Your SlideShare is downloading. ×
0
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Reunião de pais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Reunião de pais

13,628

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
13,628
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
241
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ASSUNTOS•CARTÃO CARIOCA / BOLSA FAMÍLIARIO CARD• IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO FAMÍLIA EESCOLA/CRECHE•TEXTO : “Um recado para meus pais”•
  • 2. O PBF é tecnicamente chamado de mecanismo condicional de transferência derecursos. Consiste na ajuda financeira às famílias pobres, definidas como aquelasque possuem renda per capita de R$ 70,00 até 140,00 e extremamente pobres comrenda per capita até R$ 70,00. A contrapartida é que as famílias beneficiáriasmantenham seus filhos e/ou dependentes com frequência na escola e vacinados A RioCard recebe da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro os dados Cadastrais dos alunos matriculados nas Unidades escolares do Município do Rio de Janeiro. Quem tem direito a utilizar o Riocard Escolar? De acordo com a legislação, é garantido o ingresso do aluno de até 5 (cinco) anos sem apresentação do cartão eletrônico, desde que acompanhado dos pais ou responsáveis Para alunos da rede publica de ensino médio e fundamental, o Riocard Escolar pode ser emitido a partir de 05 anos de idade.
  • 3. O programa CARTÃO FAMÍLIA CARIOCA tem afinalidade de melhorar a qualidade de vida das famíliasque vivem na cidade do Rio de Janeiro em situação deextrema pobreza. Tem como condições principais seroferecido como benefício monetário complementar aoPrograma Bolsa Família, utilizar o cadastro único dogoverno federal como base para definição dosbeneficiários e a flexibilidade de incorporação de outrosbenefícios no cartão.
  • 4. Entendendo a educação infantil e o papel da famíliaO termo educação tem um sentido muito amplo; onde há,educação formal e informal. O aluno tanto aprende dentroda escola, como fora dela. A educação formal é aquelaque se adquire nas instituições de ensino; que tem regrase educa o homem para viver em sociedadeJá a educação informal, é aquela adquirida no cotidiano,na comunidade, na convivência com o outro, eprincipalmente no ambiente
  • 5. Porém, é visível um grande descaso que há por parte dealguns pais com a educação de seus filhos e a vida escolardos mesmos; pois esses pais vêm fazendo da escola umdepósito de crianças, na qual são deixadas pela manhã e sóretornam para o ambiente familiar á noite, devido á falta detempo destes por causa da jornada de trabalho ecompetitividade social. Essa falta de tempo faz também comque os pais deixem de participar ativamente do contextoescolar de seus filhos, deixando toda responsabilidade emcima da escola e dos professores.
  • 6. Porém, vale deixar claro, que a escola (creches ou pré-escolas), não pode ser vista como um depósito de crianças,pois não é; ela é um lugar onde a criança irá se preparar paraser alfabetizada no futuro. Por isso, a educação infantil deveser respeitada e levada a sério, principalmente pela família,pelos pais, proporcionando a essa criança, muito carinho,alimento, uma boa saúde, um ambiente de paz, na qual elapossa viver com sua família. Todos esses itens colaboram paraum bom desempenho escolar. É nessa fase que a criança estácom a mente fresca, pronta para receber bons ensinamentos.A educação infantil é a fase mais importante nodesenvolvimento cognitivo da criança, pois é nela que acriança começa a sua vida escolar.
  • 7. Como está expresso na LDB s(Leis de Diretrizes e Bases da educação) 9394/96, art.29.: A educação infantil, primeira etapa da educação básica,tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade (SIC!), em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e comunidade
  • 8. No processo escolar da criança de educação infantil, aparticipação da família é fundamental para o bomdesenvolvimento da aprendizagem da mesma. A famíliapode começar ajudando a criança a fazer suas tarefinhasde casa, valorizar os trabalhos realizados por ela, eincentivando-a a usar sua criatividade por meio de recursosespecíficos para sua idade, sendo esses recursos; folhasde papel, lápis de cera, em fim, objetos que a criança possamanusear livremente e soltar sua imaginação, podendotambém, desenvolver sua coordenação motora fina,usando, por exemplo, a massinha de modelar
  • 9. A educação infantil é oferecida em creches para criançasde 0 a 3 anos, e em pré- escolas para crianças de 4 a 5anos. È nessa fase que a criança conhece e aprende,através de materiais didáticos – pedagógicos e métodosespecíficos; as vogais, o alfabeto, a fazer o seu nome,conhecer as cores, em fim, conteúdos específicos paraesse público. Além desse aprendizado, ela começa a sedesenvolver intelectualmente, sem contar que na escolaas crianças têm contato umas com as outras, essecontato também acontece em casa, na comunidade, emfim, no dia a dia. E essa convivência desenvolve o ladosocial, a afetividade pelo próximo e ajuda no seuaprendizado.
  • 10. Existem pais que pensam que a escola deve seencarregar sozinha de efetuar o processo educacional dacriança, sendo que a educação só ocorre quando escolae família se unem por um mesmo objetivo, se essa uniãonão acontecer, a escola educa e os pais deseducam.Falar de família atualmente é muito complexo, pois nãohá mais nos dias de hoje,aquele modelo de famílianuclear,onde o pai era o que mantinha a casa e a mãe,quem cuidava dos filhos e zelava pela harmonia do larO que se vê hoje é uma diversidade de família
  • 11. A família não deixará de ser a célula mater da sociedade.Através dela, dos valores que ela transmite, é que sepode formar cidadãos de bem. Quando uma criançanasce e cresce numa família bem estruturada, ondeprevalece o respeito, o afeto entre si, onde os paisensinam seus filhos a respeitarem o próximo e a secomportarem no ambiente extra familiar, com certezaesses pais não terão problemas futuros com os mesmos.Todos esses ensinamentos se refletirão futuramente,fazendo dessas crianças cidadãos de caráter.
  • 12. Segundo Bock (2004 p.249): A família, do ponto de vista do indivíduo e da cultura, é um grupo tão importante que, na sua ausência, dizemos que a criança ou o adolescente precisam de uma “famíliasubstituta” ou devem ser abrigados em uma instituição quecumpra as funções materna e paterna, isto é, as funções decuidados e de transmissão dos valores e normas culturais – condição para a posterior participação na coletividade.
  • 13. Essa substituição só poderá ocorrer se realmente o alunonão tiver a presença de seus pais, da família materna oupaterna que venha substituir os mesmos. Entretanto, se aescola perceber que os alunos têm família e esta, não estáparticipando, colaborando com seu dever, que é fornecerum acompanhamento para a melhor realização do ensino,a escola deve tomar providências, acionando o ConselhoTutelar, por exemplo.O Conselho Tutelar é um órgão público e existe em 35regiões da cidade e tem a função de zelar pelos direitos dacriança e do adolescente, como estão estabelecidos noEstatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Osconselheiros são pessoas da própria comunidade, que têmo papel de porta-voz e atuam junto a órgãos e entidades,para garantirem os direitos da criança e do adolescente.
  • 14. Os conselheiros são pessoas da própria comunidade,que têm o papel de porta-voz e atuam junto a órgãos eentidades, para garantirem os direitos da criança e doadolescente. Estes conselheiros são escolhidos atravésdo voto da comunidade, onde são eleitos 5 membroscom um mandato de 3 anos.
  • 15. O Estatuto da Criança e do adolescente (ECA), é um conjuntode normas do ordenamento jurídico brasileiro que foi criadopara defender a integridade da criança e do adolescente. Elefoi estabelecido pela Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Deacordo com o artigo 19 cap. 03 do ECA, a criança e oadolescente tem direito a convivência familiar e comunitária:
  • 16. Nossas atividades 2012
  • 17. A INFÂNCIA É UM MOMENTO ESPECIAL!CURTA MUITO COM SUA CRIANÇA.PERMITA-SE SER CRIANÇA COM ELA. RIA,SE DIVIRTA. BRINQUE E DEIXE BRINCAR.ESTEJA JUNTO, POR INTEIRO, VIVENDOCOM ELA O MUNDO INFANTIL.

×