0
JEAN PIAGETJEAN PIAGET
Biólogo, filósofo e psicólogo
(1896-1980)
Ana Cristini Christofari
Poliana Dionysio Rodrigues
IFR...
As teorias de Jean Piaget tentam
nos explicar como se desenvolve a
inteligência nos seres humanos.
EntreEntre as suas teoriasas suas teorias
maismais importantesimportantes temostemos::
Epistemologia Genética
Estágios d...
Epistemologia GenéticaEpistemologia Genética
Consiste numa síntese das teorias do Apriorismo e doConsiste numa síntese das...
Estágios deEstágios de
DesenvolvimentoDesenvolvimento
Período Sensório-Motor (0 a 2 anos)
Período Pré-Operatório (2 a 7 ...
Período Sensório-MotorPeríodo Sensório-Motor
 
A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a
construir esquem...
Período Pré-OperatórioPeríodo Pré-Operatório
É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas
usam um pensamen...
Período OperatórioPeríodo Operatório
ConcretoConcreto
 
A criança desenvolve noções de tempo,
espaço,velocidade,ordem,casu...
Período Operatório FormalPeríodo Operatório Formal
A representação permite a abstração total.A criança não se
limita mais ...
Desenvolvimento MoralDesenvolvimento Moral
Os valores morais são construídos a partir da interação do
sujeito com os diver...
 Os esquemas de assimilação se modificam de acordo com os
estágios de desenvolvimento do indivíduo e consistem na
tentati...
Fases do DesenvolvimentoFases do Desenvolvimento
MoralMoral
Anomia (até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com
as...
ConclusãoConclusão
A contribuição de Piaget para nossa prática docente e para a
educação no século XXI é de extrema import...
Referências BibliográficasReferências Bibliográficas
 
NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto
Ale...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Jean Piaget

10,419

Published on

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
10,419
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
197
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Jean Piaget"

  1. 1. JEAN PIAGETJEAN PIAGET Biólogo, filósofo e psicólogo (1896-1980) Ana Cristini Christofari Poliana Dionysio Rodrigues IFRS Licenciatura em Pedagogia Psicologia da Educação 1 Professora Cristiane Suardi
  2. 2. As teorias de Jean Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos.
  3. 3. EntreEntre as suas teoriasas suas teorias maismais importantesimportantes temostemos:: Epistemologia Genética Estágios de Desenvolvimento Desenvolvimento Moral
  4. 4. Epistemologia GenéticaEpistemologia Genética Consiste numa síntese das teorias do Apriorismo e doConsiste numa síntese das teorias do Apriorismo e do Empirismo.Empirismo. Para Piaget, o conhecimento é gerado através de umaPara Piaget, o conhecimento é gerado através de uma interação do sujeito com o seu meio, a partir de estruturasinteração do sujeito com o seu meio, a partir de estruturas existentes no sujeito.existentes no sujeito. A aquisição de conhecimentos depende das estruturasA aquisição de conhecimentos depende das estruturas cognitivas do sujeito e da sua relação com os objetos.cognitivas do sujeito e da sua relação com os objetos.
  5. 5. Estágios deEstágios de DesenvolvimentoDesenvolvimento Período Sensório-Motor (0 a 2 anos) Período Pré-Operatório (2 a 7 anos) Período Operatório Concreto (7 a 11 anos) Período Operatório Formal (11 em diante)
  6. 6. Período Sensório-MotorPeríodo Sensório-Motor   A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
  7. 7. Período Pré-OperatórioPeríodo Pré-Operatório É a fase em que as crianças reproduzem imagens mentais. Elas usam um pensamento intuitivo que se expressa numa linguagem comunicativa – mas egocêntrica - , porque o pensamento delas está centrado nelas mesmas.
  8. 8. Período OperatórioPeríodo Operatório ConcretoConcreto   A criança desenvolve noções de tempo, espaço,velocidade,ordem,casualidade,..., já sendo capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade.Não se limita a uma representação imediata, mas ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.Isso desenvolve a capacidade de representar uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada (reversibilidade).
  9. 9. Período Operatório FormalPeríodo Operatório Formal A representação permite a abstração total.A criança não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente buscando soluções a partir de hipóteses e não apenas pela observação da realidade.É a fase de transição para o modo adulto de pensar.
  10. 10. Desenvolvimento MoralDesenvolvimento Moral Os valores morais são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais e será durante a convivência diária, principalmente com o adulto, que ela irá construir seus valores, princípios e normas morais. Para que estas interações aconteçam, há a ocorrência de processos de organização interna e adaptação e essa ocorre na interação de processos denominados assimilação e acomodação.
  11. 11.  Os esquemas de assimilação se modificam de acordo com os estágios de desenvolvimento do indivíduo e consistem na tentativa destes em solucionar situações a partir de suas estruturas cognitivas e conhecimentos anteriores.Ao entrar em contato com a novidade, retiram dele informações consideradas relevantes e, a partir daí, há uma modificação na estrutura mental antiga para dominar o novo objeto de conhecimento, gerando o que Piaget denomina acomodação.
  12. 12. Fases do DesenvolvimentoFases do Desenvolvimento MoralMoral Anomia (até 5 anos): geralmente a moral não se coloca, com as normas de conduta sendo determinadas pelas necessidades básicas.Porém, quando as regras são obedecidas, são seguidas pelo hábito e não por uma consciência do que é certo ou errado. Heteronomia (até 10 anos): o certo é o cumprimento da regra e qualquer interpretação diferente desta não corresponde a uma atitude correta. Autonomia: legitimação das regras.O respeito a regras é gerado por meio de acordos mútuos.
  13. 13. ConclusãoConclusão A contribuição de Piaget para nossa prática docente e para a educação no século XXI é de extrema importância. Tendo conhecimento que as crianças e adolescentes seguem fases mais ou menos parecidas quanto ao desenvolvimento moral, cabe ao educador compreender que há determinadas formas de lidar com diferentes situações e diferentes faixas etárias. Cabe a ele, ainda, conduzir a criança na transição anomia - heteronomia, encaminhando- se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual. Se nós compreendermos como o desenvolvimento cognitivo se processa, poderemos evitar dois inconvenientes:ensinar a criança antes que ela esteja pronta para aprender e perder uma oportunidade preciosa por ensiná-la muito tempo após o momento adequado.  
  14. 14. Referências BibliográficasReferências Bibliográficas   NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Prodil, 1994. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de (org). 2000. Educação infantil: muitos olhares. 4.ed. São Paulo: Cortez. PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. POURTOIS & DESMET. A educação pós-moderna. Loyola, 1999. BARROS,Célia Silva Guimarães.Pontos de Psicologia do Desenvolvimento.3.ed.São Paulo:Ática.1988.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×