• Like
Alimentação na medida certa 2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Alimentação na medida certa 2

  • 546 views
Published

 

Published in Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
546
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
5
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Projeto elaborado por:  Mariangela B. Rachid  Rita Josiana Baldassim Lopes Público alvo: 2º ao 5º ano duração: 50 dias
  • 2. EE TARQUINIO COBRA OLYNTHO
  • 3. HORA DO LANCHEOs alunos da professoraMariangela , observaramque podem preparar comfacilidade um lanchenutritivo e saboroso comprodutos naturais .
  • 4. Justificativa A prevalência da obesidade está a aumentar em todo o mundo a um ritmo alarmante, justificando a designação de epidemia global, que lhe é atribuída pela Organização Pan- Americana de Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Não obstante, a prevalência de excesso de peso em crianças parece estar aumentando em nossa sociedade e, isto se deve, muitas vezes, aos maus hábitos alimentares que acabam por levar a uma alimentação pobre em nutrientes. A saída para o problema da má alimentação está no ambiente escolar que, como um local de socialização, pode conscientizar e informar melhor as crianças e suas famílias sobre o que de fato elas estão comendo.
  • 5. GENTE FELIZ!!! CLASSE DA PROFESSORA RITA
  • 6. Sanduiche nutritivoAlunos da professoraRita
  • 7. Objetivos Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação e controle de peso. Conscientizar os alunos acerca da importância de uma alimentação saudável para a vida dos seres humanos. Conhecer e classificar os alimentos de acordo com sua função (construtores, energéticos ou reguladores). Conhecer e compreender a origem dos alimentos (vegetal animal e mineral). Conhecer os tipos de nutrientes (açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água) e suas principais fontes. Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos elas são encontradas.
  • 8. ATIVIDADES INTERDISCIPLINAR
  • 9. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Levar os alunos a: - Valorizar uma boa alimentação _ qualidade e não quantidade - Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade; - Encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde de forma espontânea e não forçada pelos pais - Saber preparar uma receita adequadamente; - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções; - Montar um cardápio semanal; - Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios; - Adquirir hábitos para uma boa alimentação; - Prevenir-se das doenças transmitidas por alimento; - Conscientizar dos perigos dos corantes e alimentos industrializados; - Saber conservar os alimentos na época da safra; - Utilizar horta doméstica; - Identificar os nutrientes, suas fontes e funções.
  • 10. Procedimentos Pesquisas em livros, jornais, vídeos e internet. Acesse o seguinte sítio: http://migre.me/8QOr4 Site: http://dse.edunet.sp.gov.br Receitas Discussões coletivas Trabalhos individuais e em grupo. Pesquisa de campo. Entrevistas. Confecção de murais e pirâmide alimentar
  • 11.  Nas aulas de Ciências foi possível selecionar os tipos de alimentos presentes em cada parte da pirâmide alimentar e trabalhar com a questão dos nutrientes presentes em cada grupos de alimentos e seu valor calórico. Nas aulas de Geografia e História foi possível trabalhar sobre as variedades de frutas do país; falamos sobre as plantações e consumo dos cereais no Brasil, um dos maiores produtores de cereais. Nas aulas de matemáticas elaboramos tabelas,calculamos o IMC e trabalhamos com resolução de problemas. Depois de elaborada a pirâmide estabelecemos um desafio paras as turmas: um dia na semana trazerem lanches saudáveis. Nada de salgadinhos e doces, só vale levar frutas, pão integral com um recheio nutritivo, suquinhos de soja com sabor, ou algum outro alimento que não esteja no topo da pirâmide.
  • 12.  Depois de elaborada a pirâmide estabelecemos um desafio paras as turmas: um dia na semana trazerem lanches saudáveis. Nada de salgadinhos e doces, só vale levar frutas, pão integral com um recheio nutritivo, suquinhos de soja com sabor, ou algum outro alimento que não esteja no topo da pirâmide. Durante o desenvolvimento do projeto, observamos a incorporação de várias sugestões por parte dos alunos e familiares que entenderam a importância de uma alimentação saudável .