Terceirão
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Terceirão

on

  • 654 views

História

História

Statistics

Views

Total Views
654
Views on SlideShare
654
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

CC Attribution-ShareAlike LicenseCC Attribution-ShareAlike License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Terceirão Terceirão Presentation Transcript

  • PRIMEIRA REPÚBLICAPERÍODOS ENTRE GUERRAS A REVOLUÇÃO DE 1930 E GOVERNO VARGAS
  • Proclamação da República até a revolução de 1930.Em 15 de novembro de 1889, houve uma reunião para decidiracerca da república no Brasil através do voto popular.Até que um plebiscito fosse realizado, a República permaneceuprovisória.O governo provisório foi inicialmente comandado por marechalDeodoro da Fonseca que estabeleceu algumas modificaçõescomo a reforma do Código Penal: a separação da Igreja e do Estado,a naturalização dos estrangeiros residentes no país,
  • Em 21 de dezembro, a junta militar reuniu-se na AssembleiaConstituinte para discutir acerca de uma nova Constituiçãoque marcaria o início da República. Após um ano de realização do novo regime, o Congressonovamente se reuniu para que em 24 de fevereiro de 1891fosse promulgada a primeira Constituição da República doBrasil, o que ocorreu neste dia.Essa constituição foi inspirada na Constituição dos EstadosUnidos que se fundamenta na descentralização do poder queera dividido entre os Estados.
  • A Constituição do Brasil estabeleceu a federação dosEstados, o sistema presidencial, o casamento civil, aseparação do poder criando os poderes Executivo,Legislativo e Judiciário, autonomia dos estados emunicípios.
  • República da Espada Condição militar dos dois primeiros presidentes do Brasil; A República sofreu grandes dificuldades; Revoltas que a colocaram em perigo. Em 23 de novembro de 1891, Deodoro da Fonsecarenunciou a presidência por ter tomado providências parafechar o Congresso;Fato que gerou a primeira revolta armada e por este principalmotivo Deodoro deixou o poder para evitar o desenrolar darevolta;
  • Floriano Peixoto, até então vice-presidente, assumiu ocargo máximo executivo. Em oposição ao que dizia aConstituição;Floriano Peixoto impediu que uma nova eleição fossefeita gerando grande oposição, pois foi taxado como“ditador” ao governar de maneira centralizada, além dedemitir todos aqueles que apoiaram Deodoro da Fonsecaem seu mandato.Em 1893, inicia-se a Segunda Revolta Armada. Diantedo fato, Floriano domina a revolta bombardeando acapital do país.
  • Após a saída de Floriano Peixoto, a aristocracia cafeeiraque já dominava a supremacia econômica passou adominar também a supremacia política.A República Oligárquica se fortaleceu com a chegada dePrudente de Morais na presidência, pois ele apoiou asoligarquias agrárias.
  • Período entre Guerras EUATríplice entente - Inglaterra e França Tríplice aliança: Alemanha e Império - Vencedores austro-húngaro- Derrotados
  •  O capitalismo cresce enquanto os EUA crescem e issoleva ao consumo desenfreado, seguido à tentativaempresarial de gerar cada vez mais lucros.As empresas começaram a demitir mais pessoas e pôrno lugar delas mais máquinas, logo o número de produtosaumenta enquanto o número de consumidores vaidiminuindo.A lei da oferta e da procura nos mostra que nestemomento os preços caem e então o sistema quebra.
  • Grande Depressão:1929Marcado pelo Crash (Quebra) da bolsa de valores de Nova York.Este problema influência todo o mundo, afinal, todos eramligados à economia dos EUA. Para tentar sair da grande depressão o presidente Rooseveltprepara o New Deal. Este tinha como medidas: diminuirprodução, empregar os desempregados (isto em obras civis) ecriando relações empregado-patrão.Enquanto a crise durou, o capital isolou-se na mão de poucos eos pequenos empresários fecharam as portas.
  • Crise da InglaterraAgitada internamente por greves e reivindicaçõestrabalhistas (1918 ocorre uma com participação de uns 2milhões). Partido Trabalhista cresce e chega ao poder(1923), porém não resolve crise e permite que osConservadores voltem ao poder (1935).Caso a União Soviética “mexesse uns pauzinhos” poderia ter apoiado o Partido Trabalhista e auxiliado um possível Socialismo Inglês.
  • Crise da FrançaO crash atinge a França em 1931.Em 1934 ocorre uma tentativa de golpe facista. PartidoComunista alia-se ao Partido Socialista e aos radicais deesquerda, surge a Frente Popular.A Frente Popular vence e se torna governo.
  • Crise da Itália Itália sai da guerra com sede de vingança, mudou de lado embusca de ganhos e não ganhou nada. Surgem os seguintes partidosdevido a crise:•Partido Socialista,•Partido Popular,•Partido Comunista Italiano,•Confederação Geral do Trabalho.Contra este “perigo vermelho” surge o Partido Nacional Facista,que, apesar de ter menos representantes em comparação com o“perigo vermelho”, estava unido enquanto seus rivais divididos, oque facilitou sua chegada ao poder.
  • Em 27 de outubro de 1922 ocorre a Marcha sobre Roma,cheia dos “camisas negras”, depois os facistas conseguemgrande vitória eleitoral – através de fraude – e tomam opoder.Mussolini tornou-se o Ditador e admite “responsabilidadepolítica, moral e histórica de tudo quanto aconteceu”. Caso os “vermelhos” fizessem como seria feito na França anos depois, se unido, teriam evitado o facismo e Mussolini.
  • Crise da Alemanha Com a derrota da Alemanha na primeira grande guerra, o estadocomeça a definhar, perde territórios, é obrigado a pagar multas aosvencedores, o Kaiser Guilherme II é obrigado a abdicar. O Partido Social-Democrata se preparava para uma revolução como arussa, mas uma ala do partido tomou a dianteira e instaurou a república, aala revolucionária se desliga do Social-Democrata e cria o PartidoComunista Alemão. Social-democratas criam freikorps para contercomunistas.
  • Os anos terríveis 1919 a 1923 Época do Tratado de Versalhes, que abalou mais ainda osistema alemão. Surge o Partido Nacional Socialista dosTrabalhadores Alemães (Partido Nazista), dizem que culpadossão socio-comunistas judeus, ganham apoio empresarial.Tentativa de golpe Nazista por Adolf Hitler eLudendorff, tentativa detida.
  • Euforia Alemã 1924 a 1929 Recupera-se da crise com uso de empréstimos dos EUA (PlanoDawes).A inflação é findada e a economia se estabiliza (ministro dasfinanças, Hajalmar Schacht). Manifestações diminuem. Parlamento: Partido Social-Democrata: mais de 150 cadeiras.Partido Nazista: 12 cadeiras. Partido Comunista: umas 50 cadeiras.Partido do Centro Católico: 52 cadeiras Nazistas se apoiam em base mais solida.
  • Crise Sofre devido ao Crash nos EUA. Maniestações trabalhistasrecomeçam, alta burguesia não gosta e financia nazistas paraterminarem com isso.Essas medidas levaram à ascensão dos nazistas no parlamento, em1932 já alcançavam uma quantidade de 230 deputados, enquanto opartido comunista detinha 89 cadeiras e o social-democrata 133, alémdo partido centro católico, este com 97 cadeiras. O que fez os nazistas tomarem o poder foi a desunião dentre osoutros partidos, que sozinhos não batiam o partido nazista. Daí emdiante os nazistas se ajustaram para acabar com a imagem dos social-democratas e dos comunistas, e conseguiram.
  • Ditaduras Ditadura Fascista na Itália Feita por meio parlamentar, de tal modo que apenas existiamdeputados fascistas e que eles só aprovassem algo que Mussoliniaprovasse. Vários discursos eram feitos para tentar conquistar a massa reprimidae proibida de protestar, porém tais discursos chamavam atenção apenasdos médios e pequenos burgueses, aqueles que creiam nodesenvolvimento italiano.Os fascistas se aliam de certo modo aos nazistas e são por esteslevados à segunda guerra mundial. Algo a se lembrar da ditadura fascista foi o „trato‟ com a Igreja Católica, quando ao dar-lhe independência (concedendo posse do Vaticano) o estado fascistapassou a ser religiosamente aceito. As escolas ensinavam que Mussolini era um grande homem e „rezavam‟ sempre „creia em Mussolini‟.
  • Ditadura Nazista na Alemanha Ao mesmo tempo que auxiliava-se as grandes indústrias bélicas ereprimia-se os operários dando-lhes cada vez mais um saláriomenor, a ditadura nazista influenciava o povo, isto com uso doMinistério do Reich para a Educação do Povo ePropaganda, ministrada por Goebbles.Hitler se mostrou, junto a Goebbles, um grande estrategista, nota-seisto quando no dia do trabalhador alemão ele anuncia „honra e respeitoao trabalhador‟ e enquanto isso ele fechava sindicatos e extinguiapartidos políticos.
  • Ditadura em Portugal Enquanto Europa evoluía Portugal permanecia amargem, continuava uma monarquia até 1910. Entãogolpes mudaram o poder, uma ditadura ao estilo fascistafoi instaurado por Salazar e este regime só veio a cairem 1974
  • Ditadura na Espanha Monarquia dura até 1931 e então um governo democrata é instaurado porAlcalá Zamora, inda assim dando insatisfações ao povo. Agitações sociaisfez o poder pular de mão em mão. Os partidos se dividiam entre ospopulares (partido socialista, partido comunista, FAI; a Frente Popular) e ofascista (Falange). A Guerra Civil Espanhola definiu o destino do país, diversos países(inclusive a União Soviética –em mínima escala- e o Brasil) auxiliaram aFrente popular, exclui-se desta lista a França e Inglaterra (que exibiam umafachada democrata), enquanto apenas a Alemanha e Itália auxiliavam aFalange, porém de maneira intensa, o que permitiu vitória dessegrupamento, iniciava-se a ditadura de Franco.
  • Revolução de 1930 e o governo VargasGolpe de estado que aniquilou o grupo oligárquicodominado pela elite cafeeira paulista, trazendo para opoder uma junta militar, que passa o governo a GetúlioVargas.2. Fases do governo Vargasa) Provisório (1930-1934).b) Constitucional (1934-1937).c) Ditatorial (1937-1945). Também chamado Estado Novo.
  • 3. Primeiras medidas de Getúlio Vargasa) Nomeação de interventores para governar osEstados. Este cargo político foi cedido aos tenentes,grupo da jovem oficialidade que havia participado daRevolução de 1930 e, portanto, desejavam participar do"bolo" do poder.b) Criação do Ministério da Educação e Saúde.c) Criação do Ministério do Trabalho, da Indústria e doComércio.
  • 4. Política de valorização do caféGoverno Federal adota uma nova política de valorização docafé, diferente do Convênio de Taubaté, assinado em 1906,no governo Rodrigues Alves. A partir dos anos de 1930, ogoverno Vargas passa a intervir diretamente na produção. OEstado comprava toda a produção excedente de café e adestruía. Cerca de 80 milhões de sacas de café foramqueimadas ou jogadas ao mar.
  • 5. Revolução Constitucionalista de 1932a) Ocorreu em São Paulo.b) Tinha por objetivo a elaboração de uma nova constituição parao País.Foi uma tentativa da velha oligarquia paulista para voltar ao poder.Movimento MMDC: conflito envolvendo os rebeldes e as forças dogoverno. Nesse confronto, morreram quatro estudantes de cujosobrenome (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) proveio essasigla;
  • 6. Constituição de 1934a) Elaborada por uma Assembleia Constituinte.b) Inspirada na Constituição de Weimar (Alemanha).c) Eleições diretas: voto direto e secreto para ambos os sexos(maiores de 18 anos alfabetizados).d) Extinção do cargo de vice-presidente da República.e) Mandato presidencial de 4 anos, vedado o direito à reeleição.f) Mandato classista.g) Leis trabalhistas: jornada de trabalho de oito horas, descansosemanal obrigatório e remunerado, férias remuneradas, proteção aotrabalho da mulher e do menor, indenização por dispensa sem justacausa, assistência e licença remunerada a gestantes.h) Nacionalização das riquezas minerais.i) Eleição indireta do primeiro presidente da República.