Your SlideShare is downloading. ×
0
TRABALHO DE
GEOGRAFIA
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;
Os principais tipos de vegetação no Brasil;
Os...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro
Em 1989 o professor Jurandyr Ross elaborou uma outra classificação do...
Esse três tipos de relevo compõem, em conjunto, 28 unidades,
identificadas no mapa abaixo:
Três exemplos de revelos brasileiro:
Atividades Econômicas do Brasil
Nona maior economia do planeta, segundo classificação do Banco Mundial, o Brasil
desenvolv...
Os principais tipos de vegetação no Brasil são:
florestas ou matas, cerrado, vegetação litorânea, campos, caatinga e veget...
A caatinga é própria das regiões onde chove pouco e
apresenta uma vegetação com árvores baixas e de poucas folhas. As
plan...
Principais Minérios Brasileiros
O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais:
uma delas é o minério. O país ...
A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o
estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse
m...
Os estados de Minas Gerais e Goiás
respondem por grande parte da produção de
nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de vegetação no Brasil;  Os Principais Minérios...
Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;  Os principais tipos de vegetação no Brasil;  Os Principais Minérios...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de vegetação no Brasil; Os Principais Minérios Brasileiros; Atividades Econômicas do Brasil.

12,599

Published on

Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro;
Os principais tipos de vegetação no Brasil;
Os Principais Minérios Brasileiros;
Atividades Econômicas do Brasil.

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
12,599
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
58
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de vegetação no Brasil; Os Principais Minérios Brasileiros; Atividades Econômicas do Brasil."

  1. 1. TRABALHO DE GEOGRAFIA Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro; Os principais tipos de vegetação no Brasil; Os Principais Minérios Brasileiros; Atividades Econômicas do Brasil.
  2. 2. Jurandyr Ross e a classificação do relevo brasileiro Em 1989 o professor Jurandyr Ross elaborou uma outra classificação do relevo, dessa vez usando como critério três importantes fatores geomorfológicos: - a morfoestrutura- origem geológica; - o paleoclima- ação de antigos agentes climáticos; - o morfoclima- influência dos atuais agentes climáticos. Trata-se de uma divisão inovadora, que conjuga o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo. Com base nesses critérios, o professor Ross classifica três tipos de relevo: - planaltos- porções residuais salientes do relevo, que oferecem mais resistência ao processo erosivo; - planícies- superfícies essencialmente planas, nas quais o processo de sedimentação supera o de erosão; - depressões- áreas rebaixadas por erosão que circundam as bordas das bacias sedimentares, interpondo-se entre estas e os maciços cristalinos.
  3. 3. Esse três tipos de relevo compõem, em conjunto, 28 unidades, identificadas no mapa abaixo:
  4. 4. Três exemplos de revelos brasileiro:
  5. 5. Atividades Econômicas do Brasil Nona maior economia do planeta, segundo classificação do Banco Mundial, o Brasil desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário. Esse último é o destaque do país, responsável por mais da metade do seu Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 75% de seus empregos. O setor terciário, que corresponde à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos à população, é ainda uma das razões do aumento da competitividade interna e externa do Brasil, acelerando o seu progresso tecnológico. A indústria, parte do setor secundário, é também um setor de grande importância na formação da riqueza nacional. Com destaque na produção de bens de capital, ela tem na região Sudeste, em especial a Região Metropolitana de São Paulo, a maior concentração do país. Já o setor primário no Brasil, dividido em atividades de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça, pesca e mineração, tem como destaque a agropecuária. Essa atividade, que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais, é responsável por cerca de 27% do PIB do Brasil.
  6. 6. Os principais tipos de vegetação no Brasil são: florestas ou matas, cerrado, vegetação litorânea, campos, caatinga e vegetação do Pantanal. As florestas mais importantes são a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária e Mata dos Cocais. A maior floresta do planeta, a Floresta Amazônica, apresenta uma vegetação bastante diversificada, com árvores altas e de troncos grossos. Na Mata Atlântica, que cobre toda a região litorânea, predominam árvores e arbustos. O pinheiro é a vegetação predominate da Mata de Araucária, que cresce no Planalto Meridional. A carnaúba e o babaçu são a vegetação característica da Mata dos Cocais, localizada entre a Floresta Amazônica e a caatinga. O cerrado é típico da região central do Brasil e sua vegetação é rasteira, onde crescem uma espécie de capim e árvores pequenas de troncos retorcidos.
  7. 7. A caatinga é própria das regiões onde chove pouco e apresenta uma vegetação com árvores baixas e de poucas folhas. As plantas têm espinhos e acumulam bastante água. Nos campos, a vegetação é rasteira, com poucas árvores. É típica do Sul do País e bastante utilizada para a criação de animais. A vegetação do Pantanal é bastante variada. Na época das cheias, sofre a inundação das águas do rio Paraguai e de seus afluentes. A vegetação litorânea está quase totalmente devastada. Nessa região, aparecem os manguezais, próprios de áreas alagadas, e as plantas rasteiras nas praias.
  8. 8. Principais Minérios Brasileiros O Brasil é detentor de uma infinidade de riquezas naturais: uma delas é o minério. O país se destaca principalmente na produção de ferro, bauxita (alumínio), manganês e nióbio O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum. Atualmente a produção é de aproximadamente 235 milhões de toneladas ao ano, o país ocupa o segundo lugar na produção desse minério em nível mundial.
  9. 9. A bauxita é extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, o estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país. A produção anual gira em torno de 17,4 milhões de toneladas, figurando como o terceiro maior produtor em escala planetária. Anualmente são extraídos cerca de 1,3 milhão de toneladas de manganês e esse volume de produção faz com que o país ocupe o terceiro lugar da produção mundial. As jazidas principais se encontram na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum. Países como Japão e Estados Unidos importam quase 50% da produção total nacional.
  10. 10. Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por grande parte da produção de nióbio, que atinge 38 mil toneladas ao ano, o que faz do país o maior produtor mundial. Esse minério tem seu uso difundido na fabricação de equipamentos de tecnologia de ponta.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×