Moodle e o sócio-interacionismo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Moodle e o sócio-interacionismo

on

  • 1,640 views

O moodle e sua integração com a teoria sociointeracionista

O moodle e sua integração com a teoria sociointeracionista

Statistics

Views

Total Views
1,640
Views on SlideShare
1,536
Embed Views
104

Actions

Likes
0
Downloads
15
Comments
0

5 Embeds 104

http://www.rpereira.net.br 69
http://www.franciscanazarethdesouza.blogspot.com.br 19
http://franciscanazarethdesouza.blogspot.com.br 13
http://franciscanazarethdesouza.blogspot.com 2
http://www.franciscanazarethdesouza.blogspot.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Moodle e o sócio-interacionismo Moodle e o sócio-interacionismo Presentation Transcript

  • O moodle e sua integração com o sóciointeracionismo
  • A sociedade contemporânea também poe ser chamada de sociedade da informação. Em nenhum momento da história a informação circulou em tamanha quantidade e em um espaço temporal tão curto.
  • Surge um grande problema. Como a sociedade irá organizar e apreender essas informações que circulam entre os grupos sociais ? Como a teoria de aprendizagem sócio-interacionista poderá auxiliar na construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) propício para a construção do conhecimento ?
  • Para Pierre Levy, a consolidação da internet como principal instrumento de difusão de informação retirou da imprensa e do Estado a função de construir ideologias a partir da memória, esquecimento ou silencio através da manipulação da informação, ou seja, de certa forma a sociedade tornou-se um pouco mais anárquica.
  • Baseado na teoria marxista, Lev Vygotsky afirmava que a formação do indivíduo é uma dialética entre sujeito e a sociedade ao seu redor, isto é, o sujeito aprende por meio de sua inserção na sociedade. Dessa forma, a aprendizagem é o resultado das interações em um processo social contínuo.
  • Na construção da aprendizagem sócio-interacionista, utilizamos frequentemente um espaço de trabalho cooperativo e de expressão de grupo. Para transpormos essa teoria para a educação à distância, devemos utilizar um ambiente de trabalho cooperativo, juntamente com a criação de um repositório de informações do trabalho em grupo, além de registrar as atividades individuais de cada membro.
  • Como na educação à distância a principal forma de interação é através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), o design didático deverá organizar as informações a partir do conhecimentos da teoria sócio-interacionista a fim de proporcionar maior imersão e interação do aluno com o meio.
  • Entre todas as plataformas de apoio o moodle é o mais difundido, pois apresenta uma série de características que o diferenciam dos demais ambientes. Com uma metodologia baseada no sócio-construtivismo, ele torna muito mais prazeroso a interação com o professor tutor e os demais alunos. O conhecimento é construído por todos, assim, cada um sente-se como sujeito ativo na construção do conhecimento, atenuando a evasão, muito comum na educação a distancia.
  • Outra grande vantagem do moodle está no fato que ele é bem intuitivo, pois mesmo um usuário com pouca experiência navegará com tranqüilidade após algumas horas manuseando a plataforma.
  • Com isso, o mérito da plataforma vai além da fácil interação do aluno-usuário. Por ser um software livre, está em constante evolução, já que há uma imensa rede de colaboradores espalhados pelo planeta. Dessa forma, o moodle reúne características para sua consolidação como principal e mais importante plataforma para a construção de ambiente virtual de aprendizagem.
  • Curso: Planejamento, implementação e gestão em educação à distância. módulo : Ambientes virtuais e mídias de comunicação. Aluno : Robson Pereira.