Como transformar arte em excelência. 10 planilhas para turbinar suas finanças e sua carreira profissional
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Como transformar arte em excelência. 10 planilhas para turbinar suas finanças e sua carreira profissional

on

  • 252 views

 

Statistics

Views

Total Views
252
Views on SlideShare
252
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
7
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Como transformar arte em excelência. 10 planilhas para turbinar suas finanças e sua carreira profissional Document Transcript

  • 1. Como transformar Arte em EXCELência. 10 Planilhas para Turbinar suas Finanças e sua Carreira Profissional A Arte do Excel Excel é uma arte. A capacidade de interpretar dados complexos de forma simples e organizada é o principal objetivo dessa ferramenta que está em constante evolução. Você já imaginou o que seria de toda análise econômica ou financeira sem o auxílio de poderosas ferramentas como o Excel? Seja você um usuário bem iniciante ou já avançado, esse artigo irá abrir seus pensamentos sobre o que você conhece como Excel. Muito mais do que desenvolver fórmulas simples, tabelas dinâmicas e gráficos estilizados, você deve estar ciente de toda a capacidade que essa poderosa ferramenta possui. Continue lendo para saber mais sobre:
  • 2. 3 planilhas totalmente exclusivas que eu mesmo desenvolvi e como baixá-las 7 planilhas que irão impressionar o seu amigo, seu chefe e até mesmo você A evolução do Excel nesses mais de 25 anos de existência Daniel Ferry, a autoridade quando o assunto é Excel Excel HeroAcademy, a porta de entrada para um novo mundo no Excel Exemplos de como eu utilizo o Excel Antigamente, eu acreditava que apenas por criar fórmulas como VLOOKUP (PROCV) eu já entendia de Excel. Criava gráficos de pizza feios de doer, não sabia como organizar meus dados na planilha e adorava usar o amarelo marca-texto para chamar atenção. Era a famosa planilha Frankstein, em que à medida que crescia, esse monstro se tornava cada vez pior.
  • 3. Com o tempo, comecei a entender alguns princípios de Design,InformationDashboard Design e Visual Display ofQuantitativeInformation. Apesar de saber apresentar os dados de uma forma melhor, eu ainda cometia diversos erros no Excel e nunca recebia um elogio sobre minhas planilhas. Afinal, elas eram mesmo ruins… Além disso, não tinha o conhecimento necessário para montar minhas próprias soluções para meus investimentos, minhas finanças e toda apresentação de dados que precisava fazer. Todo esse passado de desconhecimento ficou para trás quando conheci o meu mestre e instrutor Daniel Ferry. Falarei melhor sobre ele mais adiante, mas só para não deixá-lo sem apresentação, ele possui mais de 25 anos de experiência com o Excel e é o criador do melhor curso de Excel que já fiz, o Excel HeroAcademy. Hoje em dia, entendo melhor as capacidades do Excel, o que ele pode fazer e como eu posso aproveitar todas essas funcionalidades. Para não ficar apenas nas palavras, eu resolvi compartilhar abaixo 3 planilhas exclusivas que nunca mostrei aqui nesse site. 1. Simulação de diversas Alocações de Ativos desde 2006 Através de uma carteira com 12 ativos e com dados mensais desde 2006, você pode simular diversas alocações e analisar como cada carteira se saiu no período de janeiro de 2006 até agosto de 2012.
  • 4. clique aqui para ver a imagem em um tamanho maior. No gráfico, temos uma carteira que apresenta um retorno mais do que 2 vezes superior ao Ibovespa e que também bate o CDI com folga. Os 4 gráficos à direita mostram: 1. A evolução da alocação de cada ativo na carteira. Essencial para avaliar quando os investimentos se tornaram mais agressivos e os períodos de rebalanceamento. 2. Comparação entre Retorno x Risco. Apesar do retorno superior ao Ibovespa, o risco da carteira também foi bastante inferior ao índice. 3. Distribuição do Retorno. Um ótimo gráfico para avaliar dispersão. As linhas tracejadas de azul e vermelho mostram até que ponto espera-se que essa carteira suba ou caía em um único mês. 4. Evolução dos Investimentos. Último gráfico para comparar o quanto R$ 1.000 investidos em cada um dos ativos, inclusive a carteira montada em 2006, iriam se tornar em setembro de 2012. Alterando apenas as células com fundo amarelo, o usuário consegue mudar em tempo real todos os dados e gráficos, assim como os
  • 5. resultados que são apresentados logo abaixo na planilha, como o índice de sharpe. Essa planilha é essencial para aqueles que gostariam de testar como alocações diferentes funcionariam nesse período de 6 anos e o que aprender com elas. Ademais, é possível utilizar a ferramenta SOLVER do Excel para otimizar a carteira para uma variável específica. No caso abaixo, determinei para a planilha otimizar as alocações com o objetivo de maximizar o índice de sharpe. clique aqui para ver a imagem em um tamanho maior. É interessante perceber como essa nova alocação é superior a alocação anteriormente apresentada, diminuindo um pouco a alocação em Bolsa e aumentando em Fundos Imobiliários e Renda-Fixa. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo.
  • 6. 2. Planilha de Stress-Test, Correlação e Piores/Melhores Retornos Outra planilha que me ajuda a entender melhor o mercado financeiro é a planilha de stress-test e correlações abaixo. clique aqui para ver essa animação em um tamanho maior. Nessa animação você observa diversos gráficos como: 1. Stress-test para o Ibovespa. Qual é o melhor ativo para hedge nas grandes crises: Dólar ou Ouro? O gráfico mostra que o Dólar oferece uma proteção muito mais fiel em graves crises do que o Ouro. 2. Correlação entre ativos. Procurar ativos de baixa correlação é fundamental para reduzir o risco da carteira. A planilha permite que o usuário escolha mais de 30 ativos para comparar a distribuição de retornos mensais entre eles e avaliar sua correlação. 3. Piores e Melhores Retornos. Para terminar, a planilha ainda oferece a possibilidade para o usuário saber exatamente qual foi o
  • 7. pior/melhor mês de cada ativo. Por exemplo, o Ibovespa já chegou a cair praticamente -45% em um único mês. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. 3. Infográfico Renda-Fixa O infográfico sobre Renda-Fixa foi o responsável pelo dia com maior número de visitações aqui no HC Investimentos. O tema era o Futuro da Renda-Fixa no Brasil e o objetivo era reunir todas as informações mais importantes sobre juros, inflação e Tesouro Direto em um único Infográfico. O resultado foi muito bom e cheguei a receber mais de um email me perguntando qual programa utilizei para criar o Infográfico. Para a surpresa de muitos, ele foi realizado totalmente no Excel, sendo as imagens abaixo, parte desse infográfico.
  • 8. clique aqui para ver a imagem em um tamanho maior. Através de gráficos atrativos, cores vibrantes e diversas camadas para apresentar as informações, o infográfico tornou-se popular nas redes sociais, sendo compartilhado mais de 500 vezes em apenas 2 dias. Ele pode ser visto em PDF ou em imagem nesse link. A planilha, no entanto, nunca foi compartilhada por conter alguns pequenos “segredos” de como utilizo o Excel. Porém, como o artigo de hoje tem como foco o Excel estou pensando em mudar essa realidade. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. Explorando todo o potencial do Excel Como você já pôde observar acima, o Excel é uma ferramenta extremamente poderosa. Seja para otimizar decisões do dia-a-dia, controlar suas finanças ou melhorar seu trabalho na empresa, aprender mais sobre Excel pode ser aquele fator que faltava para você liberar todo o seu potencial.
  • 9. Talvez a frase acima tenha sido um exagero para muitos, mas para mim, aprender a explorar todo o potencial do Excel foi fundamental para que pudesse apresentar um trabalho diferenciado e de qualidade. Todo essa mudança só foi possível através de um dos melhores investimentos que já fiz na minha vida. Não se trata de nenhuma ação, nem fundo imobiliário que comprei, mas sim um curso de Excel que investi meu dinheiro, tempo e energia: O Excel HeroAcademy. Se você já quer saber qual é esse curso e como ele pode ajudar você, basta clicar AQUI. Porém, sugiro que você continue lendo esse artigo para saber como explorar todo o potencial do Excel para impulsionar sua carreira e seus investimentos. Veja, por exemplo, esse vídeo comemorativo sobre os 25 anos do Excel. De todas as planilhas que aparecem, metade foram elaboradas pelo meu instrutor, o Daniel Ferry. O mais legal é que no final do vídeo o nome dele está logo acima do Bill Gates nos agradecimentos finais para as pessoas que contribuíram para esse vídeo. Assim como o Excel possui hoje mais de 25 anos, Daniel também tem mais de 25 anos de experiência com o Excel. Até hoje ele ainda presta trabalhos para a Microsoft, com o objetivo de melhorar ainda mais essa ferramenta.
  • 10. Se até hoje você ainda faz o básico no Excel, veja abaixo 7 maneiras de elevar o potencial do Excel. Surpreenda-se com um Excel que você ainda não conhece… 1. Xadrez no Excel Já imaginou visualizar todos os movimentos de um jogo de xadrez no Excel? O tabuleiro, as peças e as animações são todas feitas em Excel.
  • 11. Se você gosta de xadrez, veja que esse jogo é bastante agressivo, já que as peças brancas ganham abdicando de várias peças importantes. Não gosta de xadrez? Sem problemas, veja abaixo as 6 outras impressionantes maneiras de elevar o Excel para o próximo nível. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. 2. Análise de um jogo de Futebol Americano no Excel A temporada na NFL está finalmente de volta. E nada melhor do que analisar cada jogada desse incrível jogo no Excel. Seja uma corrida, um passe, um fumble ou um touchdown, o Excel mostra exatamente como cada jogada começou e terminou. Nessa planilha, uma animação permite o usuário analisar todas as jogadas através de simples controles. O interessante é que tudo é feito dentro do Excel. O campo, as setas mostrando as jogadas, os timeouts de cada time e, claro, o placar.
  • 12. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. 3. Um Olhar sobre o Risco Cardíaco no Mundo IMC, ou índice de massa corporal, é uma medida básica que avalia se uma pessoa está dentro do seu peso ideal ou abaixo/acima dele. Através do gráfico abaixo, podemos perceber que desde 1981 até 2008, praticamente todos os países do mundo tiveram um aumento expressivo do seu IMC geral. Não é algo difícil de se imaginar, dado o aumento considerável de alimentos enlatados e a popularização de junkfood. Novamente, todo o gráfico, assim como a animação e os controles foram feitos no excel.
  • 13. Através desses simples controles, você pode rodar a animação em velocidade normal e lenta, assim como voltar para os dados iniciais. O interessante é perceber como fica fácil analisar dados com mais de 25 anos em diversos países observando apenas essa animação. Elevar o Excel ao seu potencial máximo é saber transformar complexidade em simplicidade. E essa planilha faz tudo isso com um visual super atraente. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. 4. Pirâmide Etária Interativa Essa planilha possui um dos meus gráficos favoritos e uma animação incrível. Os dados abaixo mostram a pirâmide etária para determinados países desde 1950 até 2050.
  • 14. Na animação, é possível perceber que a alta taxa de natalidade a partir dos anos 50 em breve fará com que muitos países percam seu formato de pirâmide etária. Isso significa que os jovens do passado são os adultos do presente e serão os idosos do futuro.
  • 15. Novamente, note como a beleza dos gráficos e a facilidade de interagir com a planilha torna dados de mais de 100 anos para diferentes países, diferentes populações e diferentes estruturas etárias, muito mais simples de entender e analisar. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. 5. Gráficos Interativos (Vários Tipos) Já pensou em clicar em um único botão e os dados do seu gráfico mudarem como mágica? Imagine segmentar as vendas de uma empresa no Brasil pelas 5 regiões. Ou mudar o tipo de gráfico…linha, coluna, área… Essa planilha apresenta um método muito fácil para atingir esses objetivos. Além disso, as animações possuem um efeito bem interessante para impressionar seu chefe ou seus amigos.
  • 16. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. 6. O Preço do Petróleo e sua História Esta é outra animação que mostra a eficiência do Excel como ferramenta para análise e apresentação de dados. No gráfico acima é possível perceber o consumo de petróleo ao longo dos anos (eixo horizontal) e a relação com seu preço (eixo vertical). As crises do petróleo em 1973 e 1979 podem ser facilmente vistas no gráfico, que utiliza uma animação para ilustrar a alta no preço do petróleo. Além disso, a animação possibilita mostrar no canto superior à esquerda imagens históricas que marcaram cada período, aparecendo à medida que os anos se passam. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo.
  • 17. 7. Ilusão de Ótica Para terminar, por que não utilizar o Excel para criar ilusões de ótica? Abaixo, temos o famoso paradoxo de Curry. O Excel pode ser utilizado para diversos meios, assim como a criação de ilusões de ótica. Se você ficou intrigado com esse enigma, irá adorar a planilha com a “solução” para esse problema. Clique Aqui para saber como fazer o download dessa planilha e todas as outras apresentadas nesse artigo. Como Fazer o Download de TODAS as 10 planilhas nesse artigo?
  • 18. Você pode ter acesso completo a todas as planilhas mencionadas nesse artigo. Essas 10 planilhas ou foram desenvolvidas pelo meu instrutor Daniel Ferry ou tiveram grande ajuda dele para ficarem prontas. Por esse motivo, infelizmente, não posso distribuí-las livremente aqui nesse site, já que algumas estão ligadas ao curso de Excel ministrado pelo Daniel e algumas deverão fazer parte da 2ª edição do meu eBook Alocação de Ativos (até o final do ano). A boa notícia é que como eu fui um dos alunos mais aplicados desse curso e mantenho contato até hoje com o Daniel, ele resolveu aceitar 2 pedidos especiais. Conversamos há pouco tempo e ele me liberou para disponibilizar TODAS essas 10 planilhas para todos aqueles que se inscreverem nessa 5ª turma do seu excelente curso de Excel. Clique AQUI para saber mais sobre esse curso. O segundo pedido especial revelarei logo abaixo. Quem é Daniel Ferry e a Excel HeroAcademy? Daniel foi o meu instrutor na primeira turma do curso Excel HeroAcademy. Seu trabalho aparece diversas vezes nos vídeos da Microsoft sobre Excel, e até hoje ele ainda dá uma ajuda para melhorar essa poderosa ferramenta.
  • 19. Ele é MVP (MostValuable Professional) em Excel, honra máxima da Microsoft nesse segmento e cobra $400 por hora em cada projeto que se dedica. Excel HeroAcademy é o curso que ele criou no final de 2010 com o objetivo de levar todo usuário básico, intermediário e até avançados para um novo nível nunca antes visto no Excel. Desde essa primeira turma, que tive o imenso prazer de participar até esse lançamento da 5ª turma, o curso já ajudou mais de 1.000 pessoas a usarem o Excel para tornar suas vidas mais simples e seu trabalho mais reconhecido. Saiba mais sobre esse curso clicando nesse LINK. Desconto Especial para os Leitores do HC Investimentos Além das 10 planilhas bônus que você receberá junto com o curso, ainda consegui um desconto exclusivo para os leitores do HC Investimentos. Basta utilizar esse código promocional: CARVALHO Ele dará um desconto de US$ 50,00 do valor total do curso. Como Você Pode Garantir sua Vaga nesse Curso de Excel?
  • 20. É muito simples! Basta você clicar AQUI e seguir as instruções da página. Esse curso é oferecido apenas 1 ou 2 vezes no máximo a cada ano e com vagas e período de inscrição limitados. Portanto, não deixe para depois essa importante decisão se você reconhece que dominar o Excel pode trazer diversos benefícios para você. Se ainda tiver alguma dúvida sobre o curso, recomendo ler esse FAQ que montei aqui abaixo para ajudar você a esclarecer suas dúvidas. Perguntas Frequentes sobre o Curso (FAQ) Assim como você, também tive algumas dúvidas antes de me inscrever na primeira turma desse curso.
  • 21. Hoje é fácil ver que foi uma das melhores decisões de minha vida, mas na hora da inscrição tive dúvidas que talvez sejam as mesmas que você possui agora. Veja abaixo as minhas respostas através da visão de alguém que já fez o curso e passou por todo esse processo. Se ainda assim tiver dúvidas, sinta-se totalmente à vontade para me enviar um email que terei prazer em poder ajudar você. 1. Como o material do curso é entregue? Assim que você definir o usuário de login e sua senha, você já terá acesso ao conteúdo do curso. Todas as aulas estão disponíveis no formato de vídeo e você também tem acesso direto ao download das planilhas de cada lição, assim como o resumo da lição em PDF. Vale lembrar ainda que cada lição possui exercícios de fixação para testar e aprimorar seus conhecimentos no Excel. 2. O Curso está disponível somente em inglês? Sim. Para tirar o máximo proveito do Excel, você precisa saber o básico sobre inglês. Toda a parte de VBA (criação de macros) precisa ser escrita em inglês, mesmo se seu Excel estiver em português. Portanto, utilizar o Excel em inglês ajuda bastante na capacidade que você pode extrair dessa ferramenta. Se você não é fluente em inglês não há motivos para se preocupar.Veja o porquê em 3 motivos abaixo:
  • 22. 1. O inglês californiano do Daniel é bem lento e didático, o que ajuda muito a compreender o que ele fala e faz. 2. Em toda lição, você receberá as planilhas utilizadas. Você notará que todo o processo duro de criação já foi feito e basta você apenas adaptar a ideia para seu projeto. 3. Os vídeos não mostram o Daniel falando diretamente para você, mas sim a imagem da tela do computador dele. Portanto, você vê exatamente o que ele está fazendo, onde está clicando, o que está escrevendo e ainda escuta a voz dele nas devidas explicações. 3. Tenho Mac, ainda assim o curso é válido para mim? Eu também tenho um Mac e não tive problemas para completar esse curso e desenvolver minhas planilhas. Com um Mac você possui 2 alternativas: 1. Instalar o Excel para Mac. Ele não é tão bom quanto o Excel para Windows, mas consegue fazer as tarefas normais sem problemas. 2. Utilizar um serviço de virtualização para rodar o Windows no seu Mac. Desse modo, você pode rodar o Excel dentro do Windows no seu Mac. Essa é a opção que utilizo, já que prefiro o Excel do Windows do que do Mac.
  • 23. 4. Como é realizado o pagamento? Ele é seguro? O pagamento é feito através do PayPal, maior sistema de pagamentos online do mundo. Toda transação realizada é encriptada em 128 bits (altamente segura) para que seus dados sejam preservados no momento da compra. 5. Qual é a garantia de que vou mesmo receber o material ou gostar do curso? Assim que seu pagamento é confirmado você receberá um email com o link para criar seu usuário, sua senha e… pronto! Se mesmo após começar o curso você sentir que não era exatamente o que estava pensando você pode pedir todo seu dinheiro de volta em até 30 dias. Vários amigos meus e leitores do HC Investimentos já fizeram o curso e a resposta tem sido mais do que excelente, dada a qualidade do curso. Porém, se você estiver na dúvida se realmente vale a pena, você pode se inscrever no curso sem preocupações, já que o Daniel oferece essa garantia como confiança na qualidade do seu trabalho. Abrace essa oportunidade! Dominar o Excel e explorar todas as suas capacidades me ajudou bastante no trabalho que faço, seja apresentando dados, gráficos ou montando minhas planilhas financeiras.
  • 24. Desde a primeira fórmula que aprendi, a PROCV (VLOOKUP) até as 10 planilhas que mostrei nesse artigo, o fator fundamental para aprender tanto em pouco tempo foi ter um excelente mentor e instrutor. Um mestre que, além de enorme experiência (mais de 25 anos), sabe transformar como ninguém complexidade em simplicidade. Só tenho a agradecer por ter sido um dos seus primeiros alunos na primeira turma desse curso que me permitiu realizar ideias maiores. Espero que os ensinamentos que você aprenderá sejam tão importantes para você como foram para mim. Clique AQUI para se inscrever agora mesmo nesse curso de Excel e garanta sua vaga. Não adie essa decisão porque o período de inscrição, assim como as vagas são limitados. E não deixe de usar o cupom de desconto para economizar US$ 50,00 =>CARVALHO Forte Abraço, Henrique © HC Investimentos 2012 (todos os direitos reservados)