Your SlideShare is downloading. ×

Gestão de projetos

2,222
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,222
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
164
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br 1 Gerenciamento de projetos Administração por projetos Prof. Dr. Ricardo Mendes Junior – UFPR
  • 2. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Sistemática da apresentação  Motivação  Sistemas, administração e projetos  Organizações.  Gerenciamento por projetos  Gerenciamento de projetos  Informação  Encerramento
  • 3. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br3 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Motivação  Porque eu devo dominar ‘gerenciamento de projetos’?  Porque eu devo conhecer ‘gerenciamento de projetos’?  O que é gerenciamento de projetos?  O que é gerenciamento?  O que é projeto?
  • 4. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br4 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Motivação  Nos últimos anos, com as vantagens apresentadas pelos recursos da tecnologia da informação, tornou-se mais viável para as empresas a introdução de mudanças no ambiente organizacional.
  • 5. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br5 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Motivação  No entanto, mesmo com as vantagens existentes, muitas empresas persistem em desenvolver seus trabalhos da forma que sempre o realizaram.
  • 6. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br6 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Motivação  O que se vê em muitas empresas que utilizam fortemente a tecnologia da informação é a profusão de informações de níveis de gerência, mas com pouca ou nenhuma utilidade no nível de produção.
  • 7. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br7 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Sistemas  Sistema é uma forma lógica de apreensão da realidade.  Ao se formular sistemas, não se busca um “reflexo” do mundo real, mas sim a descrição ou destaque daqueles “traços” da realidade, cujo conjunto permite a percepção de uma condição de ordem e a proposição de uma forma operativa voltada para um dado objetivo.
  • 8. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br8 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Sistemas Em termos práticos...  Sistema é uma coleção de componentes inter-relacionados, que funcionam em conjunto para atingir um objetivo comum.  Conjunto de processos distintos, interligados; visando cumprir uma missão.
  • 9. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br9 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Engenharia de sistemas  Dessa forma, a engenharia de sistemas projeta, implementa, desenvolve e opera sistemas, apresentando o conceito de propriedades emergentes de sistemas, como confiabilidade e segurança e mostrando que o ambiente do sistema deve ser considerado no processo de projeto de sistema.
  • 10. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br10 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Tipos de sistemas  Existem sistemas que se auto-regulam, ou se auto-controlam.  Outros requerem tomadas de decisão para efetivar o seu controle.  Em teoria os sistemas podem ser fechados ou abertos.  Os sistemas abertos interagem com o ambiente (externo).
  • 11. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br11 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Pesquisa operacional  Pesquisa operacional é um método científico de tomada de decisões, que consiste em construir um modelo de sistema já existente para analisar e entender o comportamento de certa situação.
  • 12. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br12 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Ferramentas da PO  Modelos  Experiência  Visão crítica  Experimentação (modelo x realidade)
  • 13. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br13 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Modelo  Modelo é uma representação simplificada de uma realidade qualquer que facilita a pesquisa operacional.  A solução de um modelo é encontrada e baseia-se, geralmente, em técnicas matemáticas existentes.  Sua validade é confirmada caso ele seja capaz de fornecer uma resposta que contribua para a qualidade da decisão que será tomada.
  • 14. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br14 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS O que é gerenciamento? (management)
  • 15. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br15 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS O que é administração?
  • 16. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br16 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS O que é administração?  Habilidade pessoal de coordenar pessoas? (Sócrates, 470 – 399 a.C., Atenas)
  • 17. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS O que é administração?  Organizar o trabalho para atender os objetivos do negócio (público)? (Platão, 428 - 347 a.C., Atenas)
  • 18. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br18 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS O que é administração?  Organizar a empresa para que as funções necessárias sejam realizadas com eficiência? (Frederyck Taylor, 1856-1915, EUA)
  • 19. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br19 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS O que é administração?  Organizar as relações dos componentes da empresa para que esta funcione como planejado (Jules Henry Fayol, 1841 – 1925, França)
  • 20. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br20 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Objetivos da administração  EFICIÊNCIA  Meios: métodos, processos, regras e regulamentos  EFICÁCIA  Fins: objetivos e resultados.
  • 21. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br21 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Princípios  Divisão do trabalho e especialização  Autoridade e responsabilidade  Hierarquia e cadeia escalar  Unidade de comando  Amplitude administrativa  Definição
  • 22. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br22 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Modelo atual (antigo)  Padronização dos processos  Especialização das tarefas  Sincronização  Este modelo criou as cidades sincronizadas com as fábricas e empresas. A globalização tecnológica vai destruir este modelo.
  • 23. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br23 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Organizações formais  Estruturas formais e explícitas em termos de regras e regulamentos definem as relações entre pessoas, suas tarefas, distribuição de poder e relações com o ambiente.  Usualmente implementadas na forma de subsistemas (departamentos) com limites de função estabelecidos.  Não se altera quando as pessoas saem ou quando as pessoas entram.
  • 24. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br24 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Organizações informais  Redes de comunicação fluidas e oscilantes  Essas comunicações podem ser formas não-verbais de participação num empreendimento conjunto, através das quais permutam-se habilidades e gera- se conhecimento tácito.  As redes se reconfiguram quando as pessoas saem ou quando entram.
  • 25. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br25 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Vida de uma organização  Flexibilidade  Potencial criativo  Capacidade de aprendizado  ... Está nas pessoas, nas redes informais.
  • 26. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br26 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Organização viva  Uma das características fundamentais da vida (biologia) é a dinâmica da autogeração – denominada de autopoiese.  As redes – ou organizações informais – tendem a ser autopoiéticas, ao contrário das organizações formais.
  • 27. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br27 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Pensamento sistêmico  Quanto mais são estudados os problemas de nossa época, mais se percebe que eles não podem ser entendidos isoladamente. São problemas sistêmicos, o que significa que estão interligados e são interdependentes. (Capra, 2002).  o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade.
  • 28. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br28 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Revolução da TI  A tecnologia da informação vai nos próximos 10 anos provocar uma reorganização do trabalho, baseado nas:  Competências  Disponibilidades Com um possível “retorno aos lares” (De Masi, 2000).
  • 29. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br29 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS A tarefa da administração  Planejamento e (gestão)  Planejamento, organização, direção e controle.  PDCA –  Planejar (Plan),  Fazer (Do),  Verificar (Check) e  Agir (Act).
  • 30. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br30 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejar  A atividade de planejar é um esforço sistemático e formal que visa estabelecer direção para aumentar a probabilidade de ocorrência dos resultados desejados.
  • 31. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br31 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejar  Esforço porque implica razoável trabalho.  Sistemático porque existe uma metodologia universal.  Formal porque pressupõe que registramos o que deverá ser realizado, de forma que haja uma referencia para verificação posterior, bem como um oportuno processo de comunicação.  Probabilidade porque o empreendimento (projeto) não tem sucesso cem por cento garantido.
  • 32. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br32 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejar  Planejar trata-se de um exercício de criatividade, onde procuramos antecipar o que estaremos fazendo e o que poderá acontecer. Como diversos outros, este hábito aperfeiçoa-se com a prática.
  • 33. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br33 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejar  Planejar não é uma atividade com começo, meio e fim, como se pensa tradicionalmente. É um processo contínuo que deve melhorar continuamente. Exemplo: planejamento durante a construção, ocorre mensal, semanal e diariamente!
  • 34. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br34 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - 1  Planejamento é considerado o processo de tomada de decisão que resulta num conjunto de ações necessárias para transformar o estágio inicial de um empreendimento em um desejado estágio final (MENDES JUNIOR, 1999).
  • 35. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br35 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - 2  Essas ações fixam padrões de desempenho contra o qual o progresso do empreendimento é mensurado e analisado no controle durante a fase de construção (SYAL et alli, 1992, apud MENDES JUNIOR, 1999).
  • 36. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br36 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - 3  O planejamento é entendido como um processo de tomada de decisão realizado para antecipar uma ação futura utilizando, para isto, meios eficazes para concretizá-la (LAUFER e TUCKER, 1987, apud MENDES JUNIOR, 1999).
  • 37. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br37 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - 4  O planejamento produz metas que possibilitam o gerenciamento dos processos produtivos e o controle garante o cumprimento dessas metas, assim como avalia sua conformidade com o planejado (BALLARD e HOWELL, 1996 apud BERNARDES, 2001).
  • 38. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br38 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - 5  Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futura influencia as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro.  Planejar é projetar um futuro que é diferente do passado, por causas sobre as quais se tem controle.
  • 39. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br39 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - conclusão  O processo de planejamento é contínuo.  Usualmente é decomposto em três níveis hierárquicos em diferentes horizontes de tempo (longo, médio e curto prazo) com diferentes níveis de agregação de informações.  A necessidade do planejamento se deve à inércia intrínseca dos processos decisórios.
  • 40. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br40 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Planejamento - conclusão  As incertezas das previsões aumentam com o horizonte  As decisões de curto prazo são de inércia pequena, e envolvem níveis menores de recursos (conseqüência: o efeito não é tão relevante)  Contrariamente, as de longo prazo e inércia grande...
  • 41. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br41 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Processo de planejamento - passos 1. Levantamento da situação presente 2. Desenvolvimento da “visão” de futuro 3. Transformação em informações para tomada de decisão gerencial 4. Tomada de decisão gerencial (administração da produção) 5. Execução do plano 6. Mudança das condições iniciais: reiniciar o processo.
  • 42. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br42 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Projeto  Tudo aquilo que não é operação (rotina).  Todos estamos envolvidos com projetos, em nossa vida profissional, social e pessoa, a todo o momento e em todos os lugares.
  • 43. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br43 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Definição  Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único (PMI, 2004).
  • 44. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br44 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Projeto  Empreendimento indica que o projeto visa um resultado (no mundo profissional, usualmente financeiro), e que este empreendimento envolve objetivos, desafios e incertezas.  Temporário reforça que não se tratam de processos rotineiros, mas de um ciclo de vida com início, meio e fim.  Único se refere ao conceito de que cada projeto é singular, exclusivo, diferente de qualquer outro projeto anterior em suas particularidades.
  • 45. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br45 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Definição  Projeto é um processo único, consistente com um conjunto coordenado e controlado de atividades com data de início e termino, conduzidas para atingir um objetivo com requisitos especificados, incluindo restrições de tempo, custo e recursos (ISO 10.006[1])  [1] ISO 10.006 – Diretrizes para a Qualidade no Gerenciamento de Projetos.
  • 46. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br46 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Características  Elaboração progressiva  Ciclo de vida  Produto final único  Pode ser concebido como a produção de um protótipo Aula 3
  • 47. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br47 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Estratégia  Onde desejamos estar? “Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho o levará lá.”  Onde estamos? Ponto de partida para um projeto  Como chegar lá? Identifica quais as alternativas e seleciona a estratégia mais inteligente (quais situações e critérios?)
  • 48. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br48 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Programas  Um conjunto de projetos com alguma afinidade, geralmente uma estratégia ou objetivo maior.
  • 49. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br49 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Gerenciamento de projetos  O gerenciamento de projetos ou empreendimentos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas em atividades do projeto, com intuito de satisfazer ou ultrapassar as necessidades e expectativas dos interessados e envolvidos no processo PMI (2004).
  • 50. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br50 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Administração  Produção x Projeto  Operações x Atividades  Demanda x Objetivos
  • 51. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br51 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Administração por projetos  O desdobramento do planejamento estratégico é implementado por diversos projetos. Trabalhar por projetos, ao contrário da definição de operações, facilita a inovação e a eficácia.
  • 52. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br52 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Gerenciamento de projetos  O gerenciamento de um projeto é a coordenação eficaz e eficiente de recursos de diferentes tipos, como recursos humanos, materiais, financeiros, políticos, equipamentos, e de esforços necessários para obter-se o produto final desejado – a obra construída -, atendendo-se a parametros de prazo, custo, qualidade e risco (LIMMER, 1997)
  • 53. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br53 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Gerenciamento da produção Tomadas de decisão, táticas e operacionais, referentes às seguintes logísticas básicas:  O que produzir e comprar  Quanto produzir e comprar  Quando produz e comprar  Com que recursos produzir Para que sejam atingidos os objetivos estratégicos da organização
  • 54. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br54 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Administrar projetos  Existem atividades que são orientadas a projetos.  Exemplos:  Construção Civil  Software  Indústria naval  Indústria aeroespacial
  • 55. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br55 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Origens  A origem da administração ou gerenciamento de projetos está na aplicação de técnicas e ferramentas criadas para grandes projetos de engenharia na primeira metade do século XX.  Tais como gráfico de Gantt e Rede PERT/CPM.
  • 56. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Cronograma de Barras(Gráfico de Gantt) atividades Instalação do canteiro Fundações Estrutura Alvenaria Instalações Revestimentos Esquadrias Pintura Limpeza final Desmobilização 1998 j f m a m j j a s o n d j f m
  • 57. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Cronograma financeiro ITEM ATIVIDADE VALOR INÍCIO TÉRMINO Mai/98 Jun/98 Jul/98 Ago/98 Set/98 1 Instalação do canteiro 5.000,00 18/05/98 31/05/98 5.000,00 2 Fundações 15.000,00 25/05/98 15/06/98 3.750,00 11.250,00 3 Estrutura 30.000,00 16/06/98 15/07/98 15.000,00 15.000,00 4 Alvenaria 10.000,00 01/07/98 31/07/98 10.000,00 5 Revestimento interno 10.000,00 20/07/98 05/08/98 7.000,00 3.000,00 6 Revestimento externo 3.000,00 01/08/98 10/08/98 3.000,00 7 Cobertura 12.000,00 01/08/98 31/08/98 12.000,00 8 Esquadrias 20.000,00 15/08/98 31/08/98 20.000,00 9 Pisos 15.000,00 01/09/98 20/09/98 15.000,00 10 Instalações 15.000,00 10/07/98 25/09/98 3.750,00 3.750,00 3.750,00 3.750,00 11 Pintura 6.000,00 21/09/98 25/09/98 6.000,00 12 Limpeza final 1.000,00 26/09/98 30/09/98 1.000,00 TOTAL GERAL 142.000,00 TOTAL MENSAL 8.750,00 30.000,00 35.750,00 41.750,00 25.750,00 TOTAL ACUMULADO 8.750,00 38.750,00 74.500,00 116.250,00 142.000,00 % EXECUTADO NO MÊS 6,16 21,13 25,18 29,40 18,13 % ACUMULADO 6,16 27,29 52,46 81,87 100,00
  • 58. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Curva de agregação de recursos - cumulativa Curva S - financeiroR$x1000 150 140 130 120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 mai/98 jun/98 jul/98 ago/98 set/98 8.750,00 38.750,00 74.500,00 116.250,00 142.000,00
  • 59. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Redes de planejamento PERT - Program Evaluation and Review TechniquePERT - Program Evaluation and Review Technique 1957 - Departamento de Defesa (EUA) míssil Polaris (lançado de submarino) 250 empreiteiros 9.000 subempreiteiros 70.000 componentes 3 anos de prazo 1957 - Departamento de Defesa (EUA) míssil Polaris (lançado de submarino) 250 empreiteiros 9.000 subempreiteiros 70.000 componentes 3 anos de prazo Prazos mínimo (a) normal (m) máximo (b) mínimo (a) normal (m) máximo (b) te = a + 4m + b 6 desvio = b - a 6 te = a + 4m + b 6 desvio = b - a 6PERT é probabilístico
  • 60. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Redes de planejamento CPM - Critical Path MethodCPM - Critical Path Method 1956 - Du Pont (Nemours - EUA) UNIVAC Remington Rand Stanford University 1956 - Du Pont (Nemours - EUA) UNIVAC Remington Rand Stanford University duraçõesdurações única arquivo com registros dos prazos de execução e das condições em que foi executada única arquivo com registros dos prazos de execução e das condições em que foi executada CPM é determinístico
  • 61. Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br07/05/2004 PERT / CPM Visualização das Folgas i j Chapisco 4 d [14] (10) [25] (20) (10) PDI (14) UDI (20) PDT (25) UDT Adaptado de Limmer (1997)
  • 62. PERT / CPM Visualização do Caminho Crítico 1 2 3 5 6 4 A B D E H I F GC 3 4 6 4 6 14 4 10 5 (0) [0] (3) [3] (7) [7] (13) (21) [17] (26) [21] [26] Adaptado de Limmer (1997)
  • 63. PERT / CPM e Gráfico de barras 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F G H I J L 4 5 3 3 2 33 5 4 3 4 Ativ. A B C D E F G H I J L 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 111213 14151617 181920 Limmer(1997)
  • 64. PERT / CPM em escala de tempo (data mais cedo com distribuição de recursos) B C D E G H F I J L A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Limmer(1997)
  • 65. PERT / CPM em escala de tempo (distribuição de recursos na data mais tarde) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B C D E G H F I J L A Limmer(1997)
  • 66. PERT / CPM em escala de tempo ( Nivelamento de recursos) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 B C D E G H F I J L A Limmer(1997)
  • 67. envelope de controle Curva S no controle de obras tempo 100% planejado cedo tarde Barrie (1992)
  • 68. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br68 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Áreas de conhecimento em gestão de projetos:  Integração: assegurar coordenação entre os diversos elementos do projeto;  Escopo: garantir que o projeto inclua todo o trabalho necessario e suficiente para completar o projeto com sucesso;  Tempo: assegurar a conclusão do projeto no prazo; (*) segundo o PMI.
  • 69. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br69 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Áreas de conhecimento em gestão de projetos:  Custo: assegurar a conclusão do projeto dentro do orçamento aprovado;  Qualidade: assegurar que o projeto irá satisfazer as necessidades para as quais foi concebido;  Recursos humanos: adequado envolvimento e uso mais produtivo das pessoas envolvidas no projeto; (*) segundo o PMBOK.
  • 70. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br70 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Áreas de conhecimento em gestão de projetos:  Comunicação: assegurar a geração, coleta, disseminação, armazenamento e distribuição das informações do projeto de forma apropriada e no devido tempo.  Risco: identificar, analisar e responder aos riscos do projeto (ameaças e oportunidades);  Suprimentos: organizar os produtos e serviços de origem externa à organização (logística do projeto). (*) segundo o PMBOK.
  • 71. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br71 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Equipe A equipe do projeto (project team) gerencia o trabalho dos projetos que tipicamente envolve:  Demandas competindo por: escopo, tempo, custo, risco e qualidade;  Interessados (stakeholders) com diferentes necessidades e expectativas;  Requisitos especificados.
  • 72. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br72 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Gerente de Projeto  Responsável pelos resultados do projeto, planejando e gerindo todos os processos, focado em atingir os objetivos estabelecidos.
  • 73. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br73 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Líder de projeto  Supervisiona operacionalmente as atividades do projeto, com autoridade e responsabilidade em campo. Seu foco reside na execução do projeto conforme planejado.
  • 74. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br74 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Escritório de Suporte dos Projetos (Project Office)  É um centro de competência que realiza funções de suporte aos gerentes de projeto na forma de treinamento, software, métodos, ferramentas, etc.
  • 75. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br75 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Escritório de Suporte dos Projetos  Dispõe de recursos especializados em atividades de planejamento e gestão de projetos, que podem temporariamente ser dedicados a projetos específicos. Também podem ser encarregados da consolidação e integração de informações dos projetos.
  • 76. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br76 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Sucesso de um projeto  Um adequado detalhamento do escopo é crítico para o sucesso do projeto. “Quando existe um detalhamento pobre do escopo, pode ser esperado um custo final do projeto mais alto por causa de inevitáveis mudanças que quebram o ritmo do projeto, causam retrabalho, comprometem o prazo e diminuem a produtividade e o moral da força de trabalho”.
  • 77. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br77 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Detalhamento  Depende do subproduto, mas usualmente está relacionado com:  a possibilidade de se estimar adequadamente o custo e a duração do subproduto;  a necessidade de se identificar elementos constituintes do subproduto que sejam mensuráveis, ou seja, cuja execução pode ser “medida”, e sua conclusão pode ser verificada.
  • 78. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br78 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Sucesso de um projeto O projeto bem sucedido é o que atinge o seu final atendendo a todos os requisitos indicados acima? Há controvérsias. Particularmente acreditamos que o projeto bem sucedido é aquele de onde conseguimos tirar alguma lição.
  • 79. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br79 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Sucesso de um projeto  A eficiência da gerência depende da qualidade e quantidade das informações disponíveis nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
  • 80. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br80 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Divulgação e comunicação  Objetivo de divulgação e comunicação das ações do departamento na mídia  Situação atual: boletim informativo na Revista Engenharia e Construção.  Situação desejada: ?
  • 81. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br81 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Tecnologia da informação  Em geral, os sistemas computacionais são utilizados sem uma identificação das reais necessidades de informação dos usuários, e a grande quantidade de dados irrelevantes ou desnecessários terminam por desestimular o seu uso efetivo por parte destes usuários, ou, quando usados, indicam apenas desvios das metas planejadas e não as causas que provocaram tais desvios. Ou seja, estas causas não estão registradas nos sistemas computacionais!
  • 82. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br82 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Encerramento  O indivíduo é produto do advento da sociedade ocidental moderna (Marx).  O modelo político e organizacional vigente é produto do modelo econômico (capitalismo).  A Tecnologia da Informação revolucionará o modelo organizacional e político (leia-se Internet)...  Este revolucionará o econômico!
  • 83. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br83 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  Gasnier, Daniel G. Guia prático para gerenciamento de projetos. Manual de sobrevivência para os profissionais de projetos. 2ª. Edição. São Paulo: IMAM, 2000.
  • 84. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br84 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  Dinsmore, Paul Campbell. Gerência de programas e projetos. Editora Pini. 1992.
  • 85. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br85 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  Dinsmore, Paul Campbell. Transformando estratégias empresariais em resultados através da gerência por projetos. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999.
  • 86. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br86 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  Capra, Fritjof. As conexões ocultas. Ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Ed. Pensamento-Cultrix, 2002.
  • 87. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br87 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  Mance, Euclides André. A revolução das redes. A colaboração solidária como uma alternativa pós-capitalista à globalização atual. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
  • 88. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br88 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  De Masi, Domenico. O ócio criativo. Uma entrevista a Maria Serena. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
  • 89. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br89 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS Bibliografia  PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK), 2004.
  • 90. 26/08/06 Ricardo Mendes Junior - mendesjr@ufpr.br90 GERENCIAMENTO DE PROJETOS / ADMINISTRAÇAO POR PROJETOS