Roteiro para Elaboração do PEG (Planejamento Estratégico de Gestão)

51,341 views

Published on

Published in: Business
2 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
51,341
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
284
Actions
Shares
0
Downloads
1,675
Comments
2
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Roteiro para Elaboração do PEG (Planejamento Estratégico de Gestão)

  1. 1. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico
  2. 2. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação das Cinco Forças no Setor de atuação da Empresa: 1ª) Rivalidade entre os concorrentes: Crescimento do setor; Diferenças entre os produtos; Identidade da marca; Custos da troca de fornecedores; Diversificação de concorrentes; Custos fixos / valor agregado; Capacidade excessiva intermitente; Concentração e equilíbrio; Contingências empresariais; Barreiras de saída.
  3. 3. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico A rivalidade entre os concorrentes pode ser considerada a mais significativa das cinco forças. Aqui, os aspectos mais importantes são a agressividade dos concorrentes e as ferramentas de competição para conseguir mais mercados ou os melhores pedidos vindos de Clientes. Assim o “modelo” irá auxiliar na determinação do valor criado por uma indústria em função da concorrência direta. Exemplos usuais de fatores críticos de sucesso: Tecnologia, Produção, Distribuição, Marketing, Habilidades (know-how e expertise em projetos), Capacidade Organizacional e Reputação.
  4. 4. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação das Cinco Forças no Setor de atuação da Empresa: 2ª) Barreiras à entrada de novos concorrentes: Diferenças de exclusividade de propriedade; Identidade da marca; Custo da troca de fornecedor; Exigências de capital; Acesso à logística e distribuição; Vantagens de custo; Economia de escala; Política governamental; Retaliação esperada.
  5. 5. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico A ameaça de entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra a sua entrada e do poder de reação dos participantes do setor. Se forem de fato difíceis de superar, as barreiras vão intimidar aqueles que pretendam entrar em determinada área de negócios; se forem fracas, as barreiras não desestimularão os possíveis candidatos. As seis principais fontes de barreiras à entrada de novos concorrentes são: Economia de escala, Diferenciação do produto, Capital necessário, Acesso aos canais de distribuição, Desvantagem de custo independente do tamanho e Política governamental.
  6. 6. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação das Cinco Forças no Setor de atuação da Empresa: 3ª) Poder dos Fornecedores: Custo da troca de fornecedores e firmas do setor; Presença de entradas substitutas; Concentração de fornecedores; Custo relativo de compras; Impacto das entradas sobre o custo ou a diferenciação; Diferenciação de entradas; Ameaça de integração futura relativa à ameaça de integração retroativa por firmas do setor.
  7. 7. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Os fornecedores têm poder se: O setor for dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos forem exclusivos ou diferenciados, e se for custoso trocar de fornecedor; O setor de negócios não for um Cliente importante para os fornecedores.
  8. 8. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação das Cinco Forças no Setor de atuação da Empresa: 4ª) Poder dos Clientes (compradores): Concentração de compradores X concentração de firmas; Volume de compras; Custo da troca de fornecedores; Informação dos Clientes (compradores); Preço / compras totais; Diferenças entre produtos; Identidade da marca; Impacto sobre qualidade / desempenho; Incentivos para a tomada de decisão; Produtos substitutos.
  9. 9. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Os Clientes (compradores) têm poder quando: Concentram a compra de grandes volumes; Os produtos a serem comprados são padronizados e não diferenciados; Os lucros do setor forem reduzidos; O insumo não for fundamental para a existência, a produtividade ou a qualidade dos produtos ou serviços do comprador; Não houver benefício econômico para o comprador; Os próprios compradores podem passar a fabricar ou a executar o que compram.
  10. 10. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação das Cinco Forças no Setor de atuação da Empresa: 5ª) Ameaça dos substitutos: Custo da troca de fornecedores; Preços relativos ao desempenho dos substitutos X concentração de empresas; Propensão do comprador em substituir. Disponibilidade de complementadores: Influência na demanda; Influência na oferta; Importantes para uma inovação.
  11. 11. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico O poder dos produtos substitutos será maior quando: Oferece vantagem de preço em relação aos existentes; Proporciona vantagem de desempenho (custo/benefício) evidentes. Participantes complementadores: Complementadores são empresas, entidades ou pessoas dos quais os clientes e fornecedores de um determinado setor transacionam, comprando, vendendo ou provendo algo que complemente sua atividade ou produto. Por exemplo: na aquisição de um computador a opção por determinado processador influenciar na decisão de compra.
  12. 12. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico COMPETIDORES POTENCIAIS Análise do Mercado FORNECEDORES COMPETIDORES COMPRADORES ATUAIS (CLIENTES) PRODUTOS / CONCORRENTES SUBSTITUTOS
  13. 13. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação dos Fatores Críticos de Sucesso: Fatores Críticos de Sucesso: Podem ser definidos como as vantagens ou atividades de uma empresa que são decisivas para o sucesso competitivo em determinado segmento dos negócios. Os fatores críticos de sucesso podem ser determinados pelas respostas a três questões: Quais são os critérios dos Clientes para a escolha dos produtos? Quais são os recursos e a capacidade competitivas necessárias para se ter sucesso? O que é necessário para obter vantagem competitiva?
  14. 14. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico
  15. 15. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação da Visão: A visão pode ser definida também com a percepção das necessidades do mercado e os métodos pelos quais uma organização pode satisfazê-las. A visão deve, sobretudo ser coerente e criar uma imagem clara do futuro e gerar compromisso com o desempenho. Perguntas que ajudam na formulação de Visão Corporativa: Qual é o nosso objetivo? Qual é a força que nos impulsiona? Quais são nossos valores básicos? O que fazemos melhor? O que desejamos realizar? O que gostaríamos de mudar? Os objetivos e as metas devem ser suficientemente flexíveis para possibilitar o alcance da visão corporativa, que deve incluir e envolver todos os indivíduos da Organização.
  16. 16. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Determinação da Missão: A declaração da missão é a explicação por escrito das intenções e aspirações da Organização. O objetivo de uma missão é difundir o espírito da empresa, que está ligado a sua visão e a de todos os membros da organização, de forma a concentrar esforços para alcançar seus objetivos. A missão é a razão da existência da organização. Check list para definir a Missão: O texto é claro e facilmente perceptível? O texto está relacionado com os principais fatores críticos de sucesso do negócio? O texto transmite valores comuns a toda a organização? O texto tem caráter motivacional? O texto cria bases para a formulação de objetivos da empresa?
  17. 17. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Análise SWOT aplicada à avaliação do ambiente interno: Efetuar a análise SWOT; Determinar as possíveis ações em função das oportunidades e ameaças e as suas influências para a Organização. Forças (Strenght): Estratégia poderosa, Forte condição financeira, Marca (imagem ou reputação) forte, Líder de mercado reconhecido, Tecnologia própria, Vantagens de custo, Muita propaganda, Talento para inovação, Bom serviço ao cliente, Melhor qualidade do produto, Alianças ou parcerias.
  18. 18. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Fraquezas (Weakness): Falta de estratégia, Instalações obsoletas, Balanço ruim, Custos mais altos que os concorrentes, Falta de habilidades importantes, Lucros reduzidos, Problemas operacionais, Atraso em P&D, Linha estreita de produtos, Falta de talento em Marketing. Oportunidades (Opportunities): Novos Clientes, Expansão geográfica, Expansão da linha de produtos, Transferência de habilidades para novos produtos, Integração Vertical, Tirar mercado dos concorrentes, Aquisição de rivais, Alianças ou parcerias para expandir a cobertura, Explorar novas tecnologias, Aberturas para extensão da Marca.
  19. 19. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Ameaças ( Threats): Novos concorrentes potenciais fortes, Perda de vendas para substitutos, Queda de crescimento do mercado, Mudanças nas taxas de câmbio e políticas de comércio, Regulação que aumenta os custos, Crescimento do poder dos clientes ou dos fornecedores, Necessidades reduzidas do produto para os Clientes, Mudanças demográficas.
  20. 20. Análise da Empresa Forças Fraquezas S W Oportunidades Ameaças O T
  21. 21. Fatores Externos SWOT 5 x 5 Oportunidades Ameaças Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico Forças PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA O PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA MANUTENÇÃO OU DESENVOLVIMENTO FORTALECIMENTO DE POSICIONAMENTO (Utilizar as forças da Organização para quot;acessarquot; as (Utilizar as forças da organização para minimizar ou oportunidades) neutralizar as ameaças) Fatores Internos Fraquezas PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA O CRESCIMENTO PROJETOS ESTRATÉGICOS PARA SOBREVIVÊNCIA (Minimiza ou elimina as fraquezas da organização, para ajudar ou não atrapalhar acesso às (Minimizar ou eliminar as fraquezas da organização oportunidades) para não potencializar as ameaças)
  22. 22. MAPA ESTRATÉGICO 2009-2011 PERSPECTIVAS OBJETIVOS ESTRATÉGICAS ESTRATÉGICOS Imagem 16 18 Resultados Econômicos / Financeiros 13 20 22 Processos Externos / Mercado / Clientes. 17 1 2 21 Processos Internos / Fornecedores 3 12 15 9 6 7 Aprendizado e Crescimento 5 19 8 4 10 14 11
  23. 23. Roteiro para Elaboração do Planejamento Estratégico
  24. 24. DEPARTAMENTO: MATRIZ DE COMPETITIVIDADE Perspectiva Estratégica Parâmetro de Competitividade Indicador Meta Situação IMAGEM RESULTADOS ECONÔMICOS / FINANCEIROS PROCESSOS EXTERNOS / MERCADO / CLIENTES PROCESSOS INTERNOS / FORNECEDORES APRENDIZAGEM & CRESCIMENTO

×