Your SlideShare is downloading. ×
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Uruguai
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Uruguai

3,058

Published on

Símbolos pátrios, modelo de educação e fatos históricos

Símbolos pátrios, modelo de educação e fatos históricos

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
3,058
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
66
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Uruguai
  • 2. A Bandeira do Uruguai ou Pavilhão Nacional é um dos símbolosnacionais do Uruguai. Adotada pelas leis de 16 dedezembro de 1828 e 12 de julho de 1830. Suas cores sãoo branco e o azul, apresentando um sol dourado na extremidadesuperior esquerda, que é a parte mais famosa da bandeirauruguaia.A disposição dos elementos que compõem a bandeira doUruguai é inspirada na bandeira dos Estados Unidos da América.
  • 3. Artigas Treinta y Tres OrientalesO Uruguai é um dos poucos países no mundo que adotoutrês bandeiras como símbolo nacional. As três bandeiras sãolevantadas em conjunto em ocasiões festivas nacionais,permanecendo alinhadas durante todo o dia. Nos colégios einstituições de ensino tanto privadas como públicas,escolhem-se três alunos com melhor rendimento acadêmicoe lhes designam uma bandeira a cada um: a Nacional, ade Artigas e a dos Treinta y Tres Orientales. Outros seisestudantes também recebem homenagens, dividindo-osdessa forma em abandeirados.
  • 4. O juramentoTodo cidadão natural ou legal uruguaio está, aomenos uma vez na vida, obrigado a prestarjuramento de fidelidade à bandeira, em ato públicoe solene. Será feita a seguinte indagação aocidadão:"Jurais honrar vossa Pátria, com a prática constantede uma vida digna, consagrada ao exercício do benspara vós e vossos semelhantes; defender comsacrifício de vossa vida se for preciso, aConstituição e as leis da República, a honra e aintegridade da Nação e suas instituiçõesdemocráticas, todo o qual simboliza esta Bandeira?"Após a pergunta, o cidadão a jurar o pavilhão deveresponder:"Sim, juro!!"
  • 5. O Brasão de armas do Uruguai foi pela primeira vez aprovado por leiem 19 de Março de1829. Consiste num escudo oval, que é divididoem quatro secções iguais e coroado por um sol nascente dourado, o"Sol de Maio", simbolizando a subida do povo uruguaio. O escudooval é cercado por um ramo de oliveira (à direita) e outro ramo deoliveira (à esquerda) unidos por uma fita azul.No quarto superior esquerdo existe uma escala, símbolo daigualdade e da justiça, definido sobre um fundo azul. O quartosuperior direito contém o Cerro de Montevidéu (Colina deMontevidéu), com a sua fortaleza sobre a cimeira, o que representaforça, sobre um fundo de prata. No quarto inferior esquerdo,também sobre um fundo de prata, há um cavalo galopante,simbolizando liberdade. O quarto inferior direito possui um boi, queé um símbolo de abundância, sobre fundo azul.
  • 6. HinoHimno Nacional é o hino nacional do Uruguai. A letra do hinoé de Francisco Acuña de Figueroa, que foi também o autor daletra do Hino nacional do Paraguai. A música é de FranciscoJosé Debali. Orientales la Patria o la Tumba! Libertad o con gloria morir! Es el voto que el alma pronuncia, Y que heroicos sabremos cumplir! Libertad, libertad Orientales! Ese grito a la Patria salvó Que a sus bravos en fieras batallas De entusiasmo sublime inflamó. De este don sacrosanto la gloria Merecimos tiramos temblad! Libertad en la lid clamaremos, Y muriendo, también libertad!
  • 7. Dominado la Iberia dos mundosOstentaba sus altivo poder,Y a sus plantas cautivo yacíaEl Oriente sin nombre ni ser;Mas, repente sus hierros trozandoAnte el dogma que Mayo inspiró,Entre libres, déspotas fieros,Un abismo sin puente se vió.Su trozada cadena por armas,Por escudo su pecho en la lid,De su arrojo soberbio temblaronLos feudales campeones del Cid:En los valles, montañas y selvasSe acometen con muda altivez,Retumbando con fiero estampidoLas cavernas y el cielo a la vez.
  • 8. História*Antes do descobrimento do Uruguai pelos espanhóis, em 1516,os habitantes daquela terra eram os índios charruas, chanaés eguaranis, entre outros. Dos milhares de índios que lá habitavam,a maioria era da tribo charrua.*A primeira colônia se estabeleceu em 1624, em Soriano. Oscolonizadores eram espanhóis. Em 1860, um grupo deportugueses fundou a colônia de Sacramento. Logo os espanhóisexpulsaram os portugueses. A época da colonização do Uruguaifoi marcada pela constante disputa entre espanhóis eportugueses.*A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis entre 1724e 1750. Em 1800 surgiu o sentimento nacionalista nos uruguaios,o que levou o militar uruguaio José Gervasio Artigas a partir paraa luta armada, dominando a cidade de Montevidéu de 1810 a1814. Em 1817, Artigas foi derrotado.
  • 9. *Em 1821, o Uruguai foi ocupado e anexado ao territóriobrasileiro, a partir de uma aliança entre os brasileiros e osportugueses. A região foi chamada de Província Cisplatina.*Em 1825 os brasileiros foram expulsos com a liderança douruguaio Juan Antonio Lavalleja, ajudado por tropas argentinas.Juan Antonio Lavalleja proclamou a independência uruguaia namesma ocasião, o que só foi reconhecido por brasileiros eargentinos em 1828, através do tratado de Montevidéu.*Durante todo esse período da colonização e de disputas entre oseuropeus, gradativamente o número de indígenas foi diminuindodevido a doenças e as desavenças com os brancos queresultavam em morte. Em 1832, a nação indígena charruas foidizimada.
  • 10. *Os políticos uruguaios se dividiram entre conservadores(blancos) e liberais (colorados), sendo que suas desavençaslevaram o país a uma guerra civil entre os anos de 1839 e1851. Na Guerra do Paraguai, em 1865, o Uruguai fez parteda vitoriosa Tríplice Aliança, aliado, portanto a Argentina e aoBrasil.*O trabalho do presidente Battle y Ordonez no inicio doséculo XX, levou o país a uma democracia estável e implantouum sistema social complexo, que propiciou ao povo uruguaiomaior qualidade de vida. Nesse período, o país ficouconhecido como a “Suíça Americana”, fato que durou até porvolta de 1960, mesmo no período entre 1951 e 1966, quandoo presidencialismo foi substituído por um Conselho deAdministração.*Com o retorno do sistema presidencialista, em 1967, foipromulgada uma nova constituição. O presidente eleito foiOscar Daniel Gestido. Entre 1973 e 1980, foi instaurada aditadura no país. Nos anos 80 a democracia foi consolidadano território uruguaio. O Uruguai aderiu ao Mercosul em1994.
  • 11. Modelo de EducaçãoEducação primáriaA educação primária no Uruguai é gratuita e obrigatória, comduração de 6 anos. O número de escolas primárias em 1987 erade 2.382, incluindo 240 escolas privadas, havia 16.568professores de escolas primárias, e 354.177 estudantes,formando uma proporção de 20 alunos para cada professor.Em 1970 a proporção era de 30 professores por aluno. A taxa dematrícula de ambos os sexos era praticamente a mesma.Educação secundáriaA educação secundária tem duração de 6 anos, divididos em doisciclos de três anos. O primeiro ciclo é obrigatório. O segundociclo é voltado para a preparação para a universidade. Além daeducação acadêmica, há também escolas públicas de educaçãotécnica. Os dois sistemas possuem estruturas semelhantes, e hápouca provisão para transferência entre os dois. Todos ossetores da sociedade tende tradicionalmente a preferir aeducação secundária acadêmica, que possuem um maiorprestígio.
  • 12. Curiosidades*O Uruguai se chama oficialmente República Oriental doUruguai. É um país localizado na parte sudeste daAmérica do Sul cuja capital é Montevidéu.*Montevidéu, fundada pelos espanhóis como umafortaleza militar, tirou vantagem de seu porto natural etornou-se um importante centro comercial.*A praia de Pocitos, a mais próxima do centro, é uma dasmais populares das que encontram-se ao longo da costada cidade.
  • 13. *A cidade de Treinta y Tres, capital do estado de mesmonome, encontra-se assentada no vale do rio Olimar. A regiãodestaca-se por alojar os encantos naturais maisimpressionantes do Uruguai, como a Quebrada dos Corvos,excelente lugar para a observação de aves ou o Arroio YerbalChico.*A ilha Gorriti frente a Punta del Leste foi declarada ParqueMunicipal, já que possui os restos das peças de artilhariamilitar e as construcões que protegem a ilha de possíveisinvasões.*Apesar da geografia dominante serem os prados (80% doterritório nacional), a paisagem é muito diversificada.Contabilizam cerca de 2.500 espécies de plantas e umas 224de árvores e arbustos, mais de 100 mamíferos, 400 aves, 60répteis e cerca de 400 espécies de peixes.
  • 14. *Segundo a opinião de especialistas, depois de Cuba, oUruguai é o segundo país mais seguro das Américas.*A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre eatuante.*A criação de gado é a principal atividade agropecuária danação e o pilar de sua economia, já que constitui mais de 40%em exportações anuais de carne, lã e peles.
  • 15. http://pt.wikipedia.org/wiki/Uruguaihttp://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2197572-15-curiosidades-uruguai/#ixzz1vYONdQk1http://www.infoescola.com/uruguai/historia-do-uruguai/

×