• Save
Apresentação wxWidgets
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Apresentação wxWidgets

on

  • 2,968 views

Tutorial Básico e Informações da biblioteca wxWidgets.

Tutorial Básico e Informações da biblioteca wxWidgets.

Statistics

Views

Total Views
2,968
Views on SlideShare
2,947
Embed Views
21

Actions

Likes
0
Downloads
0
Comments
0

3 Embeds 21

http://www.slideshare.net 17
http://www.linkedin.com 3
http://translate.googleusercontent.com 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Apresentação wxWidgets Presentation Transcript

  • 1. Platform for development of GUI(Graphical User Interface ) toolkits. http://wxwidgets.org
  • 2. O que é wxWidgets ? wxWidgets (conhecido antigamente como wxWindows) é um utilitário para a criação de widgets multi-plataforma e com código livre. É uma biblioteca com elementos básicos para a construção de interfaces gráficas com o usuário, conexão a bancos de dados ODBC e conectividade por sockets. Resumindo, WxWidgets é um toolkit, ou framework, para desenvolvimento de aplicações multiplataforma. Permite a criação de aplicaçõeses com interfaces gráficas, em diversos sistemas operacionais (GTK+/Xlib/Motif, MSW, MAC OS X/Carbon/Cocoa, OS/2/PM, Palm OS/Protein) . A WxWidgets é livre. A licença do wxWidgets é LGPL(GNU Lesser General Public License ).
  • 3. Visão Geral wxWidgets foi lançada em 1992 por Julian Smart, que continua como desenvolvedor. Ela permite que um programa seja compilado e executado em diversas plataformas de computação, com poucas ou nenhuma modificação. Ela suporta sistemas como: Microsoft Windows, Apple Mac OS, Linux/Unix. A biblioteca é implementada em C++, mas outras implementações estão disponíveis para várias das linguagens de programação(C++, Python, Perl, Lua, C#, Basic, Ruby, Squeak, Java, JavaScript. WxWidgets é orientado a objetos e orientado a eventos. wxWidgets é melhor descrita como um utilitário nativo. Ao invés de emular a apresentação de widgets utilizando primitivas gráficas nas diferentes plataformas suportadas, ela fornece uma pequena abstração para código nativo. Isso a torna mais rápida, e com um visual melhor adaptado à plataforma, que utilitários como o Java Swing.
  • 4. Mudança do nome wxWindows para wxWidgets Em 20 de fevereiro de 2004, os desenvolvedores do wxWindows anunciaram que o projeto estava mudando seu nome para wxWidgets, como resultado de pressões da Microsoft para com Julian Smart para respeitar a marca Windows.
  • 5. Características Cross-Plataform; Livre; Bem documentado; Orientado a objetos; Poderoso sistema de manipulação de eventos; Várias classes de janelas e controles e outros recursos; Recursos para debugação(apena nas IDE’s); Vários recursos encapsulados (threads, BD, Networking, OpenGL, i18n) ; Mínima penalidade em performance, em raros casos;
  • 6. Arquitetura A WxWidgets se apresenta como uma camada entre a aplicação e a plataforma gráfica utilizada. Esta camada promove a independência de plataforma, em tempo de compilação.
  • 7. Estruturando a aplicação Para se criar uma aplicação simples em wxWidgets devem ser seguidos alguns passos. Claro que cada caso tem particularidades, e o que segue é apenas uma sugestão para um caso geral. Note que existem métodos de criar aplicação: o modo manual e o por IDE’s. O modo manual é bastante complexo, necessita-se conhecer como funciona a criação de janelas e ligação de eventos para compreender bem como construir a aplicação. Na prática, utiliza-se um software como o wxDev C++,wxGlade para desenhar a interface e gerar todo o código automaticamente.
  • 8. Aplicativos que utilizam wxWidgets AOL Communicator Code::Blocks - Um IDE de código aberto, multiplataforma e gratuito para C++. Kirix Strata - Ferramenta para análise e manipulação de dados Mindscript - Ambiente de desenvolvimento de código livre Xara LX - Aplicação gráfica vetorial wxMaxima - Aplicação usada para álgebra computacional.
  • 9. Plataformas Derivadas WxDev C++ WxPython WxPerl WxForm Builder WxWidgets Builder Free
  • 10. Instalação 1º Passo: Faça o donwnload dos arquivos binários do seguinte link: http://www.wxwidgets.org/downloads/ * Observe bem para fazer o download para a sua plataforma de Sistema Operacional.
  • 11. Instalação 2º Passo: Faça a instalação automática dos pacotes em sua máquina. 3º Passo: Caso utilize Linux/Unix refazer a compilação dos pacotes para poder utilizá-los. * De preferência aos compiladores gcc! * Se optar por utilizar compiladores diferentes como Borland ou Visual Studio referenciar as bibliotecas no path da IDE. 4º Passo: Baixe uma IDE de sua preferência com a linguagem que você têm mais facilidade. * No nosso caso utilizaremos a wxDevC++. 5 º Passo: Inicialize seu IDE e mãos á obra!!!
  • 12. Instalação Baixe e instale o IDE wxDev C++: http://wxdsgn.sourceforge.net/ É importante lembra que se você possui o Dev C++ instalado em sua máquina remova–o. Na instalação deixe selecionado a opção de instalar o MS VC++ 2005.
  • 13. Prática
  • 14. Vantagem
  • 15. Links Página Oficial: http://www.wxwidgets.org Documentação: http://www.wxwidgets.org/docs Tutoriais : http://www.wxwidgets.org/docs/tutorials.htm Downloads: http://www.wxwidgets.org/downloads/ Tutorial Completo: http://svale.files.wordpress.com/2007/03/tutorial- wxwidgets-02.txt Parte Gráfica(OpenGL): http://www.vconrado.com/wx/ Modo Texto: http://www.zetcode.com/tutorials/wxwidgetstutorial/ IDE wxDev C++: http://wxdsgn.sourceforge.net/
  • 16. Referências wxWidgets Team, wxWidgets. Disponível em: http://www.wxwidgets.org Comunidades OpenSource: http://www.zetcode.com/tutorials/wxwidgetstutorial/ http://www.vconrado.com/wx/ Jan Bodnar, Layout management in wxWidgets. Disponível em: http://www.zetcode.com/tutorials/wxwidgetstutorial/layoutmanagement