Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão



           Conh...
Conhecimento na área                                                               Biblioteca escolar

                   ...
Conhecimento na área                                                               Biblioteca escolar

                   ...
Conhecimento na área                                                       Biblioteca escolar




                        ...
Conhecimento na área                                                      Biblioteca escolar




Gestão da mudança
SÍNTESE...
Conhecimento na área   Biblioteca escolar

Uma boa colecção, em
suporte papel e digital, e
coerentes    estratégias
de div...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Tabela comentada

296 views

Published on

Published in: Technology, Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
296
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Tabela comentada

  1. 1. Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão Conhecimento na área Biblioteca escolar Aspectos críticos que a Literatura Desafios. Acções Domínio Pontos fortes Fraquezas Oportunidades Ameaças identifica a implementar Contribuir para a melhoria das aprendizagens, levando à aquisição e construção de conhecimentos; O desafio é ser Proporcionar o capaz de Aquisição de desenvolvimento responder às Criação da figura formação na área das literacias; exigências da nova do professor Pouca formação do das novas Pouca oferta de BE. bibliotecário PB tendo em vista tecnologias; formação não Competências do Articular com os qualificado. as exigências Disponibilização paga. professor bibliotecário professores Estar atento e ter apontadas na dos conhecimentos estratégias e uma postura de literatura. adquiridos à instrumentos que investigação e de comunidade contribuam para a aprendizagem escolar. melhoria das contínua. aprendizagens; Ajudar os alunos a definir e a atingir os objectivos curriculares.
  2. 2. Conhecimento na área Biblioteca escolar São desafios os Condições de dois pressupostos Existência de um acesso e de da literatura de professor trabalho individual Todd: bibliotecário e de ou em grupo; Definir o sucesso uma equipa Escassez de pela qualidade de preferencialmente Falta de equipa; Ambiente calmo e funcionários, por trabalho realizado; pluridisciplinar ; Situação de fusão Organização e Gestão da tranquilo, bom vezes, causa Ser capaz de de escolas BE mobiliário, número problemas ao mudar a Disponibilização de culturalmente razoável de PCs; funcionamento mentalidade recursos (em muito diferentes. integral da BE própria e dos formato papel, Funcionária a outros de colector digitais) tempo inteiro para conector adequados Continuar o Falta de enriquecimento da Actualização dos A colecção colaboração dos É muito escassa colecção em Prosseguir na recursos existente é boa, diferentes Gestão da Colecção ainda a oferta de suporte papel; elaboração e documentais e adequada ao nível departamentos na uma colecção Diversificar, enriquecimento da digitais; etário e sempre sugestão de novos digital. aumentar e página da BE. renovada, materiais a incluir actualizar a na colecção. colecção digital. A BE como espaço de Desenvolvimento Trabalho Dificuldade de Acompanhamento Algum Criar mais conhecimento e de estratégias de colaborativo com articulação de curricular e das desinteresse e estratégias de aprendizagem. Trabalho integração da departamentos e saberes, de aprendizagens dos desconhecimento divulgação da BE e colaborativo e articulado biblioteca no professores na disponibilidades alunos. em relação à das possibilidades com Departamentos e desenvolvimento planificação de horárias para Disponibilização de importância que a colaborativas; docentes. curricular; actividades ; trabalho recursos de BE deve ter na Cativar mais a Trabalho colaborativo. informação, Escola. participação de
  3. 3. Conhecimento na área Biblioteca escolar Trabalho com contribuindo para professores e colaborativo com alunos individuais o seu uso e alunos para a vida os professores de ou em pequenos integração nas da BE. forma a adequar a grupos. práticas lectivas. BE às necessidades curriculares; Desenvolvimento de actividades que Formação para as levam a melhores A informação literacias; competências desactualiza-se Colaboração com de leitura; rapidamente; Formação para a leitura e colegas Realização de A Biblioteca Escassez de Dar resposta a para as literacias professores na sessões de digital não tem A elaboração dos tempo e de todas as novidades elaboração de informação sobre limites de espaço. horários não é capacidades e solicitações. guiões as novas literacias “amiga” das (in)formativos. da informação sessões de para alunos e informação. professores BE e os novos ambientes Adequação ao novo Quer para o PB Falta de Solidificação da Dificuldade até Adquirir mais digitais. paradigma digital; quer para os conhecimentos página WEB; agora sentida em formação Aquisição de utilizadores da BE, informáticos Investimento na colocar o catálogo tecnológica; novas habilitações a construção/ adequados à implementação do on line; Pô-la ao serviço da tecnológicas utilização da inovação diária que Blogue BE. Conseguir comunidade. Biblioteca digital se vai verificando Divulgação dos efectivamente pode fazer-se em mesmos à passar informação qualquer hora ou comunidade. sobre os serviços local, desde, que da BE haja rede, sem
  4. 4. Conhecimento na área Biblioteca escolar constrangimentos. Desenvolvimento Elaborar da gestão baseado Possibilidade de elementos de na recolha de Avaliação não pôr a comunidade recolha de Dificuldade em evidências; punitiva mas escolar a reflectir evidências; interpretar Gestão de evidências/ Avaliação da perspectivada para Tornar punitiva a sobre a função e a Encontrar eficazmente os avaliação. eficácia dos a melhoria avaliação importância da BE respostas resultados da estratégias e /eliminação dos na construção do colaborativas da avaliação serviços aspectos negativos conhecimento. restante prestados; comunidade escolar.
  5. 5. Conhecimento na área Biblioteca escolar Gestão da mudança SÍNTESE Factores de sucesso Obstáculos a vencer Acções prioritárias A Biblioteca Escolar do Formação contínua do Professor A mudança, apesar do que diz o Motivar a comunidade educativa século XXI vira-se mais Bibliotecário e, de preferência, da poeta, é difícil de aceitar para a importância da BE, para a construção do equipa na área das BEs; (geralmente, apegamo-nos com convidando-a a uma participação conhecimento do que afinco às rotinas); pró-activa; para a acumulação de Existência de equipa saberes. Nesse sentido, multidisciplinar; A dependência crónica do orçamento Criar mais instrumentos de deve providenciar aos da Escola, sem que haja verbas divulgação das boas práticas na utilizadores mecanismos Formação para professores e alunos específicas para a BE; utilização das TIC; de pesquisa e de recolha na área das literacias da de dados, que ajudem à informação; Complicações criadas pela situação Conciliar a existência de duas BEs e construção individual e de fusão. perspectivar como vai ser a fusão. ao desenvolvimento das Diversidade da colecção competências disponibilizada, em vários formatos, necessárias à evolução e adequada divulgação e informação de cada indivíduo. sobre a boa utilização.
  6. 6. Conhecimento na área Biblioteca escolar Uma boa colecção, em suporte papel e digital, e coerentes estratégias de divulgação podem promover esse percurso.

×