So aula 02_apresentação_dos_modulos

256 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
256
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

So aula 02_apresentação_dos_modulos

  1. 1. APRESENTAÇÃODOSCURSOS CONHECENDO O SITE DO CEDASPY PROFESSOR RONEY SOUSA Apresentação do MóduloAula 02
  2. 2. APRESENTAÇÃO DOS CURSOS - SISTEMAS OPERACIONAIS É nesta fase que a maioria de nossos alunos está iniciando o nosso Curso Profissionalizante e procuramos, além de recepcioná-los com muita atenção, apresentar todo o Cronograma que iremos trabalhar ao longo destes 20 meses de curso. Neste módulo, esperamos que cada aluno tenha não apenas o conhecimento básico da informação, mas que o finalize sabendo operar o computador indiferente do Sistema Operacional que irá utilizar no Mercado de Trabalho. Abordaremos para tanto, os princípios da Informática, com a apresentação do computador, seu funcionamento, a utilização da Internet como ferramenta de trabalho, pesquisa, entretenimento, o correio eletrônico e os mais variados serviços advindos deste meio de comunicação. É certo que serão trabalhados os Sistemas Operacionais mais conhecidos, pois são os mais influentes no mercado de trabalho. Assim, ao término desta fase, nosso aluno poderá trabalhar com Sistemas Operacionais Windows e Linux e seus concorrentes, estando apto para exercício profissional nas diversas áreas, tais como: digitador, balconista, assistente de suporte e outras profissões relacionadas.
  3. 3. APRESENTAÇÕES MULTIMÍDIA – PUBLICIDADE E PROPAGANDA Um módulo perfeito para diversas profissões. O profissional que deseja apresentar, divulgar ou compartilhar suas ideias e conceitos nas mais variadas situações poderá usufruir de muitos recursos apresentados nesta etapa. Procuramos ofertar a nossos alunos diversas ferramentas de apresentações e publicidade, além de oferecemos muitas maneiras de como apresentar bem o seu trabalho no cotidiano. O aluno poderá utilizar destes recursos atuando em diferentes profissões, tais como: professor, palestrante, vendedor, supervisor, gerentes comerciais, etc. Isto sem citar sua jornada acadêmica, durante os constantes trabalhos que irá apresentar para seus colegas de sala. Trabalharemos com o design, a formatação e os recursos multimídia disponibilizados nos variados programas existente atualmente. Se prepare para este momento!
  4. 4. AMBIENTE WEB Sabemos que hoje a Internet é, sem dúvida, uma das maiores fonte de informações da humanidade. Crianças, jovens ou pessoas da meia idade estão a cada vez mais utilizando esta rede, que vem facilitando a vida de muitas pessoas em diferentes situações. Daremos ênfase nos diversos meios de comunicações, na pesquisa e nos recursos virtuais, porém, uma das maiores preocupações é que nosso aluno saiba utilizar a Internet para sua vida pessoal e profissional, quer para realizar transações eletrônicas, bancárias ou comercias, ou até mesmo enquanto estiver nas organizações realizando diferentes tarefas no trabalho. Serão abordados o uso de algumas redes sociais, que também integram esta evolução da comunicação sem deixarmos de demonstrar a importância da Computação em Nuvem, o e- learning e os benefícios da Educação à Distância, hoje tão bem difundida em nosso país. Ao finalizar este módulo, o aluno será capaz de executar diversos programas de comunicação, usar os serviços de correio eletrônico, trabalhar com diferentes softwares e ainda exercitar suas tarefas rotineiras de trabalho e pesquisa com os benefícios da comunicação virtual, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, por exemplo.
  5. 5. REDES SOCIAIS Você deve estar se perguntando: por que estudar um módulo de Redes Sociais? Para responder a esta pergunta, preparamos um excelente material que irá abordar muito além do compartilhamento de ideias, dos círculos de amizades e até mesmo do entretenimento. Nossa proposta é que nossos alunos tenham acesso aos benefícios que as redes sociais apresentam, de maneira que possam aproveitá-los para sua vida escolar e até mesmo profissional. Iremos demonstrar as vantagens e desvantagens presentes no partilhar das informações quer pessoais ou não, além de notificá-los quanto a necessidade de estar navegando em ambiente seguro. De outro lado, estaremos focando o uso das redes sociais nas organizações, a maneira como muitos executivos analisam os perfis de seus candidatos através das redes sociais e como realizam o processo seletivo em suas contratações. Assim, nossos alunos poderão utilizar as redes sociais para muitas tarefas, sabendo que o divertido pode estar muito além do entretenimento, isto é, como há gostos e interesses distintos para cada pessoa, mostraremos que é possível falar de relacionamentos, profissões, política e tudo mais que seja de interesse comum para a sociedade. Divirta-se!
  6. 6. PRODUÇÃO DE DOCUMENTOS PROFISSIONAIS A partir desta etapa, podemos afirmar que o aluno matriculado neste módulo irá usar as mais ricas ferramentas para edição de textos profissionais. Priorizaremos os softwares processadores de textos utilizados no mercado de trabalho e abordaremos em todas as aulas um desafio para que cada aluno seja capaz de produzir variados documentos, tais como: cartas, currículos, ofícios, envelopes, jornais, trabalhos acadêmicos, anúncios, entre outros. Dessa forma, serão aplicadas as formatações distintas para cada documento, valorizando as dicas de digitação, postura, bem como as normatizações existentes e exigidas por muitos estabelecimentos, principalmente os de ensino. O aluno poderá trabalhar como: Auxiliar de Escritório, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Assistente de Recursos Humanos e nas diferentes rotinas administrativas.
  7. 7. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA – PESSOAL E PROFISSIONAL Aí está uma ótima oportunidade de realizar um módulo que realmente irá auxiliar na boa conduta financeira, quer pessoal ou profissional de nossos alunos. Nesta etapa, o aluno certamente já realizou outros módulos do curso e está mais “amadurecido” para poder acompanhar um ritmo mais “puxado” de nosso curso. Assim, poderá encarar certos desafios com as ferramentas de planilhas eletrônicas que de imediato irá auxiliá-lo em muitas tarefas administrativas, financeiras, pessoais ou profissionais. Com o apoio dos diferentes softwares designados para esta finalidade, o aluno não precisará se preocupar com cálculos matemáticos, pois o próprio software irá auxiliá-lo para esta atividade. Assim, irá aprender a criar gráficos e tabelas demonstrativas, elaborar folhas de pagamentos, relatórios financeiros, cálculos de encargos e despesas trabalhistas, além de poder utilizar seu conhecimento para seu próprio controle de orçamento doméstico.
  8. 8. DESIGNER GRÁFICO Aqui chegamos a uma excelente oportunidade para uma carreira de sucesso. O profissional habilitado em Design irá desenvolver inúmeros trabalhos gráficos, com habilidades nas artes visuais aplicadas em livros, jornais, revistas, anúncios, outdoors, panfletos além desenvolver logomarcas para diversas empresas auxiliando sua publicidade e expansão de mercado. Este profissional será capaz de desenvolver excelentes materiais gráficos utilizados em diversas campanhas publicitárias além de produzir projetos trabalhados com a mídia digital, hoje cada vez mais presente na computação gráfica. Ao concluir esta etapa, o aluno estará apto para trabalhar em agências de publicidade, design, gráficas, empresas que possuem departamento de marketing e propaganda, além de poder exercer sua habilidade como profissional autônomo.
  9. 9. DESENVOLVIMENTO DE SITES Nesta etapa, o aluno terá mais uma oportunidade para acertar na profissão, onde forneceremos uma boa perspectiva para sucesso profissional. De posse com este conhecimento o aluno terá condições de desenvolver páginas para internet através de websites, divulgando diferentes produtos, conceitos e ideias pela grande rede. Através do equilíbrio de imagens, ícones, textos e hipertextos, este futuro profissional irá projetar os elementos gráficos visuais de maneira atrativa, nas diferentes mídias virtuais de acesso a internet. Uma questão muito importante neste módulo é o fato desta profissão, como muitas outras, exigir ousadia, observação, atenção a detalhes, bom relacionamento entre grupos e equipes, sensibilidade e, bom senso, concentração e um ótimo vocabulário, com domínio da própria língua e até mesmo o uso do inglês, hoje presente em diversos softwares e ambientes virtuais.
  10. 10. MANUTENÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE MICRO Tempos atrás, saber montar e desmontar um computador era para muitos uma grande curiosidade. Entretanto, com a crescente evolução da Informática, observamos que os programas de computador vêm se desenvolvendo de forma cada vez mais acelerada e a cada dia o hardware (parte física da máquina) vem se moldando às novas tecnologias, utilizando uma arquitetura simples e ao mesmo tempo sofisticada. Assim, torna-se importante não apenas o conhecimento prático e técnico, mas principalmente a habilidade de diagnosticar falhas, interpretar os diferentes erros e conflitos de configuração que o computador apresenta e entender os melhores critérios para uma boa manutenção do equipamento. É com este desafio que oferecemos aos nossos alunos o conhecimento fundamental da informática, da evolução dos computadores por suas muitas gerações, o funcionamento dos diversos elementos que o compõe, sua estrutura física e lógica e principalmente sua configuração, na qual muitos técnicos por falta de um bom preparo ainda tem muita dificuldade em realizar um bom trabalho e eficaz. Ao concluir esta etapa o aluno estará apto para trabalhar como assistente de suporte, consultor ou técnico de informática, e até mesmo com profissional autônomo, atuando em empresas através de prestação de serviços terceirizados, por exemplo.
  11. 11. PROJETO FINAL Finalizaremos aqui nossa proposta do Curso Profissional de Computação. Cremos que nossos alunos poderão por em prática todo conhecimento adquirido nos módulos anteriores. Seu desafio será desenvolver um projeto de uma empresa que poderá ser fictícia. Vejam bem: a empresa poderá ser fictícia, porém o projeto é REAL! Inicialmente será passada a proposta e os objetivos do módulo e, em seguida, a cada aula realizada o professor irá solicitar algumas atividades que darão início ao projeto de sua empresa. Aproveite nesta fase para relembrar algumas aulas já realizadas no decorrer do curso. Agora você irá unir o conhecimento adquirido à prática de construção de seu projeto. Em contrapartida, iremos trabalhar os conteúdos relacionados à Liderança, Empreendedorismo e surpreendê- los com as mais importantes rotinas de trabalho de uma organização. Esperamos que, ao finalizar este módulo, encerre-se apenas uma etapa em sua vida, pois certamente você irá muito além do que estamos te propondo, e poderá voltar para nossa casa sempre que precisar se atualizar. Estaremos de portas abertas para recebê-lo!
  12. 12. VAMOS CONHECER O SITE DO CEDASPY Aqui em nosso site iremos realizar nossas provas, conhecer e treinar simulados, compartilhar pensamentos e fotos, ficar por dentro de tudo que tem de novo no CEDASPY, conhecer um pouco mais sobre os cursos! Próxima aula iremos nós cadastra no site.
  13. 13. ATIVIDADES RESPONDER OS EXERCÍCOS DAS PAGINAS 16 E 17 DA APOSTILA CEDASPY

×