Geovanna e vi[oria

716 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
716
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Geovanna e vi[oria

  1. 1. 22 de março, dia mundial da água!
  2. 2. <ul><li>Nome: Victoria, Geovanna e Bárbara </li></ul><ul><li>Disciplina: Ciências </li></ul><ul><li>Turma: 901 </li></ul>
  3. 3. <ul><li>A importância da água no nosso planeta é inigualável e significado de vida, dai a frase “água fonte de vida“, sendo também fundamental para o nosso organismo, a água tem um papel importante na nossa saúde , tendo a água diversas funções como: </li></ul><ul><li>* A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormônios, enzimas e células sanguíneas. * A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muitas substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina. * Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe um qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas. * A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo. * A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção. </li></ul>Água como fonte de vida.
  4. 4. <ul><li>Nós sabemos que a água é uma fonte de energia. A energia é produzida pela corrente da água. Para conseguir fortes correntes de água fazem-se barragens e açudes. A água é depois canalizada através de grandes tubos, ou de cales ou cubos (canalização antiga em pedra e madeira para levar a água aos moinhos e aos pisões), com grande inclinação. A água, com grande pressão, faz movimentar as turbinas nas centrais elétricas e os rodízios nos moinhos. A energia conseguida nas turbinas é transformada em energia elétricas, que depois é distribuída pelas nossas casas, pelas fábricas, pelos comércios e serviços, para dar luz e para pôr a funcionar os equipamentos elétricos . </li></ul>água como fonte de energia.
  5. 5. <ul><li>A vida, tal como a conhecemos, depende da presença de água. O organismo humano possui cerca de 70% de água, um constituinte fundamental do meio intracelular e de fluidos extracelulares como o sangue. Uma solução em que a água é o único ou principal solvente é denominada solução aquosa. </li></ul><ul><li>Nas zonas do planeta em que a água escasseia, os seres vivos possuem adaptações para minimizar a sua perda. Crê-se também que a vida surgiu em meio aquoso, onde os reagentes poderiam circular, encontrar-se e formar ligações, formando moléculas cada vez mais complexas que se agregariam em organismos simples. </li></ul><ul><li>A água possui características químicas e físicas muito particulares. Entre elas, o fato de possuir uma densidade menor no estado sólido que no estado líquido, permitindo a flutuação do gelo e a existência de vida subaquática a baixas temperaturas. Também o tipo de ligação química existente entre as moléculas de água, a chamada ligação de hidrogênio, desempenha um papel fundamental em muitos processos biológicos, especialmente em reações catalisadas por diversas enzimas. A compreensão do funcionamento e da função da água em sistemas biológicos é fulcral para o entendimento de processos bioquímicos. </li></ul>Agua: a molecula da vida.
  6. 6. <ul><li>http://www.erhnam.com/artigos/agua-fonte-vida.html - água como fonte de vida </li></ul><ul><li>http://www.eb1-cumieira-n2.rcts.pt/agua_fonte_energia.htm - água como fonte de energia </li></ul><ul><li>http://pt.wikibooks.org/wiki/Bioqu%C3%ADmica/A_%C3%A1gua,_solvente_da_Vida – água: a molécula da vida </li></ul>Bibliografia

×