Transcendência e Iconsciente Numinoso

3,230 views
2,840 views

Published on

Conceito de Transcendência e de Inconsciente Numinoso na visão de Rolando Toro Arañeda, criador do Sistema Biodanza.

Published in: Health & Medicine
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,230
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
465
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcendência e Iconsciente Numinoso

  1. 1. Grupo Crisálida de Biodanza ®Transcendência e Inconsciente Numinoso Rubens Mário Mazzini Rodrigues Tania Tarcila Fontela Liscano Médico Psiquiatra Facilitadora de Biodanza
  2. 2. Origem da Biodanza ® É um sistema criado pelo psicólogo, antropólogo, escritor e poeta chileno Rolando Mário Toro Arañeda. Pontifícia Universidade Católica em Santiago do Chile Foi membro ativo do Instituto de Investigações Psiquiátricas do Hospital Psiquiátrico de Santiago.
  3. 3. International Biocentric Foundation - IBF A Fundação Biocêntrica Internacional é a entidade regulamentadora da Biodanza® Sistema Rolando Toro em todo o mundo. Somente pessoas formadas e autorizadas pelas escolas de formação filiadas à IBF podem facilitar classes de Biodanza® A formação de Facilitador de Biodanza® tem uma duração de três anos e é muito profunda e exigente. A especialização continua após esse período através da pós-formação. Biodanza Clínica. Formação de Didatas.
  4. 4. Linhas de Vivência Vitalidade  Aumento da alegria de viver, ímpeto vital (energia disponível para a ação), integração motora, equilíbrio neurovegetativo. Afetividade  Capacidade de criar vínculos com outras pessoas através do amor, amizade, altruísmo e empatia. Criatividade  Capacidade de expressar, inovar, e construir. Sexualidade  Resgate do corpo como fonte de prazer, o prazer do movimento, do contato, da liberdade e da espontaneidade. Transcendência  Conexão com a natureza, conexão com o sagrado, sentimento de pertencer ao universo, acesso ao êxtase, ampliação da consciência.
  5. 5. Transcendência Capacidade de ir além de si mesmo, do social, do cultural e perceber-se como parte e expressão da totalidade. Capacidade de conectar-se com a sacralidade encontrada em cada manifestação da vida. Capacidade de experimentar os estados de expansão da consciência. Na Biodanza o conceito de trascendência se refere à função natural do ser humano de se vincular com a existência de todo os seres: humanos, animais, vegetais, minerais; em sintonia com a totalidade cósmica. O objetivo é o evoluir da consciência para se tornar um participante integrado no movimento do Universo.
  6. 6. Linhas de Vivência Transcendência É a expansão da consciência, até a percepção do cotidiano na sua relação com a totalidade da existência. A ação da Biodanza consiste em ampliar a percepção através do movimento, da emoção e da vivência do êxtase de viver.
  7. 7. Conceitos Fundamentais Princípio Biocêntrico  Segundo o principio Biocêntrico, o universo existe por causa da vida, e não o contrário.  O princípio Biocêntrico, se propõem a potencializar a vida e a expressão de seus poderes evolutivos.  A Biodanza é fundada nas leis universais que conservam e permitem a evolução da vida. Inconsciente Vital  O inconsciente vital é um psiquismo que cria regularidade e tende a manter as funções vitais estáveis.  O inconsciente vital está em sintonia com a essência viva do universo.  Quando esta sintonia se perturba, surgem as doenças.  O Inconsciente Vital gera as afinidades, instintos, vivências, estados de humor, sensações corporais, tudo aquilo que surge sem participação do pensamento.  A única via de acesso ao Inconsciente Vital é a VIVÊNCIA.
  8. 8. Conceito de Numinoso Numinoso (do latim "numen", divindade) é um adjetivo que qualifica algo que é sagrado ou divino. Em 1937 Jung escreveu sobre o numinoso* como:  Uma instância ou efeito dinâmicos não causados por um ato arbitrário da vontade. Pelo contrário, ele arrebata e controla o sujeito humano, que é sempre antes sua vítima que seu criador. O numinoso – indiferentemente quanto a que causa possa ter – é uma experiência do sujeito independentemente de sua vontade. O numinoso é tanto uma qualidade pertinente a um objeto visível como a influência de uma presença invisível que causa uma peculiar alteração da CONSCIÊNCIA.
  9. 9. Antecedentes Teóricos  Jung percebia que a crença, consciente ou inconsciente, isto é, uma disponibilidade prévia para confiar em um poder transcendente, era uma condição prévia para a experiência do numinoso.  O numinoso não pode ser conquistado; o indivduo pode somente abrir-se para ele.  Porém, uma experiência do numinoso é mais que uma experiência de uma força tremenda e compulsiva; é um confronto com uma força que encerra um significado ainda não revelado, atrativo e profético ou fatídico.  A numinosidade é um aspecto de uma imago dei supra-ordenada, quer pessoal quer coletiva.
  10. 10. Antecedentes Teóricos  Investigações de experiências religiosas convenceram-no de que, em tais ocasiões, conteúdos previamente inconscientes rompem as barreiras do Ego e dominam a personalidade consciente da mesma maneira como o fazem as invasões do inconsciente em situações patológicas.  Contudo, uma experiência do numinoso não é de hábito psicopatológica.  As experiências são de uma profundidade tal que meras descrições não poderiam dar conta de seus efeitos.  A psicologia humanista contemporânea fala de tais acontecimentos impressivos como “experiências de pico”.
  11. 11. Iconsciente Numinoso  Para Rolando o Inconsciente Numinoso é uma proposta ontocosmológica que busca o desenvolvimento de 4 grandes potenciais:  AMOR EM TODAS AS SUAS DIMENSÕES (Epifania, filial, fraterno e etc)  CORAGEM (valor)  ILUMINAÇÃO (no sentido Jungiano)  CONSCIÊNCIA ONTOCOSMOLÓGICA como o ser humano se constrói no universo.  Existe uma coerência perfeita entre a estrutura do universo e a estrutura dos seres vivos.  O Homem existe porque existe o universo e o universo existe porque existe a vida. Somos feitos pelo cosmos.  Em nossa esfera humana, como poderíamos compreender o pensamento e o amor de outros seres humanos se não houvesse um código anterior a nós mesmos?
  12. 12. Iconsciente Numinoso  O Inconsciente Numinoso é o estrato mais profundo de inconsciente humano.  Consiste em un conjunto de potenciais de extraordinária diferenciação e refinamento, que constitui o poder de excelência do humano.  Esses potenciais são, os mais reprimidos de todos as manifestações humanas.  Seu conjunto constitui o Homem Eterno.  O numinoso se relaciona com a graça, com o criativo, com o eterno. O numinoso gera o amor, a poesia, a percepção do maravilhoso e a coragem de viver.  O inconsciente numinoso nos dá acesso a un sentimento de intimidade, ao amor sem fronteiras e à criação como revelação da beleza e do mistério.  A energia numinosa se manifiesta nos que reciclam a energia cósmica e conectam vitalmente com a fonte originária.
  13. 13. Amor - Comunhão Ternura - Empatia Íntase: Iluminação para Percepção de si INCONSCIENTE NUMINOSO perceber a luzmesmo como criatura cósmica do outro Coragem para sair do caos Desafío ao medo de amar e de viver (Projecto Minotauro)
  14. 14. AMOR Ternura Maternidade Epifania PRAZER COERÊNCIA Carícias OrgasmoPERCEPÇÃO ILUMINAÇÃOENTEÓGENA Percepção do Percepção da Luz Essencial e do do Outro MaravilhosoAUTENTICIDADE INTEGRAÇÃO CORAGEM Integração das dissociações fatais Desafiar os medos existenciais Transformar a sombra em luz
  15. 15. SomosTodos Um  “O Princípio Biocêntrico, que sustenta a idéia do “universo vivo”, mantém uma perfeita coerência com a existência dos sistemas vivos e dentro da unidade cósmica. Sendo os seres vivos um holograma no qual as partes estão no todo e o todo em cada uma das partes, trata-se de uma forma absoluta da unidade na complexidade. Esta unidade provém da forte impregnação da unidade cósmica nos seres vivos. A inteligência cósmica organiza os seres. O segredo da renovação da vida está nessa coerência com a origem. Sem a capacidade para renovar-se, nenhum organismo poderia sobreviver. Este processo de renovação só é possível mediante atos de regressão e progressão, uma espécie de ressonância permanente com o originário” Rolando Toro Arañeda

×