Your SlideShare is downloading. ×
0
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação -  1 bim
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Pesquisas em usabilidade de interfaces e interação - 1 bim

542

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
542
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas em Usabilidade de interfaces e Interação Humano-Computador no BrasilNa última década, a Internet passou a fazer parte de nossasvidas, de nosso cotidiano. Póvoa (2003) acredita que seja o maior canal de distribuição e coleção de informação da história humana. Inserida em um curtíssimo período histórico, onde praticamente só podemos considerar 8 anos dedesenvolvimento, o ambiente Web ainda engatinha na buscapor sua identidade e por sua forma apropriada de utilização.
  • 2. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas em Usabilidade de interfaces e Interação Humano-Computador no Brasil Um fenômeno que vem acontecendo com o aparecimento desta nova mídia, em que ainda não há muitos estudos, é o da proliferação da política de tentativa e erro, de soluções baseadas unicamente no empirismo, como na metáfora sugerida por Nielsen (2000): “The Mud-Throwing Theory of Usability”, em que joga-se a lama para ver se gruda. O que ocorre é que a maioria das decisões de projeto são totalmente baseadas em experiências anteriores, semnenhum tipo de teoria ou aspectos metodológicos confiáveis.
  • 3. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas em Usabilidade de interfaces e Interação Humano-Computador no Brasil Este fenômeno aconteceu em larga escala no início do desenvolvimento das soluções Web, quando havia muita demanda. Desde então, grande dos websites sãodesenvolvidos sem nenhum tipo de base científica, e pouco preocupados com as questões da cognição e da boa usabilidade. O objetivo é contribuir para que esta política de tentativa e erro deixe de ser uma prática tão difundida, mostrandoexemplos de projetos e descobertas de pesquisas focadas na Web que utilizam, de forma bem sucedida, conceitos científicos no processo de design.
  • 4. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas acadêmicas em UsabilidadeAté o momento, ainda não existem cursos de mestrado ou dedoutorado dedicados exclusivamente à Ergonomia no Brasil. Esta área do conhecimento é estudada como linha depesquisa em cursos de mestrado e doutorado em áreas comoDesign, Arquitetura, Engenharia de Produção e Informática.
  • 5. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas acadêmicas em UsabilidadeNa PUC-Rio, além do Departamento de Artes & Design, oDepartamento de Informática também realiza pesquisas relacionadas à Usabilidade de interfaces. Até 2003, além destas duas linhas de pesquisa no Rio deJaneiro, também existiam grupos de pesquisa em Brasília(UNB), no Paraná (UFPR), em Santa Catarina (UFSC) e em Pernambuco (UFPE).
  • 6. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas acadêmicas em Usabilidade Apesar do grande número de cursos de graduação emDesenho Industrial no Brasil,o primeiro mestrado na área de Design foi criado pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio em 1993, assim como o primeiro doutorado, dez anos mais tarde, em 2003.
  • 7. Design de Interface - 1º Bimestre Pesquisas acadêmicas em UsabilidadeFoi em 1994 que surgiu, atrelado a este departamento, a linha de pesquisa em Ergonomia. Em 1997, criou-se a linha de pesquisa “Design: Ergonomia e Usabilidade e Interação Humano Computador”. Dois anos depois de sua criação, foi implementado o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia (LEUI).

×