04 utilizando os filtros do flash 8

474 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
474
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

04 utilizando os filtros do flash 8

  1. 1. Utilizando os Filtros do Flash 8Uma das novidades mais esperadas pela maioria dos designers, a utilização de Filtros.Explicaremos de forma sucinta os aspectos gerais e funcionamento de cada filtro.E já aviso de antemão que para visualizar os exemplos desse artigo o Plugin do FlashPlayer 8 é requerido.De início temos de saber onde e como podemos usar os filtros. O painel Filtros foicriado como "filho" do painel Properties e tem como opções principais:Drop Shadow >> SombraBlur >> Embaçar ou DesfocarGlow >> BrilhoBevel >> ChanfroNós só podemos inserir filtros em objetos que possam ser referenciados porprogramação, ou seja, Movie Clips e Buttons.Não existe limitação quanto a se aplicar os filtros separadamente, na figura abaixovocês podem ver que foram aplicados dois filtros ao mesmo tempo:1 - Objeto do tipo Movie Clip selecionado.2 - Aba Filtros e a relação dos filtros aplicados. No caso Drop Shadow e Blur.3 - Com um filtro selecionado, abre-se as Opções de Manipulação desse filtro.
  2. 2. Utilizaremos um arquivo de exemplo do próprio Flash 8 no qual bolas de bilhar sechocam. Nesse arquivo fazendo-se uso de filtros como Drop Shadow e Blur maisalguns sons, simula-se de forma realista colisões de bolas.Abaixo foi capturada uma imagem que mostra a aplicação de filtros em uma das bolasdurante a animação:1 - Movie Clip bola selecionado.2 - Aplicação e manipulação de Filtros.Para visualizar o SWF desse exemplo, para aqueles que já tem o Flash 8 instalado, ofonte desse exemplo encontra-se em:X:Arquivos de programasMacromediaFlash 8Samples andTutorialsSamplesGraphicsAnimationAndGradients“Um dos fatos mais favoráveis para a utilização de filtros está na liberdade na formade criá-lo e manipulá-lo.”Nós podemos fazer isso de duas formas:1ª Utilizando a aba Filters no painel Properties como ilustrado anteriormente.2ª Fazendo-se uso de programação.No caso da segunda opção, precisamos apenas importar as classes referentes aosfiltros desejados e programar nossos efeitos.
  3. 3. Utilizaremos um exemplo do Flash 8, só que dessa vez com várias alterações como ainserção dos controles de Glow, Drop Shadow e Blur:Nesse exemplo manipulamos dinamicamente a aplicação dos filtros, basta marcar ofiltro desejado e alterar os parâmetros para se visualizar o efeito.Novamente para aqueles que já tiverem o Flash 8 instalado, o arquivo que serviu debase para esse exemplo pode ser encontrado no seguinte caminho:X:Arquivos de programasMacromediaFlash 8Samples andTutorialsSamplesActionScriptFiltersTenho certeza que de cada 4 designer no mínimo 2 diriam que os filtros são a novidademais empolgante.Agora podem estar certos de que esses novos recursos serão usados a exaustão, eisso fatidicamente nos levará a trabalhos que irão abusar de filtros e efeitos, cabe anós termos o bom senso para uma criação sensata e equilibrada.Para aqueles que ainda não usam o Flash 8 eu deixo o recado: Baixem o Trial, façamseus testes e criem cada vez mais experiências agradáveis para o usuário.

×