SlideShare a Scribd company logo
1 of 53
Discursivas Biologia B Aula 03 2008
01. Ao ingerirmos alimentos, o trato digestório secreta enzimas digestivas e outras secreções de acordo com a característica química desses alimentos. Foram analisadas as diferentes secreções encontradas ao longo do trato digestório de 3 grupos de indivíduos. Cada grupo foi submetido separadamente a dietas ricas em gorduras, ou em carboidratos, ou em proteínas. Os resultados estão mostrados na tabela a seguir.
 
 
 
 
a) Indique o tipo de alimento ingerido pelo grupo 1 e o tipo ingerido pelo grupo 2. Explique por que na digestão do alimento do grupo 1 não foram secretadas as mesmas enzimas secretadas pelos indivíduos do grupo 2. Grupo 1 – Carboidratos Grupo 2 – Proteínas As enzimas secretadas pelo indivíduos do grupo 1 destinavam-se à digestão de carboidratos enquanto que as do grupo 2 destinavam-se à digestão de proteínas.
b) Qual a relação entre a secreção hepática e a secreção pancreática na digestão do alimento ingerido pelo grupo 3?
 
A bile secretada pelo fígado emulsiona as gorduras para facilitar a ação da lipase secretada pelo pâncreas. b) Qual a relação entre a secreção hepática e a secreção pancreática na digestão do alimento ingerido pelo grupo 3?
02. No esquema abaixo está representada a ação dos hormônios I, II, III e IV, no processo digestivo humano.
 
Observe o esquema e resolva os itens: a) Qual é o nome do hormônio representado por I? Gastrina
b) Qual é o nome do órgão que sofre ação da secretina (II)? Pâncreas
c) O que resulta da atuação direta do hormônio IV? Inibição do peristaltismo do estômago
d) Cite o nome da enzima, produzida pela atuação do hormônio III, que atua na digestão de proteínas. Tripsina Quimotripsina
e) Qual é o nome da substância orgânica que estimula a produção do hormônio III? Gordura
f) Qual é o número que está representando a enterogastrona? IV
03. O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sanguíneos distribuída por todo o corpo. Que tipo de vaso sanguíneo é observado quando medimos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação?
Que tipo de vaso sanguíneo é observado quando medimos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação? Artéria. A dilatação que a artéria sofre toda vez que ocorre a sístole do ventrículo esquerdo do coração.
04. Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes.
Proposta I – distribuição de leite e derivados.
Proposta II – adicionar flúor à água que abastece cidade.
Proposta III – adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente. triiodotironina  ou  T 3 , tetraiodotironina  ou  T 4   e a  calcitonina
Hipotireoidismo pode ocasionar obesidade (em virtude da redução do metabolismo) e tendência à pele seca, cabelos quebradiços,  sonolência e lentidão no raciocínio. deficiência na produção
Hipertireoidismo o metabolismo acelerado, a pessoa emagrece, fica nervosa, agitada e tem insônia, exoftalmia, taquicardia e pressão alta. excesso na produção
Tanto o hipo como o hipertireoidismo podem acarretar um aumento da glândula tireóide na tentativa de restabelecer o funcionamento normal. O aumento da glândula é denominado  bócio
Proposta IV – incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos. Ferro - Hemoglobina
Proposta V – incrementar o consumo de frutas e verduras.
Diante destas propostas, responda. a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique. A proposta IV, uma vez que o ferro é importante na produção de hemoglobina e eritrócitos.
b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê? Proposta I, uma vez que é rica em cálcio necessário para a calcificação dos dentes e dos ossos, bem como participar do processo de coagulação do sangue.
05. Assim que chegaram à lanchonete, Pedro, Flávio e Rodrigo foram ao banheiro e urinaram. À mesa, Pedro pediu uma garrafa de água mineral; Flávio preferiu bebida alcoólica e tomou duas latas de cerveja; Rodrigo tomou duas latas de refrigerante. Antes de chegarem à lanchonete, os três amigos não haviam bebido nada e lá ingeriram o mesmo volume de líquido. Após 1 hora de conversa, durante a qual cada um tomou apenas a sua bebida, foram novamente ao banheiro e urinaram.
Flávio, o gambá
a) Sabendo-se que os três amigos gozavam de boa saúde, qual deles urinou maior volume na segunda ida ao banheiro? Justifique. Flávio, uma vez que o álcool reduz a ação do hormônio antidiurético.
b) Se, além da bebida, cada um deles tivesse comido uma porção de amendoim salgado, o volume da urina seria o mesmo? Justifique. Não, uma vez que o excesso de sal na circulação forçaria uma maior retenção de líquidos.
6. Observe o esquema abaixo, que representa uma unidade filtradora de mamífero, com algumas indicações numéricas:
Após observação, cite: a) o nome dessa estrutura e o da indicação I: Néfron
b) o número onde se tem a formação final da urina:  e o que indica o ramo da veia renal:  formação final da urina – V ramo da veia renal –III
c) o nome da unidade excretora correspondente em anelídeos:
7. A dengue, juntamente com a malária, é uma das duas mais importantes doenças transmitidas por vetores na atualidade. Os casos de dengue são contabilizados aos milhões a cada ano. Estima-se que cerca de 2/5 da população mundial esteja exposta ao risco de contrair dengue. Além disso, estima-se que cerca de 2,7 milhões de pessoas, a maioria crianças, morrem de malária anualmente e que mais de 2 bilhões de pessoas estariam expostas ao risco de adquirir a doença em todo o mundo. No Brasil, ainda que o número de óbitos não seja expressivo, há décadas que o número de casos se conta às centenas de milhares. Com base nessas informações, resolva:
A) Qual a morfologia e classificação dos agentes transmissores? Os mosquitos transmissores da malária e da dengue apresentam corpo dividido em tr6es partes, seis patas, duas asas e duas antenas. Classificam-se como artrópodes da classe insecta.
B) Cite um sintoma comum entre essas duas doenças. Febre alta.
C) Qual o tratamento para essas doenças? Para a malária derivados da casca de quinina. Para a dengue não existe tratamento, apenas prevenção. Quinina
8. Entre 16 e 17 de setembro de 2005, ocorreu em São Paulo, no Centro de Convenções Pompéia, a VII Jornada Nacional de Imunizações promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Uma das novidades apresentadas no evento referiu-se à vacina contra rotavírus, que, desde 2006, vem sendo incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
Sobre as vacinas, responda aos itens abaixo: a) De que modo as vacinas previnem as doenças? As vacinas previnem as doenças na medida em que estimulam o sistema imunológico a produzirem anticorpos contra os agentes causadores dessas mesmas doenças.
b) De que modo os soros controlam doenças que não puderam ser prevenidas? Introduzindo os anticorpos prontos no organismo que prontamente irão combater os antígenos.
08. A rifampicina é um antibiótico que inibe a atividade da enzima RNA-polimerase bacteriana. A penicilina, outro antibiótico, atua inibindo a ação de uma enzima que participa da síntese de peptidoglicano, uma molécula constituinte da parede celular bacteriana. Nas bactérias ditas gram-positivas, a parede celular é composta de uma espessa camada de peptidoglicano. Nas bactérias gram-negativas, essa camada é delgada e revestida por uma camada externa adicional, semelhante a uma segunda membrana plasmática.
Transcrição
Tradução
Tradução
a) Qual dos dois antibióticos é mais eficiente no sentido de agir de forma mais rápida, inviabilizando as atividades da célula bacteriana? Justifique. A rifampicina, uma vez que bloqueia a produção de enzimas que controlam as reações químicas nas bactérias.
b) Considerando que os antibióticos referidos exercem seu efeito inibindo a ação de enzimas bacterianas, de que forma a ocorrência de mutação gênica pode levar à formação de linhagens bacterianas resistentes à ação desses antibióticos? As mutações gênicas das bactérias podem produzir enzimas diferentes daquelas cujo antibiótico foi projetado.
Tchau, nééé!!!

More Related Content

What's hot

Dilatação térmica de sólidos e líquidos
Dilatação térmica de sólidos e líquidosDilatação térmica de sólidos e líquidos
Dilatação térmica de sólidos e líquidos
Paulo Alexandre
 
Fisiologia Humana 5 - Sistema Cardiovascular
Fisiologia Humana 5 - Sistema CardiovascularFisiologia Humana 5 - Sistema Cardiovascular
Fisiologia Humana 5 - Sistema Cardiovascular
Herbert Santana
 
Biofísica da Visão
Biofísica da VisãoBiofísica da Visão
Biofísica da Visão
Sarah Noleto
 
Aula estrutura atomica
Aula estrutura atomicaAula estrutura atomica
Aula estrutura atomica
dandias5
 
Ondas electromagneticas e mecânicas
Ondas electromagneticas e mecânicasOndas electromagneticas e mecânicas
Ondas electromagneticas e mecânicas
Alexandra Pereira
 
Fluxo magnético
Fluxo magnéticoFluxo magnético
Fluxo magnético
tiowans
 

What's hot (20)

Dilatação térmica de sólidos e líquidos
Dilatação térmica de sólidos e líquidosDilatação térmica de sólidos e líquidos
Dilatação térmica de sólidos e líquidos
 
Resumo bioquimica
Resumo bioquimicaResumo bioquimica
Resumo bioquimica
 
Calorimetria
CalorimetriaCalorimetria
Calorimetria
 
Fisiologia Humana 5 - Sistema Cardiovascular
Fisiologia Humana 5 - Sistema CardiovascularFisiologia Humana 5 - Sistema Cardiovascular
Fisiologia Humana 5 - Sistema Cardiovascular
 
Biofísica da Visão
Biofísica da VisãoBiofísica da Visão
Biofísica da Visão
 
Aula estrutura atomica
Aula estrutura atomicaAula estrutura atomica
Aula estrutura atomica
 
Física (calorimetria)
Física (calorimetria)Física (calorimetria)
Física (calorimetria)
 
Osmose e difusão
Osmose e difusãoOsmose e difusão
Osmose e difusão
 
Biofísica soluções
Biofísica soluçõesBiofísica soluções
Biofísica soluções
 
Ondas electromagneticas e mecânicas
Ondas electromagneticas e mecânicasOndas electromagneticas e mecânicas
Ondas electromagneticas e mecânicas
 
Plano anual de física para o ensino médio
Plano anual de física para o ensino médioPlano anual de física para o ensino médio
Plano anual de física para o ensino médio
 
Lipídios e proteínas
Lipídios e proteínasLipídios e proteínas
Lipídios e proteínas
 
Espectrofotometria
EspectrofotometriaEspectrofotometria
Espectrofotometria
 
Leis da termodinamica pdf (1)
Leis da termodinamica   pdf (1)Leis da termodinamica   pdf (1)
Leis da termodinamica pdf (1)
 
Plano de aula - Física 1º ano (MRU e MRUV)
Plano de aula - Física 1º ano (MRU e MRUV)Plano de aula - Física 1º ano (MRU e MRUV)
Plano de aula - Física 1º ano (MRU e MRUV)
 
1 até 3ª semana do desenvolvimento embrionário aluno
1 até 3ª semana do desenvolvimento embrionário aluno1 até 3ª semana do desenvolvimento embrionário aluno
1 até 3ª semana do desenvolvimento embrionário aluno
 
Introdução à biofísica
Introdução à biofísicaIntrodução à biofísica
Introdução à biofísica
 
Membranas biológicas
Membranas biológicasMembranas biológicas
Membranas biológicas
 
Fluxo magnético
Fluxo magnéticoFluxo magnético
Fluxo magnético
 
Sangue
SangueSangue
Sangue
 

Viewers also liked

Fisiologia Do Exercício Questões Parte 1
Fisiologia Do Exercício   Questões Parte 1Fisiologia Do Exercício   Questões Parte 1
Fisiologia Do Exercício Questões Parte 1
delanievov
 
Lista exercicios sistema cardiovascular
Lista exercicios sistema cardiovascularLista exercicios sistema cardiovascular
Lista exercicios sistema cardiovascular
educafro
 
Questões Anatomia (sist. cardiovascular)
Questões Anatomia (sist. cardiovascular)Questões Anatomia (sist. cardiovascular)
Questões Anatomia (sist. cardiovascular)
Camilla Lima
 
Treinamento sistema circulatório humano
Treinamento sistema circulatório humanoTreinamento sistema circulatório humano
Treinamento sistema circulatório humano
emanuel
 
Fisica exercicios resolvidos 002
Fisica exercicios resolvidos  002Fisica exercicios resolvidos  002
Fisica exercicios resolvidos 002
comentada
 
Provas tecnico enfermagem
Provas tecnico enfermagemProvas tecnico enfermagem
Provas tecnico enfermagem
eliane_leite
 
Exerccios sobre o Sistema Muscular
Exerccios sobre o Sistema MuscularExerccios sobre o Sistema Muscular
Exerccios sobre o Sistema Muscular
Juarez Silva
 

Viewers also liked (20)

Biologia reino monera_exercicios
Biologia reino monera_exerciciosBiologia reino monera_exercicios
Biologia reino monera_exercicios
 
Questões
QuestõesQuestões
Questões
 
Digestão Humana
Digestão HumanaDigestão Humana
Digestão Humana
 
biologiabricardo
biologiabricardobiologiabricardo
biologiabricardo
 
Digestão
DigestãoDigestão
Digestão
 
Fisiologia Do Exercício Questões Parte 1
Fisiologia Do Exercício   Questões Parte 1Fisiologia Do Exercício   Questões Parte 1
Fisiologia Do Exercício Questões Parte 1
 
Lista exercicios sistema cardiovascular
Lista exercicios sistema cardiovascularLista exercicios sistema cardiovascular
Lista exercicios sistema cardiovascular
 
Questões Anatomia (sist. cardiovascular)
Questões Anatomia (sist. cardiovascular)Questões Anatomia (sist. cardiovascular)
Questões Anatomia (sist. cardiovascular)
 
Questões de Vestibulares: Sistema Cardiovascular
Questões de Vestibulares: Sistema CardiovascularQuestões de Vestibulares: Sistema Cardiovascular
Questões de Vestibulares: Sistema Cardiovascular
 
Treinamento sistema circulatório humano
Treinamento sistema circulatório humanoTreinamento sistema circulatório humano
Treinamento sistema circulatório humano
 
Fisica exercicios resolvidos 002
Fisica exercicios resolvidos  002Fisica exercicios resolvidos  002
Fisica exercicios resolvidos 002
 
Prova técnico radiologia
Prova técnico radiologiaProva técnico radiologia
Prova técnico radiologia
 
Fisiologia Humana
Fisiologia HumanaFisiologia Humana
Fisiologia Humana
 
Hormônios
HormôniosHormônios
Hormônios
 
Lista de exercícios VI Fisiologia e Anatomia
Lista de exercícios VI Fisiologia e AnatomiaLista de exercícios VI Fisiologia e Anatomia
Lista de exercícios VI Fisiologia e Anatomia
 
Provas tecnico enfermagem
Provas tecnico enfermagemProvas tecnico enfermagem
Provas tecnico enfermagem
 
REPASO Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (Fisio)
REPASO Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (Fisio)REPASO Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (Fisio)
REPASO Sistema Renina Angiotensina Aldosterona (Fisio)
 
Exerccios sobre o Sistema Muscular
Exerccios sobre o Sistema MuscularExerccios sobre o Sistema Muscular
Exerccios sobre o Sistema Muscular
 
Sistema endócrino
Sistema endócrino Sistema endócrino
Sistema endócrino
 
Questões Corrigidas, em Word: Campo Elétrico - Conteúdo vinculado ao blog ...
Questões Corrigidas, em Word:  Campo Elétrico  - Conteúdo vinculado ao blog  ...Questões Corrigidas, em Word:  Campo Elétrico  - Conteúdo vinculado ao blog  ...
Questões Corrigidas, em Word: Campo Elétrico - Conteúdo vinculado ao blog ...
 

Similar to Biologia B aula 3

Treinamento aberto III - Bahiana de Medicina
Treinamento aberto III -  Bahiana de MedicinaTreinamento aberto III -  Bahiana de Medicina
Treinamento aberto III - Bahiana de Medicina
emanuel
 
Treinamento aberto II - Bahiana de medicina
Treinamento aberto II - Bahiana de medicinaTreinamento aberto II - Bahiana de medicina
Treinamento aberto II - Bahiana de medicina
emanuel
 
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 RevisadoAulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 Revisado
elisamello
 
Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112
Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112
Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112
Filomena Tome
 
1 s exercicios 2bim_enviado01052014
1 s  exercicios 2bim_enviado010520141 s  exercicios 2bim_enviado01052014
1 s exercicios 2bim_enviado01052014
Ionara Urrutia Moura
 
Treinamento Bahiana - 2ª etapa
Treinamento Bahiana -  2ª etapaTreinamento Bahiana -  2ª etapa
Treinamento Bahiana - 2ª etapa
emanuel
 

Similar to Biologia B aula 3 (20)

Lista de exercícios - 3º bim - 3º ano - prof james - com respostas esperadas
Lista de exercícios - 3º bim - 3º ano - prof james - com respostas esperadasLista de exercícios - 3º bim - 3º ano - prof james - com respostas esperadas
Lista de exercícios - 3º bim - 3º ano - prof james - com respostas esperadas
 
Lista bio 2 ano 4 bim 2017 com gabarito - prof james martins
Lista bio 2 ano 4 bim 2017 com gabarito - prof james martinsLista bio 2 ano 4 bim 2017 com gabarito - prof james martins
Lista bio 2 ano 4 bim 2017 com gabarito - prof james martins
 
Treinamento aberto III - Bahiana de Medicina
Treinamento aberto III -  Bahiana de MedicinaTreinamento aberto III -  Bahiana de Medicina
Treinamento aberto III - Bahiana de Medicina
 
Enem - Questões de biologia
Enem -  Questões de biologia Enem -  Questões de biologia
Enem - Questões de biologia
 
Lista de-exercícios-bio 2º ano -4º-bim-2017
Lista de-exercícios-bio 2º ano -4º-bim-2017Lista de-exercícios-bio 2º ano -4º-bim-2017
Lista de-exercícios-bio 2º ano -4º-bim-2017
 
Lista de-exercícios- 2º ano - bio-4º-bim-2016
Lista de-exercícios- 2º ano - bio-4º-bim-2016Lista de-exercícios- 2º ano - bio-4º-bim-2016
Lista de-exercícios- 2º ano - bio-4º-bim-2016
 
Biologia citologia - b1
Biologia   citologia - b1Biologia   citologia - b1
Biologia citologia - b1
 
Estudo dirigido núcleo, relaç e digestão - BIOLOGIA
Estudo dirigido núcleo, relaç e digestão - BIOLOGIAEstudo dirigido núcleo, relaç e digestão - BIOLOGIA
Estudo dirigido núcleo, relaç e digestão - BIOLOGIA
 
Treinamento aberto II - Bahiana de medicina
Treinamento aberto II - Bahiana de medicinaTreinamento aberto II - Bahiana de medicina
Treinamento aberto II - Bahiana de medicina
 
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 RevisadoAulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 Revisado
Aulas EspecíFicas Biologia 2 Fase Aula 03 2007 Revisado
 
Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112
Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112
Fichas de-trabalho-diversas-9-cap1112
 
Tarefa bio 3º ano 1º bim 2017 - com respostas
Tarefa bio 3º ano 1º bim 2017 - com respostasTarefa bio 3º ano 1º bim 2017 - com respostas
Tarefa bio 3º ano 1º bim 2017 - com respostas
 
Aulão prevupe biologia.
Aulão prevupe   biologia.Aulão prevupe   biologia.
Aulão prevupe biologia.
 
1 s exercicios 2bim_enviado01052014
1 s  exercicios 2bim_enviado010520141 s  exercicios 2bim_enviado01052014
1 s exercicios 2bim_enviado01052014
 
Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015
Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015
Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015
 
Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015
Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015
Lista 1 s_ exercicios 2bim_2015
 
Lista de exercícios 7 - Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
Lista de exercícios  7 -  Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James MartinsLista de exercícios  7 -  Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
Lista de exercícios 7 - Bio frente 1 - 4º bim 2015 - Prof. James Martins
 
Simulado Atualize - 19 de maio
Simulado Atualize - 19 de maioSimulado Atualize - 19 de maio
Simulado Atualize - 19 de maio
 
Treinamento Bahiana - 2ª etapa
Treinamento Bahiana -  2ª etapaTreinamento Bahiana -  2ª etapa
Treinamento Bahiana - 2ª etapa
 
C nat 9ano-diversos-fichas
C nat 9ano-diversos-fichasC nat 9ano-diversos-fichas
C nat 9ano-diversos-fichas
 

Biologia B aula 3

  • 1. Discursivas Biologia B Aula 03 2008
  • 2. 01. Ao ingerirmos alimentos, o trato digestório secreta enzimas digestivas e outras secreções de acordo com a característica química desses alimentos. Foram analisadas as diferentes secreções encontradas ao longo do trato digestório de 3 grupos de indivíduos. Cada grupo foi submetido separadamente a dietas ricas em gorduras, ou em carboidratos, ou em proteínas. Os resultados estão mostrados na tabela a seguir.
  • 3.  
  • 4.  
  • 5.  
  • 6.  
  • 7. a) Indique o tipo de alimento ingerido pelo grupo 1 e o tipo ingerido pelo grupo 2. Explique por que na digestão do alimento do grupo 1 não foram secretadas as mesmas enzimas secretadas pelos indivíduos do grupo 2. Grupo 1 – Carboidratos Grupo 2 – Proteínas As enzimas secretadas pelo indivíduos do grupo 1 destinavam-se à digestão de carboidratos enquanto que as do grupo 2 destinavam-se à digestão de proteínas.
  • 8. b) Qual a relação entre a secreção hepática e a secreção pancreática na digestão do alimento ingerido pelo grupo 3?
  • 9.  
  • 10. A bile secretada pelo fígado emulsiona as gorduras para facilitar a ação da lipase secretada pelo pâncreas. b) Qual a relação entre a secreção hepática e a secreção pancreática na digestão do alimento ingerido pelo grupo 3?
  • 11. 02. No esquema abaixo está representada a ação dos hormônios I, II, III e IV, no processo digestivo humano.
  • 12.  
  • 13. Observe o esquema e resolva os itens: a) Qual é o nome do hormônio representado por I? Gastrina
  • 14. b) Qual é o nome do órgão que sofre ação da secretina (II)? Pâncreas
  • 15. c) O que resulta da atuação direta do hormônio IV? Inibição do peristaltismo do estômago
  • 16. d) Cite o nome da enzima, produzida pela atuação do hormônio III, que atua na digestão de proteínas. Tripsina Quimotripsina
  • 17. e) Qual é o nome da substância orgânica que estimula a produção do hormônio III? Gordura
  • 18. f) Qual é o número que está representando a enterogastrona? IV
  • 19. 03. O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sanguíneos distribuída por todo o corpo. Que tipo de vaso sanguíneo é observado quando medimos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação?
  • 20. Que tipo de vaso sanguíneo é observado quando medimos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação? Artéria. A dilatação que a artéria sofre toda vez que ocorre a sístole do ventrículo esquerdo do coração.
  • 21. 04. Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes.
  • 22. Proposta I – distribuição de leite e derivados.
  • 23. Proposta II – adicionar flúor à água que abastece cidade.
  • 24. Proposta III – adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente. triiodotironina ou T 3 , tetraiodotironina ou T 4 e a calcitonina
  • 25. Hipotireoidismo pode ocasionar obesidade (em virtude da redução do metabolismo) e tendência à pele seca, cabelos quebradiços, sonolência e lentidão no raciocínio. deficiência na produção
  • 26. Hipertireoidismo o metabolismo acelerado, a pessoa emagrece, fica nervosa, agitada e tem insônia, exoftalmia, taquicardia e pressão alta. excesso na produção
  • 27. Tanto o hipo como o hipertireoidismo podem acarretar um aumento da glândula tireóide na tentativa de restabelecer o funcionamento normal. O aumento da glândula é denominado bócio
  • 28. Proposta IV – incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos. Ferro - Hemoglobina
  • 29. Proposta V – incrementar o consumo de frutas e verduras.
  • 30. Diante destas propostas, responda. a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique. A proposta IV, uma vez que o ferro é importante na produção de hemoglobina e eritrócitos.
  • 31. b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê? Proposta I, uma vez que é rica em cálcio necessário para a calcificação dos dentes e dos ossos, bem como participar do processo de coagulação do sangue.
  • 32. 05. Assim que chegaram à lanchonete, Pedro, Flávio e Rodrigo foram ao banheiro e urinaram. À mesa, Pedro pediu uma garrafa de água mineral; Flávio preferiu bebida alcoólica e tomou duas latas de cerveja; Rodrigo tomou duas latas de refrigerante. Antes de chegarem à lanchonete, os três amigos não haviam bebido nada e lá ingeriram o mesmo volume de líquido. Após 1 hora de conversa, durante a qual cada um tomou apenas a sua bebida, foram novamente ao banheiro e urinaram.
  • 34. a) Sabendo-se que os três amigos gozavam de boa saúde, qual deles urinou maior volume na segunda ida ao banheiro? Justifique. Flávio, uma vez que o álcool reduz a ação do hormônio antidiurético.
  • 35. b) Se, além da bebida, cada um deles tivesse comido uma porção de amendoim salgado, o volume da urina seria o mesmo? Justifique. Não, uma vez que o excesso de sal na circulação forçaria uma maior retenção de líquidos.
  • 36. 6. Observe o esquema abaixo, que representa uma unidade filtradora de mamífero, com algumas indicações numéricas:
  • 37. Após observação, cite: a) o nome dessa estrutura e o da indicação I: Néfron
  • 38. b) o número onde se tem a formação final da urina: e o que indica o ramo da veia renal: formação final da urina – V ramo da veia renal –III
  • 39. c) o nome da unidade excretora correspondente em anelídeos:
  • 40. 7. A dengue, juntamente com a malária, é uma das duas mais importantes doenças transmitidas por vetores na atualidade. Os casos de dengue são contabilizados aos milhões a cada ano. Estima-se que cerca de 2/5 da população mundial esteja exposta ao risco de contrair dengue. Além disso, estima-se que cerca de 2,7 milhões de pessoas, a maioria crianças, morrem de malária anualmente e que mais de 2 bilhões de pessoas estariam expostas ao risco de adquirir a doença em todo o mundo. No Brasil, ainda que o número de óbitos não seja expressivo, há décadas que o número de casos se conta às centenas de milhares. Com base nessas informações, resolva:
  • 41. A) Qual a morfologia e classificação dos agentes transmissores? Os mosquitos transmissores da malária e da dengue apresentam corpo dividido em tr6es partes, seis patas, duas asas e duas antenas. Classificam-se como artrópodes da classe insecta.
  • 42. B) Cite um sintoma comum entre essas duas doenças. Febre alta.
  • 43. C) Qual o tratamento para essas doenças? Para a malária derivados da casca de quinina. Para a dengue não existe tratamento, apenas prevenção. Quinina
  • 44. 8. Entre 16 e 17 de setembro de 2005, ocorreu em São Paulo, no Centro de Convenções Pompéia, a VII Jornada Nacional de Imunizações promovida pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Uma das novidades apresentadas no evento referiu-se à vacina contra rotavírus, que, desde 2006, vem sendo incluída no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.
  • 45. Sobre as vacinas, responda aos itens abaixo: a) De que modo as vacinas previnem as doenças? As vacinas previnem as doenças na medida em que estimulam o sistema imunológico a produzirem anticorpos contra os agentes causadores dessas mesmas doenças.
  • 46. b) De que modo os soros controlam doenças que não puderam ser prevenidas? Introduzindo os anticorpos prontos no organismo que prontamente irão combater os antígenos.
  • 47. 08. A rifampicina é um antibiótico que inibe a atividade da enzima RNA-polimerase bacteriana. A penicilina, outro antibiótico, atua inibindo a ação de uma enzima que participa da síntese de peptidoglicano, uma molécula constituinte da parede celular bacteriana. Nas bactérias ditas gram-positivas, a parede celular é composta de uma espessa camada de peptidoglicano. Nas bactérias gram-negativas, essa camada é delgada e revestida por uma camada externa adicional, semelhante a uma segunda membrana plasmática.
  • 51. a) Qual dos dois antibióticos é mais eficiente no sentido de agir de forma mais rápida, inviabilizando as atividades da célula bacteriana? Justifique. A rifampicina, uma vez que bloqueia a produção de enzimas que controlam as reações químicas nas bactérias.
  • 52. b) Considerando que os antibióticos referidos exercem seu efeito inibindo a ação de enzimas bacterianas, de que forma a ocorrência de mutação gênica pode levar à formação de linhagens bacterianas resistentes à ação desses antibióticos? As mutações gênicas das bactérias podem produzir enzimas diferentes daquelas cujo antibiótico foi projetado.