Edital 01 2012

804 views
719 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
804
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Edital 01 2012

  1. 1. Edital N. 01/2012 - Programa de Estágio Voluntário Projeto Tartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro A Associação de Ictiólogos e Herpetólogos da Amazônia – AIHA, pelo ProjetoTartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro, comunica aos interessadospor meio deste edital a abertura de vagas para o Programa de Estágio Voluntáriode 2012, a ser realizado de julho de 2012 a janeiro de 2013.1. Dos Objetivos: O Programa de Estágio Voluntário tem por objetivo propiciar aos estudantesde graduação e graduados oportunidades de realizar trabalhos de extensão e daaplicação de conhecimentos específicos voltados às diversas práticas em pesquisacientífica nas áreas de Ecologia, Manejo e Conservação dos quelônios da Amazôniae Educação Ambiental. Dessa forma, o programa de estágio voluntário visacontribuir para o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional do(s)voluntário(s).2. Do público alvo: Poderão concorrer estudantes universitários e graduados em ciênciasbiológicas, oceanografia, medicina veterinária, engenharia de pesca, gestãoambiental, engenharia ambiental e áreas afins para atuar e acompanhar asatividades a serem desenvolvidas no segundo semestre de 2012 do projetoTartarugas da Amazônia: Conservando para o Futuro. * Os estudantes universitários devem estar cursando no mínimo o quartosemestre do curso.
  2. 2. 3. Das atividades do Projeto 3.1. Pesquisa científica Os voluntários selecionados para pesquisa científica irão apoiar as atividadesde pesquisa sobre ecologia de quelônios desenvolvidas pela nossa equipe com oapoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade na ReservaBiológica do Rio Trombetas, no estado do Pará. As atividades a serem realizadaspelos voluntários incluem: preparação logística, reuniões com moradores locais,captura/marcação de quelônios adultos, monitoramento de ninhos de quelônios,coleta dados sobre ecologia de ninhos, marcação de filhotes, observação docomportamento de tartarugas, elaboração de relatório, limpeza e organização dasacomodações oferecidas pelo ICMBio. 3.2. Educação ambiental As atividades dos voluntários do programa de educação ambiental serão:criação de um banco de dados sobre instituições de ensino e agentes envolvidascom educação ambiental, elaboração de material didático, realização de palestras,participação em eventos de cunho ambiental. Os voluntários realizarão suasatividades em Manaus.4. Das inscrições e do processo seletivo: As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de março até o dia 15 de maiode 2012. Os candidatos inscritos passarão por uma pré‐seleção curricular. ‐ As inscrições serão realizadas através do envio da documentação necessáriadigitalizada para o e-mail indicando no campo da mensagem “Estágio Voluntário”.Email: tartarugasdaamazonia@gmail.com.
  3. 3. 4.1. Aos interessados, favor enviar os seguintes documentos exigidos: - Currículo resumido no formato lattes cnpq (http://lattes.cnpq.br/); - Documentos digitalizados comprovando as atividades do currículo; - Carta de intenção; - Histórico escolar para graduandos e declaração de conclusão de curso ou diploma para graduados; - Carta de recomendação de um orientador e/ou professor da Instituição de ensino superior.A inscrição será confirmada por email e os critérios de seleção serão: ‐ Entrega do material solicitado no edital no tempo estipulado; ‐ Análise de currículo e da carta de intenção.Pedimos atenção para com os itens obrigatórios no perfil requerido. As inscriçõesque não cumprirem tais requisitos não serão avaliadas.5. Da Programação das atividades5.1. Estágio em Manaus (Educação Ambiental)Carga horária: 20 horas semanais.Duração do estágio: três meses (podendo estender para cinco meses).Início previsto: julho de 2012.Local de trabalho: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.Pré-requisitos:- Capacidade de execução de projetos e redação de relatórios;- Noções básicas de informática;- Comprometimento com o projeto e facilidade para trabalhar em equipe;- Conhecimento básico de inglês.
  4. 4. 5.2. Estágio de Campo * (Pesquisa Científica)Carga horária: 40 horas semanais.Duração do estágio: três meses (podendo estender para cinco meses).Início previsto: setembro de 2012.Local de trabalho: Reserva Biológica do Rio Trombetas (campo principal).Pré-requisitos:- Ter disponibilidade de viajar para o interior da Amazônia(devido à necessidade de treinamento e demanda de trabalho os candidatosprecisam permanecer no estágio durante todo o período);- Capacidade de execução de projetos e redação de relatórios;- Capacidade de interação com moradores locais e respeitar às característicasculturais da região Norte;- Comprometimento com a pesquisa e facilidade para trabalhar em equipe;- Conhecimento de inglês para leitura e interpretação de artigos científicos;- Noções básicas de informática;- Disposição para trabalhar fora dos horários convencionais. A rotina em campoinclui realizar tarefas muito cedo ou tarde da noite, incluindo finais de semana eferiados, até mesmo em festas de fim de ano como: Natal e Ano Novo.*O que o projeto oferece: Alojamento, alimentação em campo e despesas comdeslocamento (Manaus- local de atividades- Manaus). Caso o candidato resida emoutra cidade, salientamos que o deslocamento até Manaus será por conta domesmo.
  5. 5. 6. Certificado e disposições finais O candidato receberá um certificado emitido pelo Projeto Tartarugas daAmazônia: Conservando para o Futuro e pelo Instituto Nacional de Pesquisas daAmazônia (INPA), detalhando a carga horária, período e atividades desenvolvidas.A entrega dos certificados fica condicionada a aprovação do relatório final deestágio.Mais informações:Telefone escritório Projeto Tartarugas da Amazônia: (92) 36433609.

×