passos solicitados:  sudo /dspace/bin/dspace create-administrator
    • 59. Instalação do DSpace Defina as permissões para o Apache Tomcat e reinicie o servidor de aplicação:  sudo chown tomcat6:tomcat6 /dspace -R  sudo service tomcat6 restart
    • 60. Testar a aplicação Abra as páginas http://localhost:8080/xmlui e http://localhost:8080/jspui no navegador.
    • 61. Av. Paulista, n. 726 – 17 andar http://www.quatroelementos.com.br Fone: + 55 11 2613-6744 - 4506- 3226 cursos@quatroelementos.com.br Curso DSpaceDesenvolvimento e Administração de Repositórios Digitais Vania Santos e Rodrigo Prado de Jesus São Paulo, 2013 FIM DO Módulo Instalação do Dspace

    ×