Atividades Realizadas Psf Emaús 2009

14,158 views
13,963 views

Published on

Relatório das atividades desenvolvidas pela equipe 2 do Programa Saúde da Família do PSF Emaús em Parnamirim - Rio Grande do Norte

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
14,158
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
365
Actions
Shares
0
Downloads
100
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividades Realizadas Psf Emaús 2009

  1. 1. AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE 2 DO PSF EMAÚS NO 1º SEMESTRE DE 2009 Parnamirim – Rio Grande do Norte
  2. 2. Tutoria do curso de medicina da Universidade Potiguar, tornando a unidade de saúde um ambiente acadêmico.
  3. 3. Reunião mensal da Equipe 2 com o objetivo de traçar estratégias e avaliar as ações do PSF na comunidade.
  4. 4. Participação de todos os componentes da Equipe 2, além da Direção da unidade e alunos estagiários de medicina e enfermagem da Universidade Potiguar (UnP)
  5. 5. Ações da REUNIÃO em EQUIPE: <ul><li>Será mensal com o objetivo de traçar estratégias e avaliar as ações do PSF na comunidade </li></ul><ul><li>Avaliar a CAMINHADA HIPERDIA </li></ul><ul><li>Planejamento das atividades acadêmicas, a serem desenvolvidas com os estagiários de medicina e enfermagem da UnP (Universidade Potiguar) </li></ul><ul><li>Participação de todos os componentes da equipe 2, além da direção e alunos estagiários de enfermagem e medicina da UnP </li></ul>
  6. 6. Consulta de pacientes inscritos no programa HIPERDIA.
  7. 7. Revisão de prontuários e avaliação do risco cardíaco dos pacientes inscritos no programa HIPERDIA.
  8. 8. Avaliação do risco cardíaco dos pacientes inscritos no programa HIPERDIA através da escala de Framingham.
  9. 9. Acadêmicos de Medicina e Enfermagem da Universidade Potiguar realizam revisão de prontuários dos pacientes inscritos no programa HIPERDIA.
  10. 10. Ações do Programa HIPERDIA <ul><li>Revisão de prontuários para avaliação do risco cardíaco (ESCALA DE FRAMINGHAM) </li></ul><ul><li>Abertura de PRONTUÁRIO ELETRÔNICO </li></ul><ul><li>PESO, ALTURA e PRESSÃO ARTERIAL de todos os pacientes no dia da consulta </li></ul><ul><li>GLICEMIA CAPILAR de todos os pacientes diabéticos no dia da consulta </li></ul>
  11. 11. CAMINHADA HIPERDIA PSF EMAÚS
  12. 12. Com o objetivo de estimular a atividade física regular dos pacientes inscritos no programa HIPERDIA, é realizada uma caminhada na última quarta ou quinta-feira de cada mês.
  13. 13. Os Agentes de Saúde convidam a comunidade.
  14. 14. Café da manhã servido após a caminhada. Na ocasião, os pacientes inscritos no programa HIPERDIA são orientados sobre alimentação saudável.
  15. 15. Após o desjejum, os participantes da caminhada são convidados a assistir vídeos sobre Hipertensão e Diabetes, para melhor entendimento dessas doenças e esclarecimento de dúvidas.
  16. 16. Também são ministradas palestras como a de Dra. Morgana, dentista da equipe 2, sobre higiene oral para os pacientes inscritos no programa HIPERDIA.
  17. 17. Preenchimento e entrega do Cartão do Hipertenso aos pacientes inscritos no programa HIPERDIA
  18. 18. Certificado de participação nas caminhadas. Entregue aos acadêmicos do curso de medicina e enfermagem da Universidade Potiguar (UnP).
  19. 19. O Programa Saúde da Família do Posto de Saúde de Emaús, Parnamirim - RN, irá realizar no próximo dia 26/03/2009 a 4ª CAMINHADA HIPERDIA. A caminhada sairá do posto a partir das 6 horas, percorrerá as ruas do bairro de Emaús e retornará ao posto onde será servido um café da manhã para os participantes. Após o desjejum, os membros das equipes de saúde e os acadêmicos de Medicina e Enfermagem da UnP (Universidade Potiguar) farão palestras, aferição da pressão sanguínea, cálculo do índice de massa corporal, cálculo da Escala de Framingham e teste de glicemia com o objetivo de prevenir e controlar o diabetes e a hipertensão. Durante esse encontro, os participantes também receberão orientações sobre os benefícios da caminhada e da alimentação saudável. PARTICIPE! CHAMADA PARA MEIOS DE COMUNICAÇÃO
  20. 20. Ações da CAMINHADA HIPERDIA: <ul><li>Será mensal, na última quarta ou quinta-feira de cada mês </li></ul><ul><li>Agentes de saúde convidam a comunidade </li></ul><ul><li>Desjejum patrocinado pela EUROFARMA </li></ul><ul><li>Definir previamente os temas das palestras </li></ul><ul><li>Avaliar risco cardíaco (ESCALA FRAMINGHAM) </li></ul><ul><li>Revisão de prontuários para avaliar se os exames laboratoriais estão atualizados </li></ul><ul><li>Diploma de participação </li></ul>
  21. 21. Avaliação do crescimento e desenvolvimento das crianças através da puericultura. Alternância de consulta com o médico e a enfermeira da equipe 2 do PSF.
  22. 22. Vigilância nutricional constante através das curvas de crescimento.
  23. 23. Vigilância constante do desenvolvimento neuropsicomotor através dos marcos do desenvolvimento.
  24. 24. Avaliação da reposição de Ferro (6-18 meses) e Vitamina A (6 -58 meses).
  25. 25. Utilização do roteiro para PUERICULTURA da Secretaria de Saúde do Município de Parnamirim.
  26. 26. Caderneta de Saúde da Criança devidamente preenchida pela equipe do PSF.
  27. 27. Vigilância do calendário básico de imunizações.
  28. 28. Intervenção imediata e eficaz nas doenças típicas da infância.
  29. 29. Criança com impetigo estreptocócico.
  30. 30. Intervenção imediata e eficaz nas doenças típicas da infância.
  31. 31. Criança com dermatite de fraldas.
  32. 32. Ações do Programa PUERICULTURA: <ul><li>Aferição do peso e altura de todas as crianças no dia da consulta (preenchimento do gráfico) </li></ul><ul><li>Avaliação da reposição de Fe (6-18 meses) e Vitamina A (6 -58 meses) </li></ul><ul><li>Utilização do roteiro para PUERICULTURA da Secretaria de Saúde do Município de Parnamirim </li></ul><ul><li>Cadernetas de Saúde da Criança devidamente preenchidas pela equipe do PSF </li></ul>
  33. 33. Ficha prontuário para todas as crianças avaliadas nas Escolas Municipais Irmã Maura e Nossa Senhora da Guia, através do programa Saúde do Escolar.
  34. 34. Avaliação da acuidade visual utilizando a escala de Snellen e avaliação da acuidade auditiva, através do programa Saúde do Escolar.
  35. 35. Encaminhamentos de referência dos escolares com déficit visual, através do programa Saúde do Escolar.
  36. 36. Palestras mensais nas escolas do bairro de Emaús sobre: métodos anticoncepcionais, dengue, DST, Bullyng, AIDS, doenças típicas da infância. Como por exemplo sobre catapora, ministrada pelas estagiárias de enfermagem da Universidade Potiguar na escola Nossa Senhora da Guia.
  37. 37. Ações do Programa SAÚDE DO ESCOLAR: <ul><li>Ficha prontuário para todas as crianças avaliadas nas Escolas Municipais Irmã Maura e Nossa Senhora da Guia </li></ul><ul><li>Avaliação da acuidade visual </li></ul><ul><li>Avaliação da acuidade auditiva </li></ul><ul><li>Palestras mensais: métodos anticoncepcionais, dengue, DST, Bullyng, AIDS </li></ul><ul><li>Encaminhamentos de referência </li></ul>
  38. 38. Avaliação das condições de saúde dos funcionários das Escolas Municipais Irmã Maura e Nossa Senhora da Guia, através do Programa Saúde do Trabalhador.
  39. 39. Atividades de lazer com os funcionários do posto de saúde, através do programa Saúde do Trabalhador.
  40. 40. Ações do Programa SAÚDE DO TRABALHADOR: <ul><li>Avaliação das condições de saúde dos funcionários das Escolas Municipais Irmã Maura e Nossa Senhora da Guia </li></ul><ul><li>Pesquisar Síndrome de Burnout em professores </li></ul><ul><li>Avaliação das condições de saúde dos funcionários do Posto de Emaús </li></ul><ul><li>Prontuário médico para os funcionários das escolas e do posto de saúde </li></ul><ul><li>Atividades de lazer com os funcionários do posto de saúde </li></ul>
  41. 41. Consultas de Pré-natal (alternância de consulta com a equipe do PSF), através do programa Saúde da Mulher.
  42. 42. Prevenção do câncer de colo do útero através da citologia oncótica e colposcopia, através do programa Saúde da Mulher.
  43. 43. Palestra sobre Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama, ministrado pelas estagiárias do curso de enfermagem da Universidade Potiguar.
  44. 44. Enfermeranda faz demonstração de como realizar o auto exame da mama, uma forma de prevenir o câncer.
  45. 45. Pacientes atentas às explicações sobre Controle do Câncer de Colo de Útero e Mama.
  46. 46. Prevenção e promoção da saúde através de palestras para a comunidade.
  47. 47. Tutoria do curso de enfermagem da Universidade Potiguar, tornando a unidade de saúde um ambiente acadêmico.
  48. 48. Ações do Programa SAÚDE DA MULHER: <ul><li>Consultas de Pré-natal (alternância de consulta com a equipe do PSF) </li></ul><ul><li>Preenchimento do cartão da gestante </li></ul><ul><li>Padronizar receituário sulfato ferroso e ácido fólico </li></ul><ul><li>Grupo de gestantes (reuniões mensais) – vídeos gravidez e cuidados com o bebê </li></ul><ul><li>Prevenção do câncer de colo do útero através da citologia oncótica e colposcopia </li></ul><ul><li>Planejamento familiar </li></ul>
  49. 49. Visita domiciliar semanal aos pacientes acamados, através do Programa Saúde do Idoso.
  50. 50. Lesão ulcerada em paciente idosa diabética e hipertensa.
  51. 51. Preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, através do programa Saúde do Idoso.
  52. 52. Visita domiciliar a paciente idosa hipertensa e com fratura de fêmur.
  53. 53. Monitoramento da pressão arterial, através do programa Saúde do Idoso.
  54. 54. Visita domiciliar a paciente idosa com hipertensão e diabetes.
  55. 55. Monitoramento da pressão arterial, através de esfigmomanômetro digital.
  56. 56. Cuidando do idoso, através do programa Saúde do Idoso.
  57. 57. Confraternização com os idosos no Clube de Mães.
  58. 58. Almoço com os idosos no Clube de Mães.
  59. 59. Almoço com os idosos no Clube de Mães.
  60. 60. Ações do Programa SAÚDE DO IDOSO: <ul><li>Visita domiciliar semanal </li></ul><ul><li>Preenchimento da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa </li></ul><ul><li>Treinamento dos familiares através do Guia Prático do Cuidador </li></ul><ul><li>Palestras no Clube de Mães do bairro de Emaús </li></ul><ul><li>Confraternização com os idosos </li></ul><ul><li>Passeio com os idosos </li></ul>
  61. 61. Cursos de atualização (1º tema dengue, 2º tema caderneta de saúde da criança, 3º tema caderneta de saúde da pessoa idosa).
  62. 62. Cursos de atualização (1º tema dengue, 2º tema caderneta de saúde da criança, 3º tema caderneta de saúde da pessoa idosa).
  63. 63. Ações com os AGENTES DE SAÚDE <ul><li>Cursos de atualização (1º tema dengue, 2º tema caderneta de saúde da criança, 3º tema caderneta de saúde da pessoa idosa) </li></ul><ul><li>Avaliação das condições de saúde da população de Emaús através de questionário </li></ul><ul><li>Click aqui para baixar: Questionário sobre as condições de saúde da população de Emaús – Parnamirim – Rio Grande do Norte </li></ul>
  64. 64. Divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela equipe 2 do PSF Emaús através de uma página na internet: www.psfemaus.blogspot.com
  65. 65. <ul><li>Todas essas atividades foram desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2009 pela equipe 2 do Programa Saúde da Família do Posto de Emaús – Parnamirim – Rio Grande do Norte. </li></ul><ul><li>Vamos planejar as ações para o segundo semestre de 2009! </li></ul>
  66. 66. Obrigado!

×