Your SlideShare is downloading. ×

Capital social

4,887
views

Published on


0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,887
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisO Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias Sociais.com.brRodrigo Facchinetti05. março. 2013
  • 2. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisCapital Social é o valor geradoatravés da interação entre pessoas,dentro de uma relação baseadaem confiança e reciprocidade.
  • 3. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisO conceito de capital social,e as diversas teorias em torno dele, qualificam comotanto mais valiosa o tamanho da rede social,(interações entre seus clientes e parceiros),quanto for a qualidade desse relacionamento.
  • 4. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisHoje, as ferramentas mais poderosaspara a exploração do capital socialsão as mídias sociais,pois atingem o cliente em primeiro graue toda a sua rede de relacionamento.Tornando assim o capital social exponencialmente mais valioso.
  • 5. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisComportamento de compra: Produtos EducacionaisDecisão de compra complexa e demorada (+ de 1 ano)Uso de muitas fontes de informaçãoMuitas fontes de comparaçãoServiço de longo prazoAlto valor agregadoServiço intangívelComplexa dinâmica de compra (influenciadores, decisores, pagadores, etc)
  • 6. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisComportamento de compra: Produtos EducacionaisQuanto mais pontos de contatoa escola mantiver com o clienteno processo de decisão de compra,maior é o índice de convergência.
  • 7. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisCapital Social x Redes Sociais x Captação de AlunosAs ações em redes sociais tem o objetivo de “fechar o funil” de influência em buscada matrícula e provocar a fidelização da rede de influência do cliente (ampulheta).Uma boa presença digital permite que a escola esteja em contato permanente com o clientedurante o longo processo de decisão de compra.Ainternetéumadasmuitasfontesdeinformaçãoqueoclienteutiliza,buscandodadosem sua rede de relacionamentos ou simplesmente comparando os dados encontradossobre as escolas.Ao contratatar uma instituição de ensino, o cliente fará um contrato de longo prazo ede alto valor agregado.Por ser um serviço intangível, a complexa dinâmica de compra será fortementeinfluenciada pela imagem e percepção que cada agente decisor terá da escola.
  • 8. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisFunil de influência nas Redes SociaisPercepção | Interação – O cliente toma conhecimento da marca.Consideração | Engajamento – O cliente se interessa pelo que a marca diz ecomeça a considerar a compra e aceitar a marca em sua rede.Preferência | Participação – Com o inicio da participação do cliente no conteúdoe no universo da marca, a opção de compra se torna preferencial a marca.Compra | Socialização – Com a efetivação da compra (ou a ideia da compra),o cliente começa a compartilhar a marca com a sua rede e se torna um agenteinfluenciador.Fidelização | Comunidade – O cliente fidelizado se torna parte da rede damarca, influenciando ativamente toda a sua rede de relacionamento.O cliente, como agente multiplicador, retoma o funil no caminho contrário,socializando, participando, engajando e, por fim, despertando a percepção deum novo cliente dentro da sua rede.
  • 9. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisComo se posicionar?Para se comunicar com os clientes e obter os objetivos propostos, a marca deve seposicionar nas redes sociais sempre tendo em vista sua Missão, seus Valores e aFilosofia Educacional.A imagem digital deve ser reflexo da essência da escola.Não tente criar uma linguagem que não é mesmaque o cliente verá dentro da escola.Seja sempre verdadeiro e coerente.Crie ações honestas e eventuais crisesserão facilmente contornáveis.
  • 10. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisCriando a EstratégiaPOSICIONAMENTO (que imagem a escola quer ter?)Ao determinar o posicionamento básico, a escola deve pensar em como quer que osclientes a vejam. Essa resposta estará na Missão e Visão da empresa, mas não é a mesmacoisa. O posicionamento é uma “evolução”. É uma maneira “tangível” de expressar a ideiacontida na Missão e Visão.OBJETIVO SOCIAL (qual a relevância que a marca trará?)A escola deve se colocar no lugar do cliente que a segue nas redes sociais e seperguntar: “O que eu vou ganhar seguindo esta marca? O que ela me trará de relevante?”Este é o momento de estreitar o posicionamento, determinar o que a marca dirá paraexpressar o posicionamento proposto.LINHA EDITORIAL (como pretendemos fazer isso?)Pense no que ficou determinado em posicionamento e no seu objetivo social e apliqueos conceitos dos 4 Cs do Marketing para Redes Sociais: Conteúdo, Contexto, Conexões,Comunidade. Nesta etapa são definidas as formas pelas quais a escola vai se expressar, seatravés de matérias , fotos, montagens, brincadeiras, jogos, quiz, piadas, etc.
  • 11. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisCriando a EstratégiaLINHA EDITORIAL (como pretendemos fazer isso?)Formatos: É a etapa final e mais importante da sua estratégia. Depois disso é só começar a compartilhar.Porém, as pessoas só irão compartilhar o seu conteúdo se ele fizer sentido com o que elas querem vere com o que a escola é.A forma com que a sua escola irá se comunicar com os clientes deve ser coerente com a imageminstitucional que ela tem e com o posicionamento e objetivo social propostos.Se a sua instituição educacional é secular, séria, conhecida pelo “ensino forte”, compartilhar piadas eimagens engraçadas pode não ser o mais coerente.Se é uma escola de educação infantil, postar apenas matérias densas sobre o comportamento infantilpode não ser o mais coerente com o clima de descontração e alegria que os pais veem na sala de aula.O cliente deve identificar a escola no conteúdo que ela compartilha.
  • 12. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisDuras VerdadesAções nas mídias sociais não trarão alunos para a escola imediatamente. Lembre-sede que se trata de um processo de decisão de compra complexo e demorado.Ações em mídias sociais são um investimento na marca, não uma ação de vendas.Sua página no Facebook ou perfil do Twitter ficarão sem muitos seguidores por umbom tempo. Demora um tempo para que a comunidade comece a te encontrar nas redessociais. Mantenha os perfis atualizados e os seguidores chegarão.Alguns alunos simplesmente não vão te seguir. Principalmente quando tratar comadolescentes. Alguns não querem se envolver com a escola mais do que o necessário.A sua escola já esta nas redes sociais.Resta saber se você quer ou não ser o mediador do que já falam sobre você.
  • 13. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisLembre-se sempre:A imagem digital deve ser reflexo da essência da escola.Não tente criar uma linguagem que não é mesma que o cliente verá na escola.Seja sempre verdadeiro e coerente.Crie ações honestas e eventuais crises serão facilmente contornáveis.Aproveite a sua comunidade!
  • 14. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias SociaisFonteshttp://www.slideshare.net/papercliq/ebook-midias-sociais-perspectivas-tendencias-reflexoeshttp://www.slideshare.net/papercliq/metricas-para-midias-sociais-no-marketing-politicohttp://www.slideshare.net/wildiniz01/captao-reteno-fidelizaomaishttps://twitter.com/Glausonmmhttp://www.planetay.com.brhttps://www.sadebr.com.br/8 Ps do Marketing Digital, Conrado Adolpho Vaz, Ed. NovatecMarketing na Era Digital, Martha Gabriel, Ed. Novatec
  • 15. O Capital Social nas Instituições de Ensino - EscolasAplicação em Mídias Sociais.com.brRodrigo Facchinetti05. março. 2013

×