Aula qlikview tipo de licenças

4,253 views
4,186 views

Published on

Este conteudo pertence ao curso gratuito de Qlikview (http://robertooliveira.com.br/curso-qlikview-alguns-tipos-de-licenciamento-qlikview/) Tipos de licenças do Qlikview.

Published in: Software
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,253
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,820
Actions
Shares
0
Downloads
92
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula qlikview tipo de licenças

  1. 1. RobertoOliveira Business Intelligence for allBusiness Intelligence for all Alguns tipos de licenciamento do QlikviewAlguns tipos de licenciamento do Qlikview
  2. 2. Alguns tipos de licenciamento Qlikview O licenciamento QlikView é extremamente versátil aderindo a cada tipo de projeto.
  3. 3. Alguns tipos de licenciamento Qlikview SERVIDORES
  4. 4. QlikView Small Business Edition Server – SBE • Esta licença de QlikView foi concebida para ser usada em implantações menores, apresentando as seguintes características: – Limitado a 25 Named User CALs; – Limitado a 100 Document CALs; – Suporte para usuários utilizando um Java, IE Plug-in ou um Cliente Local; – Não há suporte para servidores adicionais; – Não há suporte para a criação e compartilhamento de objetos no servidor; – Suporta apenas Window Active Directory para gerenciamento do controle de acesso e segurança.
  5. 5.  QlikView Enterprise Edition Server – EES • O QlikView EES foi desenvolvido para ser usado em implantações  maiores e mais complexas, pois este Server tem uma série de recursos  adicionais para ambientes corporativos, tais como: – Não existe número máximo de licenças Named User CALs; – Não existe limite de licenças Document CALs; – Suporta AJAX clients e Plug-in (Java e QV); – Suporta Balanço de Carga; – Suporta Ambiente de Teste; – Suporta alta disponibilidade; – API para outros produtos; – Usuários CAL podem criar Objetos e compartilhar no Server.
  6. 6. Ambos servidores têm compatibilidade com tablets e celulares tornando o licenciamento QlikView mais versátil.
  7. 7. Alguns tipos de licenciamento Qlikview Licenças de uso
  8. 8. Named User CAL • Named User CAL: – Named User CAL, como o nome indica, é uma licença que está ligada  diretamente ao nome do usuário(USERID) ou nome do computador. Os  usuários são definidos no QlikView Server e autenticados quando eles fazem  logon. Quando uma Named User CAL é atribuida a um usuário este tem  acesso a qualquer aplicação QlikView que têm autorização de segurança para  este usuário. Uma Named User CAL permite que o usuário do QlikView tenha  acesso a quaisquer documentos QlikView (.qvw).
  9. 9. Named User CAL • Named User CAL: – Baseada no nome do Usuário ou nome da Máquina que acessa o QLIKVIEW. – Permite acesso a um número ilimitado de documentos do QLIKVIEW (.qvw) em um QLIKVIEW Server. – Usuário sempre terá acesso aos documentos do QLIKVIEW (.qvw). – Qualquer “Named User” pode solicitar aluguel de licença para desenvolvimento local. – Esse tipo de licença normalmente é utilizada para os usuários dentro de uma organização que precisam de acesso dedicado ao QlikView. – Isso inclui desenvolvedores, usuários avançados e, por vezes gerentes de nível executivo.
  10. 10. Document CAL • Document CAL: – A Document CAL permite que um usuário possa abrir um documento. – A licença é perpétua e permitirá ao usuário abrir um documento único. – O nome do usuário é armazenado no QlikView Server como usuário nomeado, mas este é associado com um documento Qlikview (.qvw) em vez de todos os documentos Qlikview (.qvw) existentes no servidor. – Permite que um usuário abra um documento. – A licença é perpetua – A licença esta associada ao usuário e documento.
  11. 11. Geralmente as Document CAL são utilizadas quando uma empresa precisa separar os dados de cada departamento, com isso cada departamento precisa acessar um documento QlikView (.qvw) especifico para seu departamento. As Document CAL são muito flexíveis e permitem diversas combinações e elas normalmente são usadas junto com Named User CAL, onde Gerentes Executivos precisam acessar todos os documentos e Gerentes departamentais precisam acessar apenas documento referente ao seu departamento.
  12. 12. Session CAL • Session CAL: – A Session CAL é usada para compartilhamento de Licenças do QlikView. – É semelhante ao licenciamento concorrente, mas há algumas pequenas diferenças. – Uma Session CAL não está vinculada a um usuário ou máquina, mas permite usuários “anônimos”. – Uma sessão refere-se ao tempo que um usuário está visualizando um único documento QlikView (.qvw). – Portanto, se um usuário tem dois documentos QlikView (.qvw) abertos ao mesmo tempo, ele estará usando duas Session CALs. – Se um usuário acessa o QlikView e não há Session CALs disponíveis, seu acesso será negado.
  13. 13. Session CAL • Permite que um usuário tenha acesso a um documento QLIKVIEW (.qvw) (Sessão) • Não esta associado a um usuário ou computador (chegou primeiro acessou). • O usuário pode acessar documentos QLIKVIEW (.qvw) enquanto a Session CAL estiver disponível. • Todo documento que é aberto tem uma Session CAL. • Semelhante ao licenciamento concorrente, é uma relação 1:1 entre CAL e documentos. (1 usuário abre um documento = 1 Sessão CAL, um usuário abre dois documentos = 2 CALs sessão). • Normalmente é utilizado em ambiente onde o usuário não precisa de acesso dedicado, com isso um numero maior de usuários podem utilizar o Qlikview e quando não tiver Session CAL disponivel o usuário precisa esperar outro usuário sair do Qlikview para poder acessar.
  14. 14. Usage CAL • O Usage CAL foi projetado para acomodar “overflow” de uso durante os horários de pico. • Um Usage CAL permite que um usuário tenha acesso a um documento QlikView (.qvw) (sessão), durante uma hora, durante um período de 28 dias. • Quando este limite for atingido, o Usage CAL torna-se inativo até que o período de 28 dias passe. • Não é associado a um usuário ou computador • O usuário pode acessar documentos QLIKVIEW (.qvw) enquanto a CAL estiver disponível.
  15. 15. Com essas modalidades o licenciamento QlikView oferece a aderência para cenários simples e complexos.
  16. 16. Obrigado! roberto@robertooliveira.com.br

×