Alfabetização unidade 2 - ano 3

0 views
9,694 views

Published on

Progama do Pacto da Educação MEC para projeto de 9 anos.

Published in: Education
2 Comments
18 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
0
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
18
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Alfabetização unidade 2 - ano 3

  1. 1. Planejamento e organização da rotina da alfabetização
  2. 2. Tendo como ponto de partida o currículo, serão foco das reflexões, temas como:● A rotina no ciclo da alfabetização,● a integração entre os diferentes componentes curriculares no cotidiano das crianças,● os recursos didáticos na prática alfabetizadora.
  3. 3. 1. Planejamento do ensino: princípio didáticos e modos de organização do trabalho pedagógicoO documento curricular, constitui-se de orientações que podemreger o trabalho do professor. A prática docente, resulta dasconcepções acerca:● do que se deve ensinar, que se baseia tanto em documentoscurriculares, quanto dos textos de estudo, participação emsituações de formação, quanto das próprias experiênciasvivenciadas pelo professor;● dos conhecimentos sobre os conteúdos escolares;● dos resultados da avaliação acerca do que os estudantessabem;● das concepções sobre quais são as melhores estratégias deensino, dentre outras.
  4. 4. Formas de organização mais recorrentes nos dias atuais Atividades Sequências Projetospermanentes didáticas didáticos
  5. 5. Atividades PermanentesAquelas que se repetem durante um determinado período de tempo. A hora da novidade A hora da leitura A hora da brincadeira A hora da biblioteca
  6. 6. Sequências didáticas ou atividades sequenciais● Situações em que as atividades são dependentes umas das outras e a ordem das atividades é importante.● Por meio das atividades didáticas, um mesmo conteúdo pode ser revisitado em diferentes aulas, de modo articulado e integrado.
  7. 7. Projetos didáticosCaracterísticas:● Diferentes atividades são desenvolvidas pelo grupo, para a solução de um determinado problema, culminando com a socialização das produções,● o planejamento conjunto das estratégias a serem usadas no processo de pesquisa,● a possibilidade de redefinição de metas ao longo do percurso didático.
  8. 8. 2. Rotina na alfabetização: integrando diferentes componentes curricularesNo componente curricular Língua Portuguesa, os direitosde aprendizagem são organizados em quatro eixoscentrais: ● leitura ● produção de textos escritos, ● linguagem oral ● análise linguística.
  9. 9. No eixo da leituraDimensão Sociodiscursiva Desenvolvimento de Domínio dos estratégias de leitura conhecimentos linguísticosEstá relacionada mais Saber antecipar sentidos, Englobam o funcionamentodiretamente com os elaborar inferências, do sistema alfabético, oaspectos da interlocução, estabelecer relações entre domínio dasou seja, o reconhecimento partes do texto, monitorar correspondências entredos propósitos para os o processo de leitura, letras e grupos de letras equais os textos foram verificando se o que está fonemas e de algumasproduzidos, os sendo compreendido “faz convenções ortográficas edestinatários prováveis sentido”. conhecimentos sobredesses textos, os espaços outros aspectos gramaticaissociais onde os textos que ajudam na constituiçãocirculam, dentre outros. dos sentidos, como pontuação e paragrafação.
  10. 10. No eixo de produção de textoDimensão Sociodiscursiva Desenvolvimento de Domínio dos estratégias de leitura conhecimentos linguísticosRelacionada às interações abrange desde as Diz respeito aosestabelecidas, podem-se estratégias de conhecimentos sobre odestacar as reflexões acerca planejamento global dos sistema alfabético edo contexto de produção textos, quanto as de convenções ortográficas,de textos, ou seja, os planejamento em processo, mas também a outrospropósitos para a escrita do revisão em processo, conhecimentos linguísticostexto, os destinatários para avaliação e revisão que ajudam a construiros quais o texto está sendo posterior do texto. sentidos nos textos, como oproduzido, os espaços de estabelecimento de coesãocirculação do texto textual, pontuação, paragrafação, concordância.
  11. 11. No eixo da oralidade Valorização dos Oralização do texto Relações entre fala Produção e textos de tradição escrito e escrita compreensão de oral gêneros oraisEngloba a reflexão Diz respeito à Agregam as Situações em que ésobre a importância da inserção do reflexões sobre as preciso participar deoralidade nas estudante em semelhanças e interações falando ediferentes instâncias práticas em que os diferenças entre ouvindo comde participação social ea valorização de textos textos escritos são textos orais e atenção como, porque fazem parte da socializados por escritos.Ex: entre exemplo, emcultura brasileira e que meio da oralidade, receitas culinárias e debates, exposiçõesforam originados e tais como os recitais instruções de jogos orais públicas,difundidos na de poesia, as obras socializadas por notícia radiofônica,modalidade oral, como teatrais, a leitura de meio da oralidade e propaganda oral demuitas receitas contos em saraus, da escrita, rua etc.culinárias orais, lendas, dentre outros.parlendas, trava-línguas, cançõesinfantis e outras.
  12. 12. No eixo da análise linguísticaCaracterização e reflexão São incluídos aspectos relativos aos conhecimentos sobresobre os gêneros e suportes aspectos sociodiscursivos, composicionais e estilísticostextuais ; dos gênerosreflexão sobre e uso de Diz respeito às situações em que o texto é objeto derecursos linguísticos para análise quanto às pistas linguísticas dadas para suaconstituição de efeitos de compreensão ou as situações de revisão coletivasentido em textos orais eescritos;domínio do sistema Destacam-se os conhecimentos necessários para que oalfabético e norma texto seja legível, por atender aos princípios deortográfica; funcionamento da escrita alfabética e às convenções da ortografia.ensino de nomenclaturasgramaticais.

×