Programa 5S

69,609 views
68,969 views

Published on

Esta apresentação traz as definições dos 5Ss (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitisuke) base para os 5 "sensos"de Organização, Utilização, Limpeza, Padronização e Disciplina.

Published in: Automotive, Business, Technology
1 Comment
16 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
69,609
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
419
Actions
Shares
0
Downloads
1,519
Comments
1
Likes
16
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Programa 5S

  1. 1. PROGRAMA 5S’s
  2. 2. INTRODUÇÃO A filosofia dos 5S’s iniciou-se no Japão visando um conceito de qualidade não só no produto, mas também no ambiente de trabalho. O melhor significado dos 5 S’s em português pode ser o a seguir apresentado: Os 5 S´s 10 S - Seiri Organização / Ordenação 20 S - Seiton Arrumação / Utilização 30 S - Seiso Limpeza 40 S - Seiketsu Padronização / Gestão Visual 50 S - Shitisuke Participação / Disciplina
  3. 3. 10 S - Senso de organização / ordenação (Seiri) – Primeiro passo, é preciso separar: ♦Material necessário de uso eventual; ♦Material necessário, de uso constante e indispensável ♦Material desnecessário. Vantagens: Eliminação dos excessos; Melhor distribuição dos materiais utilizados; Redução do tempo gasto na procura de materiais – perdas de tempo; Maior controle dos materiais e recursos; Maior segurança e qualidade. DEFINIÇÃO É identificar os materiais, documentos e/ou equipamentos necessários (recursos de toda a natureza), para utilização nas áreas de oficina e escritórios, dando destino aos desnecessários e deixando permanecer somente os necessários.
  4. 4. 2º S - Senso de arrumação / utilização (Seiton) – Depois de separar, é hora de colocar tudo no seu devido lugar Material necessário – colocar em local de fácil manuseio, onde todos possam ver e usar (deve estar sempre à mão); Material necessário e de uso eventual – aquele que é usado de vez em quando. Este tipo de material deve ser organizado em local de fácil acesso e que não atrapalhe o trânsito das pessoas e máquinas; Vantagens: • Melhor distribuição e economia do espaço • Eliminação de desperdícios • Localização e identificação mais rápida dos materiais e recursos • Agilidade no trabalho • Facilidade para fluir o trabalho, uma vez que tudo está identificado, e bem organizado • Melhoria na comunicação • Maior segurança e qualidade, com redução do risco de acidentes. DEFINIÇÃO Colocar todos os itens de modo a que estejam facilmente disponíveis para qualquer um que precise utilizá-los a qualquer tempo.
  5. 5. 3 º S - Senso de limpeza (Seiso) – Simplificar e organizar sem limpar é inútil. O melhor é não sujar. Se isto não for possível, procure não acumular sujeira, eliminado sempre e de imediato o lixo. Vantagens: Melhor apresentação do local de trabalho Ambiente mais higiênico Melhores condições de trabalho Maior satisfação com o trabalho Maior segurança e qualidade DEFINIÇÃO É atuar com o objetivo de deixar bem limpo o local de trabalho e, o mais importante, manter o local limpo sempre.
  6. 6. House Keeping – A organização (Seiri) é realmente a arte de eliminar as coisas desnecessárias. Um dos pontos chaves da organização é definir seu significado. Como saber se você é organizado ou não? Que princípios envolvem a organização? Embora já se tenha dito antes que a organização é a arte de eliminar as coisas, talvez seja preciso retificar esta afirmação, pois eliminar é apenas o primeiro passo, ainda que seja essencial. Comece livrando-se de tudo o que não precisa. E, ao faze-lo aproveite para dar atenção especial aos equipamentos que não funcionam corretamente e às peças quebradas. ♦ Material desnecessário – o que não é útil para a área; estes materiais devem ser dispostos em um local específico para posterior “leilão” com as outras áreas da organização. Se, após este “leilão”, os materiais não forem mesmo aproveitáveis, eles devem ser descartados da organização, por venda, doação, refugo ou qualquer outra maneira de eliminação dos mesmos. Atenção: Não se deve ficar “guardando” coisas inúteis.
  7. 7. 4 º S - Senso de padronização / gestão visual (Seiketsu) – Uma vez só não basta. É preciso fazer a conservação da simplificação, da organização e da limpeza, sempre. Só assim se consegue manter um ambiente limpo. Vantagens: Maior conservação da simplificação, organização e limpeza Melhoria nos processo de trabalho e relacionamento Mais facilidade para trabalhar Melhores resultados Maior segurança e qualidade. DEFINIÇÃO É manter uma verificação periódica de que o ambiente continua como foi organizado, sem perdas de trabalho - limpo sempre.
  8. 8. 5 º S - Senso de participação/disciplina (Shitsuke) – O sucesso do programa depende da participação de todos. É um processo contínuo, diário e permanente. É a atitude e participação de cada um, que vai determinar uma melhor e maior qualidade no ambiente de trabalho.E para isso é preciso ter: Senso de organização; Senso de arrumação, Senso de limpeza; Senso de padronização e Senso de disciplina. Vantagens: Contribuição de cada um com idéias e iniciativas Atitudes positivas Vontade de melhorar Trabalhar em time, com método e maior segurança e qualidade Estímulo à competitividade sadia e à criatividade DEFINIÇÃO Ninguém na organização tem a opção de não participar; a decisão pelo programa é institucional e faz parte das avaliações individuais.

×