Stefani e yasmin
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Stefani e yasmin

on

  • 427 views

 

Statistics

Views

Total Views
427
Slideshare-icon Views on SlideShare
424
Embed Views
3

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

1 Embed 3

http://ressurreicao5r.wordpress.com 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Stefani e yasmin Stefani e yasmin Presentation Transcript

    • “ 22 de março dia mundial da água”
    • Créditos
      • Nome: Stephane T. / Yasmim A.
      • Disciplina: Ciências
      • Turma:902
    • Água como fonte de vida
      • A importância da água no nosso planeta é inigualável e significado de vida, dai a frase “ água fonte de vida “, sendo também fundamental para o nosso organismo , a água tem um papel importante na nossa saúde , tendo a água diversas funções como:
      • * A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormônios, enzimas e células sanguíneas.
      • * A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reacções químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina. * Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas. * A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo. * A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.
    • Água como fonte de energia
      • Nós sabemos que a água é uma fonte de energia. A energia é produzida pela corrente da água. Para conseguir fortes correntes de água fazem-se barragens e açudes. A água é depois canalizada através de grandes tubos, ou de cales ou cubos (canalização antiga em pedra e madeira para levar a água aos moinhos e aos pisões), com grande inclinação. A água, com grande pressão, faz movimentar as turbinas nas centrais eléctricas e os rodízios nos moinhos. A energia conseguida nas turbinas é transformada em energia eléctrica, que depois é distribuída pelas nossas casas, pelas fábricas, pelos comércios e serviços, para dar luz e para pôr a funcionar os equipamentos eléctricos .
    • Água : A molécula da vida A água, solvente da Vida A vida, tal como a conhecemos, depende da presença de água. O organismo humano possui cerca de 70% de água, um constituinte fundamental do meio intracelular e de fluidos extracelulares como o sangue. Uma solução em que a água é o único ou principal solvente é denominada solução aquosa. Nas zonas do planeta em que a água escasseia, os seres vivos possuem adaptações para minimizar a sua perda. Crê-se também que a vida surgiu em meio aquoso, onde os reagentes poderiam circular, encontrar-se e formar ligações, formando moléculas cada vez mais complexas que se agregariam em organismos simples.
      • A água possui características químicas e físicas muito particulares. Entre elas, o facto de possuir uma densidade menor no estado sólido que no estado líquido, permitindo a flutuação do gelo e a existência de vida subaquática a baixas temperaturas. Também o tipo de ligação química existente entre as moléculas de água, a chamada ligação de hidrogénio , desempenha um papel fundamental em muitos processos biológicos, especialmente em reacções catalizadas por diversas enzimas. A compreensão do funcionamento e da função da água em sistemas biológicos é fulcral para o entendimento de processos bioquímicos.
      • Estrutura da molécula de água
      • A molécula de água é constituída por dois átomos de hidrogénio ligados a um de oxigénio, com uma estrutura tetraédrica. O átomo de oxigénio partilha dois dos seus seis electrões de valência com os átomos de hidrogénio para formar as ligações covalentes entre oxigénio e hidrogénio. Como resultado, o hidrogénio tem a sua camada de valência completa e dedicada à ligação. O átomo de oxigénio possui dois pares de electrões de valência que não participam então em ligações, mas que produzem uma zona de carga negativa que tende a repelir ligeiramente os átomos de hidrogénio. Por esta razão, a molécula de água não é linear, formando antes um ângulo com aproximadamente 104,5º.
    • Bibliografia
      • www.google.com