Instalação DSpace 4.x Windows
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Instalação DSpace 4.x Windows

  • 579 views
Uploaded on

Instalação do DSpace em ambientes Microsoft Windows

Instalação do DSpace em ambientes Microsoft Windows

More in: Software
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Boa tarde Alex Exagerado, por favor, reveja o slide 32 para corrigir o erro.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Olá, muito bom seu tutorial sobre o Dspace.
    No meu caso deu um erro no mvn package, vc sabe como corrigir este erro?
    [ERROR] Failed to execute goal org.apache.maven.plugins:maven-antrun-plugin:1.7:
    run (native2ascii-utf8) on project modules: Error executing ant tasks: C:\DSpace
    \dspace-4.1-release\dspace\modules\target\antrun\build-Encode any UTF-8 chars in
    [src]\*.properties.xml (A sintaxe do nome do arquivo, pasta ou nome do volume e
    stß incorreta) -> [Help 1]
    [ERROR]
    [ERROR] To see the full stack trace of the errors, re-run Maven with the -e swit
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
579
On Slideshare
559
From Embeds
20
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
28
Comments
2
Likes
3

Embeds 20

http://www.slideee.com 20

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Curso DSpace Desenvolvimento e Administração de Repositórios Digitais Vania Santos e Rodrigo Prado de Jesus São Paulo, 2014 Módulo Instalação do DSpace - Windows Av. Paulista, n. 726 – 17 andar http://www.quatroelementos.com.br Fone: + 55 11 4506-3226 cursos@quatroelementos.com.br rodrigo@quatroelementos.com.br
  • 2. Objetivos do Módulo  Ao final deste módulo, você será capaz de:  Instalar a infra-estrutura de software necessária para o DSpace  Fazer as configurações básicas para instalação do DSpace  Instalar o DSpace em ambiente Microsoft Windows
  • 3. Pré-requisitos para instalação  Antes de iniciar a instalação do DSpace é necessário preparar a infraestrutura de software para o pleno funcionamento do sistema. Os aplicativos que devem ser instalados são os seguintes:  JDK - Java Development Kit  Apache Maven  Apache Ant  Servidor de banco de dados - PostgreSQL ou Oracle  Servidor de aplicação – Tomcat, Jetty, Glassfish, etc.
  • 4. JDK - Java Development Kit  O DSpace é um aplicativo desenvolvido com a utilização da linguagem de programação Java. Assim, será necessária a instalação de uma maquina virtual Java. O DSpace precisa da versão do JDK 6 ou mais recente para rodar.  A última versão disponível pode ser obtida no endereço: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
  • 5. Apache Maven  Apache Maven é uma ferramenta para gerenciamento e automação de projetos em Java.  O Apache Maven é necessário na primeira fase do processo de compilação do DSpace para montar o pacote de instalação do sistema.  A última versão do Apache Maven pode ser obtida no endereço: http://maven.apache.org/download.html
  • 6. Apache Ant  Apache Ant é uma ferramenta de linha de comando para construir aplicações em Java. Ele fornece diversas tarefas para compilar, montar, testar e executar programas em Java.  A última versão do Apache Ant pode ser obtida no endereço: http://ant.apache.org/bindownload.cgi
  • 7. PostgreSQL  O PostgreSQL é um servidor de banco de dados de código aberto que roda em diversos sistemas operacionais. Possui suporte completo para chaves estrangeiras, joins, views, triggers e procedures.  A última versão do PostgreSQL pode ser obtida no endereço: http://www.postgresql.org/download/
  • 8. Apache Tomcat  Apache Tomcat é um servidor de aplicação Java que implementa as tecnologias Java Servlet e Java Server Pages. É necessário para hospedar a aplicação Dspace.  A última versão do Apache Tomcat pode ser obtida no endereço: http://tomcat.apache.org/
  • 9. DSpace  A última versão do DSpace pode ser obtida pelo endereço: http://www.dspace.org/latest-release/
  • 10. Instalação DSpace
  • 11. Instalação DSpace - Windows  Antes de iniciar a instalação certifique-se que você baixou e salvou todos os pré-requisitos mencionados em uma pasta, como mostrado abaixo:
  • 12. Instalação do JDK  Para instalar o JDK, dê um clique duplo no arquivo “jdk-***-windows-***.exe”, siga as instruções na tela e aceite o acordo de licença:
  • 13. Instalação do Apache Ant  Para instalar o Apache Ant, crie uma pasta chamada ant, por exemplo, no drive “C:” e extraia o conteúdo do arquivo “apache-ant-***-bin.zip” nessa pasta.
  • 14. Instalação do Apache Maven  Para instalar o Apache Maven, crie uma pasta chamada maven, por exemplo, no drive “C:” e extraia o conteúdo do arquivo “apache-maven-***-bin.zip” na pasta C:maven.
  • 15. Definir variáveis de ambiente  Agora é necessário definir algumas variáveis de ambiente para que o sistema “encontre” os programas instalados  Adicionar à variável PATH: C:Program FilesJavajdk*.**bin;C:antbin;C:mavenbin  Setar na variável JAVA_HOME o valor: C:Program FilesJavajdk***  Setar na variável ANT_HOME o valor: C:ant
  • 16. Teste se tudo está funcionando  Para testar se tudo está funcionando, execute os comandos abaixo no prompt de comando: > java –version > ant –version > mvn –version
  • 17. Instalação do PostgreSQL  Para instalar o PostgreSQL, dê um clique duplo no arquivo “postgresql-***-windows.exe” e siga as instruções do instalador.
  • 18. Criação da base de dados para o DSpace  Crie uma base de dados para o DSpace. Para fazer isso, execute o seguinte programa: Iniciar->Todos os programas->PostgreSQL ***->pgAdmin III  Nessa janela, clique com o botão direito no seu servidor e clique em conectar, como mostrado abaixo:
  • 19. Criação da base de dados para o DSpace  Primeiro é necessário criar um usuário chamado “dspace”. Depois de expandir a conexão com o servidor, clicando em “+”, clique com o botão direito do mouse em “Login Roles” e em “New Login Role” conforme figura abaixo:
  • 20. Criação da base de dados para o DSpace  Agora crie um usuário chamado “dspace” com a senha desejada (neste caso, a senha é “dspace”), como mostrado na tela seguinte e clique em OK.
  • 21. Criação da base de dados para o DSpace  Crie uma database chamada “dspace” colocando como owner o usuário “dspace” criado na etapa anterior, conforme mostra a figura abaixo e clique em OK.
  • 22. Instalação do Apache Tomcat  Para instalar o Apache Tomcat, dê um clique duplo no arquivo “apache-tomcat-***.exe” e siga as instruções na tela.
  • 23. Instalação do Apache Tomcat  Será solicitada a inclusão do usuário e senha para acesso à administração do Tomcat, entre com esses dados conforme tela abaixo:
  • 24. Instalação do Apache Tomcat  Será solicitada a definição da pasta onde o Tomcat será instalado. Para essa instalação nós usamos a pasta “C:Tomcat”, conforme figura abaixo:  Siga as instruções padrões até que a instalação seja concluída
  • 25. Iniciar a instalação do DSpace  Antes de iniciar a instalação do DSpace, crie um diretório para armazenar os arquivos do DSpace. Nesse caso, nós usaremos “C:dspace”
  • 26. Iniciar a instalação do DSpace  Extraia todo o conteúdo do arquivo “dspace-***-src- release.zip” numa pasta no drive “C:”. Nesse caso, nós usaremos a pasta “C:dspace-***-src-release”, conforme figura abaixo:
  • 27. Iniciar a instalação do DSpace – build.properties  O arquivo “build.properties” contém as configurações básicas para instalação do DSpace pela primeira vez. Esse arquivo está localizado na pasta [dspace-source].  Faça as configurações iniciais do DSpace , editando o arquivo “build.properties”.
  • 28. build.properties - continuação  dspace.install.dir - deve ser definido o diretório de instalação do DSpace.  dspace.hostname - nome completo do domínio do servidor web.  dspace.baseUrl - URL completa da página inicial do DSpace  dspace.name - Nome próprio do seu servidor, ex. “Repositório Digital da Universidade”.  default.language - linguagem padrão para os metadados, ex. “pt_BR”.
  • 29. build.properties - continuação  db.name - banco de dados usado na aplicação DSpace (postgres or oracle).  db.driver - Driver do banco de dados.  db.url – URL para conexão ao banco de dados.  db.username - O usuário do banco de dados.  db.password - A senha do banco de dados.  mail.server - Nome completo do domínio do servidor de e- mail que será usado pelo DSpace.  mail.from.address - Endereço de e-mail a ser colocado como remetente nos e-mails enviados pelo DSpace.
  • 30. build.properties - continuação  mail.feedback.recipient - E-mail para receber feedbacks.  mail.admin - E-mail do administrador do DSpace.  mail.alert.recipient - E-mail para receber alertas/erros do servidor DSpace (não é essencial, mas é bem útil).  mail.registration.notify – E-mail quando novos usuários se registram (opcional).  Após a edição do arquivo “build.properties” basta fechar e salvar o aquivo.
  • 31. Construir o pacote de instalação  Depois de ter editado e salvo o arquivo de configuração, abra o prompt de comando e vá para a pasta ”C:dspace- ***-src-releasedspace”  Agora digite o comando mvn package e tecle enter  A conexão com à Internet é necessária para executar essa operação, pois o Maven irá fazer o download de todas as dependências necessárias para o DSpace.
  • 32. Construir o pacote de instalação DSpace  Caso você tenha problemas nesse comando, verifique a página abaixo de como corrigir o erro [arquivo pom.xml]: https://github.com/DSpace/DSpace/pull/503/files  Ao final da operação, você receberá a seguinte mensagem:
  • 33. Instalar o DSpace e inicializar base de dados  Agora no prompt de comando vá para a pasta ”C:dspace- ***-src-releasedspacetargetdspace-***-build”  Execute o comando “ant fresh_install”.
  • 34. Instalar o DSpace e inicializar base de dados  Ao final da operação, você receberá a seguinte mensagem:
  • 35. Criar usuário para administração do DSpace  Para criar uma conta para o administrador do sistema execute o seguinte comando e siga os passos solicitados: C:dspacebindspace create-administrator
  • 36. Fazer deploy da aplicação  Usando o Windows Explorer vá até a pasta “C:dspacewebapps”
  • 37. Fazer deploy da aplicação  Copie as pastas “jspui”, “oai”, “solr” e “xmlui” para a pasta webapps do Tomcat. Ex: C:Program FilesApache Software FoundationTomcat 7.0webapps
  • 38. Testar a aplicação DSpace  Inicie o serviço do Tomcat caso ele não esteja rodando.  Abra as páginas http://localhost:8080/xmlui e http://localhost:8080/jspui no navegador.
  • 39. Curso DSpace Desenvolvimento e Administração de Repositórios Digitais Vania Santos e Rodrigo Prado de Jesus São Paulo, 2014 Fim do Módulo Instalação do DSpace - Windows Av. Paulista, n. 726 – 17 andar http://www.quatroelementos.com.br Fone: + 55 11 4506-3226 cursos@quatroelementos.com.br rodrigo@quatroelementos.com.br