Moluscos   caracteristicas gerais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Moluscos caracteristicas gerais

on

  • 12,066 views

 

Statistics

Views

Total Views
12,066
Views on SlideShare
12,066
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
93
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Moluscos   caracteristicas gerais Moluscos caracteristicas gerais Presentation Transcript

  • ZOOLOGIA DOSINVERTEBRADOS MOLUSCOS
  • Mollusca - moluscos IntroduçãoO filo Mollusca (do latimmollis, mole) é o segundomaior reino Animalia emnúmeros de espécies (mais de150 mil já descritas) ficandoatrás apenas do filo dosartropodes. Ele reune animaiscom corpo de consistenciamacia, protegido em geral porconcha calcaria.
  • Classes de moluscos Classe AplacophoraA classe Aplacophora reunemoluscos poucoconhecidos, sem concha, comcerca de 2.5 cm decomprimento e que seassemelham a pequenosvermes. Há apenas 320espécies descritas do grupo.Os aplacóforos vivem nosmares em profundidades entre80 e 3000 m. oumais, alimentam-se deanelídeos e outros
  • Classes de moluscos Classe MonoplacophoraOs primeiros monoplacóforosvivos foram descobertos a maisde 3000 m. de profundidade, hápouco mais de 50 anos. Atéentao esses moluscos eramconhecidos apenas por fosseis eacreditava-se que estivessemextintos. O nome refere-se aofato de apresentarem umaconcha em forma de placa querecobre todo o corpo.
  • Classes de moluscos Classe polyplacophoraOs poliplacóforos, cujosrepresentantes maisconhecidos pertencem aogênero Chiton, sãomoluscos pequenos compoucos centímetros decomprimento, que vivemexclusivamente noambiente marinho.
  • Classes de moluscos Classe ScaphopodaOs escafópodes sãomoluscosexclusivamentemarinhos, cuja conchalembra uma pequenapresa de elefante, oca eaberta nas duasextremidades. Vivementerrados na areia ou nolodo e possuem um péafilado, especializado emcavar.
  • Classes de moluscos Classe BivalviaOs bivalves podem ser tantomarinhos quanto de aguadoce. Muitasespécies, como ostras emexilhões, vivem grudadasa rochas e a outrossubstratos submersos.Outras como mariscos eberbigões, vivem enterradosna areia. O termo bivalverefere-se ao fato de essesmoluscos apresentaremconcha formada por duasvalvas.
  • Classes de moluscos Classe GastropodaA classe gastropoda é a queapresenta maior numero deespécies e maior diversidade dehabitat entre osmoluscos, sendo a única comrepresentantes nos três tipos deambiente: marinho, de aguadoce e da terra firme, os maisconhecidos são os caramujosque vivem em agua doce ou nomar, as lesmas e caracóis quevivem em terra firme.
  • Classes de moluscos Classe CephalopodaOs cefalópodes vivemexclusivamente no mar, háalguns tem conchainterna, como lulas e sépias.Outros tem conchas externasespiralada como os náutilos, ospolvos não possuem concha.Como mecanismo dedefesa, polvos, lulas e sépiassão dotados de uma bolsa detinta que contem um pigmentonegro, eliminado em situaçõesde perigo.
  • Anatomia e fisiologia dos moluscos Revestimento corporal e concha. Estrutura da conchaO corpo dos moluscos é revestido por A concha da maioria dos moluscosuma epiderme rica em glândulas. é constituída principalmente deAlém de glândulas produtoras de cálcio (CaCO3) e possui trêsmuco, a maioria das espécies camadas principais. A nacarada deapresenta glândulas epidérmicas aspecto liso e brilhante, aresponsáveis pela fabricação da prismática, sendo formada porconcha, estrutura resistente que cristais e a orgânica que protege oprotege e dá sustentação esquelética calcário da concha.ao animal.
  • Sistema digestórioOs moluscos tem sistema digestório completo, formado por um tubo que começana boca e termina no anus. Ao longo de seu comprimento o tubo apresentadiversas especializações: cavidade bucal, esôfago, estomago e intestino, noscefalópodes a o deslocamento do alimento se dá por contrações, os bivalvesfiltram partículas diretamente da água. A digestão dos cefalópodes éexclusivamente extracelular. Os gastrópodes digerem se dá extra e intracelular
  • Sistema Circulatório Os moluscos apresentam uma novidade evolutiva em relação a cnidários, esponjas, platelmintos e nematelmintos: o sistema circulatório, responsável pelo transporte de nutrientes e de oxigênio a todas as células do corpo. O sistema circulatório dos cefalópodes é do tipo fechado, nos demais moluscos é do tipo aberto.Sistema circulatório dos bivalves
  • Sistema respiratório e excretorA maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existemespécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiramexclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, apresentam respiraçãocutânea. As brânquias dos moluscos localizam-se na cavidade do mantoe apresentam cílios em sua superfície, com exceção dos cefalópodes. Aexcreção dos moluscos é realizada por um par de metanefrídios, suasestruturas ciliadas retiram as excreções da cavidade pericárdica,eliminando-as pelos poros excretores que se abrem na cavidade domanto.
  • Sistema nervoso e sentidosO sistema nervoso dos moluscos é composto por alguns pares degânglios nervosos, onde se concentram os corpos das célulasnervosas, os principais gânglios estão localizados na cabeça sobre otubo digestório e são denominados gânglios cerebrais. O sistemasensorial varia nos diferente grupos. Os bivalves possuem terminaçõesnervosas capazes de perceber toques e pressões, gastrópodes ecefalópodes tem olhos bem desenvolvidos, a visão perfeita das lulas epolvos permitem que sejam predadores muito eficientes.
  • Reprodução dos moluscosOs moluscos tem reprodução sexuada. Em algumas espécies, como ocaracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto, em outras, como nasostras, o desenvolvimento é indireto, com duas fases larvais. Ospoliplacóforos, a maioria dos bivalves e alguns gastrópodes sãodioicos, liberam seus gametas na agua e apresentam fecundação externa.A maioria dos gastrópodes são monoicos, apresentam uma única gônadahermafrodita. Os cefalópodes são dioicos, o macho deposita um pacote deesperma na cavidade do manto da fêmea, a fecundação é interna e logodepois os ovos são liberados na agua.
  • Importância econômica dos moluscosOs moluscos se constituem em importantes fontes de proteína, a preçosacessíveis, principalmente bivalves, cefalópodes e caracóis. Seus estoques sãograndes e rapidamente renováveis, muito embora, a exploração comercial dosmoluscos no Brasil não seja significativa quando comparada com outros países.Os moluscos portadores de conchas são aproveitados para uma infinidade deartigos industriais, tais como, fábricas de botões, broches, brincos e artesanatosde madrepérola. As ostras perlíferas produzem as pérolas tão apreciadas nomundo inteiro (Família Pteriidae). Produtos farmacêuticos, construção civil,rações, etc.