Your SlideShare is downloading. ×
Itens 7ºano
Itens 7ºano
Itens 7ºano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Itens 7ºano

146

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
146
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira(Cód. 403337) Construção de itens de Ciências Naturais 2013 8.º Ano de EscolaridadePelo menos um morto no sismo de 7.1 grausPelo menos uma pessoa morreu e outra ficou ferida no desabamento de uma casa na cidadede La Lima (230 quilómetros a norte de Tegucigalpa) no forte sismo de 7,1 graus que abalouhoje (quinta-feira) as Honduras, informou a Cruz Vermelha. O sismo teve o epicentro localizadoa 130km a Norte da cidade La Ceiba e foi detetado por sismógrafos localizados em váriasestações sismográficas. Figura 1 – 28 de Maio de 2009: um sismo na costa das Honduras causou um morto no distrito de La Lima e a destruição de várias casas nas Honduras e GuatemalaO forte tremor, que durou 30 segundos, foi sentido em todo o país, incluindo a capital,provocando pânico e stresse entre a população. O Centro de Alerta de Tsunamis no Pacíficoemitiu um alerta para Honduras, Belize e Guatemala em consequência do sismo.Os grandes sismos contribuíram para os primeiros estudos da estrutura interna da Terra,permitindo estabelecer entre 1906 e 1936 um modelo em camadas concêntricas. JN, 28-05-09 (adaptado)
  • 2. Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira (Cód. 403337)Fig.1- Modelo químico da estrutura interna da Terra. Fig.2- Modelo físico da estrutura interna da Terra. Na resposta a cada um dos itens de 1 a 2, seleciona a única opção que permite obter uma afirmação correta. Escreve, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida. 1.Um sismo é (A) um movimento brusco da crusta terrestre ao longo de uma falha. (B) a libertação de energia que se propaga em linha reta. (C) um abalo menos violento que se segue ao abalo principal. (D) a projeção vertical na superfície terrestre do foco ao hipocentro. 2.Os sismógrafos (A) são aparelhos que registam a libertação de energia no epicentro. (B) são aparelhos que medem a magnitude de um sismo. (C) são aparelhos que medem a intensidade de um sismo. (D) são aparelhos que detetam e registam as ondas sísmicas. 3. Faz corresponder cada uma das designações, relacionadas com os sismos expressas na coluna A, com a respetiva descrição que consta na coluna B. Utiliza cada letra e cada número apenas uma vez. Coluna A Coluna B (1) Escala que define a magnitude de um sismo. (a) Epicentro (2) Linha curva que, no mapa, reúne pontos com a mesma (b) Escala de Mercalli intensidade. (c) Escala de Richter (3) Material rochoso que origina as rochas magmáticas (d) Hipocentro (4) Onda provocada por um sismo. (e) Isossista (5) Ponto da superfície terrestre onde um sismo é sentido com maior intensidade. (6) Libertação de energia acumulada nas rochas. (7) Escala que define a intensidade sísmica. (8) Movimento brusco que gera um sismo. 4. Refere a diferença entre o modelo químico e o modelo físico da Terra, atendendo ao número de camadas consideradas em cada um deles. 5. Tendo como base a localização do epicentro do sismo, explica por que razão o Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico temia que ocorresse um tsunami.
  • 3. Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira(Cód. 403337) Critérios específicos de classificação1……………………………………………………………………………………. 3 pontos(A)2……………………………………………………………………………………. 3 pontos(C)3……………………………………………………………………………………. 6 pontos (a) – (5); (b) – (7); (c) – (1); (d) – (6); (e) – (7) Número de correspondências assinaladas Níveis corretamente Pontuação 2 4 ou 5 6 1 2 ou 3 34……………………………………………………………………………………3 pontosO modelo químico é constituído por crusta, manto e núcleo.O modelo físico é constituído por litosfera, astenosfera, mesosfera, endosfera externa eendosfera interna.5……………………………………………………………………………………8 pontosA resposta deve contemplar os seguintes tópicos:- o epicentro do sismo situa-se no oceano Pacífico, próximo das Honduras, Belize eGuatemala.- o Centro de Alerta temia que, na sequência do sismo, houvesse o deslocamento de umgrande volume de água, pelo que emitiu um alerta para permitir que a população seresguardasse deste fenómeno.Níveis Descritores do nível de desempenho no domínio específico da Pontuação disciplina A resposta apresenta: 4 • os dois tópicos de referência; 8 • organização coerente dos conteúdos; • linguagem científica adequada A resposta apresenta. 3 os dois tópicos de referência; 6 • falhas de coerência na organização dos conteúdos e/ou falhas na aplicação da linguagem científica. A resposta apresenta: 2 • um dos tópicos de referência; 4 • linguagem científica adequada A resposta apresenta: 1 • um dos tópicos de referência; 2 • falhas na aplicação da linguagem científica.Inês Ramos, nº13, 9ºDMaria Estêvão, nº19, 9ºDMariana Pinho, nº23, 9ºD

×