Pesquisa sociedade militar principais dados obtidos

  • 1,377 views
Uploaded on

Conclusão da pesquisa do site Sociedade Militar sobre a situação financeira e nível de endividamento dos militares das Forças Armadas.

Conclusão da pesquisa do site Sociedade Militar sobre a situação financeira e nível de endividamento dos militares das Forças Armadas.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,377
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. PRINCIPAIS DADOS OBTIDOSPopulação considerada – Aprox. 288.000 Ativa e 290.000 Reserva ereformados.Amostras: Ativa – 0,125% da população. Reserva/reformados – 0,03% da populaçãoObs. 1) As amostras, além de conter participantes de todas as forças empraticamente todos os estados da federação, representam, no caso dosmilitares da ativa, aproximadamente 0,12% da população total (deAprox.288.000), um número bem expressivo. Para comparação, emSão Paulo, onde a população de eleitores beira os 28.000.000,normalmente o IBOPE entrevista de 1000 a 1500 pessoas, somentecerca de 0,005% da população estudada. Para uma amostra similar anossa o IBOPE teria que entrevistar mais de 30.000 pessoas. 2) Dado o bom nível da amostra podemos acreditar que asconclusões refletem bem e com pouca margem de erro a situação dapopulação em foco. QUESITO APRESENTADO DADOS OBTIDOSEscolaridade 30% dos entrevistados da reserva/ref. possuem nível superior. 39,6% dos entrevistados da ativa possuem nível superior. 30% das praças possuem nível superior.Casa própria os militares da 57,14% não possuem casa própria.ATIVAMilitares da 69% Declararam que não possuem casa própria.RES./REFORMADOS e a casaprópriaMilitares próximos da 50,5% dos militares entrevistados que tem mais de 20 anosaposentadoria e a casa de serviço ainda não possuem casa própria.própriaPrincipal dívida militares da 60% têm como principal dívida empréstimo(s) para quitarATIVA dívidas anteriores.Principal dívida militares da 73% dos militares da RESERVA OU REFORMADOS têmRESERVA E REFORMADOS como principal dívida empréstimo(s) para quitar dívidas anteriores.Condição de saldar suas 20,44% dos entrevistados têm condição de quitardívidas mensais. (Militares da normalmente suas dívidas mensais.ATIVA) 73% declararam que mensalmente deixam de quitar alguma conta.Condição de saldar suas 16% declararam que sempre têm condição de quitardívidas mensais. (Militares. normalmente suas dívidas mensais.RES e REF.)
  • 2. Comprometimento da 81,2% dos entrevistados acham que acontece sempre ouatividade militar por conta de eventualmente.problemas sociais, econom. e 66,8% declararam que acontece sempre.psicológicos decorrentes da 2,5% acham pouco provável ou que nunca acontece.condição financeiraComprometimento de renda 45,6% dos militares da ATIVA têm dívidas com emp.mensal do pessoal da ativa consignado e/ou cheque especial que ultrapassam 50% da renda mensal.Comprometimento de renda 58,2% dos militares da RESERVA OU REFORMADOS têmmensal do pessoal da reserva dívidas com emp. consignado e/ou cheque especial quee reformados. ultrapassam 50% da renda mensal.Tempo de serviço 2,2% dos entrevistados têm menos de 5 anos de serviço ativo. 46% dos entrevistados têm até 15 anos de serviço ativo. 46,6% dos entrevistados têm de 20 a 30 anos de serviço ativo.Comentáriosa) 73% dos entrevistados da ATIVA e 77% da reserva/ref. deixammensalmente de quitar pelo menos uma conta - Em pesquisarecente, divulgada pela Fecomercio-RJ recebemos a informação que aparcela de famílias residentes na Região Metropolitana do Rio deJaneiro com alguma conta fixa em atraso em janeiro ficou em 14,8%.Outra organização, a CNC (Confederação Nacional do Comercio debens, serviços e turismo), apurou que em fevereiro de 2012 a parcelade consumidores com contas em atraso foi de 20,5%. Diante dessesnúmeros percebe-se claramente que a percentagem de 75% deentrevistados deixando de quitar pelo menos uma conta é um númeroque destoa. Certamente fruto da perda contínua de poder aquisitivo dacategoria em análise. Videartigo http://montedo.blogspot.com/2012/03/sobre-remuneracao-dos-militares.html.b) 45,6% dos entrevistados da ATIVA devem no cheque especiale/ou empréstimo consignado mais de 50% de seus pagamentos – ACNC divulgou dados em fevereiro de 2012 informando que o percentualmédio de comprometimento de salário do brasileiro foi de 29,9%.Levando-se em consideração ainda que a CNC considerou em suapesquisa o endividamento com Cheque pré-datado, cartões de crédito,carnês de lojas, empréstimos pessoal, prestações de carro e segurosmais uma vez percebe-se que a sociedade aqui estudada se encontraem situação economicamente bem pior já que consideramos somentecheque especial e consignado.c) 60% dos entrevistados da ATIVA e 73% da res./ref. responderamque sua principal dívida é um empréstimo (s) para quitar dívidasanteriores acumuladas. Esse dado é dos mais preocupantes, dianteda perda de poder aquisitivo a família militar tenta se recomporapelando para empréstimos, dívidas atrasadas com escola, casa
  • 3. própria e saúde são quitadas geralmente com empréstimosconsignados, na esperança de que em um futuro próximo ocorra umreajuste salarial.d) Mais da metade dos militares da reserva e reformados (69%)Declararam na pesquisa que não possuem casa própria.e) Observa-se que a defasagem salarial parece ter alcançado primeiro ecom mais força os militares da reserva e reformados.Atenciosamente.Administrador do site http://www.sociedademilitar.comMais informações por meio do email socmilitar@gmail.com ourasrio@yahoo.com.br