Projeto meio ambiente 2010
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
14,881
On Slideshare
14,881
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
66
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Projeto Interdisciplinar Educação Ambiental: Serra do Estrondo INSTITUTO PRESBITERIANO VALE DO TOCANTINS Paraíso do Tocantins Maio de 2010
  • 2. Projeto Interdisciplinar Educação Ambiental: Serra do Estrondo Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins Maria José Alencar de Andrade Paraíso do Tocantins Maio de 2010
  • 3. Mensagem Meio ambiente Cuidar do meio ambiente, Olhe para o futuro, para tudo, Sempre é um compromisso. O que deseja chegar a ser e viver: Sem ter hora, nem assunto, Estar no Paraíso, sonhando e Pense nisso! acreditando, Ou num lugar triste que não Olhar para a Serra do Estrondo, queremos ter? Nos traz muito prazer. Pois ela nos faz perceber. Superar os obstáculos não é o Que a natureza. mesmo, que sonhar e viver. Faz parte do nosso ser. Mas sim, superar o medo de ajudar, O ambiente, a Serra e o Paraíso que Imagine o Paraíso, desejamos ter. Sempre com um arco-íris. Agora imagine o Paraíso, Com o meio ambiente preservado, Em vez de triste, com um sorriso. A Serra do Estrondo ficará melhor assim. Sem problemas no futuro, E um Paraíso sem fim. Aluna: Thaysa Samara Prof: Joselita 7.5 (um dos poemas vencedores no concurso de poemas sobre o meio ambiente)
  • 4. Apresentação Podemos definir o planeta terra como um lugar onde ocorrem grandes transformações, e o homem com o poder de agir sobre a natureza é o maior responsável por essas modificações causadas na biosfera. Sabemos que nos últimos 100 anos a população cresceu quatro vezes, a água potável está diminuindo, a pesca está se esgotando, o aquecimento global e a camada de ozônio já estão causando severos transtornos. Os cientistas já chegaram a conclusão que a única maneira de vencer e evitar catástrofes maiores é buscar o desenvolvimento sustentável; no entanto temos que vencer três grandes desafios para que ele ocorra: A garantia de recursos naturais; não jogar poluição mais que a biosfera pode absorver e lutar pela redução da pobreza no mundo. Diante de tantas transformações, cresce a responsabilidade de cada um de nós sobre o destino do nosso planeta. Sabemos que se somos parte deste meio, tudo que fizermos em prol do mesmo é importante para manter o equilíbrio da vida. O grande desafio de cada comunidade é a partir de cada cidadão, construir ações transformadoras, visando melhor qualidade de vida. Paraíso do Tocantins tem um dos mais belos cartões postais do estado, a Serra do Estrondo, que precisa ser reconhecida como patrimônio público que deve ser respeitada e preservada, principalmente ao que se refere às queimadas.
  • 5. Justificativa Buscando a garantia de um futuro melhor para todos e percebendo que é através de ações e mobilizações no sentido de cuidar e preservar o meio ambiente e principalmente a Serra do Estrondo, é que estaremos evitando sua devastação e degradação à qual tem sofrido devido as constantes queimadas e desmatamento. Estas ações tem como justificativa o desenvolvimento de atitudes que condizam com o homem atual, que busca em primeiro lugar ter qualidade de vida, através da harmonia com a natureza, cuidando e preservando-a em todos os âmbitos.
  • 6. OBJETIVOS Geral Desenvolver no cidadão paraisense a consciência da responsabilidade de preservar e cuidar dos patrimônios históricos-geográficos naturais do município, possibilitando o conhecimento de diversas questões a respeito das relações do homem com o meio ambiente, suscitando reflexões acerca das conseqüências que essas relações vem desencadeando. Específicos • Contribuir para uma interação sadia e agradável entre escola e comunidade. • Despertar nos jovens o interesse pelas raízes históricas e lendas que envolvem a Serra do Estrondo • Mostrar, através das ações do projeto, a beleza e a diversificação que existe na Serra. • Respeitar o meio ambiente, através da economia de água e de luz. • Incentivar a perseverança em atitudes individuais e em grupo, para a melhoria do meio ambiente. • Reflexão sobre a responsabilidade de cada ser humano para a manutenção do meio ao qual está inserido. • Incentivo a adoção de posturas corretas e multiplicação da idéia de viver em harmonia com a natureza.
  • 7. METODOLOGIA Etapas: 1- Formação da equipe de professores e alunos que estarão à frente do projeto; 2- Reunião com a comunidade escolar: Gestoras, suporte pedagógico, professores, alunos e supervisores; 3- Confecção de cartazes sobre o meio ambiente, ressaltando as belezas naturais do nosso meio – Serra do Estrondo, meu cartão postal. Disciplina: História; Geralda 4- Confecção de desenhos retratando a Serra do Estrondo para confecção dos panfletos educativos -Disciplina: Artes e Geografia- 3º ano Ensino fundamental. Fátima e Eurípedes. 5- Painel com o tema: Carta para um país distante: Textos e gravuras retratando o Brasil: Animais, lugares e comidas – Matemática –Renata 6- Exposição: O meio ambiente e as notícias-trabalhos executados pela 4.1 e 4.2 - Marisa e Terezinha. 7- Cantinho do artista: Os biomas brasileiros: Cartazes retratando as características dos biomas do Brasil -5º anos – Sineide e Elizângela. 8- Concurso de poemas sobre o tema, com exposição dos melhores textos através de painéis –Português – Joselita 9- Escolha da garota meio ambiente 2010 – Português –Juciara. 10- Confecção de maquetes, apresentando dois temas: 1º) Os prejuízos da ação do homem sobre a natureza: Alagamentos, deslizamentos de encostas e morros; favelas; construções em locais inapropriados, aterramento de nascentes de água, etc. 2º) Natureza recuperada através da ação consciente do homem( educação e compromisso ambiental) – Geografia – Maria Clarinda e Luzinete Rosa; Artes -Robson. 11- Reflexão através de filme sobre as catástrofes atuais- Artes- Robson; Parceria com a disciplina de Geografia ( maquetes) – Maria Clarinda e Luzinete Rosa. 12- Passeata ecológica com exposição de faixas; distribuição de panfletos educativos e música sobre a Serra do Estrondo- Corpo docente e discente envolvidos no projeto. 13- Momento cultural no Ginásio do IPVT com apresentação de músicas, danças; poesias; coreografias; maquetes; Exposições dos trabalhos e escolha da Garota Meio Ambiente. 14- Avaliação do Projeto.
  • 8. CRONOGRAMA Atividades Maio Junho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Formação da X Equipe. Pesquisa: X Revistas, P.C.N., Internet, etc. Elaboração X do projeto. Busca de X X Parcerias. Divulgação X X X X Palestra X Passeata X Vigilância X X X X X X X sobre a Serra (queimadas) Avaliação do X X Projeto Exposição X dos Resultados
  • 9. RECURSOS Materiais: Faixas, camisetas, cartazes, Cartões postais, lápis, borracha, chamex, caneta, livros, jornais, carro de som, internet, etc. Humanos: Comunidade Escolar e Local.
  • 10. AVALIAÇÃO A avaliação será continua e gradual, através de cada etapa concluída.
  • 11. BIBLIOGRAFIA Parâmetros Curriculares Nacionais Revista do Professor Revista Nova Escola Revista Veja T.V. Internet.
  • 12. Medidas de segurança para realização da caminhada ecológica: • Fechamento das ruas paralelas a Avenida Bernado Sayão e Castelo Branco (a passeata sairá do Instituto, à feira coberta, sentido Bernado Sayão e voltará pela Avenida Castelo Branco parando no Instituto para o Momento Cultural). • Apoio da Prefeitura (Secretaria do meio Ambiente) e da Polícia Militar. • Autorização por escrito dos pais dos alunos ou responsáveis. • Cada turma terá um professor responsável para acompanhar os alunos durante a caminhada. • Disponibilização de água para os alunos.
  • 13. Programação do Momento Cultural (01 de junho de 2010) -Abertura; -Palavra do pastor Cléber -Apresentação de música e coreografia; -Jogral; -Apresentação de música evangélica; -Musica -Apresentação individual de dança do ventre; -Show gospel:violão e guitarra; corrigir
  • 14. Garota meio ambiente Quesitos: 1- Simpatia 2- Beleza 3- Estar caracterizada ( roupas e acessórios) 4- Preocupação com o meio ambiente 5- Interação social: Tem muitos amigos, se relaciona bem com toda a comunidade escolar 6- Postura corporal
  • 15. Frases para confecção das faixas: - Preservar é não desistir de lutar pela vida, é garantir às gerações futuras a dádiva de viver! - A Natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância. M. Gandhi - Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar e fazer um novo fim. Preserve o Meio Ambiente! - A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida. - Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, ninguém precisará ensiná-lo a amar o seu semelhante. Albert Schweitzer - Comunidade consciente, preserva o meio ambiente! - Preserve a Serra do Estrondo: Ela não tem cópia! - Paraíso com mais amor! Serra com mais flor! - Lixo em local inadequado, meio ambiente degradado! - O Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins e a comunidade de Paraíso: Juntos por um mundo melhor!
  • 16. ANEXOS: Caminhada Ecológica 2007.
  • 17. Caminhada ecológica de 2007:
  • 18. Caminhada Ecológica- 2008 Momento Cultural na Praça- 2008
  • 19. Garota Meio Ambiente 2009 Momento Cultural, na Praça-2009
  • 20. Passeio na Serra: Estudo de campo- 2009 Apresentação teatral: 5º ano- 2009