Espelho esférico

3,642 views
3,497 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,642
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
68
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Espelho esférico

  1. 1. Questão 01 - (Fac. Santa Marcelina SP/2014) A fim de observar minuciosamente os dentes de um paciente, um dentista utiliza um espelho esférico côncavo, obtendo uma imagem virtual, direita e ampliada do dente. (www.infoescola.com) Para isso, o dentista posiciona o espelho próximo ao dente, de tal forma que o dente permaneça a) entre o vértice e o foco principal do espelho. b) entre o foco principal e o centro de curvatura do espelho. c) sobre o foco principal do espelho. d) sobre o centro de curvatura do espelho. e) após o centro de curvatura do espelho. Questão 02 - (FATEC SP/2014) Como foi que um arranha-céus “derreteu” um carro? “É uma questão de reflexo. Se um prédio é curvilíneo e tem várias janelas planas, que funcionam como espelhos, os reflexos se convergem em um ponto” diz Chris Shepherd, do Instituto de Física de Londres. O edifício de 37 andares, ainda em construção, é de fato um prédio curvilíneo e o carro, um Jaguar, estava estacionado em uma rua próxima ao prédio, exatamente no ponto atingido por luzes refletidas e não foi o único que sofreu estrago. O fenômeno é consequência da posição do Sol em um determinado período do ano e permanece nessa posição por duas horas por dia. Assim, seus raios incidem de maneira oblíqua às janelas do edifício. (bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/09/130904_como_luzrefletida_ derrete_carro_an.shtml Acesso em: 13.09.2013. Adaptado. Foto: Original colorido) Considerando o fato descrito e a figura da pessoa observando o reflexo do Sol no edifício, na mesma posição em que estava o carro quando do incidente, podemos afirmar corretamente que o prédio se assemelha a um espelho a) plano e o carro posicionou-se em seu foco infinito. b) convexo e o carro posicionou-se em seu foco principal. c) convexo e o carro posicionou-se em um foco secundário. d) côncavo e o carro posicionou-se em seu foco principal. e) côncavo e o carro posicionou-se em um foco secundário. Questão 03 - (Unicastelo SP/2014) Na fotografia, pode-se ver as imagens de um mesmo carro, circulado em vermelho, formadas por dois espelhos, 1 e 2.
  2. 2. (http://blog.brasilacademico.com. Adaptado.) Comparando as características dessas imagens e sabendo que o espelho 1 é esférico e o espelho 2 é plano, é correto afirmar que o espelho 1 é a) convexo e a imagem conjugada por ele é virtual. b) côncavo e a imagem conjugada por ele é real. c) côncavo e a imagem conjugada por ele é virtual. d) convexo e a imagem conjugada por ele é imprópria. e) convexo e a imagem conjugada por ele é real. Questão 04 - (UNISA SP/2014) Observe o símbolo. Dispondo esse símbolo frontalmente diante de um espelho esférico convexo, sobre seu eixo principal, e considerando a dimensão dada, sua imagem será vista como: a) b) c) d) e) Questão 05 - (MACK SP/2014)
  3. 3. Dispõe-se de um espelho convexo de Gauss, de raio de curvatura R. Um pequeno objeto colocado diante desse espelho, sobre seu eixo principal, a uma distância R de seu vértice V, terá uma imagem conjugada situada no ponto P desse eixo. O comprimento do segmento VP é a) R/4 b) R/3 c) R/2 d) R e) 2 R Questão 06 - (FAMECA SP/2014) Em 1668, Isaac Newton inventou um telescópio refletor utilizando espelhos como elemento óptico principal. Esse tipo de telescópio utiliza uma propriedade do espelho esférico a) côncavo, que opticamente pode gerar tanto imagens reais como virtuais. b) côncavo, que opticamente pode gerar apenas imagens reais. c) côncavo, que opticamente pode gerar apenas imagens virtuais. d) convexo, que opticamente pode gerar apenas imagens reais. e) convexo, que opticamente pode gerar tanto imagens reais como virtuais. Questão 07 - (UEPA/2014) Num tratamento dentário é comum o odontólogo usar um pequeno espelho para observar as características do dente do paciente. Considere um dente de 0,8 cm de altura, posicionado a 1,0 cm de um espelho côncavo de distância focal igual a 5,0 cm. A partir dessas informações, o tamanho da imagem que o odontólogo consegue ver, em cm, é igual a: a) 0,6 b) 0,8 c) 1,0 d) 1,2 e) 1,4 Questão 08 - (FATEC SP/2013) A tecnologia dos raios laser é utilizada em inúmeras aplicações industriais, tais como o corte de precisão, a soldagem e a medição de grandes distâncias. Guardadas suas características especiais, o laser pode sofrer absorção, reflexão e refração, como qualquer outra onda do espectro luminoso. Sobre esses fenômenos da luz, é correto afirmar que um feixe de laser, a) ao atravessar do ar para outro meio, muda a direção original de propagação, para qualquer que seja o ângulo de incidência. b) ao atravessar da água para o vácuo propaga-se com velocidade maior na água e, por esse motivo, a água é considerada um meio menos refringente que o vácuo. c) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho convexo, paralelamente ao seu eixo principal, reflete-se passando pelo foco desse espelho. d) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho côncavo, paralelamente ao seu eixo principal, reflete-se passando pelo foco desse espelho. e) ao se propagar em direção à superfície refletora de um espelho côncavo, incidindo no centro de curvatura do espelho, reflete-se passando pelo foco desse espelho. Questão 09 - (UFPB/2013)
  4. 4. Faróis de automóveis e alguns focos cirúrgicos, como os utilizados por dentistas, usam espelhos esféricos para ampliar imagens. Suponha que um filamento de lâmpada de 1cm de tamanho está a 4cm do vértice de um espelho côncavo, conforme mostrado na figura esquemática a seguir: Quando o filamento de lâmpada emite luz na direção do espelho, uma imagem real de 3cm de tamanho é formada em um anteparo a uma certa distância do vértice do espelho. Com base no exposto, é correto afirmar que a distância focal desse espelho, em cm, é de: a) 3,0 b) 3,5 c) 4,0 d) 4,5 e) 5,0 Questão 10 - (UNIMONTES MG/2013) Um comerciante precisa dimensionar um espelho esférico convexo para monitorar alguns produtos que ficam na estante atrás do balcão. A finalidade do espelho é visualizar os produtos na estante, a partir do balcão, sem a necessidade de virar-se para trás. A estante (objeto) está a 180cm do vértice do espelho, e a imagem virtual precisa ser formada com 2/3 do tamanho original do objeto. O raio de curvatura do espelho que deve ser usado pelo comerciante é: a) 720 cm. b) 360 cm. c) 180 cm. d) 540 cm. Questão 11 - (Univag MT/2013) Um espelho esférico, de distância focal 10 cm, produz somente imagem direita e menor, com relação ao objeto. Se um objeto real de 30 cm de altura for colocado a 20 cm diante do espelho, sobre seu eixo principal e perpendicularmente a este, a altura da imagem formada, em centímetros, será igual a a) 10. b) 20. c) 12. d) 15. e) 25. Questão 12 - (ACAFE SC/2012) Acoplados nos espelhos de alguns carros são colocados espelhos esféricos convexos para o motorista observar os carros detrás. A alternativa correta que mostra a vantagem de se usar um espelho desse tipo em relação a um espelho plano está no fato de que: a) o campo visual é maior. b) as imagens dos carros ficam maiores. c) as imagens dos carros são reais. d) as distâncias das imagens ao espelho são maiores do que as distâncias dos carros ao espelho. Questão 13 - (FATEC SP/2012) As superfícies esféricas e refletoras têm inúmeras aplicações práticas no dia a dia. Os espelhos convexos, que são usados em retrovisores de moto, ônibus e entradas de lojas comerciais, prédios e elevadores, têm como finalidade a) aumentar o campo visual e formar imagens reais e maiores. b) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e maiores. c) aumentar o campo visual e formar imagens virtuais e menores. d) diminuir o campo visual e formar imagens reais e maiores.
  5. 5. e) diminuir o campo visual e formar imagens virtuais e menores. Questão 14 - (FGV/2012) Na “sala dos espelhos” de um parque, Pedro se diverte observando suas imagens em diferentes espelhos. No primeiro, a imagem formada é invertida e aumentada; no segundo, invertida e reduzida e, no terceiro, direita e reduzida. O primeiro, o segundo e o terceiro espelhos são, respectivamente, a) convexo, convexo e côncavo. b) côncavo, convexo e convexo. c) convexo, côncavo e côncavo. d) côncavo, convexo e côncavo. e) côncavo, côncavo e convexo. Questão 15 - (MACK SP/2012) Um pequeno objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, que obedece às condições de Gauss, conforme ilustra a figura ao lado. O raio da esfera, da qual foi retirada a calota que constitui o espelho, mede 1,00 m. Nessas condições, a distância entre esse objeto e sua respectiva imagem conjugada é de a) 240 cm b) 150 cm c) 75 cm d) 60 cm e) 50 cm Questão 16 - (UFTM/2012) Sobre o comportamento dos espelhos esféricos, assinale a alternativa correta. a) Se um objeto real estiver no centro de curvatura de um espelho esférico sua imagem será real, direita e de mesmo tamanho que a do objeto. b) Os raios de luz que incidem, fora do eixo principal, sobre o vértice de um espelho esférico refletem-se passando pelo foco desse espelho. c) Os espelhos esféricos côncavos só formam imagens virtuais, sendo utilizados, por exemplo, em portas de garagens para aumentar o campo visual. d) Os espelhos convexos, por produzirem imagens ampliadas e reais, são bastante utilizados por dentistas em seu trabalho de inspeção dental. e) Os espelhos utilizados em telescópios são côncavos e as imagens por eles formadas são reais e se localizam, aproximadamente, no foco desses espelhos. Questão 17 - (UEFS BA/2012) Espelhos esféricos podem ser utilizados para diversos fins: por exemplo, ampliar o campo visual para facilitar a segurança dos estabelecimentos ou para ampliar as dimensões das imagens. Diante de um espelho esférico, um homem fica situado a 2,0m do vértice e visa a sua imagem direita e ampliada três vezes. A distância focal do espelho, em metros, e a sua natureza correspondem, respectivamente, a a) 3,0 e convexo. b) 6,0 e côncavo. c) 3,0 e côncavo. d) 1,5 e convexo. e) 1,5 e côncavo. Questão 18 - (UNISA SP/2012)
  6. 6. Para comprar um espelho especial para análise bucal, um dentista se dirige a uma loja do ramo e encontra algumas opções fornecidas pelo vendedor. Para escolher aquele que lhe forneça maior aumento, fato este de extrema importância para o profissional, ele estima a distância do espelho ao dente a ser observado em cerca de 1,0 cm. São oferecidos a ele cinco espelhos de tipos e raios de curvatura diferentes. Para que consiga ter o maior aumento possível, deverá escolher um a) côncavo, de raio de curvatura R = 4,0 cm. b) côncavo, de raio de curvatura R = 5,0 cm. c) côncavo, de raio de curvatura R = 6,0 cm. d) convexo, de raio de curvatura R = 1,0 cm. e) convexo, de raio de curvatura R = 3,0 cm. Questão 19 - (UEFS BA/2012) Uma pequena vela acesa está apoiada sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, situada entre o centro de curvatura e o foco do espelho. Na aproximação de Gauss, a imagem vista por um observador diante do espelho é a) virtual, direita e maior que a vela. b) real, invertida e maior que a vela. c) real, invertida e menor que a vela. d) virtual, direita e menor que a vela. e) real, invertida e do mesmo tamanho da vela. Questão 20 - (PUC MG/2012) Enquanto aguarda o seu almoço, um estudante observa sua imagem através da superfície côncava de uma colher, próxima ao prato sobre a mesa. Considerando-se a colher como um espelho esférico, é CORRETO afirmar que a imagem vista pelo estudante é: a) real, maior e direita. b) real, menor e invertida. c) virtual, menor e direita. d) virtual, maior e direita. GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: E 3) Gab: A 4) Gab: A 5) Gab: B 6) Gab: A 7) Gab: C 8) Gab: D 9) Gab: A 10) Gab: A 11) Gab: A 12) Gab: A 13) Gab: C 14) Gab: E 15) Gab: A 16) Gab: E 17) Gab: C 18) Gab: A 19) Gab: B 20) Gab: B

×