Aula

11

Periféricos
Professor Roney Sousa

Conceito de periféricos
Principais periféricos
Configurando periféricos no Wi...
CONCEITO DE PERIFÉRICOS
 Chamamos de Periféricos os dispositivos
conectados ao computador que, enviam
ou recebem dados da...
PERIFÉRICOS DE ENTRADA
São
dispositivos
que
transmitem informações do
usuário para o computador.
 Teclado: um dispositiv...
PERIFÉRICOS DE ENTRADA
Mouse:
dispositivo
que
facilita a ação do usuário
com os aplicativos e suas
interfaces gráficas. É...
PERIFÉRICOS DE ENTRADA
Webcam: Periférico de
entrada
que
captura
imagens estáticas e em
movimento. Utilizada para
vídeo c...
PERIFÉRICOS DE ENTRADA
Scanner:
dispositivo
conhecido
como
digitalizador. Faz a captura
de
imagens
impressas
(foto, livro...
PERIFÉRICOS DE SAÍDA
 Periféricos de Saída são aqueles
dispositivos responsáveis pelo
retorno
de
um
dado
processado,
ou
s...
PERIFÉRICOS DE SAÍDA
 Impressora: dispositivo utilizado na transferência de uma informação em
arquivo do tipo texto ou im...
PERIFÉRICOS COM FUNÇÕES MISTAS
 Atualmente é comum um periférico substituir
as funções de outros periféricos, como é o
ca...
CONFIGURANDO PERIFÉRICOS NO WINDOWS
 Com a Tecnologia Plug and Play (que quer dizer Ligar e Usar), não é necessário ao us...
CONFIGURANDO PERIFÉRICOS NO WINDOWS
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

So aula 11_periféricos

382 views
270 views

Published on

CEDASPY

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
382
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

So aula 11_periféricos

  1. 1. Aula 11 Periféricos Professor Roney Sousa Conceito de periféricos Principais periféricos Configurando periféricos no Windows
  2. 2. CONCEITO DE PERIFÉRICOS  Chamamos de Periféricos os dispositivos conectados ao computador que, enviam ou recebem dados da CPU. Cada periférico pode ter sua função distinta e, juntos, auxiliam nossas atividades, facilitando a comunicação do usuário com a máquina propriamente dita.  Em geral, são classificados por dispositivos de Entrada e Saída, embora alguns possuam funções mistas, isto é, realizando a entrada como também a saída dos dados, como veremos logo em seguida.
  3. 3. PERIFÉRICOS DE ENTRADA São dispositivos que transmitem informações do usuário para o computador.  Teclado: um dispositivo muito útil na entrada de dados e que possui modelos diversificados e adequados aos diferentes tipos de computadores e necessidades do usuários. Abaixo alguns modelos:
  4. 4. PERIFÉRICOS DE ENTRADA Mouse: dispositivo que facilita a ação do usuário com os aplicativos e suas interfaces gráficas. É utilizado na seleção, apontamento e arraste de arquivos e pastas, além de ser útil na edição de textos e no trabalho de tratamento de imagens.
  5. 5. PERIFÉRICOS DE ENTRADA Webcam: Periférico de entrada que captura imagens estáticas e em movimento. Utilizada para vídeo conferências.
  6. 6. PERIFÉRICOS DE ENTRADA Scanner: dispositivo conhecido como digitalizador. Faz a captura de imagens impressas (foto, livros, documentos) através da decodificação de reflexos gerados por impulsos luminosos.
  7. 7. PERIFÉRICOS DE SAÍDA  Periféricos de Saída são aqueles dispositivos responsáveis pelo retorno de um dado processado, ou seja, eles mandam as informações da máquina para o usuário  Monitor: Principal periférico de saída, exibe ao usuário as principais informações do sistema. Os principais tipos são: CRT, LCD Plasma, OLED.
  8. 8. PERIFÉRICOS DE SAÍDA  Impressora: dispositivo utilizado na transferência de uma informação em arquivo do tipo texto ou imagem. São muito utilizadas tanto nas empresas ou em ambiente domésticos como modelos de alta definição e qualidade, sendo referência na área de computação gráfica, por exemplo.  Impressora de Impacto: são modelos antigos de impressoras, nas quais o item “qualidade de impressão” não é o objetivo principal, todavia, são referências para impressões de baixo custo, como por exemplos na emissão de notas fiscais.  Impressora de Jato de Tinta: utilizam um cartucho de tinta que vai de 3 à 30 ml. Algumas têm uma ótima qualidade de impressão quase se igualando às de Laser. São as impressoras mais utilizadas.  Impressora a Laser: Se o assunto é qualidade, esta impressora é uma das melhores, além de serem econômicas. Seu método de impressão preferencial é em tipografia e funcionam de modo semelhante ao das fotocopiadoras.  Impressora Térmica: são utilizadas em bancos ou empresas que imprimem notas fiscais ou extratos. Embora sua qualidade seja muito boa, com o tempo as informações impressas se perdem, devido o papel térmico utilizado se desbotar com facilidade.
  9. 9. PERIFÉRICOS COM FUNÇÕES MISTAS  Atualmente é comum um periférico substituir as funções de outros periféricos, como é o caso da Webcam, que vem acoplado captura de voz, desprezando o uso de um microfone. O mesmo ocorre com as impressoras multifuncionais, que além da impressão faz a digitalização das imagens, dispensando um scanner.  Além dos periféricos citados anteriormente, existem dezenas de dispositivos que fazem a entrada e saída dos dados ao computador, no entanto seu professor irá orientá-lo, através de pesquisas, conhecer as novidades do mercado e as diferentes funções dos periféricos.
  10. 10. CONFIGURANDO PERIFÉRICOS NO WINDOWS  Com a Tecnologia Plug and Play (que quer dizer Ligar e Usar), não é necessário ao usuário instalar ou configurar alguns dispositivos manualmente. No entanto, se ao conectar um algum dispositivo ao computador e o mesmo não funcionar corretamente ou não iniciar o processo de instalação automático, você poderá acessar o Painel de Controle do Windows ou diretamente pelo menu Iniciar / Dispositivos e Impressoras, clique em Adicionar um dispositivo. Neste momento, o próprio Sistema Operacional irá procurar por novos componentes a serem instalados no computador e, uma vez encontrado, dará início a instalação.
  11. 11. CONFIGURANDO PERIFÉRICOS NO WINDOWS

×