Sistema Digestivo Humano

10,994 views
10,743 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,994
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
188
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sistema Digestivo Humano

  1. 1. O CORPO HUMANO
  2. 2. QUAIS SÃO AS PARTES PRINCIPAIS DO CORPO HUMANO?
  3. 3. Os corpos são todos constituídos pelas mesmas partes básicas . Cabeça Braço Perna Tórax Abdómen T r o n c o
  4. 4. O QUE ESTÁ DENTRO DO CORPO?
  5. 5. ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
  6. 6. Todos os seres vivos têm uma função em comum: crescer . Sem uma alimentação e uma nutrição correctas, isso não seria possível.
  7. 7. ALIMENTAÇÃO Ingestão ou introdução de ali – mentos e outras substâncias no organismo. Todos os alimentos são nutrientes . Nem todos os nutrientes são alimentos, como por exemplo o oxigénio .
  8. 8. NUTRIÇÃO Transformação e assimilação dos alimentos. A nutrição é possível graças à acção conjunta dos sistemas digestivo , cir– culatório , respiratório e excretor .
  9. 9. FORMANDO UMA EQUIPA
  10. 10. Estes sistemas encarregam-se de proporcionar os nutrientes . <ul><li>O sistema digestivo aproveita a </li></ul><ul><li>água e os nutrientes que os ali- </li></ul><ul><li>mentos transportam e elimina </li></ul><ul><li>produtos de excreção . </li></ul><ul><li>O sistema respiratório tem como </li></ul><ul><li>função a circulação do ar . </li></ul>
  11. 11. O sistema circulatório transporta as substâncias alimentícias e o oxigénio a todas as células do organismo. Assim, as células nutrem-se , reno– vam-se e obtêm energia necessária para realizar as suas funções. O sistema excretor elimina do corpo os produtos de decompo- sição.
  12. 12. SISTEMA DIGESTIVO
  13. 13. Os nutrientes têm de chegar às células para aí serem utili- zados conforme o seu valor: --- plástico ; --- energético ; --- regulador. Os nutrientes precisam ser separados e reduzidos a formas mais simples. Este trabalho é realizado pelo sistema digestivo .
  14. 14. SISTEMA DIGESTIV0 Conjunto de órgãos que transformam os alimen- tos em substâncias mais simples.
  15. 15. Constituíção do Sistema Digestivo
  16. 16. Glândulas salivares Faringe Boca Esófago Estômago Fígado Pâncreas Intestino Grosso Intestino Delgado Ânus Recto
  17. 17. O sistema digestivo humano é formado por : Um tubo digestivo Ao longo do qual os ali-mentos se vão deslocan- do e transformando . As glândulas digestivas Estas glândulas anexas segregam sucos que irão provocar transformações nos alimentos .
  18. 18. GLÂNDULAS SALIVARES Três pares de glândulas , cujos canais desembocam na cavidade bucal. Produzem um líquido chamado “ saliva”. Parótidas Submaxilares Sublinguais Língua
  19. 19. FÍGADO, um órgão insubstituível O fígado é a maior glândula do corpo humano. Pesa cerca de um quilo e meio e, situa-se logo abaixo do diafragma , na cavidade abdominal direita . Tem a capacidade de produzir um suco , bílis , que se acumula na vesícula biliar . VESÍCULA BILIAR
  20. 20. UM GRANDE COLABORADOR Fígado Estômago PÂNCREAS Diafragma Intestino delgado Esófago O pâncreas é uma glândula comprida e delgada, situada logo atrás do duodeno e de- baixo do estômago . Esta glândula produz o suco pancreático.
  21. 21. TRANSFORMAÇÕES DOS ALIMENTOS
  22. 22. NA BOCA Nesta cavidade começa a primeira etapa de uma viagem de 10 metros ao longo do tubo digestivo . A saliva , produzida pelas glândulas salivares , é encaminhada para es– ta cavidade, onde se situam tam- bém os dentes e a língua . Lábio Dentes Língua Úvula Amígdala Palato
  23. 23. NA BOCA Os dentes reduzem os alimentos a pequenos fragmentos pela masti- gação e a língua mistura-os com a saliva , ficando assim formado o bolo alimentar . DEGLUTIÇÃO Bolo alimentar Boca Faringe Esófago
  24. 24. DEGLUTIÇÃO Epiglote Bolo alimentar Traqueia Língua Esófago No acto de engolir a Epiglote fecha de mo- do que o alimento e a saliva não passem pa- ra as fossas nasais .
  25. 25. OS DENTES Os dentes estão implantados nos maxilares . Ao longo da vida, o ser humano possui duas dentições: a de leite (20) e a definitiva (32).
  26. 26. Molar Pré-molar Canino Incisivo A- Raíz B- Esmalte C- Dentina D- Polpa dentária
  27. 27. NO ESÓFAGO Devido às contracções da parede do esófago , o bolo alimentar é empurrado pros- seguindo até ao estômago-- --- movimentos peristálticos . Bolo alimentar
  28. 28. NO ESTÔMAGO
  29. 29. NO ESTÔMAGO Cárdia Piloro O estômago é uma dilatação do tubo digestivo . A sua entrada é um esfíncter chamado “cárdia” e a sua saída é outro esfíncter chamado “ piloro”. Interior do estômago As pequenas glândulas das paredes do estômago pro – duzem o suco gástrico . Durante cerca de três horas os alimentos deslocam-se no estô- mago de um lado para o outro. Forma-se o quimo .
  30. 30. NO INTESTINO DELGADO QUIMO Intestino delgado O quimo passa aos jactos para o Intestino delgado . A este chegam sucos produzidos por glândulas ex- teriores ao tubo digestivo: a bílis e o suco pancreático . A parede interna do Intestino delgado apresenta numerosas glândula s que produzem o suco Intestinal.
  31. 31. NO INTESTINO DELGADO A parede interna do intestino delgado apresenta numerosas saliências ,muito pe- quenas, em forma de dedo de luva --- --- as vilosidades intestinais . O quimo transforma-se em quilo , formado por pequeníssimas partí- culas que atravessam a parede e passam para o sangue , dá-se o nome de absorção digestiva.
  32. 32. NO INTESTINO GROSSO Os produtos de decomposição , que não foram digeridos nem absorvidos , são encaminhados para o intestino grosso , atra- vés da válvula ileocecal . Formam-se assim as fezes. Apêndice O apêndice é um lugar, onde por vezes, se armazenam ba- ctérias e microrganismos, pro- duzindo-se uma apendicite .
  33. 33. A função do intestino grosso consiste basicamente em absor- ver a água para obter a consis – tência das fezes e, em segregar um muco que lubrificará a passa- gem dos restos não absorvidos . NO INTESTINO GROSSO

×