Sistema circulatorio

1,764 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,764
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
636
Actions
Shares
0
Downloads
78
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Sistema circulatorio

  1. 1. O SISTEMACIRCULATÓRIO
  2. 2. O MEIO INTERNO é constituído por dois sistemas: O Sistema Circulatório O Sistema Linfático
  3. 3. CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA CIRCULATÓRIO VASOS SANGUÍNEOSCORAÇÃO SANGUE
  4. 4. O SANGUE PARTE SÓLIDA PARTE LÍQUIDA PLASMAGLÓBULOS VERMELHOSGLÓBULOS BRANCOSPLAQUETAS SANGUÍNEAS
  5. 5. FUNÇÕES DOS CONSTITUINTES DO
  6. 6. Quando os Glóbulos Vermelhos vão carregados de O2 ( ) o sangue torna-se mais claro e denomina-se de SANGUE ARTERIAL.Quando os GlóbulosVermelhos vãocarregados de CO2( )osangue torna-se maisescuro e denomina-seSANGUE VENOSO.
  7. 7. VASOS SANGUÍNEOS ARTÉRIAS ARTERÍOLAS VÉNULAS VEIAS
  8. 8. ARTÉRIAS  Paredes resistentes, espessas e elásticas  Transportam o sangue do coração Todo o corpo  Arteríolas
  9. 9. VEIAS Paredes delgadas Transportam o sangue de todo o corpo Coração Vénulas Algumas possuem válvulas ao longo do seu percurso
  10. 10. CAPILARES Paredes muito finas Uma só camada de células Troca de substâncias com os tecidos
  11. 11. O C O RAÇÃOO CORAÇÃO É UM MÚSCULO QUE ESTÁCONSTANTEMENTE A BOMBEAR O SANGUE PARAQUE ESTE CHEGUE A TODAS AS CÉLULAS DOORGANISMO.
  12. 12. CONSTITUIÇÃO DO CORAÇÃOO coração é constituído por 4 cavidades, duas do lado direito e duasdo lado esquerdo, separadas pelo septo cardíaco.As cavidadessuperioresdenominam-seAURÍCULAS e asinferiores deVENTRÍCULOS.Entre os ventrículos e asaurículas existem, decada lado válvulas (ladodireito- TRICÚSPIDE;lado esquerdo-BICÚSPIDE) quefuncionam como portasque impedem o sanguede voltar para trás.
  13. 13. AS DUAS CIRCULAÇÕES O lado direito do coração estabelece uma ligação diferente da do lado esquerdo. Esta circulação que seO lado direito do coração recebe sangue das estabelece entre o lado direitoveias que o trazem de todo o corpo. Este "sangue do coração e os pulmões,usado " é pobre em oxigénio e rico em gás denomina-secarbónico - é chamado de sangue venoso.• A Aurícula Direita é a primeira câmara cardíacaque recebe o sangue.• A câmara enche-se à medida que seusmúsculos se relaxam para encher com sanguevenoso que retornou de todo o corpo.• O sangue passa para a segunda câmaramuscular chamada de Ventrículo Direito.• O Ventrículo Direito é uma das duas principaisbombas do coração. A sua função é levar osangue aos pulmões.• Os pulmões oxigenam o sangue, restaurando asua taxa de oxigénio, e o trocam com dióxido decarbono, que é expirado.
  14. 14. O lado esquerdo do coração:• O lado esquerdo recebe o sangue depois queele volta dos pulmões, já carregado de oxigénio.• O sangue rico em oxigénio chega ao coraçãopor veias que vêm dos pulmões (veiaspulmonares).• O sangue chega ao coração à AurículaEsquerda a primeira câmara no lado esquerdo.• Daí, o sangue segue para o VentrículoEsquerdo, uma câmara muscular poderosa quebombeia o sangue oxigenado para todo o corpo.• O Ventrículo Esquerdo é a mais forte dascâmaras do coração. Os seus músculos espessosnecessitam de executar contracções poderosas osuficiente para bombear o sangue para todas aspartes do corpo.• Esta contracção forte gera a pressãosanguínea (sistólica - o primeiro valor e o maisalto). A pressão medida mais baixa (pressãosanguínea diastólica) é medida quando oventrículo esquerdo relaxa para se enchernovamente com sangue.• O sangue deixa o coração passando pelaArtéria Aorta. A aorta é a principal artéria quealimenta de sangue do corpo inteiro.

×