Your SlideShare is downloading. ×
MANUAL DE LÍDER EM SALA DE AULA
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Saving this for later?

Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime - even offline.

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

MANUAL DE LÍDER EM SALA DE AULA

2,717
views

Published on

Published in: Education

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,717
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
115
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Afinal, o que é ser líder?!
  • 2. LiderançaLiderança é a habilidade deé a habilidade de influenciarinfluenciarpessoas, por meio dapessoas, por meio da comunicaçãocomunicação,,exemploexemplo, canalizando seus esforços para a, canalizando seus esforços para aconsecução de um determinadoconsecução de um determinado objetivoobjetivo..
  • 3. Liderar a sala de aula é descobrir epotencializar possibilidades a partir dasdiferenças.
  • 4. É na sala de aula que se aprende a liderar.
  • 5. Mas como é que se faz isso!?Só temos vontade de fazer cada vez melhor algo quesentimos que fazemos parte. Algo pelo qual possamoster reconhecimento e, por isso comprometimento.
  • 6. Quando nos sentimosQuando nos sentimosparte do que fazemos, nosparte do que fazemos, noscomprometemos com oscomprometemos com osresultados. Deixamos deresultados. Deixamos defalar “a escola em quefalar “a escola em queestudo” e passamos a falarestudo” e passamos a falar“a minha escola”. Essa é a“a minha escola”. Essa é asinergia necessária para osinergia necessária para ocrescimento e para ocrescimento e para osucessosucesso.
  • 7. Funções do Líder/Vice-Líder/Secretário(a)Colaborar com adisciplina daEscola e daSala de Aula.Comunicar a Direção aausência doprofessor na salade aula (quando oprof. falta).Comunicar ao Diretor deTurma quando o alunoestiver com 05 faltasconsecutivas ou 07alternadas.As turmas precisam de umrepresentante que fale emnome do grande grupo, “sóassim os interesses edificuldades de cada umpoderão ser atendidos commaior organização”.
  • 8. Buscar informações com o Diretor de Turma ou a Equipe Pedagógico-Administrativa, quando houver dúvidas sobre qualquer assuntorelacionado a Escola e ao ensino-aprendizagem.Comunicar se o alunogazeou aula.Reforçar os avisosem geral dadospela Direção epelosprofessores.Anotar os alunosque ficam forada sala de aula ea disciplina. Eos que ganhamadvertênciaFazer chamada todos os diasna primeira aula, e anotarno Diário quem chegaatrasado ou sai cedo ouquem gazeia a aula.Guardar sigilo de todas asinformações e do Diárioque você Líder utiliza.
  • 9. Somente o Líder, Vice ou o secretário poderão sair da salaSomente o Líder, Vice ou o secretário poderão sair da salapara buscarem qualquer material que o professorpara buscarem qualquer material que o professornecessite, na Secretaria ou em qualquer parte danecessite, na Secretaria ou em qualquer parte daescola, devendo ser responsável pela devolução doescola, devendo ser responsável pela devolução domesmo.mesmo.Estimular a integração de seu grupo(sala) e, quando houverqualquer problema, comunicarao professor, se caso nãoresolver, comunicar a EquipePedagógico-Administrativa.Obrigatória apresença noConselho deClasse pararepresentara turma.O líder, vice e osecretário devemtrazer tarefas ecadernos em dia eapresentarem boasnotas.Se a turma necessitar, providenciar junto aoprofessor um quadro-mural com osavisos dos dias de provas, entrega detrabalhos, recuperação, horário de aula,espelho de classe e demais informaçõesque se fazem necessários.
  • 10. O líder, vice e o secretário devem ser uma pessoaque controla suas emoções e reações, nãodeixando se levarem por impulsos.evitar fazer críticas destrutivasprocurem ter apoio detodos evitando apoiaremalgunsJuntamente com o DIRETOR DETURMA registram as decisõestomadas pelo Conselho deClasse e levam ao conhecimentodo grupo.procurem sempre estara par de todos osproblemas,tentandocompreender eajudar no que lhefor possível.ORGANIZAÇÃOCONHECIMENTODevem incentivar a turma a participaremativamente de todas as atividadesdesenvolvidas na escola.apresentar excelentecomportamento emsala e fora deladevem zelar, cuidar epreservar a escola
  • 11. Este ano provavelmente vocêEste ano provavelmente vocêenfrentará muitos desafios e comenfrentará muitos desafios e comsua coragem para transporsua coragem para transporobstáculos, obterá muitasobstáculos, obterá muitasconquistas e vencerá.conquistas e vencerá.
  • 12. O líder precisa fazer com que seus colegastenham cada vez mais vontade de fazermelhor aquilo que fazem.
  • 13. Esperamos que 2013 possaser um ano produtivo e demuita conquista para todos.Nossa Jornada não pode parar!
  • 14. Obrigado pela atenção!Um abraço carinhoso.ROGERIO LIMAProf. Diretor de TurmaAUTORA:DULCELENA DA COSTAOrientadora educacionalAdaptado por:Rogerio Lima