Apresentação wxWidgets

  • 2,212 views
Uploaded on

Tutorial Básico e Informações da biblioteca wxWidgets.

Tutorial Básico e Informações da biblioteca wxWidgets.

More in: Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
2,212
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
0
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Platform for development of GUI(Graphical User Interface ) toolkits. http://wxwidgets.org
  • 2. O que é wxWidgets ? wxWidgets (conhecido antigamente como wxWindows) é um utilitário para a criação de widgets multi-plataforma e com código livre. É uma biblioteca com elementos básicos para a construção de interfaces gráficas com o usuário, conexão a bancos de dados ODBC e conectividade por sockets. Resumindo, WxWidgets é um toolkit, ou framework, para desenvolvimento de aplicações multiplataforma. Permite a criação de aplicaçõeses com interfaces gráficas, em diversos sistemas operacionais (GTK+/Xlib/Motif, MSW, MAC OS X/Carbon/Cocoa, OS/2/PM, Palm OS/Protein) . A WxWidgets é livre. A licença do wxWidgets é LGPL(GNU Lesser General Public License ).
  • 3. Visão Geral wxWidgets foi lançada em 1992 por Julian Smart, que continua como desenvolvedor. Ela permite que um programa seja compilado e executado em diversas plataformas de computação, com poucas ou nenhuma modificação. Ela suporta sistemas como: Microsoft Windows, Apple Mac OS, Linux/Unix. A biblioteca é implementada em C++, mas outras implementações estão disponíveis para várias das linguagens de programação(C++, Python, Perl, Lua, C#, Basic, Ruby, Squeak, Java, JavaScript. WxWidgets é orientado a objetos e orientado a eventos. wxWidgets é melhor descrita como um utilitário nativo. Ao invés de emular a apresentação de widgets utilizando primitivas gráficas nas diferentes plataformas suportadas, ela fornece uma pequena abstração para código nativo. Isso a torna mais rápida, e com um visual melhor adaptado à plataforma, que utilitários como o Java Swing.
  • 4. Mudança do nome wxWindows para wxWidgets Em 20 de fevereiro de 2004, os desenvolvedores do wxWindows anunciaram que o projeto estava mudando seu nome para wxWidgets, como resultado de pressões da Microsoft para com Julian Smart para respeitar a marca Windows.
  • 5. Características Cross-Plataform; Livre; Bem documentado; Orientado a objetos; Poderoso sistema de manipulação de eventos; Várias classes de janelas e controles e outros recursos; Recursos para debugação(apena nas IDE’s); Vários recursos encapsulados (threads, BD, Networking, OpenGL, i18n) ; Mínima penalidade em performance, em raros casos;
  • 6. Arquitetura A WxWidgets se apresenta como uma camada entre a aplicação e a plataforma gráfica utilizada. Esta camada promove a independência de plataforma, em tempo de compilação.
  • 7. Estruturando a aplicação Para se criar uma aplicação simples em wxWidgets devem ser seguidos alguns passos. Claro que cada caso tem particularidades, e o que segue é apenas uma sugestão para um caso geral. Note que existem métodos de criar aplicação: o modo manual e o por IDE’s. O modo manual é bastante complexo, necessita-se conhecer como funciona a criação de janelas e ligação de eventos para compreender bem como construir a aplicação. Na prática, utiliza-se um software como o wxDev C++,wxGlade para desenhar a interface e gerar todo o código automaticamente.
  • 8. Aplicativos que utilizam wxWidgets AOL Communicator Code::Blocks - Um IDE de código aberto, multiplataforma e gratuito para C++. Kirix Strata - Ferramenta para análise e manipulação de dados Mindscript - Ambiente de desenvolvimento de código livre Xara LX - Aplicação gráfica vetorial wxMaxima - Aplicação usada para álgebra computacional.
  • 9. Plataformas Derivadas WxDev C++ WxPython WxPerl WxForm Builder WxWidgets Builder Free
  • 10. Instalação 1º Passo: Faça o donwnload dos arquivos binários do seguinte link: http://www.wxwidgets.org/downloads/ * Observe bem para fazer o download para a sua plataforma de Sistema Operacional.
  • 11. Instalação 2º Passo: Faça a instalação automática dos pacotes em sua máquina. 3º Passo: Caso utilize Linux/Unix refazer a compilação dos pacotes para poder utilizá-los. * De preferência aos compiladores gcc! * Se optar por utilizar compiladores diferentes como Borland ou Visual Studio referenciar as bibliotecas no path da IDE. 4º Passo: Baixe uma IDE de sua preferência com a linguagem que você têm mais facilidade. * No nosso caso utilizaremos a wxDevC++. 5 º Passo: Inicialize seu IDE e mãos á obra!!!
  • 12. Instalação Baixe e instale o IDE wxDev C++: http://wxdsgn.sourceforge.net/ É importante lembra que se você possui o Dev C++ instalado em sua máquina remova–o. Na instalação deixe selecionado a opção de instalar o MS VC++ 2005.
  • 13. Prática
  • 14. Vantagem
  • 15. Links Página Oficial: http://www.wxwidgets.org Documentação: http://www.wxwidgets.org/docs Tutoriais : http://www.wxwidgets.org/docs/tutorials.htm Downloads: http://www.wxwidgets.org/downloads/ Tutorial Completo: http://svale.files.wordpress.com/2007/03/tutorial- wxwidgets-02.txt Parte Gráfica(OpenGL): http://www.vconrado.com/wx/ Modo Texto: http://www.zetcode.com/tutorials/wxwidgetstutorial/ IDE wxDev C++: http://wxdsgn.sourceforge.net/
  • 16. Referências wxWidgets Team, wxWidgets. Disponível em: http://www.wxwidgets.org Comunidades OpenSource: http://www.zetcode.com/tutorials/wxwidgetstutorial/ http://www.vconrado.com/wx/ Jan Bodnar, Layout management in wxWidgets. Disponível em: http://www.zetcode.com/tutorials/wxwidgetstutorial/layoutmanagement