Virtualização - O Futuro é na NUVEM

1,864 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
13 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,864
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
13
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Virtualização - O Futuro é na NUVEM

  1. 1. Virtualização: O Futuro é na NUVEM Rodrigo Felipe Betussi
  2. 2. Roteiro  O que é Virtualização?  A Origem e História  Definição  Porque Virtualizar?  Benefícios  Tipos de Virtualização  Principais soluções
  3. 3. Primeiro, você sabe o que é VIRTUALIZAÇÃO?
  4. 4. Em uma definição básica, virtualização é o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento. Uma máquina virtual é um ambiente operacional completo que se comporta como se fosse um computador independente. Com a virtualização, um servidor pode manter vários sistemas operacionais em uso.
  5. 5. A História e Origem da VIRTUALIZAÇÃO
  6. 6. A História e Origem da Virtualização O conceito de Virtualização não é novo. A ideia surgiu em meados da década de 60, quando os grandes e caros computadores da época atingiram uma grande velocidade de processamento mas se mostravam ineficientes em aproveitar seu caro tempo de cálculo, devido ao gerenciamento de processos ser feito manualmente pelo operador. Com isso surgiu o conceito de tempo compartilhado (time sharing), que culminou com a ideia de virtualização.
  7. 7. A História e Origem da Virtualização Em 1972, Robert P. Goldberg, lançou a base teórica da arquitetura para sistemas computacionais virtuais em sua dissertação na universidade de Harvard. No mesmo ano a IBM lançou um mainframe capaz de executar simultaneamente diferentes sistemas operacionais sob a supervisão de um programa de controle – hypervisor.
  8. 8. Definição de VIRTUALIZAÇÃO
  9. 9. Porque VIRTUALIZAR?
  10. 10. Ambientes virtualizados geralmente economizam de 50 a 70% nos custos gerais de TI quando consolidam os pools de recursos e garantem máquinas com alta disponibilidade.
  11. 11. Benefícios da VIRTUALIZAÇÃO
  12. 12.  Aproveite melhor os recursos existentes: Agrupe os recursos da infraestrutura comum e acabe com o modelo "um aplicativo para cada servidor" com a consolidação de servidor;  Diminua os custos do data center com a redução da infraestrutura física: Menos servidores e hardware de TI significam menos requisitos de espaço físico, energia e refrigeração;  Gerenciamento centralizado: Dependendo da solução de virtualização utilizada, fica mais fácil monitorar os serviços em execução, já que o seu gerenciamento é feito de maneira centralizada;  Implementação mais rápida: Dependendo da aplicação, a virtualização pode permitir sua implementação mais rápida, uma vez que a infraestrutura já está instalada.
  13. 13. Tipos de VIRTUALIZAÇÃO
  14. 14. O que pode ser VIRTUALIZADO?  Desktops;  Servidores;  Storages.
  15. 15. Principais soluções no mercado de VIRTUALIZAÇÃO
  16. 16. Os três principais players no mercado mundial...
  17. 17.  VMware: é uma empresa de origem norte-americana especializada em virtualização. Seus produtos são bastante conhecidos no mercado e atendem a aplicações dos mais variados tamanho.  Uma solução bastante conhecida da empresa é o VMware Server, que é gratuito, mas tem a proposta de atender ao segmento de servidores de pequeno e médio porte.  As soluções pagas da empresa, no entanto, são muito mais amplas em recursos, e podem atender desde servidores mais simples até grandes data centers. Principais soluções: VMware Workstation, VMware Server, VMware ESX Server e VMware Fusion.
  18. 18.  Microsoft: Tem presença expressiva no mercado de virtualização, especialmente porque os seus softwares da categoria se integram facilmente aos seus sistemas operacionais.  Tendo como base o conceito de hypervisor, o Hyper-V consegue lidar com vários cenários de virtualização, inclusive aqueles de alto desempenho, podendo trabalhar, por exemplo, com data centers virtuais.  Entre os vários recursos do Hyper-V estão uma funcionalidade que permite passar máquinas virtuais de um servidor para outro (para que o primeiro seja reparado, por exemplo) e a capacidade de criar réplicas. Principais soluções: Windows Server 2012 Hyper-V e Hyper-V Server 2012.
  19. 19.  Citrix: é outro nome bastante forte quando o assunto é virtualização. Trata-se de uma solução baseada em VMM que teve seu desenvolvimento promovido pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido.  Disponibilizado como software livre, o Xen é gratuito e o seu código-fonte pode ser acessado por qualquer pessoa. Por isso, seu uso é bastante difundido no meio acadêmico e por entusiastas de sistemas Linux.  Em 2007, a XenSource, companhia que mantinha o projeto, foi comprada pela Citrix, outra grande empresa do segmento de virtualização. Assim, também é possível encontrar soluções pagas desta que levam o nome Xen. Principais soluções: XenServer.
  20. 20. Dúvidas?

×