Darwinismo

1,164 views

Published on

Entenda a evolução das espécies

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,164
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Darwinismo

  1. 1. “Quem nasceu primeiro o ovo ou agalinha?”“Se o homem veio do macaco, por que osmacacos de hoje não viram homens?”“Por que as espécies animais sediferenciam nas diversas partes dosplanetas?”Estas e outras perguntas nos inquietamquando o assunto é a origem das espécies.No entanto, um grande cientista contribuipara encontrarmos algumas respostas erevolucionou a ciência: o naturalista inglêsCharles Darwin – também conhecido comoo pai da Teoria da Evolução das Espécies.
  2. 2. O ano de 2009 é o ano de Darwin. Comemoramos 150 anos da publicaçãodo seu célebre livro On the origin of species (A origem das espécies),resultado de uma pesquisa que durou a vida inteira de Darwin e desvendouuma série de mistérios da natureza. Além disso, há exatos 200 anos, em 12de fevereiro de 1809, Charles Darwin nascia em Shrewsbury, Inglaterra.Darwin na juventudeO grande marco para as descobertas deDarwin foi sua viagem ao redor do mundoquando tinha 22 anos e zarpou a bordo donavio Beagle, em 1831. Durante aviagem, Darwin sofria de enjoosconstantes, mas em terra aproveitava otempo fazendo explorações. Visitoudiversas regiões do globo terrestre e tevecondições de perceber uma interessanterelação entre fósseis e espécies viventes naépoca e mecanismos de adaptação deespécies relacionados ao ambiente e aomodo de vida destes.
  3. 3. Um exemplo destas observações foram emas e avestruzes, espéciesque, apesar da semelhança, ocupam regiões geográficas distintas. Ostentilhões de Galápagos, com bicos adaptados aos tipos alimentícios, etartarugas gigantes do mesmo arquipélago, com detalhes no cascocaracterísticos para indivíduos de cada ilha, também foram exemplosclássicos quando nos referimos a Darwin.Durante a viagem, Darwin passou pelo Brasil diversas vezes e ficoumaravilhado com a biodiversidade do país. Em uma carta escrita a seu paiem 1832, relata: “Ninguém seria capaz de imaginar nada tão belo quanto acidade da Bahia”.Darwin não chegou as suas conclusões sozinho. Durante suasviagens, escrevia cartas para amigos pesquisadores - principalmente AlfredWallce, considerado coautor da teoria da evolução) - e colecionava “coisas”interessantes (penas, rochas, insetos, fósseis) que mais tarde se tornaramseu grande acervo de investigação.
  4. 4. Exemplo dos bicos de tentilhõesde Galápagos.Antes de Darwin, vigorava a ideia de que os seresvivos, inclusive o homem, haviam sido criados porDeus e não sofreram modificações ao longo dotempo.Mas, na verdade, as observações de Darwinevidenciaram que a história era bemdiferente: mudanças aconteciam, novas espéciessurgiam das antigas e o próprio ser humano teriasurgido na Terra como consequência desse processo.Os diários de Darwin narram que o próprioautor relutou muito para divulgar suas ideias daevolução, por medo de ser confundido comoum revolucionário ou de estar sendo contrárioàs ideias da Igreja.
  5. 5. A teoria da evolução de Darwin ficou conhecidacomo Darwinismo e pode ser resumidamente enunciada:Durante a transição de gerações considerável número deindivíduos falece, antes mesmo de procriarem. Os quesobrevivem e geram descendentes são aqueles selecionadose adaptados ao meio devido às relações com os de suaespécie e também ao ambiente onde vivem. A cada geração,a seleção natural favorece a permanência das característicasadaptadas, constantemente aprimoradas e constantementemelhoradas. É a evolução das espécies.Hoje, com o conhecimento da genética, a teoria da Darwinfoi incorporada à novos elementos, e passou a ser nomeadade Neodarwinismo, pela qual evolução é:
  6. 6. “a mudança das características hereditárias de uma população de umageração para outra. Este processo faz com que as populações de organismosmudem ao longo do tempo. Características hereditárias são a expressãogênica de genes que são passados aos descendentes durantea reprodução. Mutações em genes podem produzir características novas oualterar características que já existiam, resultando no aparecimento dediferenças hereditárias entre organismos. Estas novas característicastambém podem surgir da transferência de genes entre populações, comoresultado de migração, ou entre espécies, resultante de transferênciahorizontal de genes. A evolução ocorre quando estas diferenças hereditáriastornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira nãoaleatória através de seleção natural ou aleatoriamente através de derivagenética”.
  7. 7. O breve relato deste texto não faz justiça à ampla fundamentaçãocientífica das descobertas de tão obstinado pesquisador, mas pode servirde estímulo para quem se interessar em se aprofundar no mundo dosestudos da evolução.A semelhança entre os embriões (de morcego,rato e cavalo, respectivamente) é um indício doparentesco entre as espéciesDarwin na velhice

×